quarta-feira, 15 de junho de 2016

O mesmo circo de sempre...

Começou um novo Europeu e nada mudou em relação a outros grandes eventos onde Portugal participou nos últimos anos. Cameras apontadas a Ronaldo, 22 rapazes atrás, alguns por influências externas, e confiança a rodos.

O problema é que quando é a doer e do outro lado estão 11 homens, que mesmo não sabendo o que fazer à bola, lutam por ela, a coisa complica-se. Mas vamos por partes.

Começando pela defesa é aterrador como é que a Islândia, tão fraca com a bola nos pés, conseguiu meter-nos a tremer sempre que chegava perto da nossa área. Vieirinha e Raphael Guerreiro podem ter bons pés e ser muito bons rapazes mas quando for com equipas a doer (se chegarmos a esse ponto) eles vão tremer como varas verdes. Bastou ver as expressões de ambos hoje e a postura em campo para perceber que não têm estofo.

Quanto aos centrais a idade não perdoa. E não posso deixar de dar uma palavrinha sobre Pepe. A par de Bruno Alves é um dos jogadores mais nojentos que eu já vi jogar. E Pepe nem sequer é português. Vê-lo a desferir patadas como hoje voltou a fazer com a nossa camisola custa muito.

No meio-campo está uma grande questão por decifrar. Num grupo onde os nossos adversários se vão todos fechar o que fazem Danilo, Moutinho, João Mário e André Gomes na mesma equipa? Se ainda percebo que João Mário jogue descaído na direita porque o fez esta época no Sporting, já André Gomes não consigo entender. Muito menos 1 em cada ala. É que mesmo João Mário no Sporting demonstrou dificuldades contra equipas se fechavam bem.

Na frente de ataque Ronaldo sempre a tentar decidir sozinho. Remates atrás de remates fora de área, show off com reviengas inconsequentes e correrias para cima de 2 e 3 adversários. Vê-lo tentar marcar livres de forma directa perto do meio-campo não só é sinal que o treinador não manda ali nada, como também é sinal que Ronaldo não tem noção que antes dele deve estar uma equipa e que tem de controlar a vontade de querer ser sempre ele a decidir.

E é este emaranhado de equívocos que eu tenho pena porque sinto que tínhamos jogadores para formar uma grande equipa. Podíamos ter 2 laterais de grande estofo fisico e mental (Eliseu e André Almeida). Temos 2 bons números 6. Temos um portento como Renato e jogadores mais cerebrais como Adrien, André Gomes e Moutinho para a posição 8 (nunca podiam ter ido os 3). Temos bons extremos como Quaresma, Nani e Pizzi, com João Mário para os jogos mais difíceis. Temos Rafa e Hugo Vieira (incrível como nem sequer foi visto como uma opção) que podiam ser os segundos avançados desta equipa a apoiar um goleador que marca mais de 50 golos por época. Somente em centrais não existem muitas soluções.

Agora basta esperar para ver o que acontece. Não me passa pela cabeça que não cheguemos aos oitavos. Mas sinceramente parece-me muito difícil ser campeão europeu ou sequer chegar lá perto sem que alguma coisa mude.

2 comentários:

  1. "Adrien" cerebral??

    Jomário 1 bom extremo?

    ResponderEliminar
  2. Carissímos procuro colecionadores de bilhetes do Glorioso. Procuro bilhetes dos anos 60 e 70 pago bem. Contacto 19FARMACIAFRANCO04@gmail.com
    Saudacoes Benfiquistas

    ResponderEliminar