domingo, 18 de julho de 2021

4-4-2 ou 3-4-3?

Esta é uma das grandes interrogações para a próxima época. Pessoalmente vou sempre preferir o 4-4-2. Para mim é algo que já faz parte do ADN do Benfica. Mesmo nos bons momentos a energia entre equipa e adeptos foi sempre diferente quando jogamos neste sistema. Também nas últimas décadas, com a exceção de 2004/2005 em que se alternou o 4-4-2 com o 4-2-3-1, o Benfica apenas foi campeão a jogar no 4-4-2.

Com isto não digo que não possa e não deva existir um plano B ou que mesmo no 4-4-2 não possam existir muitas variações. Nos últimos anos já vimos o Benfica ser campeão a jogar com 2 avançados móveis (Lima/Rodrigo, Lima/Jonas), com um avançado móvel e outro fixo (Saviola/Cardozo, Jonas/Mitroglou, Felix/Seferovic), com um 6 e um 8 (Matic/Enzo, Fejsa/Renato), com dois 8s (Samaris/Gabriel) e até com um 6 e um 10 (Javi/Aimar com Ramires numa ala a equilibrar a equipa). O que interessa é conseguir um equilibrio.

Ainda assim eu não via a mudança de sistema como algo de impeditivo para o Benfica ser campeão se essa mudança não acontecesse apenas para esconder as limitações de alguns jogadores. Esse já foi um erro que Rui Vitória cometeu quando mudou para o 4-3-3 apenas para manter Pizzi no meio. O resultado ficou a vista tal como a mudança do dia para a noite quando Lage regressou as origens.

Acredito que Jesus já tenha vindo com a ideia de usar o 3-4-3. Mas apenas em alguns jogos. Para mim é claro que a única coisa que tornou o 3-4-3 no plano principal é termos um lateral que é anedótico a defender na esquerda, um extremo adaptado a lateral na direita e principalmente um 6 que é pura e simplesmente menos um em campo. E é verdade que até conseguimos disfarçar e melhorar no final da época passada. Mas não o suficiente. O melhor que conseguimos foram 6 vitórias consecutivas para o campeonato com 3 delas a jogarmos mais de 45 minutos em superioridade numérica.

Há um ano e meio o Benfica perdeu o equilibrio quando contratou Weigl. Daí para cá em vez de nos vermos livres dele já mudamos de treinador. Já alteramos meio plantel e já mexemos em mais de metade do 11 base. Já gastamos mais de 100M. Já alteramos o sistema tatico. O resultado foram as 2 piores épocas da última década. E pelos vistos esta época estamos a caminho de cometer o mesmo erro. Continuamos a mudar tudo a volta de Weigl. Até com o Casa Pia foi penoso ver aquela segunda parte. O Casa Pia!!!

Daqui a 2 semanas e meia já temos pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Lucas Verissimo ainda não fez qualquer jogo de pré-época, Otamendi ainda não chegou e Vertonghen só começou a pouco os treinos. Ou seja, nessa altura nem sequer estão a 100% os jogadores que conseguiram disfarçar no final da última época o facto de andarmos a jogar sem meio-campo.

P.S. Conseguimos vender o nosso defesa esquerdo suplente ao Arsenal mas depois de 6 épocas ainda não conseguimos vender o titular indiscutivel. Nuno Tavares foi gozado e insultado pelos próprios adeptos mas conseguiu ir para a melhor liga do mundo num dos históricos desse país. É verdade que aquele video não podia passar incolume mas a sua venda foi para mim um grande erro.

15 comentários:

  1. Concordo com quase tudo excepto com o Nuno Tavares,naquilo que vi dele nunca me convenceu era um passador por ali tudo passava à vontade falhava passes atrás de passes de vez em quando arrancava um bom cruzamento cruzava muito mas quase sempre mal,não me deixa saudades tem bom físico e em Inglaterra talvez singre o tipo de futebol ali praticado seja mais adequado para ele desejo toda a sorte do mundo ao Nuno,tem mais dois jogadores no Benfica que também gostava que fossem para outras paragens Grimaldo e weigl e já agora três Taarabt.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nuno Tavares não é um portento de técnica mas tem todas as carateristicas para ser um bom lateral. Com jogos e se tiver mais cabeça do que teve por aqui vai fazer uma carreira solida. Pode não chegar a um "tubarão" mas pode facilmente andar num nivel abaixo desse. Mas o que mais me deixa triste é a forma como foi tratado por Nós. E não é só ele. Deste plantel quase todos são tratados abaixo de cão.

      Eliminar
    2. Agora imaginem Nuno Tavares a jogar no meio campo, á frente de um DEFESA LATERAL ESQUERDO...!! Ou então seria sempre um bom suplente. No Arsenal já marca...

      Eliminar
  2. Mas isto é um copy past de outro blogue ou é impressão minha?

    ResponderEliminar
  3. Todos os jogadores antes de serem do SLB são craques, depois de contratados passam a flopes,e quando saem voltam a ser os melhores do mundo, qualquer coisa está mal no SLB, vamos ver se o problema era o LFV.

