terça-feira, 29 de setembro de 2020

Parem para pensar

No meu ultimo post disse que achava que o Benfica não devia vender ninguém se tivesse liquidez suficiente para aguentar até ao final da época quando o mercado já estivesse em alta. E que devia até contratar para as posições que ainda lhe faltam. Mas também não é menos verdade que mesmo com o mercado em alta seria dificil fazer um negócio melhor do que este com Ruben Dias.

Como era de esperar já começou a chuva de criticas. Porque vendemos por pouco, Porque vendemos sempre os titulares. Porque era da nossa formação. Porque era dos poucos que sentia o Benfica. Porque era um lider, Porque devia fazer carreira no Benfica, etc, etc.

Vamos lá ver. Ruben Dias realmente era o nosso melhor central na época passada. Mas neste momento da carreira é ainda apenas um bom central. O que é que aconteceu quando venciamos na Alemanha por 2-0 na Liga dos Campeões? O que é que aconteceu logo após o empate no jogo na Ucrânia contra o Shaktar? Ruben Dias ainda falhava. E muito. Apenas falhava menos que os colegas de sector. E estou a falar desta época que foi a sua melhor no Benfica. Nem vou comentar as duas primeiras. Foi também uma vitima de não ter tido um central experiente ao seu lado ao nivel dos que chegaram este ano ao Benfica. Se calhar neste momento era muito mais jogador do que já é.

Mas mesmo que estivessemos a vender já um central top 5 mundial desde quando é que vender um central por 53 milhões e ainda receber outro como Otamendi com 2/3 dos ordenados pagos pelo City no valor de 16 milhões é um mau negócio?

Depois vem a conversa de perder um lider e de ele sentir o Benfica. Só sentir o Benfica não ganha campeonatos. E lider ainda não o era por muito que achem que ir buscar a bola dentro da baliza sempre que sofremos um golo faça de algum jogador um lider. Mas nem tinha já de o ser ou sequer vir a ser. Talvez um dia ou talvez não. O problema é que a comunicação do Benfica fez questão de o apresentar como tal desde o primeiro dia de treinos com a equipa principal. E desde daí que já era apontado como o futuro capitão do Benfica. E estas coisas não se forçam. Têm de acontecer naturalmente.

Quanto a vendermos os melhores relembro que nos últimos 3 anos apenas vendemos 2 jogadores titulares. João Felix e agora Ruben Dias. E no total recebemos mais de 160 milhões!!

Para terminar peço-vos que façam este exercicio mental. Se vos dissessem a 6 meses que a nossa dupla de centrais em vez de Ruben Dias e Ferro ia ser Otamendi (70 internacionalizações pela Argentina) e Vertonghen (120 pela Holanda) o que diziam? E se vos dissessem que os centrais em vez de Ruben Dias, Ferro e Jardel fossem Otamendi, Vertonghen e Ruben Semedo (ou outro com o mesmo perfil), mais 40 milhões?

Acham que tem alguma comparação?

Agora que se feche Ruben Semedo (ou outro) o mais rapidamente possível e se arranje um 8.  Em relação ao Vinicius eu achava que não se devia vender já. Mas se for para ficar como 4ª opção de ataque e desvalorizar ao ponto de nem conseguirmos receber o valor que já nos ofereceram nesta janela de transferências, então que se venda já e se aposte a sério em Gonçalo Ramos.

P.S. - Espero não ter sido desagradavel com o Ruben Dias. Não tenho nada a dizer acerca da sua postura nestes anos de Benfica. Deu tudo o que tinha e tentou sempre ser melhor. Que tenha muita sorte nesta nova etapa da carreira. Não tenho duvidas que com daqui a uns anos vai chegar a um nível muito alto.

23 comentários:

  1. Só nao concordo com uma parte,ainda que seja especulaçao.É que nao sei se o mercado para o ano vai estar em alta,penso que vai estar ainda mais baixo que este.De resto,concordo totalmente.

    ResponderEliminar
  2. Pois eu discordo quase totalmente e acho inacreditável que vocês estejam sempre de acordo com o que o Vieira faz apesar de ele fazer o contrário do que propagandeia. O que é que vocês chamavam aos apoiantes do Nalgas? Carneiros? Pois...

