quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Destaques de Moreirense e Spartak

Pré-eliminatória ultrapassada contra o Spartak, equipa que surpreendeu, mas pela negativa. Pensei que tivessem uma maior qualidade individual e felizmente eles também estão com problemas internos. Na Rússia o jogo foi melhor e criámos mais oportunidades porque eles tentaram fazer pressão alta mas não foram agressivos dando-nos todo o espaço do mundo. Curiosamente hoje que deveriam pressionar ficaram atrás a nossa espera. E aí o jogo já se pareceu com muitos da época passada. Muita bola mas poucas oportunidades.

Em relação ao Moreirense viu-se um bom jogo até à expulsão de Diogo Gonçalves. Ao intervalo podiamos estar a vencer por 4 ou 5. Não matamos o jogo e os apitadeiros fizeram de tudo para nos impedirem de conquistar os 3 pontos. Em relação a esse tema vou tentar fazer outro post.

O grande destaque destes 3 jogos vai para a tripla de centrais, com maior enfase para Lucas Verissimo. Os 3 são centrais, laterais e trincos. É impressionante o raio da acção que têm. E até mesmo com bola são eles que mais arriscam na saída de bola (principalmente Lucas e Vertonghen).

Ainda na defesa tenho de destacar Gilberto. Parece ter o destino traçado desde o inicio da pré-época mas teve sempre um comportamento exemplar. Foi de longe o lateral com melhor rendimento nesse periodo e viu Diogo Gonçalves ultrapassa-lo sem ter feito qualquer jogo de preparação. Mesmo assim entrou bem em todos os jogos. Eu nunca digo não a bons jogadores, melhores dos que temos, mas não deixa de ser incrivel que só se fale em contratar um defesa direito quando a terceira opção para a posição tem melhor rendimento que o único jogador que temos de raíz no lado oposto. Uma curiosidade é que dos 6 golos que temos 5 nasceram do lado direito e o sexto de uma bola parada.

Partindo para o meio-campo. João Mário deve ser das maiores burrices que já vi o Sporting fazer. E já os vi fizerem muitas. Como é que é possível terem descartado um jogador destes que estava a preço de saldo, com 28 anos, com história no clube e que os tinha acabado de ajudar a ganhar um campeonato 20 anos depois?

Meite apareceu em Moreira de Conegos apenas com 3 semanas de treino e já a mostrar um universo de distância para Weigl. Melhor em todos os aspetos, menos o da arte de encher chouriços com a bola nos pés. Em menos de 90 minutos já meteu mais colegas na cara do guarda-redes do que Weigl em mais de ano e meio.

Outro jogador que vou destacar é Gedson. Também sem saber o seu destino, naqueles minutos finais em Moreira de Cónegos, batalhou sozinho naquele meio campo e foi dos mais importantes para segurar os 3 pontos.

Na frente Gonçalo Ramos não tem marcado mas tem tido uma entrega excelente. Contra o Moreirense foi também dos mais importantes para segurar os 3 pontos naqueles momentos finais.

P.S. Depois do jogo de hoje fui ver as reações e mais uma vez fiquei impressionado com mais uma enxurrada de elogios a Weigl. Já fui rever o jogo e tentar perceber pelas estatisticas o que se passava comigo. Fiquei mais descansado pois o problema não é meu. Pelo Goalpoint foi mesmo o segundo pior jogador do Benfica, o que acenta bem em mais uma exibição miserável. Apenas um desarme em 90 minutos e praticamente todas as saídas do Spartak da nossa pressão foram por ali (tal como já tinha acontecido em Moscovo). É papado de todas as maneiras e feitios. Com bola fez 2 ou 3 passes longos para Diogo Gonçalves e outros 100 a encher chouriços. Lucas Verissimo e João Mário foram o melhor que lhe aconteceu (e a Grimaldo) pois vai haver jogos em que nem se vai perceber que está em campo. O problema vai ser quando o adversário for melhor ou quando um destes não poder jogar ou tiver um dia mau. E o PSV é capaz de ser já uma dessas equipas. Só de imaginar Gotze com Weigl a deixa-lo fazer o que quer e Madueke a apanhar o Grimaldo pela frente até dá arrepios.

