sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Engolidos

Mais um abre olhos ontem. O enésimo.

De Grimaldo nem me vou estender muito em comentários. Grimaldo tem 25 anos (5 como titular do Benfica) e um miudo de 19 fez o quis dele (como faz qualquer jogador mediano em Portugal). Ganhou-lhe TODOS os duelos de 1x1. Teve de ser um central de 20 anos a dobrá-lo constantemente. São anos disto e é um pesadelo que parece que só irá terminar daqui a 2 anos quando terminar contrato (se não lho renovarem ainda).

Quanto a Weigl aconteceu o esperado. Na semana passada falei aqui da exibição miserável que fez contra o Spartak enquanto todos o enchiam de elogios. Disse que com uma equipa mais forte como o PSV, os 3 centrais e João Mário não iam ser capazes de disfarçar a sua mediocridade. E o resultado ficou a vista. Fomos completamente engolidos. Jogar de cadeirinha com os outros a fazerem o nosso trabalho é fácil. Quando tem de se chegar a frente para o fazer o dele é que é pior.

Sem exagero o PSV teve mais de uma dezena de ocasiões em que apareceu com a bola controlada de frente para a nossa defesa. E não estamos a falar maioritariamente de contra-ataques. Muitas eram jogadas de ataque organizado onde ficavamos a olhar para o campo a procura do nosso trinco. No golo sofrido fez o que tem feito em todos os jogos cruciais desde que chegou, ou seja, não fez nada. Em vez de ajudar Otamendi que apanhou com um adversário embalado de frente para a nossa baliza ficou a olhar para ele e no momento do remate virou o rabinho como faz sempre nestes lances.

Em termos ofensivos viu-se mais uma vez que existem melhores que ele. Mesmo em Portugal e em equipas modestas. Mesmo no próprio clube. Andar no meio dos centrais a meter a bola de um lado para o outro todos conseguem. Já com uma equipa agressiva que saiba fazer pressão falhou várias vezes. Demasiadas vezes.

Se ontem tivessemos os centrais que tinhamos há 2 anos atrás (Ruben, Ferro, Jardel e Conti) não tenho qualquer duvida que tinhamos sido goleados. É ali que param quase todos os ataques adversários. Na primeira parte, enquanto os 3 da frente e João Mário tiveram gás para pressionar, ajudar a defender e ainda arrancar em contra ataques, conseguimos disfarçar os nossos problemas. Quando morreram logo no inicio da segunda parte foi deprimente. Todos sofrem do sindrome Taarabt. Sem Weigl aguentam os 90 minutos. Com ele nem chegam aos 60. E não é dificil de perceber porquê. Vejam os videos neste link e o esforço fisico que os jogadores têm de fazer neste sistema em constraste com o 4-4-2. Vejam a diferença do Benfica a sair em contra-ataque num e noutro sistema. Isto desgasta uma equipa não só fisicamente como emocionalmente.

De uma vez por todas metam na cabeça que Weigl anda há anos a sobreviver graças à boa imagem que conseguiu adquirir quando fazia parte daquela super equipa do Dortmund. Não é por acaso que depois de essa equipa ter sido desmantelada foi perdendo o lugar e acabou no Benfica. Não é por acaso que ele faz um esforço extra nas suas redes sociais como fez ontem e como já o tinha feito num Benfica vs Guimarães em que saiu aos 30'. Ele sabe que o tombo na carreira vai ser gigante quando sair daqui. E sabe que só mesmo fora do campo consegue manter esta imagem.

Temos pouco mais de 10 dias para tentar salvar uma época. E sei que não estou a exagerar. Mesmo tendo 5 vitórias em 5 jogos e um plantel já mais parecido com os anos em que conseguimos ser Tetra Campeões, não vai ser suficiente. Nenhuma equipa, por muito boa que seja, aguenta 10 meses com o travão de mão puxado. Mesmo este entusiamo de inicio de época entre os jogadores vai-se dissipar com o tempo e com o desgaste de andar a fazer uma maratona com 2 sacos de cimento as costas. Vendam de uma vez por toda estes 2 jogadores e arranjem jogadores a sério para as suas posições. Já o disse aqui no mercado de inverno da época passada, ainda em Janeiro, que no espaço de 2 meses estariamos afastados de tudo, e que Vieira cairia. E foi o que aconteceu. Hoje digo o mesmo de Rui Costa e Jorge Jesus. Ou acabam com esta brincadeira de vez ou vão cair também porque no futebol só se sobrevive com vitórias.

No sábado já se percebeu que é um jogo onde vão ser colocadas muitas fichas para perdermos pontos. Contra uma boa equipa, a termos de poupar vários jogadores e já com o pensamento no jogo que pode decidir grande parte da época foi nomeado Nuno Almeida. Realmente fazem o que querem ao Benfica. Depois de nos roubar uma Taça de Portugal há 2 meses, de ter sido convidado a fazer mais um ano para lá do limite de idade e de na semana anterior ter dado mais um espetaculo deprimente em Famalicão é colocado num jogo destes. E já agora acham que o "sorteio" ter ditado, entre ambas as eliminatórias da Liga dos Campeões, duas das deslocações mais longas que o Benfica tem é coincidência?

44 comentários:

  1. Weigl não fez nada no golo? Perante um contra ataque adversário recuperou em modo passeio. Inadmissível... Principalmente porque a defesa consegue obrigar o jogador a ter de fazer fintas e puxou-o para a zona do trinco... Só que o trinco ainda estava em modo passeio.

    Compara com Meite. Mal entrou o PSV fez um grande remate mas... Contestado pelo trinco... A primeira vez no jogo que se viu o trinco a defender... Mal Weigl saiu.

    E desculpa se vou discordar dos passes para o lado. Ele contra o PSV nem linhas de passe ofereceu! Vejam o jogo! Nunca procurou criar uma linha de passe para os colegas! Incrível!

    Que miséria...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que estamos fartos de levar golos destes. No Dragão o ano passado, em Liege também, em casa com o Sporting, etc. Ele nunca lá está. Se fosse um Gabriel, um Taarabt ou André Almeida a fazerem aquilo eram trucidados nas redes sociais. Eu vi porem em causa o profissionalismo do André Almeida por causa de um golo sofrido na Madeira em que ele não acompanhou um homem que marcou um golo. Num lance em que ele não acompanhou porque estavamos em superioridade numérica lá atrás. Este anda há um ano e meio com carta verde para se passear no campo e só recebe elogios. Basta-lhe fazer um passe longo para ser considerado o MVP.

      Eliminar
    2. Troza o Weigl estava amarelado, não conseguia acompanhar a velocidade do GApko, foi procurar ajudar quem estava de frente para o lance, ele ao contrario do que dizes, ele foi tão lento a recuperar que chega ao centro da Defesa e permitia que Otamendi saltasse na +pressão, o problema é que Otamendi reage já tarde e quando salta na pressáo é quando o gajo remata.


      O Weigl nesta jogada fez o que qualquer bom jogador com 5 dedos de testa faz, não pode fazer falta porque já esta amarelado e naquela situação qualquer toque era amarelo, logo fechou o central que tinha melhor oportunidade para cortar a bola.