    Nem vou elaborar muito de tão evidente que é, apenas dizer que quando o Otamendi e o Vertonghen começarem a dar buracos por todo o lado e vocês vierem aqui defender que são velhos e que precisamos de jogadores novos que sintam o clube eu nem virei gozar com vocês, mas sim vos mandar para o c...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre de acordo com Vieira? Eu ando a mais de 3 anos a dizer aqui no blogue que o Benfica precisava de centrais. Mesmo antes da saida de Lindelof já precisavamos. Tive de ouvir por aqui muitas vezes que tinhamos Ruben Dias, o Ferro e já falavam em Pedro Alvaro. Ganhamos 1 campeonato (a rasca) com essa politica de uma defesa cheia de miudos. Alguns deles sem sequer passar pela B.

      E agora vens para aqui dizer que ter Ruben Dias e Ferro é melhor do que Otamendi e Vertonghen? Tens noção sequer do que estás a dizer? 2 jogadores juntos que têm quase 200 internacionalições e que continuam a ser titulares das suas selecções?

      Eu quero jogadores competentes no Benfica. Do que é que me vale que eles sintam o clube se estão constantemente a enterrar? Um jogo um. No outro jogo outro. Vai lá contar o numero de golos que sofremos de cantos ou livres e que Ferro e Ruben Dias ficam a ver navios. Vai lá contar os penalties desnecessários. Vai la ver as performances europeias.

      Por muito que goste de Ruben Dias o seu legado é de 1 campeonato ganho pelo Benfica em 3 anos. A nivel europeu o melhor foram uns quartos de final da Liga Europa. Não foi só culpa dele mas também foi culpa dele. O Benfica nunca deve ter sofrido tantos golos a nível europeu como sofreu nestes ultimos 3 anos. O Benfica nunca sofreu 2 ou mais golos de equipas do meio e fundo da tabela como sofreu nestes 3 anos.

      Vem ca depois a vontade. Mas se o Benfica for campeão e chegar novamente a uma final da europeia aparece cá também.

      Eliminar
  3. Depois não querem ser chamados de vieiristas. Esta lenga lenga faz lembrar as historietas que se contaram aquando da venda do Bernardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas a comparar o Bernardo que nem sequer jogou na equipa principal com o Ruben que foi titular durante 3 anos e rendeu mais de 50 milhões e outro central?

      Eu volto a dizer. Otamendi, Vertonghen, Ruben Semedo (ou outro similar) e ainda mais 40 milhões de euros por troca com Ruben Dias, Ferro e Jardel e ainda se queixam? Vivem mesmo neste mundo?

      Eliminar
    2. Esquece... isto é do bota abaixo.

      Esta malta esquece-se que cresceu com Benficas de Pandurus e Ilievs.

      Esquece-se que o Benfica se equipa numa garagem e ia treinar para o Real Massama.

      Depois teve o previlegio de ver jogar na Luz jogadores como Aimar, Saviola, Di Maria, Enzo Perez, Matic, Siqueira, Rodrigo, Gaitan, Ramires, David Luiz, João Félix, Gonçalo Guedes, Nelson Semedo etc, etc..

      Olhamos para um Estadio da Luz que recebe duas Finais de Champions
      Olhamos para um Seixal que TODOS dizem que é TOP Mundial.
      Olhamos para uma seleção Nacional formada por Joâo Cancelo, Ruben Dias, Bernardo Silva, Renato Sanhes, Nelson Semedo, Andre Gomes, João Félix..

      Olhamos para um Benfica Tetra Campeão Nacional
      Olhamos para um Benfica com capacidade para investir 80M de euros

      Realmente este Vieira é um traste....

      Eliminar
    3. Heil Vieira, onde vamos jogar a champs este mês

      Eliminar
  4. Este discurso foi o mesmo do Marinho ontem na btv es tu Marinho?

    É só rir quando vejo estes tipos de post, diz me uma coisa qual é o dia que queres voltar ser grande e porque desde da ultima final champions 1990 que somos pequenos e os presidentes do SLB sempre mais ricos mas isso o nada interesa o importante aqui ele tem obra centro de estágio todo xpto o estádio coisa nunca vista mas na Europa somos muito mas muito pequenos somos aquel equipa que todos querem jogar porque é vitória garantida.