8 comentários:

  1. João Mário assim como Lucas vieram subir o nível da equipa.
    É curioso que o fantasma só é grande jogador para alguns benfiquistas pois o curioso é que nunca está nos tops de performance, apenas aparece na estatística dos passes, pois em termos de comportamento defensivo, continua a ser dos que fazer menos recuperações e desarmes na equipa quando a sua função pressupõe o oposto. Parece manteiga. Tem um tempo de corte péssimo, daí muitas das faltas que faz e depois não acompanha as jogadas defensivas até ao fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impressionante a legião de fãs que ele tem. Ontem tirando 2 ou 3 passes longos que fez para Diogo Gonçalves o resto do jogo foi a fazer passes de 2/3 metros para os jogadores que estavam ali a volta dele. E no momento defensivo mesmo quase não tendo trabalho para fazer, nas vezes em que foi preciso foi uma desgraça. Um desarme em 90 minutos é ridiculo. Aquele cartão que ele levou diz tudo. É papado com uma facilidade inacreditável. Sempre que tentaram sair a jogar ali pela zona dele conseguiram. Felizmente lá atrás estão a conseguir limpar tudo.

      Já há uns meses havia um tipo no serbenfiquista que dizia que o Weigl ia começar a ser assobiado quando voltasse o publico aos estádios. E sinceramente não me admira. No dia em que estivermos a rasca para marcar um golo e ele la andar com aqueles passes para encher chouriços ou quando começarem a ver que ele não se mexe para correr atrás de um gajo que passa a 2 metros dele a opinião vai começar a mudar.

      Eliminar
    2. Sim, que isto de ver os jogos pela televisão é muito giro mas muita gente não se apercebe destes pormenores pois a câmara só segue a bola. No estádio a visibilidade é outra, com o campo mais amplo.

      Eliminar
  2. De acordo em relação ao Grimaldo e Weigl. Mas então e o Pizzi? Outro meio jogador…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pizzi tem a favor dele fazer muitos golos e assistências. Quando isso não acontece é sempre um mau jogo para ele. Eu já o disse aqui muitas vezes. Para mim o Pizzi nunca pode jogar no centro. Tem de ser na ala. E mesmo em jogos de dificuldade mais elevada não pode ser ele a jogar. Agora em jogos do campeonato é uma boa opção. É um bom jogador para ter no plantel.

      Eliminar
  3. Gostaria que o Benfica pudesse olhar seriamente para o Bernabei do Lanus. O miúdo é para mim um lateral esquerdo com todas as condições para o sistema do Benfica. Mais alto que o Grimaldi, rapidíssimo, um excelente controlo de bola e uma capacidade de centrar com qualidade e efeito rara de se ver. Este miúdo não ficará no Lanús muito tempo e no Benfica, sobretudo no sistema 352, seria perfeito porque alia a raça à qualidade e velicidade!

    ResponderEliminar
  4. tivesse o weigl na jogada do golo sofrido contra o moreirense e já tínhamos cinquenta post sobre o assunto com vários vídeos à mistura.

    curioso é que se utilize algo para demonstrar que um jogador não jogou nada de jeito, e não jogou, mas depois isso já não se aplica a outros.
    verissimo, vertoghem e o gonçalo, elogiados aqui (e atenção que são elogios que concordo) tiveram notas igualmente baixas, ou piores, isso quer dizer o que mesmo?
    já o grimaldo teve nota alta, a segunda mais alta, isso quer dizer que é bom jogador?

    quando se escolhe o que se quer chegamos sempre às conclusões que queres, deturpadas é certo.

    ResponderEliminar
  5. O pior, e estamos mesmo tramados, é que o maior fã de Weigl, Grimaldo, Pizzi, Taarabt e Verthonguen , os dois últimos são os meus ódios de estimação, não gosto deles...é mesmo Jorge Jesus.

    ResponderEliminar