      Culpar o Weigl desde golo é só ser marreta e arranjar um bode expiatório para culpar sempre.

      O 1º golo do Benfica nasce precisamente de uma mudança de flanco iniciada por ele, já para não falar nas inumeras vezes que quer ele quer o João Mário procuravam o apoiou dos nossos alas e se de um lado ainda achavam alguem tipo Rafa ou o Grimaldo, do lado contrário só o Diogo porque o Pizzi metiasse encostado ao lateral...
      Com todo os respeito mas compreendo que o Weigl entra a mal no Benfica e compreendo a antipatia de muitos benfiquistas com ele, mas estar a dizer que o homem tem estado a jogar mal, e ou culpar grimaldo porque ah tal o gajo e dobrado por um puto de 20 quando na realidade é que a ordem que Grimaldo era fechar angulo e empurar o adversário para a linha de fundo e esperar pelo seu central ou extremo para ajudar isto é ser desonesto..

      Aliás dizer que Grimaldo é fraco a defender quando tivemos um gajo que ainda era pior que ele que se chamava Maxi Pereira e que a unica coisa boa que tinha era que cerrava os dentes e se fosse preciso virava tudo a porrada, e que toda a minha boa gente babava por ele......porra parem de ser desonestos...aprendam a ver futebol chiça..

      Eliminar
    3. Epah, desculpa lá... estar amarelado e não querer fazer falta não implica estar no sítio certo e pelo menos incomodar. O Meite entrou e só depois disso se viu o trinco do Benfica a contestar um remate... e demorou apenas uns segundos.

      Weigl não fez nada no jogo com o PSV. Não atacou, não defendeu, não se posicionou, nada... é de ficar enojado como depois de Javi Garcia, Matic e Fejsa passámos a Weigl que apenas faz o que Roderick fez no golo do Kelvin (acompanhar com os olhos) só que recebe muito mais e custou muito mais...

      A diferença entre o Grimaldo e o Maxi é tudo... quantas vezes não se vê o Grimaldo a voltar para a defesa a passo e a apontar para quem ele devia estar a defender e não o vai fazer? Fdx... atitude é tudo... os jogos são para ganhar, os jogadores têm de fazer os possíveis para se superar e não andar a passo no jogo como se fossem os melhores do mundo quando não são.

      E se o Grimaldo é tão bom a defender como explica a quantidade de golos em jogos contra equipas decentes que sofremos por falhas dele? É que aí é como o algodão: não engana!

      Eliminar
  2. Continua a mesma sensação de algum alheamento ao que de mal se vai fazendo ao Benfica. A impressão que fica é que podem haver ainda alguns rabos de palha, cuja única desculpa razoável para já, é a de total concentração na eliminatória com o PSV. Depois disso, se passarmos, e mesmo se não passarmos, terá de mudar o regime comunicacional mui principalmente colocando o foco nas instituições FPF, Liga e arbitragem, cujos líderes são adeptos do clube do pu**do ou da lagartagem e tudo fazem para derrubar o Glorioso através de artimanhas escandalosamente executadas a céu aberto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo feito à descarada. Alguma coisa tem de se passar para não haver qualquer reação do clube. Neste momento ainda se pode dar esse beneficio da duvida mas se até as eleições não houver nenhuma posição de força contra essas entidades então não têm o meu voto.

      Eliminar
  3. Bom post. Sobretudo na parte do Grimaldo... que foi a mais lacónica. Relativamente ao Weigl, ainda acredito que se possa retirar algo do jogador, mas não num meio campo a três. Aliás, até para o Grimaldo acredito que haja lugar na equipa, mas não a defesa esquerdo, ele que jogue a médio esquerdo, pior que o Cebolinha não acredito que faça... mas não meto as mãos no fogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já jogamos com 3 centrais e ofensivamente já temos muitas dificuldades neste sistema. Ainda vamos tirar mais um avançado para meter outro médio? Para mim um tipo que custou 20M para uma posição daquelas e que é o mais bem pago de sempre do Benfica tem de ser um tipo completo e fazer o que a equipa precisa. Mas é precisamente o contrário. A equipa tem sido construida para o que ele precisa.

      Com o salário de Weigl dava para pagar o de Al Musrati, Meite e Florentino juntos e já não precisavamos de andar a inventar sistemas e estratégias para meter a jogar um jogador que não funciona.

      Eliminar
  4. Que chorrilho de asneiradas, nesses 3 primeiros parágrafos. Percebes a montes de bola! XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato. Eu completo o teu comentário. Ele dá critério ao jogo do Benfica não é? O treinador não o sabe aproveitar. Para além dos 3 centrais ele ainda precisa de um 6 ao lado a fazer o trabalho defensivo e um 8 a fazer o ofensivo. Ele fica ali no meio a dar o tal critério e equilibrio. A fazer o trabalho invisivel. Literalmente. Passamos a jogar só com 2 na frente. E daqui a uns meses quando não estiver a resultar ainda vai precisar de mais um 10 ali perto para dar criatividade. Um meio campo a 4 com ele a supervisionar tudo. Ficamos a jogar só com um na frente.

      Eliminar
    2. O TuMats Magnusson é que percebe de bola, no entanto não conseguiu contra-argumentar nenhum ponto do texto LOL

      Quanto aos adeptos do Weigl cada vez mais usam termos abstratos pois vão começando a faltar adjetivos para o defender. Na dúvida usam o "ah mas ele dá critério com bola" para dar uma de eruditos da bola.

      Eliminar
  5. O que me irrita nisto tudo é o Benfica estar a tentar vender o alemão errado, o Luca Waldschmidt. Como digo, Weigl queima tudo à sua volta. Conseguiu queimar Gabriel apesar de com Gabriel em campo termos bem melhores resultados do que com ele. Conseguiu no jogo com o sporting queimar Odisseias na altura, quando o maior culpado do golo foi ele.
    Agora o Waldschmidt. Gosto muito do Luca, acho que tem sido algo injustiçado ao ser constantemente preterido. Claramente, o alemão bom é o Luca, basta ver o que fez nos últimos 2 jogos em que não teve de partihar o campo com Weigl.
    É curioso que Luca Waldschmidt eclipsou-se quando o outro alemão voltou a pegar de estaca na equipa o ano passado. Sem Weigl, Waldschmidt rende muito mais. Como Weigl trava o jogo da equipa, Luca fica limitado e deixa de ter tantas oportunidades de receber a bola entre linhas ou aproveitar bolas de ataques rápidos. Basta ver que nestes 2 jogos em que Weigl não jogou, Waldschmidt marcou e jogou muito bem, à semelhança do início da época passada em que tanto ele como Darwin beneficiaram do facto de Weigl não jogar o que permite que o Benfica tenha um jogo de ataque mais fluido e menos emperrado. O futebol joga-se com balizas e a constante insistência em passes inconsequentes que não aproximam a equipa da baliza tem limitado imenso a equipa do Benfica e queimado alguns dos seus jogadores. Waldschmidt e Darwin são dos mais prejudicados com Weigl em campo, algo que não acontecia quando jogavam com Gabriel.
    Weigl só queima jogadores à sua volta. Até o fraco Grimaldo ficou claramente exposto desde que teve que partilhar semana após semana o 11 com Weigl. Enquanto antes apenas uns poucos notavam a fraude que Grimaldo era, desde que jogamos com Weigl que não compensa ninguém, Grimaldo deixou de passar por entre os pingos da chuva.
    Veremos qual vai ser o próximo a ser queimado, pois Weigl, esse prodígio, é intocável, incrível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica no inicio da época passada quando o Gabriel ganhou a titularidade tinha uma média de 3 golos por jogo. Everton, Walshmidt e Darwin estavam bem. Depois desapareceram todos. E tem explicação. Recuperavamos mais bolas altas e tinhamos mais hipoteses de contra ataques e mais proximos da baliza adversária. Em ataque organizado não perdiamos tanto tempo na troca de bola a volta do bloco adversário. A equipa não tinha de correr tanto. Raramente aqueles jogadores recebem uma bola no último terço com espaço.

