segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Segunda Jornada

Na Pedreira vitória por 2-1 do Sporting com um penalti por marcar contra o Sporting. Ainda na semana anterior tiveram um penalti por uma mão. 7 dias depois já não houve nada.

Em Famalicão mais uma vitória à Porto. Um penalti por assinalar num lance semelhante a tantos outros que lhes resultaram em penalties favoráveis. Como se não bastasse ainda se viu uma manipulação nojenta de frames para invalidar o golo do Famalicão. Destaque ainda para não ter sido dado sequer uns segundos dos 3 minutos em que o jogo esteve parado para analisar o fora-de-jogo. Por vezes são estas "pequenas" coisas que demonstram bem a missão com que eles entram em campo.

Nuno Almeida é mais uma das provas de que um apito dourado está em pleno funcionamento. Para quem não sabe, a época passada deveria ter sido a sua última. Fez o que fez no Paços de Ferreira vs Porto e supostamente apenas apitou a final da Taça porque era o seu último jogo. Depois de mais um roubo ao Benfica teve o prémio de poder fazer mais uma época para lá da idade limite.

Na Luz mais uma decisão revertida pelo VAR. Desta vez um golo inacreditávelmente invalidado por fora-de-jogo quando o passe foi feito por um jogador do Arouca. Pode parecer que não interessa, dado o resultado na altura, mas nunca se sabe quando o campeonato não é decidido por um golo.

Em relação ao jogo confirmou-se, tanto na conferência de antevisão, como depois pelo 11 inicial, a razão de jogarmos em 3-4-3 mesmo contra equipas mais fracas. Desta vez Jesus não teve problemas de jogar em 4-4-2 mesmo com uma defesa com Gilberto, Morato e Gil Dias. Em termos de Benfica ficam os seguintes destaques.

Yaremchuk vai ser mesmo reforço. Arriscou a sua popularidade ao elogiar daquela forma André Almeida. E assim já tem alguns a morder-lhe as canelas. Para mim é mais uma grande qualidade que demonstra ter. Entrar num balneario, olhar para os titulos que estão por cima dos cacifos de cada jogador e perceber a importância que têm para o clube.

André Almeida vai ser outro grande reforço.

Finalmente sobre Meite fica aqui o que diz o GoalPoint:

"Não se deu por ele na construção ofensiva (mas fez cinco passes ofensivos valiosos) mas fez-se notar a defender/apertar o cerco ao Arouca, com quatro acções defensivas no meio-campo adversário (apenas Gil Dias fez mais), 12 recuperações de posse (máximo do jogo) e quatro duelos aéreos defensivos noutros tantos disputados."

Não fez uma grande primeira parte mas na segunda limpou tudo e assumiu o jogo pegando na bola e indo para cima dos adversários. Uma diferença abismal para o jogador mais bem pago da história do Benfica. Um jogador que se adapta ao sistema de jogo da equipa e não o contrário.

11 comentários:

  1. portanto a emana passada determinado jogador não jogou mas ainda assim mantivemos os tres centrais, mas jogou o taarabt.

    neste jogo esse jogador voltou a não jogar e o taarabt também não curiosamente deixamos de jogar com tres centrais mas depois a prova provada é sobre o outro jogador e não sobre o taarabt.
    taarabt que também já não tinha jogado num jogo no final da época passada em que voltamos aos quatro defesa no meio de usar sempre tres centrais.

    mas quando já se vem com um preconceito chegamos sempre à conclusão que queremos mesmo que os factos até apontem para outro lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está aí o link para o que Jesus disse na conferencia de antevisão ao jogo com o Arouca. Disse diretamente que os 3 centrais beneficiam o Weigl. Com o Spartak o Taarabt não esteve lá mas jogamos com 3 centrais.

      Ainda se estivessemos a falar do Diogo Gonçalves (em conjunto com o Grimaldo do outro lado) eu até admito que tenha influência, mas sinceramente depois do que Jesus disse não tenho grandes dúvidas de qual é a maior razão.

      Eliminar
    2. o que o bazofia disse é apenas um facto que nem o la palice diria melhor e tanto beneficia ele como o grimaldo o diogo o taarabt, ou o pizzi quando joga no lugar do taarabt.
      e disse outra coisa que ele se sentia mais confortável o que nem sequer é de estranhar quando esta é a táctica em que sempre jogo e teve algum destaque mas quem o foi buscar não viu isso mas sobre esse mais uma vez nem uma palavra.

      se o senhor tivesse duvidas sobre um preconteito é que eu muito me admirava alias se o bazofia tivesse falado do diogo ou do grimaldo, por exemplo, também seria a prova provada de que a mudança era por causa do weigl.

      pois o weigl não esteve em moreira e jogaram com tres centrais mais ai já não é prova de nada.
      mas ao contrario de si eu não acho que a mudança tenha sido apenas pelo taarabt.
      a mudança é por uma serie de factores como termos tres centrais de enorme qualidade, quantidade que não temos em mais nenhuma posição do campo, o grimaldo, o diogo, o weeigl e o taarabt, ou pizzi quando ali jogou.
      foi este conjunto todo que levou à mudança e não apenas uma delas.

      mas quer outro exemplo o diogo nos tres jogos que jogou jogamos com tres centrais, quando não jogou defesa a quatro, já no tal jogo do ano passado não foi titular na defesa a quatro, mais o wiegl jogou vários jogos numa defesa a quatro, tal como o grimaldo, a partir do momento em que o diogo passou a ser titular mudamos para tres centrais.

