quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A estratégia do Sporting

Durante 3 semanas ouvimos o presidente do Sporting dizer todo o tipo de coisas acerca do Benfica. Quase todos os dias tentou denegrir a nossa imagem chegando inclusive ao ponto de tentar manchar a imagem da maior lenda do futebol português. A questão é porque fez isso Bruno de Carvalho para além do seu lagartismo militante?

Bruno de Carvalho usou esta estratégia por 2 razões. A primeira foi percebida por todos e teve a ver com o condicionamento da arbitragem. A segunda já é mais difícil de entender e espero que no dia de hoje já a tenham percebido no Benfica pois já está em marcha a mesma estratégia para o jogo da Taça.

Bruno de Carvalho e o Sporting quiseram enervar a equipa do Benfica. Quiseram tirar discernimento ao treinador e aos seus jogadores. Quiseram que o Benfica entrasse em campo a ir para cima do deles. E isto porquê?

O Sporting tem como ponto forte o seu meio-campo. Quanto a mim melhor do que Benfica e Porto pois para além de William, Adrien e João Mário serem jogadores de qualidade têm várias dezenas de jogos juntos. No entanto o Sporting não tem desiquilibradores como tem o Benfica e o Porto, principalmente após a saída de Carrilo da equipa. Quando os seus adversários se fecham tem muitas dificuldades em criar situações de golo. Para além disso tem uma defesa medonha que a qualquer momento podem dar golos ao adversário.

O que o Benfica devia ter feito no Domingo era jogar tranquilamente sem arriscar tanto nas saídas para o ataque e no ataque posicional. Esperar pelos momentos certos para desferir os golpes no adversário. Mas o que vimos foi exactamente o contrário. Vimos por exemplo André Almeida à entrada da área tentar uma saída rápida para o contra-ataque arriscando um passe para a zona central que resultou numa recuperação de bola e no primeiro golo do Sporting. Vimos por exemplo no terceiro golo os dois laterais e os dois médios subidos e ser feito um passe arriscado da linha para a zona central. Nova recuperação de bola, os dois centrais do Benfica sozinhos e novo golo. É este tipo de erros que não podemos voltar a cometer. É preciso ter cabeça fria porque como se viu, para além dos golos oferecidos, o Sporting não foi capaz de criar perigo para o Benfica. E por outro lado vimos por exemplo as debilidades da sua defesa patentes no lance de Jimenez ou até de Gaitan numa das penalidades por assinalar.

Que na Luz percebam que foi o ódio e as emoções que nos levaram à derrota e que percebam de uma vez por todas como se deve jogar contra este Sporting. Os russos sabem-no muito bem. Aliás basta ver os videos desses jogos para saber o que fazer. O CSKA em desvantagem na eliminatória da Liga dos Campeões, num jogo que valia mais de 12 milhões de euros, não arriscou um milímetro a jogar em casa. Mesmo depois de sofrer o golo. Bastou-lhe jogar com segurança esperando pelos erros do Sporting que acontecem sempre com frequência.

1 comentário:

  1. Concordo a 100%. Fomos nós que perdemos o jogo e não SCP que ganhou. A estratégia do JJ só resultou porque lhes oferecemos os golos, caso contrario seriam raras as ocasiões de golo.

    ResponderEliminar