      Eu meti aí um link do lateral esquedo com alguns lances do Benfica num e noutro sistema. Neste sistema quando ganhamos a bola aqueles da frente não têm opções para lançar o contra-ataque. Estão sozinhos. E depois fazem o sprint para a frente e pela tal falta de opções perdem invariavelmente a bola e têm de fazer outro sprint para voltarem. Depois chegam aos 60' e já não aguentam mais.

      Eliminar
    2. Lá está, só jogamos neste sistema com 3 centrais porque temos um médio que não defende. Porque em 4-4-2 sem ele em campo sempre fomos uma equipa de ataque. Neste sistema temos sempre pouquíssimas oportunidade de golo, até porque perdemos imenso tempo em trocas de bola que não nos aproximam da baliza :(

      Eliminar
  6. Excelente Post.
    Tudo dito.

    ResponderEliminar
  7. E o que é que Benfica pode fazer ou dizer sobre as nomeações. Agradeço que me esclareça,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das nomeações não pode fazer nada. Mas pode pedir a demissão do conselho de arbitragem. Desgastar a imagem deles. Não o fazem porquê? Têm medo de represálias? Vão fazer pior do que esta nomeação? Um tipo que nos roubou uma Taça há 2 meses é colocado no jogo mais dificil do campeonato neste inicio de época?

      Eliminar
  8. Caro Pluribus se gostas de futebol e se calhar até tens algum poder de analise, devias reparar na estrutura das equipas...
    O Benfica sabia que o PSV só sabe jogar em ataque, não tem armas para mais nada para eles o futebol só tem duas ideias ter bola e rematar, inteligentemente o JJ preparou a equipa para as transições com especial enfase nos 2 extremos (Pizzi e Rafa) que deveriam fazer sempre o acompanhamento ao lateral do seu lado.
    1ª Questão - Ambos Cumpriram??
    Resposta: Não, Rafa enquanto teve pulmões foi aguentando, ora quando estava na esquerda ora quando estava na direita apoiou sempre o seu lateral, já Pizzi acho que nessa altura estava a jogar à bisca com os centrais do PSV.

    Jesus com a equipa preparada para as transições deu ordens para que os laterais quando subissem ao ataque, o fizessem pela zona central, para que o medio que esta nesse lado pudesse baixar a central e o central DOBRAR o espaço ao lateral, são coisas que se aprendem a ver futebol percebes, quando o lateral tinha que recuperar a sua posição fazia o da seguinte forma, da zona central do meio campo adversário ia baixando até a zona do central que tinha dobrado a sua posição anteriormente.

    2º Questão - Quantas vezes viste o Diogo por dentro?
    Resposta - 0 vezes, o Pizzi obrigou constantemente o Diogo fazer overlap por fora acabando tb por obrigar o João Mário a subir a sua posição para dar linha de passe, com 3 jogadores do benfica junto a linha estava 1 central o lateral e 1 medio do PSV...Weigl ficava com o Gagko com o ZAhavi e ainda o Gotze nas suas imediações.

    3ª Pergunta - de quem é a culpa de caso surja uma bola perdida pelo triunvirato encostado a linha esta sobre para o Gagko e este consiga "inventar" um ataque perigoso..
    A) A culpa é do lateral porque subiu
    B) a culpa é do João Mário porque saiu da posição
    C)A culpa é do Pizzi, porque obriga 2 colegas a terem de tomar uma decisão fora do plano de jogo.

    Resposta: É sempre a C....nunca os interesses de um jogador devem falar mais alto que o da equipa, e com a passividade de jogo do Pizzi sofreu o Diogo Gonçalves bastante, já Grimaldo nos 2 lances em que ele é "comido" pelo Madueke foi em lances semelhantes aos que o Diogo sofreu quando Grimaldo teve a infelicidade de apanhar Pizzi sobre o mesmo flanco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ver melhor o golo sofrido. Foi o João Mário que perdeu a bola e a equipa estava balanceada para a frente. Nem o lateral, nem o Pizzi nem o João Mario conseguem recuperar naquele lance. O Gakpo fugiu para que zona? Aquela era a zona de quem? O Weigl podia (porque estava perto) e devia ter parado aquele lance. Devia ter encostado ao Otamendi e impedir o remate. Vai ver a postura dele.

      Eliminar
    2. o Gapko estava na esquerda foge para o meio, o Weigl estava a meio do campo e tenta recuperar para meio da defesa para quem está de frente para o lance possa saltar a pressão, neste caso Otamendi, que realmente salta a pressão mas faz tarde tanto que a bola lhe resvala na bota....o Diogo estava fora da jogada não pode intervir porque vem de tras, Weigl mesmo que conseguisse apanhar o jogador não podia intervir porque já tinha amarelo, Pizzi podia ter feito muito mais, ele ficou estatico, se Pizzi baixa pela lateral para se psocionar na posição de Diogo este podia ter passado para o acompanhamento do jogador...O João Mário fica sem efeito na jogada a partir do momento que cai quando perde a bola

      Eliminar
    3. O Weigl não tinha amarelo e estava a um metro do lance. Ele até afasta o corpo no momento do remate. Tinha de cair em cima dele para impedir o remate. Agora o Pizzi é que tinha de ir buscar aquela bola? Ele, o Diogo e o João Mario ficaram logo fora do lance quando houve a perda. Não sei se podiam ter recuperado a posição mais rapido mas nunca chegavam a tempo de ajudar naquela bola.

      Eliminar
    4. Por acaso tens razão tinha ideia que tinha amarelo, mas não tem hipotese de ir ao lance o Gapko vai para a linha ele estava a meio do campo https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1428088772424572932?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1428088772424572932%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Fjogos-em-direto%2Flive%2F110228 vês claramente o Weigl a vir em linha reta ligeiramente atras mas mais ao lado vem o João Mário de braços abertas a pedir desculpa...a um metro porra.