      Eliminar
    3. Os laterais também têm influência nessa mudança. Principalmente se jogarem esses 2 em simultâneo (e o mesmo com o Gil Dias). Por isso é que eu os referi na minha resposta. Mas não é para mim a maior razão.

      E em Moreira o Meite tinha 3 semanas de treino depois de ter estado um mês e meio parado.

      Já o Weigl e o Grimaldo jogaram num 4-4-2 é verdade. Jogaram com o Paok em que perdemos e o Weigl perdeu a titularidade para o Gabriel. Depois voltaram a jogar quando o Gabriel se lesionou e o Weigl recuperou a titularidade no jogo com o Gil Vicente. Depois em + ou - 15 jogos até sermos eliminados com o Arsenal vencemos 4 com o Weigl!!! Gil Vicente, Portimonense, Tondela e Famalicão. E foi depois dessa eliminatória que mudamos. Ate por a termos conseguido equilibrar.

      Mas seja por que razão for para mim é um erro andar a mudar um sistema por causa das debelidades de 1, 2, 3 ou mais jogadores. É só mascarar os problemas em vez de os resolver (como se viu bem ainda hoje).

      Eliminar
    4. que não é a tua opinião todos nós sabemos à muito agora não venhas é dizer que o que o treinador disse é prova disso que o que não faltam é provas de outras coisas também.

      pois mas mais uma vez quando é que o diogo começou a ser titular.

      sobre essa teoria que não devemos mudar por alguns jogadores sou precisamente da opinião oposta, e em teoria que nada ter a ver com este ou aquele jogador que goste mais ou menos.

      alias eu nem gosto sequer do esquema de tres centrais.

      agora quando só se tem um defesa lateral, ou outros ou não sabem defender ou são adaptações que nunca vão ser defesas, ou porque não se conseguem contratar defesas ou porque não se quer.
      quando não se conseguem contratar medios centros brutais, alias andamos a adaptar oitos a trincos.
      andar a insistir numa táctica 442 para a qual não temos jogadores seria um suicídio, que foi durante quatro dos cinco últimos anos, só porque existiram alturas em que nela jogamos bem, pois jogamos quando tínhamos jogadores para ela.

      Eliminar
    5. Para mim uma coisa é mudar para potenciar o que alguns jogadores têm. Outra coisa é mudar para disfarçar o que alguns não têm. E não é bem a mesma coisa.

      O Benfica com Lage funcionou muito bem com os médios que tinha. Podiam não chegar para um nivel de Liga dos Campeões mas internamente chegou para conseguir apenas 1 empate e 1 derrota em mais de 34 jogos. Chegou para golear Braga e Sporting. Para ganhar no Dragão. E mesmo na Liga dos Campeões a jogar com Tomás Tavares, Jardel, Ferro e Grimaldo na defesa, por 5 minutos que não chegou para passar um grupo com dois semi-finalistas da prova desse ano.

      Com o seguinte 11: Ody, Nuno Tavares (na direita), Ruben Dias, Ferro, Grimaldo, Rafa, Gabriel, Florentino, Pizzi, RDT, Seferovic demos 5 a este Sporting: Renan, Thierry Correia, Neto, Coates, Mathieu, Acuna, Wendel, Doumbia, Bruno Fernandes, Raphinha, Bas Dost.

      Depois o Benfica foi buscar um medio que não encaixava no sistema e andamos desde aí a mudar tudo a sua volta. Treinador, jogadores, esquema, etc. Já se experimentou de tudo. O que é curioso é ver depois o rendimento sem ele. Entre a época passada e esta foram 19 vitórias em 23 jogos. E a esmagadora maioria destas vitórias foram os melhores jogos que tivemos neste último ano e meio.

