sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Fechou-se a janela de oportunidade

O mercado fechou e com ele um pouco da esperança de ainda poder fazer desta época um ano glorioso. 

Como já disse aqui após o último jogo não compreendo como a defesa não foi reforçada. Temos uma média superior a 1 golo sofrido por jogo em todas as competições. A opção de jogar com Pizzi no meio campo durante maior parte da época ajuda a explicar alguns destes números mas não todos.

Temos 2 centrais, Ruben Dias e principalmente Conti (este é inacreditável), que falharam demasiado para o que é exigível no Benfica. E mesmo o nosso melhor central já começa a dar sinais que está a entrar na fase descendente da carreira. Jardel é um central que se faz valer da velocidade e da força e esses são dos primeiros atributos que se vão perdendo com a idade. Jardel não vai ter a longevidade de Luisão. Depois Ruben Dias, Ferro e Conti (este acho que nunca lá vai chegar) ainda estão verdinhos. Era preciso um central feito que ainda pudesse fazer várias épocas ao mais alto nível e que ajudasse os mais novos a crescer.

Quanto aos laterais, como já aqui o demonstrei, não sou fã de Grimaldo. Para mim a primeira função de um defesa é defender e nisso Grimaldo é demasiado mau. Ofensivamente também não é extraordinário e normalmente só aparece quando os jogos estão resolvidos. É jogador dos bons momentos e nos maus desaparece. Prefiro uma assistência como as do André Almeida em Guimarães ou as 2 em Tondela, do que 20 golos como o de Grimaldo na última terça.

Não concordo muito com a saída de Alfa Semedo mas mais por o ver como uma possível solução para central. No meio campo Samaris, Gabriel, Fejsa e Gedson são suficientes e acho que se for necessário Florentino também dá conta do recado. Mas Alfa para mim tem um potencial que nenhum outro do meio campo tem.

Quanto aos avançados não vou dar muito para esse peditório. Praticamente não jogaram. Para mim Ferreyra até jogou demasiado tendo em conta a falta de atitude que mostrou em campo. Já Castillo gostei bastante da pré-época e do pouco que jogou contra o Fenerbache. Infelizmente desde que voltou da lesão nunca mais voltou a jogar. E pela forma como saiu é porque não era grande peça no balneário.

Assim para a frente ficamos com Seferovic, Jonas e Felix. Rafa ainda pode fazer o lugar de segundo avançado (sinceramente acho que é aí onde pode render mais). E claramente Jonas é visto agora como o 9 e não como o segundo avançado que era nas épocas em que se jogava com 2 avançados. O único problema é mesmo a sua condição física. Já agora o rapazito contratado ao Leixões parece bom. É forte fisicamente, bom de cabeça e tem uma média de 1 golo a cada 90 minutos. Mesmo sendo na segunda liga para um jovem não é nada mau.

Para terminar que já vai longo. Vieira está a fazer o que prometeu. Quando foi a votos foi isto que ele disse que queria para o Benfica. Reduzir passivo e apostar na formação. Quanto a mim nada contra mas acho que viemos do 8 com Jesus e estamos a passar a linha e a caminhar para o 80. Em tudo deve existir um equilíbrio e as coisas não devem ser forçadas. Venham de onde vierem têm de ter qualidade. E claramente a nível de centrais esta aposta está a ser forçada e essa é uma posição onde não se deve brincar.

6 comentários:

  1. Conti inacreditável? Eu acho que é muito bom.
    Temos os 2 melhores laterais da liga e este não gosta. Muito exigente.
    Quanto aos avançados, tínhamos 3 e agora continuamos com 3 mais o miúdo que veio do Leixões. E o Rafa que pode ser adaptado ao centro.
    Até o Jota pode ser adaptado ao meio. Já tem jogado aí na B!
    Nada preocupado. Temos o melhor treinador da liga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os 2 melhores laterais da liga? A sério? Como eu gostaria que isso fosse verdade....

      Eliminar
    2. É a minha opinião e não andará longe da verdade. Até as estatísticas me dão razão.
      E estaríamos em primeiro não fossem mais uma vez as arbitragens compradas Como aconteceu no ano passado.

      Eliminar
    3. Que é a tua opinião tudo bem, agora dizer que não anda longe da verdade ficas a parecer louco em vez de ingenuo. Sim, as arbitragens tem sido vergonhosas e também acho que no geral ate temos melhor plantel,etc...n não percebi o que isso tem a ver com o facto de termos 2 laterais mediocres.

      Eliminar
  2. não só não reforçamos como ainda em algumas posições ficamos mais fracos.

    mesmo na posição de guarda redes se o odysseas se lesiona restam dois miúdos de menos de vinte e um anos em que os dois juntos nem cinco jogos tem numa primeira divisão.

    mas depois o que ficamos com seis extremos, isto sem contar com o krovinovic, quando jogam dois mas isto tem algum sentido.

    mas ao contrario do que dizes o numero de avançado é preocupante, sim os dois que saíram pouco jogaram mas jogaram pouco porque até aqui tinhas quatro para apenas uma vaga por isso era natural não jogarem.
    mesmo assim só nos últimos seis jogos um foi titular e um dles foi sempre utilizado e já com este treinador o que comprova a utilidade de pelo menos um deles.

    se jogas com dois avançados tens de ter cinco jogadores, rafa, salvio e pizzi podem ser opção para segundo avançado mas só em determinados jogos e em determinadas alturas de um jogo e em recurso como terceira opção.
    mas adimito que para esta posição até nem seja o mais preocupante até porque o jonas continua a ser um segundo avançado e sobretudo nos jogos em casa.

    mas o problema é o ponta de lança não só em números, até porque o jonas nos últimos dez meses esteve disponível em apenas quatro, como de qualidade porque seferovic como se viu o ano passado, e mesmo este ano, não tem qualidade para ser titular.
    e achar que um jogador que actuava numa equipa de meio da tabela na segunda liga é a solução acho que mais do que ingenuidade é acahar que vai sair o euromilhões.

    ResponderEliminar