      Se o lance é quase em cima da lateral direita da defesa do Benfica o outro medio defensivo do Benfica tinha que estar a cobrir a zona central (e estava) e o Pizzi quando o medio vem a linha o Pizzi tem de vir dentro e o Avançado fazer o movimento inverso....a tal missão de arrastamento que cabe ao avançado...onde estava Pizzi, muito perto de João Mário mas só se faz ao lance quando João Mário já está no chão e o adversário já vai a correr com bola, entretanto por esta altura o lateral do PSV já tinha passado o Pizzi, deixando o Diogo sem hipotese de saltar na pressão ao Gapko.
      Gapko chega a zona de remate esta Weigl a passar por Otamendi (em zona frontal à área só se faz falta em ultimo caso e ali parecia que o lance estava coberto pelo Otamendi)
      Otamendi faz se tarde ao lance e quando se faz está o Lucas a fechar a zona do 2º poste Weigl a fechar o primeiro Otamendi tinha que fazer a chamada "pressão ao portador" e nunca tentar o corte da bola, tentou cortar a bola resalta ainda na bola e ganha efeito que acaba por induzir em erro o Vlackodimos.

      Eliminar

    5. Mesmo que Weigl pudesse fazer falta, se o fizesse era um erro tremendo, porque aprende-se nos infantis que se a equipa estiver equilibrada nas suas posições não se pode fazer faltas em zonas frontais a baliza, e a equipa na altura do remate esta equilibrada existe sim um erro de avaliação que acontece muitas vezes ao mais alto nivel que é o cansaço influenciar a tomada de decisão....Otamendi retardou a saida ao portador e isso facililitou a vida ao Gapko...Weigl na jogada não podia nem devia intervir..

      Volto aqui a referenciar um celebre golo, o do Kelvin...Maxi podia ter feito falta sobre liedson ainda a entrada do meio campo do Benfica sobre a nossa linha direita, não fez falta, Liedson passa para o Kelvin que apanha o Roderick descompensado nos apoios e consegue ganhar na velocidade...Roderick ainda tenta agarrar se não me engano mas não hipotese na disputa em velocidade.

      Pluribus volto a dizer querem arranjar a toda hora um bode expiatório, este ano e o ano passado é Weigl.

      Tal como quando o Jovic naão jogava era porque os treinadores do Benfica não percebiam nada de bola, foi para o Eitracht marcava golos....o Benfica era burro porque não aproveitou o jogador, o jogador foi para o Real....calçou duas vezes....hoje está no Eitracht já toda a gente se esqueceu do Jovic...Zivkovic a mesma coisa, mas já ninguem sabe sequer onde ele está......e muitos outros..

      Os Benfiquistas tem de arranjar sempre um bode expiatório para quando as coisas não andam bem, e recusam muitas vezes a ver a realidade.
      Por exemplo o teu amigo coluna traça da pele do Nuno Gomes vezes sem conta, mas esquece-se que quando ele chegou ao Benfica foi o melhor marcador logo na 1ª época, sai do Benfica para a Fiorentina porque o Cube precisava dinheiro nesse mesmo ano deixas sair João Pinto a custo zero...passado 1 ou 2 anos Nuno Gomes retorna ao Benfica, de borla, e com ordenado abaixo do que auferia em Italia, isto foi publico, e nessa época lembra só a qualidade do Benfica na frente de ataque...e nas épocas a seguir......só começaste a ter "frente de ataque" quando o Simão assume definitivamente a braçadeira, o Miccoli aparece etc...depois acontece uma situação gira, fruto de lesões já algo constantes e com um novo nome na frente de ataque (Cardozo) Nuno Gomes começa a perder espaço...a idade começa a aumentar as suas qualidades começam a se perder o jogador começa a decair....

      Chamem o que quiser mas o Nuno Gomes foi um jogador que não deu muito, mas ainda deu bastante, quer ele quer Mantorras, quer João Tomás....mas todos se esquecem é que Mantorras toda a gente queria ver o João Tomás se calhar 70% dos Benfiquistas nem se lembra de que este jogador sai da Académica de Coimbra na 2ª divisão chega ao Benfica já em finais de Setembro e ainda consegue marcar uns 19 ou 20 golos 2º melhor marcador atrás de Van Hoidjonk

      Eliminar
  9. JJ Tinha preparado a equipa para que caso a bola fosse na profundidade os centrais deviam fazer a cobertura ao lateral, caso fosse em lance de progressão o lateral estava obrigado a evitar a bola ir para o melhor pé do atacante logo fazendo a pressão e encaminhado o adversário para onde ele é menos efetivo, pé direito na linha de fundo sobre a ala esquerda, o extremo Benfiquista ao recuar a sua zona defensiva fazia-o de forma a eliminar qualquer hipotese de haver um 2x1 adversário

    4ª Pergunta Quantas vezes houve 2x nas alas do Benfica ou lances perigosos que resultaram de cruzamentos feitos pelo extremo do PSV

    Resposta: eu só me lembro de 3 lances em todo o jogo, Grimaldo obrigou sempre o Manueke a ir para a lionha de fundo lembro que ele ainda fez lá um cruzamento que saiu para a linha lateral oposta, e tentou uma vez uma remate depois de uns ressaltos, de resto.....o Perigo vindo das alas.

    Weigl e João Mário estavam com ordens diferentes, sempre juntos em par, um pressionava o outro cortava a linha de passe, na primeira parte entre João Mário e Weigl perdi conta aos lances ganhos no meio campo, com a tal pressão alta e a bola a ficar perdida para o Benfica João Mário iam-se desgastando é certo mas não havia perigo de maior porque, lá está, Rafa apesar de estar com o lateral oposto começava a fechar mais junto ao centro o que permitia o Benfica ter sempre mais um homem a quem endereçar a bola, do outro lado Pizzi ficava a jogar a bisca com o lateral e de lá não saia.

    Na 2ª parte dá se o estoiro fisico da equipa, acontece, 18 dias 5 jogos milhares de km já percorridos, mais o calor intenso dos ultimos jogos não falar do cansaço acumulado ainda de Moreira de Conegos.
    Nesta altura o pulmão ainda está "lá" como acontece noutras alturas da época.
    Como Pizzi pouco pressionava e Rafa já em quebra, e o PSV a precisar de marca, Schmith manda o seu meio campo subir, pede ao extremo esquerdo que faça diagonal interior e ao extremo direito para continuar o que estava a fazer antes, isto para ver se Gotze se libertava, mas não, Weigl e João Mário continuavam a mandar no meio campo, o Benfica mesmo sem ter bola, não dava espaço ao PSV, até Schmith pede que Zahavi comece a ir na pressão ao medio da bola, o Benfica passava a ter sobre os seus 2 médios, a dupla de medios defensivos mais o Gotze e ainda Zahavi a fazer pressão ao médio da bola....o Benfica passou a ter 2 medios contra 4adversários, JJ pede a Rafa para literalmente soltar o lateral e ajudar os médios, e ainda o Benfica conseguiu ter 2 ou 3 lances perigosos o problema foi que Pizzi tb tinha que fechar ao meio e não o fazia, logo sobrava para João Mario e Yaremchuk, mas como estamos a falar do PSV (escola Holandesa) existem sempre jogadores especiais neste jogo foi o Gagko em 3 remates faz um golo sempre com o mesmo movimento linha diagonal e remate na meia lua.

    5ª Pergunta Quem é o culpado deste golo
    Resposta, primeiro que tudo João Mário tem alguma culpa, tentar fazer um passe daqueles naquela zona é suicidio mas ainda assim o jogador ainda cavalgou alguns metros com bola, Diogo não podia ir na bola, porque tinha o lateral adversário a vir na linha tinha ficado fora do lance logo quando o João falha o passe...e Pizzi....onde estava o Pizzi? vinha a trote como se estivesse num desfile a olhar os colegas a irem atrás do prejuizo e ver o golo a aparecer.
    Logo este golo tem 3 culpados, 1º João Mário pelo Passe, o 2º é Otamendi que demorou algum tempo a saltar à bola porque já tinha o Weigl atrás de si, e 3º o grande Pizzi, teve tempo para fazer uma falta para tentar ajudar o diogo para que este pudesse depois acompanhar o o jogador do PSV, ele podia ter feito tudo mas....nada fez.

    ResponderEliminar

  10. Por isso digo e volto a dizer Grimaldo não é muito bom defensivamente, mas no suporte ao ataque a nivel nacional não existem muitos com a qualidade dele, aliás so me lembro de um, o Telles que já saiu.
    Weigl não sendo um tipico 6 tem feito jogos espetaculares ao lado de João Mário e ainda só se conhecem à umas semanas, o problema é que o pessoal olha muito para a estatistica, mas se formos a ver...Quantas vezes conseguiu o PSV passar para Gotze e Zahavi diretamente 2...1 para cada um, 1 delas foi o golo anulado, a outra o remate que resvala no braço do Lucas, de resto...mesmo em inferioridade numerica, o nosso meio campo não perdeu um lance diretamente para o meio campo adversário dentro da nossa zona.

    Só peço que JJ faça como o outro e veja a luz tb e tire o Pizzi da equipa, mais de 60% do nosso jogo emperra nos pés dele...tem boa finalização e um bom ultima passe, ok, mas a equipa trava em demasia com ele em campo, e foi isso que nos prejudicou bastante contra o PSV.
    Quem tiver olhos de gente, irá reparar facilmente que o Pizzi não esteve em campo contra o PSV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que falas são na maioria estratégias usadas para disfarçar os problemas de vários jogadores. As vezes que o Grimaldo foi papado não deram problemas porque foi um central de 20 anitos a fazer-lhe as dobras.

      Quanto ao Pizzi já o disse aqui várias vezes. Em certos jogos não pode jogar. Mas ofensivamente não foi por ele que não fizemos mais. Ganhamos a bola e temos 3 gatos pingados a tentar fazer alguma coisa no meio de 5 ou 6 adversários.

      Vai ver o link que coloco aí e vê a dificuldade do Benfica criar e principalmente sair em contra-ataque neste sistema. Aqueles da frente e João Mario, que tem de sair da linha que faz com Weigl para se chegar a frente, são espremidos fisicamente.

      Como dizes este PSV é muito limitado a defender. Com o Benfica em 4-4-2 (mesmo jogando com um Gedson mais sobre a direita) trucidavamos esta equipa em contra-ataque. O problema é que não podemos jogar em 4-4-2 com estes laterais e com este trinco. Não os conseguimos suster.

      Eliminar
    2. Excelente análise (acho eu, que não percebo nada de futebol). Cria um blog sff

      Eliminar
    3. Oh pluribus Grimaldo tapa a linha de cruzamento e e obriga o jogador a ir a linha de fundo neste momento o jogador da sobra tem de ir na bola seja o Morato de 20 aninhos ou o Rafa com 27......e futebol e feita com dobras e apoios.

      Eu lembro-me de um jovem com 19 aninhos que partiu os rins a um tal moço de nome Maxi Pereira no entanto esse moço foi titular durante uns 7 anos no Benfica e dava fifias muitas vezes piores que o Grimaldo, uma delas o celebre golo de Kelvin em que ele tem oportunidade de meter o Liedson ao chão com falta (Não tinha amarelo sequer nesse jogo) e o golo não aconteceu, mas não levou um nó todo o tamanho o Benfica sofreu golo e perdeu esse jogo.

      Pluribus o jogo e feito de movimentos se existe um jogador que não se move para onde devia isso afeta toda a jogada, a exemplo disso ve o numeros de jogadas perigosas entre Weigl Grimaldo João Mário e Rafa bola sempre a rodar sempre rápida sempre pé para pé....no lado contrário lance semelhante assim que a bola vai para os pés de Pizzi para....ele tem de dar sempre mais um toque sempre mais um passo sempre mais uns 3..4 segundos com bola presa nos pés e com este timing tudo o que estava pensado para.....podes ver pelo numero de foras de jogo que tem sido tirados a ele e por passes feitos por ele.....Pizzi náo encaixa nesta estrutura, porque é lento, se calhar num esquema de 3-5-2 talvez encaixa-se ali atrás do ponta de lança, mas num 3-4-3 teres pizzi na frente e matares o ponta de lança, e visto os Km que o Yaremchuk fez a todo o campo para poder ter bola, quando tens 2 bons extremos e desnecessario o Ponta de lança andar a pressionar os laterais


      Volto a dizer o Benfica estava de rastos o nosso meio campo estava rebentado fisicamente, esteve sempre a levar à vez com 3 4 jogadores do PSV tu não te esqueças que o duplo pivot deles no 2º tempoo teve que subir para a equipa procurar o golo, logo aproximou o meio campo defensivo do Gotze que por sua fez fazia pressão sobre o nosso meio campo já em dupla com Zahavi que baixava para procurar os movimentos de ruptura dos extremos, ou seja tinhas sempre efetivamente 4 jogadores a rodarem os nossos 2 medios, so o Rafa conseguiu por vezes ajudar Weigl e João Mário porque Pizzi nem se metia lá, ora se tens uma equipa que está já algo limitada fisicamente pelo cansaço, juntas a isto a falta de apoios diretos é logico que os jogadores vão se encolhendo especialmente o Weigl que já tinha amarelo, ainda assim tirando ali os primeiros 15 minutos o Weigl fez o trabalho dele muito bem cortou bolas tapou Zahavi, tirou Gotze do jogo e ainda conseguiu fazer umas boas aberturas, agora como é lógico o cansaço tb o apanhou, ainda assim antes de sair consegue roubar uma bola faz investida para o ataque e só não deu em nada porque para alem de estar sozinho...estava esgotado já.

      Em 4-4-2 contra este PSV arriscavas-te a sair de saco cheio porque o Gotze e o Zahavi não são estaticos obrigavam a tiua defesa e meio campo estar em constante movimento e depois com os extremos que eles tem, ate podias lá ter o Siqueira bom ou até o Coentrão bom o Maxi Pereira e até o Semedo, que não iriam conseguir acabar o jogo sem dar 2 ou 3 fifias para estes extremos, porque estes extremos são muito peculiares são 2 matulões com uma velocidade maluca passada larguissima e um poder de choque doido, repara que nem o Ajax que jogo numa estrutura identica a do PSV aguentou e tem laterias bem superiores a qualquer um dos nossos...por isso a tática e a estratégia utilizado foi excelente, o que falhou ali foi fisicamente os jogadores estoirarem e Pizzi não estar a fazer o que devia.
      Eu defendo que Gedson contra equipas como este PSV, ou até o Everton sobre o lado direito dão bem mais ao jogo do Benfica do que Pizzi, porque Pizzi so tens duas coisas excepcionais, qualidade do ultimo passe e finalização.....em tudo o resto ele é uma nodoa que faz o Jankauskas parecer um Marco Van Basten

      Eliminar
    4. Primeiro o Weigl não levou nenhum amarelo neste jogo portanto nesse aspeto não estava limitado.

      O Pizzi SÓ tem ultimo passe e finalização. Isso em números são 92 golos marcados e 93 assistências. Mais do que muitos gigantes da nossa história. E com isto não estou a dizer que ele devia jogar num jogo destes. Para mim não devia. Mas não percebo esta ansia de andar sempre a falar do Pizzi, como antes era o André Almeida, o Gabriel ou o Taarabt. E quando o Pizzi não estiver vai ser outro qualquer.

      Quanto a estrategia, com o que temos, foi bem delineada. Se não temos laterais e insistimos em jogar com um trinco que tem 0 de agressividade então mais vale aproveitar termos grandes centrais. Agora o Weigl estava cansado porquê? Fez a pré-época completa sem lesões, tem sido poupado no campeonato. Até o Meite com o jogo de hoje deve ter mais minutos que ele. Neste sistema joga ali de cadeirinha. Agora o Pizzi e o Rafa têm que tapar os laterais, ajudar no meio, aparecer perto do avançado. Têm de estar em todo o lado? Qualquer dia jogamos sem avançados.

      Eliminar
    5. Pluribus a pré época e os jogos imediatamente a seguir é a pior altura para o cansaço, fala com qualquer jogador ou atleta de alta competição que eles te explicam isso, tem a ver com os indices de massa perdidos durante as férias, as tensões musculares e a oxigenação.
      Não será por acaso que todos os anos na mesma altura todos os atletas tem de fazer check ups gerais...
      Quando juntas o normal cansaço de uma pré época, a viagens longas, mudanças atmosféricas (Joga em Moreira com calor ao fim de tarde 40 minutos com menos 1 jogador, passado 3 dias na luz já de "noite" com temperatura amena um jogo decisivo frente ao Spartak, passado 3 dias novamente temperatura altissima ao fim da tarde contra o Arouca) tudo isto em 20 dias, seis jogos de caracter decisivo ou pelo menos parcialmente é muito minuto nas pernas.

      Se não percebes o que são dobras ou movimentos programados da equipa ou habitos de jogadores....e dificil te "ensinar".
      Mas ainda assim vou te tentar ajudar a perceber..

      Os laterais do Benfica não podem sair ao corte à queima, e cortar só mesmo quando a a perfeita certeza que sacam a bola porque senão, a ordem é fechar angulo de cruzamento e permitir a distancia para o central ou extremo encurtar para que seja feita a superioridade....evitar a falta a todo o custo...
      No meio campo a mesma coisa...
      As faltas no meio campo defensivo a menos de 40 metros da baliza tem sido uma coisa que JJ tem tentado evitar que aconteçam porque a nossa baliza parece tem iman para a bola nessas situações.

      Eliminar
    6. Comportamento dos Extremos, quando um dos extremos está na linha o outro vai para zona do 2º avançado e o lateral desse lado coloca-se no enfiamento da grande área ligeiramente por dentro para as 2ªs bolas.
      Quando a bola segue em condução pelo centro os extremos fecham ambos a meio dando a largura aos laterais que passam ambos nas costas..

      O Rafa e Pizzi tem de vir um deles sempre a meio receber porque o Benfica joga sem 2º avançado ou medio de ataque alguem tem de ligar com o Ponta de Lança isso cabe a um dos extremos...

      No Psv por exemplo baixa o Avançado centro para receber no meio campo para que o Medio ofensivo e os extremos vão na profundidade.





      "O Pizzi SÓ tem ultimo passe e finalização. Isso em números são 92 golos marcados e 93 assistências. Mais do que muitos gigantes da nossa história. E com isto não estou a dizer que ele devia jogar num jogo destes. Para mim não devia. Mas não percebo esta ansia de andar sempre a falar do Pizzi, como antes era o André Almeida, o Gabriel ou o Taarabt. E quando o Pizzi não estiver vai ser outro qualquer."


      Já te disse que até gostava muito do Pizzi mas nas ultimas 2 épocas ele tem sido mais parte do problema do que da resolução.
      A ansia de andar a falar do Pizzi é a mesma que tu tens em falar do Weigl e do Grimaldo desde que o Coluna tb começou, a unica diferença é que aos poucos o pessoal que vos ia dando razão começam a perceber que os jogadores não são perfeitos mas que aos poucos tem vindo a melhorar imenso, enquanto que o Pizzi começou a vida no Benfica a mal...melhorou bastante, mas agora está uma lástima...e com a chegada do Radonjcik duvido que Pizzi continue dono e senhor do lugar.
      Aqui está a diferença....eu assumo que o Pizzi tem coisas positivas, mas que já há muito tempo tem estado pessimo, já tu assumes que o Grimaldo e o Weigl fazem sempre tudo mal e não melhoram e o que é certo é que em 2 jogos ambos marcaram golos e foram dos melhores em campo, e o Pzzi em ambos os jogos sai com ula lista de erros cometidos ao longo dos jogos digna de ser escrutinados ponto por ponto tal como voces fazem com o Grimaldo e o Weigl...


      Eu não tenho que dfender jogadores alguns, mas porra como benfiquista custa toda a santa semana ai o Weigldeu 2 passos e só pode dar 1, ai o Grimaldo escorregou e caiu nem andar sabe....e enquanto isto o Pizzi falha 10 ou 15 passes em 55 e coloca a equipa em cheque 2 ou 3 vezes...mas os culpados é o Grimaldo e o Weigl que não perdem quase vez nenhuma a bola em zona defensiva e raramente falham passes... Porra lá para a paciencia


      Eliminar
  11. Salvar a época vendendo os 2 e arranjando jogadores a sério para os seus lugares. Nem precisam de ser foras de série. Apenas jogadores regulares.

    ResponderEliminar
  12. PluribusUnum7 tu e o Coluna são os unicos que vejo a falar do pesadelo que existe no Clube desde Janeiro de 2020. Mas PluribusUnum7 não vale a pena pois pelos alguns comentarios aqui a maioria acha que a culpa é de outros.
    A menina Alemã desde que está no clube já bateu record´s e record´s. Já derrubou Presidentes, já despediu treinadores, já conseguio pela 1ª vez em 10 anos não participar na Champions (vamos ver na 3ª se não bate outro record de 2 anos seguidos sem Champions que só aaconteceu de 2008 a 2010), já conseguio um 3º lugar que desde 2009 não acontecia, já bateu um record do clube de perder 2 finais de taça seguidas. E continua.
    Uma vez disse que podiamos contratar o M´bapé, Neymar, Messi e Cristiano para a frente que estando a menina alemã na equipa não ganhariamos nada, nada mesmo. é isto que temos.
    Por isso podem vir outros Presidentes, despedir o JJ contratar o Guardiola fazer o que quizerem que com a menina alemã vão todos algum tempo depois ser considerados umas valentes merdas.
    Basta ver o que não me lembro ter acontecido alguma vez. Mudar um sistema de jogo apenas para protejer um jogador da propria equipa. Enfim outro record da menina alemã.
    Deus nos proteja como aconteceu na quarta-feira.

    P.S - O grimaldinho é outro acontece há 5 anos como disseste e vê desde 2017 é titular absoluto (até lá ainda divida a titularidade com o Eliseu). Eramos tetra campeões. A partir daí conquistamos 1 titulo e não vale a pena falar mais nada. quando o seu suplente é vendido para o Arsenal...

    ResponderEliminar
  13. começo por dizer que não acho que weigl tenha feito um bom jogo sobretudo porque teve duas ou tres perdas de bolas, que nem são seu habito, que resultaram em contra ataques mesmo que desses não tenha saído nada de perigo.
    mas desta vez o goalpoint, a biblia que pelos vistos esta sempre a servir de justificação para a opinião desta vez nem a mencionaram pelos vistos só aparece quando interessa quando não interessa nem menciona, será porque disse que ele tinha sido dos melhores em campo.

    mas querem jogador que emperre mais o contra ataque da equipa do que o pizzi que recebe e vira sempre, mas sempre para trás, impressionante como conseguem ver uns e os outros não posts sobre o pizzi zero.
    mas querem jogador pior que o taarabt para rebentar fisicamente com uma equipa com ele os jogadores andam sempre no vai e vem parece uma montanha russa ele entrou jogou menos de dez minutos perdas de bola duas delas como consequência dois amarelos para quem teve que ir resolver os problemas dele, quantos post sobre taarabt, zero.

    eu também não gosto de jogadores que se encolhem mas naquele lance ele não se ter encolhido não fazia diferença nenhuma, já agora se o morato se tem encolhido o oddysseas tinha uma grande probabilidade de ter defendido.
    mas num lance em que existem erros de vários jogadores, incluindo o weigl, o único culpado é ele extraordinário, já o tão adorado que o contratou nem um post merece já quem o continua a meter em campo nem um post merece, também deve ser ele o culpado de se contratar e de se seleccionar para ser titular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teve boa nota porque é um médio que marcou um golo. Agora no golo sofrido ele tem de fazer a dobra ao Otamendi e impedir o remate. Isto está sempre a acontecer. É recorrente. Por isso é que falo nele. Naquele golo ele não foi o maior culpado mas esteve ligado novamente a um golo sofrido.

      Se calhar não falo no Pizzi porque tem mais golos e assistências que um Gaitan, um JVP, um Salvio e até um Simão. É melhor do que estes jogadores que eu mencionei? Para mim também não é. Mas a proponderância que tem no Benfica é inegável. É um jogador por quem vale a pena tentar equilibrar uma equipa se jogar numa ala ou na frente. Se jogar a 8 para mim também não dá. E mesmo numa ala em jogos mais complicados também não dá.

      Se calhar também não falo no Taarabt porque não é um titular indiscutivel. Porque vejo nele qualidades que nos podem ser uteis em alguns jogos. Mas para mim também não pode ser o 8 da nossa equipa.

      Quanto a Rui Costa e a JJ é implicito. O Weigl não se auto contratou nem é ele que faz a equipa. E não preciso de dizer grande coisa sobre eles. Quando o Benfica não ganhar eles saltam. O futebol é assim.

      Eliminar
    2. um gajo que joga pessimamente, como dizes, só por que marca um golo tem nota positiva.
      acreditas mesmo nisso isso de facto explica muita coisa, mas o que estava aqui é mesmo a tua falta de coerência quando interessa usas como se fosse a bíblia e é a prova provada, quando não tem sempre desculpa.

      sobre o pizzi tem preponderância ou tinha, e por ter vai continuar a ser eternamente a ser titular.
      mais golos e assistências que simão, ou jvp duvido muito, golos não tem de certeza.

      mas até percebo o argumento sobre ele mas sobre o taarabt não é titular indiscutível, agora, foi desde que o weigl chegou sempre o décimo jogador mais utilizados nas duas épocas se isso não é ser titular indiscutível não sei o que será.
      não pode se o oito da equipa mas é o oito que mais joga, o weigl não pode ser o trinco da equipa mas é o que joga.

      e sobre o presidente, este ou qualquer outro, e o treinador este ou qualquer outro não não é implícito que acha que é um enorme erro, como diz que é, o weigl então chame os bois pelos nomes.

      já agora aos 76 minutos o autor do golo desde fez exactamente a mesma jogada e rematou do mesmo sitio, claramente novamente culpa do weigl que em vez de estar a fazer o seu trabalho estava com o rabo sentado no banco.
      se calhar dois jogadores até com características muito diferentes fazerem a mesma coisa se calhar o problema não esta nos jogadores mas em quem os manda fazer aquilo.
      mas sobre esses nem uma palavra.

      Eliminar
    3. Só estou a dizer porque acho que ele teve essa nota mais elevada. Eu quando achei que ele tinha feito um jogo deprimente com o Spartak só fui confirmar se o que eu vi do jogo era o que essas plataformas de estatisticas tinham captado. Até revi o jogo. Em relação a esses sites cada um tem os seus parametros a que dão maior ou menor importância. Mas ele normalmente não aparece no top em nenhum deles. Mesmo sendo um jogador que tem uma percentagem de acerto no passe acima da média.

      Em 19/20 o Taarabt apenas foi a primeira opção curiosamente na melhor fase da época em que fez dupla com Gabriel. De resto jogou sempre por lesão de outros. Até à chegada de Weigl não era um problema. Já na época passada ia dividindo o lugar com Pizzi.

      Mas eu até fiz ai um apanhado engraçado do Taarabt a jogar ao lado de Weigl e com outros (http://pluribusunum7.blogspot.com/2021/01/o-reu-taarabt.html). E fiz porque um jornalista quis demonstrar que o problema do Benfica era do Taarabt. E falou da percentagem de vitórias do Benfica com ele mas não falou de Weigl com quem tinhamos uma percentagem bem menor. E agora que Taarabt pouco joga e que Gabriel foi afastado só sobra o Pizzi. E quando o Pizzi não jogar será o João Mário ou outro qualquer. Se estes cepos todos se desenrrascavam uns com os outros qual é a explicação lógica para não se safarem com um suposto super jogador ao lado?

      Segundo o transfermarkt o Pizzi tem mais do que o Simão. Do que o JVP só o digo porque foi falado na época anterior na comunicação social.

      Isso dos 76 minutos não estou a perceber ao que te referes.

