quarta-feira, 11 de março de 2020

Como se queimam treinadores e se promovem outros

No final dos jogos de Sábado quando se falava do empate do Benfica em Setúbal falava-se de Bruno Lage. Quando se falava do empate do Porto em casa com o Rio Ave falava-se da arbitragem. Não podia existir exemplo mais perfeito do que é a comunicação social portuguesa.

É isto que os Benfiquistas não percebem. Todos os treinadores do Benfica são atacados pela comunicação social. Desde o dia 1 começam a ser queimados lentamente. Já os dos adversários só têm méritos. Quando o Benfica liderava com 7 pontos de avanço não era pelo trabalho de Bruno Lage ou pela incompetência de Sérgio Conceição. Diziam que era a falta de competitividade da Liga.

O que fazem hoje a Lage não é fruto deste último mês. Já vem desde a época passada, após as eliminações da Taça e Liga Europa, onde começaram logo a desgastar a sua imagem. Alguém falou do fora-de-jogo em Frankfurt que nos retirou mais uma meia-final europeia? Não. A culpa foi do Lage. Alguém falou do livre inventado por Luis Godinho na meia-final da Taça de Portugal que deu o golo ao Sporting na Luz ou nos cartões que Hugo Miguel não mostrou em Alvalade? Não. A culpa foi do Lage. Continuou já esta época com a Liga dos Campeões. Alguém valorizou os adversários que passaram e que estão ambos em vantagem nos oitavos de final? Não. A culpa foi do Lage.

É por isso que hoje, após o primeiro momento dificil como treinador do Benfica, já se pede a sua demissão. Porque Bruno Lage nunca foi valorizado na comunicação social. Pouco ou nada se valorizou a segunda volta da época passada e os 103 golos. Depois das 16 vitórias na primeira volta desta época só se falou do periodo com más exibições e da falta de competitividade da Liga. Ninguém se lembra do que fez nos meses anteriores nem ninguém tenta explicar as razões desta quebra.

Já Conceição com 7 pontos de avanço na época passada perdeu o campeonato para Bruno Lage e com isso o acesso directo a Liga dos Campeões. Perdeu as Taças para o pior Sporting dos últimos anos e foi goleado pelo segundo ano consecutivo no Dragão contra o Liverpool.

Viu a sua equipa reforçada para esta época em mais de 60 milhões. Tudo jogadores feitos e muitos deles já sem qualquer retorno financeiro em vista (Marquesin, Uribe, Marcano ou Zé Luis). Foi eliminado em casa pelo Krasnodar (esteve mesmo a um pequeno passo de ser goleado) obrigando a mais um adiantamento de 100 milhões de um contrato para poder manter os jogadores até ao final da época. Perdeu novamente na Taça da Liga contra o Braga e na Liga Europa foi borda fora sem sequer dar luta.

No campeonato está onde está porque nos jogos contra Guimarães, Portimonense, Maritimo, Moreirense ou Benfica foram escandalosamente beneficiados  (e outros houveram menos evidentes). O futebol da sua equipa é deprimente. No Sábado a poder acabar com o campeonato, com o adversário desfalcado na semana anterior por Jorge Sousa, mais uma vez não aguentou a pressão e perdeu pontos. Durante o jogo tiveram apenas 1 grande oportunidade para além do golo enquanto o Rio Ave podia ter vencido o jogo na parte final. Fizeram apenas 7 remates em 100 minutos.


Mas ninguém fala de Sérgio Conceição. Vão chegar ao final da época a ter de fazer 100 milhões de euros em mais valias devido a sua incompetência. Não têm ninguém para vender por um valor substancial porque a equipa está envelhecida. Praticamente não deu minutos a nenhum miudo que venceu a Youth League no ano anterior e aquele futebol de anos 90 não deixa ninguém se mostrar. O melhor marcador no campeonato é o defesa-esquerdo com 8 golos (marca os penalties) e isso diz muito do futebol desta equipa.

Para além disso agride e cospe em treinadores adversários, não cumprimenta ninguém nas derrotas, manda medalhas para a bancada e insulta árbitros e fiscais obrigando a toda a máquina de limpeza montada pelo Porto a horas extras para limpar toda a porcaria que também faz fora de campo.

Isto é só para demonstrar a diferença de tratamento da comunicação social em relação ao Benfica e como eles promovem as divisões entre nós. Deixem Bruno Lage em paz. Já nos deu muito. Não é a pedir agora a sua demissão que vamos ganhar alguma coisa com isso. Vamos focar-nos TODOS em tentar vencer este campeonato e a Taça. Ainda é possível chegar a Maio a festejar a dobradinha.

3 comentários:

  1. Porra, ele que dê um murro na mesa. Somos papados quase em todos os jogos, e que transmite ele? Jogámos bem, bla, bla,bla. Em vez desse discurso bacoco, que fale desses erros grosseiros da arbitragem. É um discurso pobre, não cativa, não incentiva ninguem, é para adormecer meninos.
    Não deixo de concordar obviamente com o essencial da gritante diferença no tratamento que a CS aplica aos nossos treinadores/jogadores relativamente a Contumil e afins.
    Vamos acreditar, mas a jogar e falar assim, dificilmente o desejo de todos nós benfiquistas se concretizará.

    ResponderEliminar
  2. Bom texto. Cabecinha pensadora….

    ResponderEliminar
  3. 1 - Razão quando comparas o tratamento discriminatório da comunicação social.
    2 - Bruno Lage, por feitio próprio ou por indicações superiores, não critica arbitragens, não discorda de jornalistas, não critica as sacanagens do sistema, enfim, por ele ou com instruções, é um manso!
    3 - Em qualquer desporto de equipa, o treinador, se quer ser respeitado e criar espírito de equipa, é o primeiro a dar o peito às balas seja contra ataques exteriores seja contra directores!
    Bruno Lage, pelos seus actos, mostra ser apenas uma correia de transmissão de quem está mais acima!
    4 - A estrutura não defende publicamente a equipa, seja pelos roubos arbitrais, seja pela dureza excessiva dos adversários, seja pelos ataques das estruturas federativas ou de clubes.

    Como tal, antes de se chegar ao Bruno Lage, há muita gente com rabos de palha que não blinda a equipa contra os ataques externos ao mesmo tempo que faz dele uma marioneta dos interesses financeiros.

    Acabam por ser todos farinha do mesmo saco e o Clube que se lixe!

    ResponderEliminar