    P.s como vai ser agora com Verthogen lesionado vai entrar o reformado Jardel o coxo do Ferro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem sei se quem escreve isto, escreve a acreditar naquilo que escreve ou se é só para dizer mal.
      Mas vou acreditar que é dos que acredita no que escreve.

      Então mas o Benfica será grande na Europa com o Ruben Dias, é isso?
      Mas este Ruben não é o burro que jogava a central e só fazia merda?
      Que o Ferro era muito melhor que ele?

      Vamos lá ver então as duas equipas que disputaram as duas ultimas finais europeias pelo Benfica:

      Contra o Chelsea:
      Artur; Andre Almeida; Luisao; Garay; Melgarejo; Matic; Enzo; Gaitan; Salvio; Cardozo e Rodrigo

      Contra o Sevilha:
      Oblak; Maxi Pereira; Luisao, Garay; Siqueira; Ruben Amorim, Andre Gomes, Gaitan, Sulejmani; Lima e Rodrigo

      Como se pode ver era so Rubens Dias nestas duas equipas.

      A época passada fui à Luz ver um grande jogo de futebol, Benfica - Leipzig. O Benfica alinhou de inicio com Tomás Tavares, Ruben Dias, Ferro e Jota. Além dos adeptos não perceberem que estavam a assistir a um grande jogo de futebol entre um bom Benfica e uma das melhores equipas da europa, levaram o tempo todo a assobiar. Curiosamente os mais assobiados foram Tomás Tavares, Ferro e Jota, os tais da formação que a malta quer, porque se os vendermos depois não temos ninguém para assobiar. Relembrar ainda que quando Ferro apareceu, para a generalidade era muito melhor que Rúben Dias, ex pauliteiro, agora elevado a Beckenbauer do Seixal.

      Eliminar
    2. Ricardo gosto muito de te ver activo. Muitobem grandes respostas mas não vale a pena responder a pessoas com palas apenas motivadas com o dodio a alguém que se não fosse ele hoje o Benfica era um clube diferente para muito e muito pior. Enfim que chegue o fim de Outubro a ver se calam-se um pouco. Abrao amigo

      Eliminar
  5. Se me permites deixo aqui o post que fiz no meu blog (que tive de reativar, tanta baboseira vou lendo pela net fora):

    http://benficasomosnos.blogspot.com/2020/09/venda-de-ruben-dias.html

    A venda de Rúben Dias que já foi anunciada pela direção do Benfica, no valor de 68 milhões de euros mais 3,6 M€ por objetivos, é a segunda maior venda da história do Benfica.

    Em período de eleições, não há quem não diga que isto foi um mau negócio, que o Benfica deixa sair o único jogador titular da seleção nacional e que deixa sair o único titular formado no Seixal. Há ainda quem conteste o facto de o Benfica ver incluido no negócio Otamendi, jogador ex FC Porto, quando ao que parece não se fez um esforço para ir buscar David Luiz, Renato Sanches ou Nico Gaitan

    Pegando nesta última, porque razão é que um jogador que já jogou no Benfica seria uma melhor contratação que um jogador que nunca jogou no Benfica? Existe algum indicador que leve a essa conclusão? Para não falar na oportunidade de negócio, ou seja, estamos a falar de Otamendi porque no negócio entre Benfica e Manchester City existe a oportunidade de trazer Otamendi, internacional argentino.

    Para não ir mais longe temos o caso de Pepe, que veio para o Porto há 2 épocas quando o Porto levava 7 pontos de vantagem do Benfica. O Pepe que o Porto foi buscar provavelmente porque sente muito o clube e bate muitas vezes com a mão no emblema. Resultado final, desde que o Pepe entrou na equipa o Porto perdeu os 7 pontos de vantagem para o Benfica e o Benfica foi campeão. Na época a seguir com o mesmo Pepe, que gosta muito do Porto e bate muitas vezes com a mão no emblema, o Porto não foi apurado para Champions tendo sido eliminado pelo Krasnodar.... mas sempre a bater no peito e a gritar que gosta muito do Porto.

    Pegando agora na questão de perdermos um jogador formado no Seixal. A época passada fui à Luz ver um grande jogo de futebol, Benfica - Leipzig. O Benfica alinhou de inicio com Tomás Tavares, Ruben Dias, Ferro e Jota. Além dos adeptos não perceberem que estavam a assistir a um grande jogo de futebol entre um bom Benfica e uma das melhores equipas da europa, levaram o tempo todo a assobiar. Curiosamente os mais assobiados foram Tomás Tavares, Ferro e Jota, os tais da formação que a malta quer, porque se os vendermos depois não temos ninguém para assobiar. Relembrar ainda que quando Ferro apareceu, para a generalidade era muito melhor que Rúben Dias, ex pauliteiro, agora elevado a Beckenbauer do Seixal.

    Por último, pegamos na parte de perdermos o último jogador titular da Seleção. Algo que verdadeiramente importa aos Benfiquistas, que regra geral preferem ver um Benfica - 1º Dezembro para a taça de portugal que um Portugal- Croácia numa meia final do Europeu. Dizer a estes que não se interessam pela Seleção Nacional, excepto quando algo possa ferir Luis Filipe Vieira, que a Seleção Nacional de Portugal hoje conta com João Cancelo, Rúben Dias, Renato Sanches, João Félix, Bernardo Silva, André Gomes e Gonçalo Guedes... e sim, para mim isto é a espinha dorsal da Seleção Nacional.

    O meu muito Obrigado enquanto Benfiquista ao excelente jogador e profissional Rúben Dias, que eu sempre defendi e elogiei enquanto jogou no Benfica. Neste momento, com o actual contexto, foi um excelente negócio para o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gosto nem nunca votarei Vieira, mas tens toda a razão neste caso do RD.
      O que eu quero é que o Benfica esteja mais perto de vencer.

      Viva o Benfica

      Eliminar
    2. Grande ChakraIndigo, se queres um Benfica mais forte mais perto de vencer vota Vieira ;)
      Abraço!!!

      Eliminar
  6. Acrescento mais, no caso de Luis Filipe Vieira se negar a fazer este negócio deveria ser responsabilizado por gestão danosa.
    Uma SAD não vive de lirismos, vive de resultados financeiros e desportivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais nada Ricky, de lirismos vivem os outros. O baixar o passivo é lirismo, a espinha dorsal da selecção é lirismo, os 300 000 sócios é lirismo, tanto lirismo. De facto tentas passar a ideia de que o negociador implacável fez um granda negócio, como se o MCity tivesse um stand de gelados na testa. Comprara o RD porque os enganámos e o rapaz não é central de categoria mundial. Aposto que no fim de semana vais para o Marquês celebrar mais uma venda, magano.

      Eliminar
    2. Granda Tuly pah...
      Ao Marquês fui 4 vezes seguidas, onde tu não deves ter ido...deves ter ficado em casa a contar o número de sócios do Benfica.

      Eliminar
    3. Ricky, fiquei em casa a aziar por causa das piores prestações na Europa de que há registo. Mas isso a propaganda do teu dono evita evidenciar.Grande abraço e saudações benfiquistas.

      Eliminar
    4. Calma Tuly, na Europa foste a duas Finais Europeias!!

      Eliminar
  7. O Ricardo é um " chato ", faz publicações que eu gostaria de fazer e ainda perde tempo com quem não deve. Já o Chakra é alguém que deve, e não estou a falar de eleições, ser um exemplo para todos em geral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As publicações do Ricky são sofríveis, porque sofrem de um viés tremendo, se já tu as gostavas de imitar, estás a colocar a fasquia muito baixa, especialmente se essa aristocracia do deve e não deve, te revelam como batráquio.Cumprimentos.

      Eliminar
    2. PluribusUnum7
      Se me permites a ousadia vou deixar o link do meu blog para o grande Tuly ler mais uma publicação sofrível:

      http://benficasomosnos.blogspot.com/2020/09/eu-voto-luis-filipe-vieira.html

      Eliminar
  8. passei só p dizer que nem sempre discordo
    subescrevo tudo do post
    joao r

    ResponderEliminar
  9. Voltei...é preciso mandar ou vão vocês sozinhos?

    ResponderEliminar