      Eliminar
    4. pouco me importa se é opção por lesão de outros ou por opção do treinador o que interessa é o numero de vezes que é titular e o numero de minutos que faz isso é o que o torna titular, e foi.

      mas se acha que ele jogou só nas lesões dos outros então também foi assim no inicio de 19/20 só jogou a partir da lesão do gabriel e samaris e depois não foi por lesão mas porque o lage encostou o florentino.
      para si o taarabt nunca foi nem é problema, mas taarabt foi sempre um problema muito antes do weigl e que não tem nada a ver com weigl, mais uma vez isto não é este ou aquele jogador versus o outro é ver os defeitos deles independentemente de outros serem piores ou não.

      a impressa pode dizer o que quiser mas diz mal antes deste século os jornais pouco ligavam a quem fazia as assistências na maioria dos casos é omissa sobre o assunto por isso não existem dados reais, muito menos fidedignos, sobre as assistências antes disso logo os números do jvp, os que existem, não são os reais.
      mesmo os do simão pelo menos nas primeiras épocas dele duvido que estejam completamente certos, pelas mesmas razões apontadas, alias nesse site existe uma época que o simão tem uma assistência apenas.

      não sabes então vai lá rever o jogo e ver que ele fez a mesma jogada a equipa cometeu o mesmo erro, inclusive o trinco, só que o trinco não era o weigl.
      pelos vistos só vez os erros do weigl.

      Eliminar
  14. Nos jogos mais intensos é impossível coexistirem no mesmo onze, o Pizi com J.Mário.

    ResponderEliminar
  15. Quando precisas de um central para compensar um lateral, tens de mudar de sistema tactico para disfarçar a mediocridade do médio defensivo, rebentas com os jogadores em 2 meses, só tens um jogador que acelera o jogo, e os extremos são o que são (este Everton tem um grande padrinho), acontecem estas exibições.

    salvou-se o resultado, que permite tentar organizar um autocarro que no contra-ataque exponha os problemas de desorganização defensiva do PSV.

    Viva o Benfica.

    PS_ o que se passou nos últimos 6 anos no nosso Clube merece uma investigação sem medos e sem tabus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Quando precisas de um central para compensar um lateral, tens de mudar de sistema tactico para disfarçar a mediocridade do médio defensivo, rebentas com os jogadores em 2 meses, só tens um jogador que acelera o jogo, e os extremos são o que são (este Everton tem um grande padrinho), acontecem estas exibições."

      What?!?!?!?!?

      Chakra jogaste à bola no recreio da escola, ok....mas futebol, jogaste?

      A dobra do Central ao lateral é um dos principios básicos do futebol moderno, as equipas no futebol moderno apoiam-se nos laterais para fazer fluir ataque, ganhar superioridade no meio campo etc., isto obriga a que na defesa haja uma atenção extra as costas do lateral quando este sobe, num esquema em 4-4-2 quando o lateral sobe o central desse lado adopta uma postura de proteção ao bloco apoios virados sempre para o sentido da bola e descair ligeiramente para lateral para a compesação, o tricno nesta situação baixa para a zona central ocupando o lugar de um 3 central fazendo a dobra ao central que sai para dobrar o lateral.
      Num esquema com 3 defesas em que os laterais são praticamente médios(adoptando ao longo do jogo uma postura mais ofensiva ou mais defensiva) o Central do lado do lateral que sobe não altera a sua posição mas fica em alerta, porque o que as estruturas de 3 defesas tem de bom é que podes abrir e fechar a defesa que continuas sempre com superioridade posicional, alem de que o duplo Pivot do Benfica faz o preenchimento do espaço vazio entre centrais sempre com uma postura pressão ao portador e não de agressividade no corte, com a pressão ao portador o portador da bola é "empurrado" para a zona do pior pé e onde está em desvantagem quer posicional quer numérica sendo depois mais fácil roubar a bola por um passe errado por uma bola fora ou porque simplesmente um jogador roubou-lhe a bola sem ele se aperceber, e foi isso que Morato RAfa e Grimaldo fizeram sobre a Ala esquerda, o Mandueke nunca teve vantagem alguma perante Grimaldo porque este tapava-lhe a zona principal de passe ou cruzamento com Morato a tapar mais dentro o mais fora consoante a zona e Rafa a vir detrás a tapar o lateral adversário deixava constatemente o Mandueke isolado da equipa, por isso foi normal ver este a passar a Gotze que por sua vez ou perdia a bola logo ou era obrigado a meter a bola para trás e a começarem o ataque de novo.

      Mas a sério criticar o Grimaldo por ser mau defesa....e nunca criticaram o Maxi Pereira pelo mesmo....+e algo que merece ser alvo de estudo, de longe o pior defesa direito desde a época em que tinhamos Alcides a fazer de defesa direito e de central não sabia fazer uma dobra não sabia fechar entre os centrais e não sabia fazer um alivio para fora, para ele era tudo a base do empurrão da rasteira e da raça a cerrar dentes, criticar o Grimaldo por uma coisa que e normal do futebol que é o evitar ir na queima a um jogador muito hábil tecnicamente e esperar pelo apoio.....é algo que devia ser estudado LOL

      Eliminar
    2. Pedro,
      convém saber interpretar o que se lê antes de disparar argumentos que não tem nada a ver com o que foi escrito.

      Sem acrimónia, não vou debater isto com quem só quer desconversar.

      Viva o Benfica.

      Eliminar
    3. Eu interpretei bem...criticas o fato de se usar um 3-4-3 para disfarçar as lacunas de Weigl e Grimaldo, mas em qualquer tática tens de criar formas de aumentar a rentabilidade dos jogadores e diminuir situações em que possam ser exploradas as dificuldades destes.

      Por Exemplo:

      A primeira tática de Jesus quando entra no Benfica, era criada em cima da qualidade de Aimar com bola e na necessidade de disfarçar as lacunas deste a defender e ao mesmo tempo permitir que o mesmo não se desgaste em multiplas tarefas, jogavas nessa época com um duplo pivot disfarçado, com Ramires a assumir a posição de 8 sobre a direita, fazendo a derivação para o centro quando em momento defensivo e para direita quando em momento ofensivo, Quando a equipa estava em ataque posicional Saviola descaia sobre o flanco direito permitia que Ramires surgisse mais a meio e ao mesmo tempo ficava de frente para Maxi Pereira, movimento que originou muitos golos de Oscar Cardozo, o movimento de envolvencia de Saviola com Maxi, permitia que Aimar ficasse praticamente só no centro, Ramires quando via esses movimentos era usual ir para cima do central fazendo arrastamento deixando o espaço nas costas onde saviola circulava depois para ou rematar ou meter a bola em Aimar ou centrar mesmo para Cardozo.


      Agora Weigl como estou farto de dizer é Medio defensivo sim mas não é posicional, ou seja, não é um trinco, é sim o jogador ideal para um esquema de 2 medios como o Benfica tem agora (sim com o 3-4-3 ou 3-5-2) ou num esquema de 3 médios onde ele como foi o jogo contra o PSV desta semana.

      Achas que estou a desconversar, eu continuo a dizer querem arranjar um burro para bater e andam nisto a duas epocas, bater no Weigl e no Grimaldo....eu vou a dizer nunca vos vi fazer isto com o Maxi depois da casa que deu no jogo do Kelvin...sim aquele golo nasce de um erro tremendo dele igual a muitos que ele fazia.

      Eliminar