    ResponderEliminar
  4. Boas PluribusUnum, vou me repetir, eu sei. Pese embora também esteja bastante decepcionado com o que o Weigl tem mostrado, e defender que vendê-lo seria talvez a melhor opção, julgo que é bastante redutor e mesmo desresponsabilizador colocarmos as culpas do insucesso da equipe só nele. Além de outros mais falharem demasiado, basta lembrar Odyssseas (que é um trapalhão a sair da baliza), Vertonghen (que só lhe vi nervo ao serviço da Bélgica), Ferro (a quem nunca vi nervo), Grimaldo (que nunca mais vai para o Nápoles), Tavares (que já foi para o Arsenal, graças a Deus), Gabriel (que à conta das lesões e de ter sido preterido, nunca mais foi o mesmo), Taarabt (que é péssimo a decidir), Pizzi (que já pouco se esforça), Waldschmitt (que é um "pão sem sal"), Rafa (que ainda é uma promessa aos 28 anos), Cebolinha (que demorou mais de seis meses a mostrar algo de jeito), Darwin (que é péssimo a decidir tal como Taarabt), e Seferovic (que falha golos cantados). Mas quem mais tem falhado é mesmo um treinador a caminho dos 70 anos, casmurro e limitado, que se julga o melhor treinador da Via Láctea, e que apesar de toda a fanfarronice não é capaz de mostrar "tomates" e apostar nos miúdos.
    Atenção que fui atacado por ter sido um dos maiores defensores do regresso de Jesus, mas hoje sou razão a todos os que me atacaram.
    Tal como a nível directivo já se começou a fazer a limpeza com a saída de Vieira a nível técnico temos que fazer uma limpeza com a saída de Jesus. Se quiserem continuar a fazer a limpeza, mas agora no plantel, então dêem o Weigl a quem cobrar menos para ficar com eleml. Porém, mesmo que nos "livremos" do Weigl, tenho dúvidas que seja o Jesus que nos vá levar ao sucesso, o lugar dele é num jardim desse país fora a jogar à Bisca com os seus contemporâneos.
    Oxalá, o próprio Jesus me faça engolir estas palavras, fá-lo-ei com todo o gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas antes do Jesus tivemos o Lage. Que fez dos melhores anos civis que eu vi no Benfica. Chegou a ter 36 vitórias em 38 jogos para o campeonato. Ele apostava na formação e por isso ainda é mais intrigante para mim ter sido ele a deixar cair o Florentino pelo Weigl. Meteu-o o titular com 2 treinos. Nenhum treinador faz isto. E na época passada ainda ficou como o único 6 do plantel. Um dia gostava de saber tudo sobre a vinda de Weigl para o Benfica. De quem foi a ideia, o contratos, etc.

      Mas claro que não é o único problema do Benfica. Tinhamos problemas antes de ele chegar. Mas ainda se tornaram mais graves com ele. E por isso é que eu não percebo que não se tenha feito marcha-atras. Coorrigir o erro que foi a sua contratação e tratar depois do resto. O Benfica anda há um ano e meio a mover-se a volta deste jogador.

      Eliminar
    2. mentira o florentino já não jogava muito antes de weigl chegar.
      ele tirou o florentino para meter o taarabt.

      Eliminar
  5. As grandes equipas, todas jogam em 4x3x3 ou em 4x5x1.

    ResponderEliminar
  6. Respostas

    1. Sr JOTA, conhece-me de algum lado para me tratar por tu? Só lhe digo que tenho idade para ser seu avô.

      Eliminar
  7. o 442 fazer parte do adn do clube só pode ser dito por quem não conhece a sua historia, alias o 442 foi pela primeira vez utilizado por lajos baroti.
    antes disso tínhamos sido nove vezes campeões, em onze possíveis, a jogar em 433 e depois disso na segunda passagem do toni e em alguns outros períodos.

    qualquer tactica é boa desde que tenhas os jogadores certos para ela e que esteja equilibrada.
    acrescento que a mudança para os tres centrais foi, para além da questão das laterais, foi sobretudo por jogarmos com um dez, ainda por cima que desequilibra a equipa, sem que existisse um ramirez que equilibrasse a equipa.

    o vitória não mudou para o 433 para meter o pizzi no meio, alias ele é que o meteu na direita, mas porque o pizzi num meio campo a dois era, e é, enterrar a equipa e por outro lado porque o 433 foi sempre o sistema que ele dominou.

    penoso foi ver as perdas sucessivas de bolas do taarabt, mas esse nunca tem culpa de nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu falo dos tempos em que comecei a acompanhar o Benfica. Infelizmente só acompanho a partir dos anos 90 e muitos. Com olhos de ver só a partir de 2000. E sempre me habituei a ver os melhores Benficas em 4-4-2.

      Mas concordo contigo de que qualquer tatica é boa se tiveres os jogadores certos. Tornou-se moda é que depois da chegada de Weigl nenhum ser o certo para jogar com ele.

      Antes da chegada de Weigl o Benfica funcionou com Samaris/Gabriel, Samaris/Florentino, Florentino/Gabriel ou Gabriel/Taarabt. Até com Florentino/Taarabt fomos dar 4 a Braga. Daí para cá já jogamos em 4-4-2, 3-4-3 e até 3-5-2. O Weigl já jogou com Gabriel, Samaris, Taarabt, Pizzi. Nada resulta e a culpa é sempre atirada para cima dos jogadores que lhe fazem companhia. E curiosamente esses jogadores que não servem para jogar com ele, quando jogam juntos sem ele conseguem vencer muito mais vezes.

      Eliminar
    2. então não fales do adn do clube fala do que viste, porque quem começou a ver o clube nesta ultima época vai dizer que o adn do clube é o 343.

      não, a culpa não é só dos outros.
      isso é uma coisa vossa de só ele é que tem a culpa e os outros nunca são culpados de nada mesmo que alguns não tenham qualidade.

      e até parece que essas duplas tiveram todas a mesma taxa de sucesso.
      mas por essa lógica nem percebo porque é que acha que o nuno tavares é melhor que o grimaldo é que o grimaldo tem muito melhores números, mas de longe, e teve naqueles quatro em braga, que pelos vistos fazem de qualquer um que tenha jogado o jogo um craque mundial.

      Eliminar
  8. Não há tactica que resista com o mestre da táctica.

    Este Benfica está mal construído, mal dirigido, mal gerido, não tem identidade, e parece uma manta de retalhos.

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar