sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

A partir de agora tem de ser com homens

Há um mês atrás o Benfica tinha tudo para fazer desta época um ano de sonho. Ainda com o mercado aberto, a possibilidade de reforçar a equipa e com uma vantagem confortável no campeonato para poder atacar a Liga Europa.

Com o fecho de mercado acabou a oportunidade de reforçar o centro e esquerda da defesa. Mesmo com a saída de um central não houve compensação. Parece que como castigo ainda perdemos o 3º central. E na esquerda com um Nuno Tavares a contar menos que Yuri Ribeiro na época passada manteve-se tudo na mesma.

Veio Fevereiro e um ciclo terrível onde (na minha opinião) teriamos 3 dos 5/6 jogos mais dificeis até ao final da época em termos de campeonato. E ainda duas eliminatórias com 2 boas equipas. E na altura em que deviamos aparecer bem fisica e mentalmente vemos Pizzi, Rafa, Chiquinho, Ferro ou Grimaldo no pior momento de forma da época. Apenas Taarabt e Vlachodimos estão num bom momento.

E de repente passamos de uma situação única onde podiamos lutar por uma competição europeia com todas as nossas armas, para estarmos encostados as cordas. A ter de segurar a liderança contra uma equipa que até limpou cartões para estarem disponiveis contra o Benfica e que tiveram 10 dias para preparar o jogo de segunda-feira. E na Liga Europa já estamos numa situação delicada onde apenas conseguimos poupar Vinicius e Rafa.

Em relação ao jogo de hoje tenho de dar uma palavra sobre Seferovic. Sempre foi limitado mas deixava sempre tudo em campo. Foi importante na época passada apesar de poder fazer muito mais devido ao caudal ofensivo que tinhamos. Mas neste momento já não faz sentido. Não marca. Falha golos em catadupa. Não consegue segurar uma bola na frente nem dar seguimento a qualquer jogada de ataque. E agora já nem corre, não pressiona, nada. Muitos dos problemas defensivos do Benfica hoje começaram ali com ele e Pizzi a não dificultarem a saída de bola do Shakhtar.

Agora na segunda-feira temos um jogo que pode definir a época. Como se viu hoje a confiança desapareceu, estamos sobre brasas e com a equipa num péssimo momento de forma. E assim ou mudamos algo ou vamos afundar-nos completamente.

Chegou o tempo de meter lá para dentro homens. Quem aguenta a pressão. No Benfica não se podem disfarçar os problemas. Temos de os resolver. E embora não tenhamos muito com que os resolver temos o suficiente. Assim na segunda entrava com Vlachodimos, André Almeida, Ruben Dias, Weigl, Nuno Tavares / Tomas Tavares, Pizzi, Samaris, Taarabt, Cervi, Rafa e Vinicius. E para entrar para a frente dar a oportunidade a Dyego Sousa em vez de Seferovic.

Sem comentários:

Enviar um comentário