      Eliminar
    6. o motivo pouco importa se não tens jogadores para uma tactica e tens para outra só tens de mudar.

      mas onde é que as goleadas a um ou outro clube são prova de algo curiosamente goleamos na supertaça e pelos era um portento curiosamente fomos vencer a casa deles para o campeonato e o mesmo plantel já era de putos.
      goleamos o braga e depois o rui também goleou o braga, espetou seis e quinze dias depois o teu adorado presidente deu um chuto no rabo.

      o teu problema é mesmo esse achar que é apenas por um jogador que se muda, o weigl foi apenas quem fez transbordar o copo muitos outro já o tinham enchido mas pelos vistos esses não tem culpa.
      é que os problemas para o 442, o do lage era diferente, do bazofias continuam e mesmo sem weigl fora da equação continuavas a não ter medios para essa tactica, até porque os problemas até nem estão só nos medios centro.

      pelos vistos o metei continua a ter apenas tres semanas de treino e estar parado à mês e meio.

      Eliminar
  2. Pode por vezes parecer um discurso algo paranóico, mas quem seja benfiquista e siga o futebol desde a década de 80, ou a de 90, ou ainda até a de 2000, tem a perfeita noção daquilo que a máfia portista pode fazer.

    Se a isso associarmos a aliança com os sportinguistas, temos reunidas as condições para ter que estar extremamente atentos a tudo, além disso, desde a reunião do Altis e introdução do VAR, associadas ao desinvestimento e falta de rumo no Benfica, que assistimos a este "score" em competições nacionais:
    Sporting, 1 CN, 1 TP, 3 TL, 1 ST, Total 6 troféus nacionais;
    Porto, 2 CN, 1 TP, 0 TL, 2 ST, Total 6 troféus nacionais;
    Benfica, 1 CN, 0 TP, 0 TL, 2 ST, Total 3 troféus nacionais;
    Braga, 0 CN, 1 TP, 1 TL, 0 ST, Total 2 troféus nacionais.

    Isto visto assim se não houvesse um tratamento claramente desigual por parte de árbitros, VAR, e estruturas dirigentes do Futebol em Portugal, até seria algo de bonito, alguma competitividade e sem ninguém a assumir a hegemonia, mas sabendo as bases disto, obviamente que é algo que deverá repugnar todos os benfiquistas.

    Para este resultado convém relembrar a campanha negra feita ao Benfica por parte da aliança dragarta, e a postura cobarde dos dirigentes do Benfica que comem e calam.

    Um dado que talvez mereça atenção, embora sendo verdade que desde a entrada de Bruno de Carvalho que o Sporting se reergueu, também me parece que talvez sejam eles quem mais tem beneficiado com a aliança dragarta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É cada vez mais evidente o que se passa em Portugal. O Benfica ter sido a equipa com menos penalties, e ainda pior que isso aquela contra quem foram mostrados menos amarelos foi chegar ao cumulo. O Benfica na época passada teve números de arbitragem de equipa que lutou para não descer. Mas ainda assim sem penalties foi o melhor ataque.

      Às vezes ainda se pergunta como é que é possível isto acontecer. Mas não é assim tão dificil de perceber.

      Começa nas transmissões televisivas. Basta estar atento a um jogo transmitido pela Sportv para ver a quantidade de repetições e cameras disponiveis para analisar lances contra o Benfica e exatamente o contrario quando os lances são a nosso favor. Quando o Gonçalo Ramos foi agredido barbaramente em Moreira de Conegos foram mostradas 2 repetições das cameras mais afastadas possiveis do lance. Quando um jogador do Moreirense tentou cavar um penalti viram-se mais de 2 dezenas de repetições de mais de meia duzia de cameras diferentes.

      Depois vem o jornalismo que usa segundos para analisar lances evidentes a beneficiar Porto e Sporting e a prejudicar o Benfica e depois estão horas de volta de lances como o da expulsão do guarda-redes do Arouca, transformando um lance bem analisado num beneficio para o Benfica. Estamos num momento em que qualquer arbitro que tenha uma decisão favorável ao Benfica (principalmente um penalti ou expulsão de um adversário) é logo atacado por jornalistas e pelos cartilheiros adversários.

      Com isto tudo oleado na contaminação da opinião publica fica depois facil a que um Nuno Almeida depois do que fez na época passada tenha o premio de apitar mais um ano para alem do limite de idade (tal como ja tinha acontecido com o Xistra). Se fizer 4 jogos por mês a receber mais de 3000€ por cada jogo são mais de 120k num ano como prémio por beneficiar Porto e Sporting e roubar o Benfica. Tudo as claras. E depois não é de admirar os numeros de que falo no inicio. É por isso que muito raramente vemos alguma decisão do VAR ser alterada a nosso favor e exatamente o oposto quando é contra nós. É por isso que os nossos golos demoram SEMPRE eternidades até serem validados enquanto que com Porto e Sporting demoram segundos.

      Eliminar
  3. Até à direcção do Benfica acordar do coma não há mais nada a dizer.

    Todos os anos a mesma coisa... E para piorar, agora jogamos com certos jogadores a titular (um deles contra o PSV nem defender nem atacar... Quando era preciso criar uma linha de passe tinha de ir o João Mário atrás) é não ter qualquer hipótese.

    ResponderEliminar