sábado, 26 de outubro de 2013

Portista que se comporta como um benfiquista.

Hoje decidi fazer um pequeno exercício. Coloquei-me no lugar de um adepto portista que adoptou os comportamentos de um benfiquista da actualidade. Vejam só o que me saiu.



Como é que é possível termos gasto 9 milhões por Reyes para a posição onde estamos melhor servidos no plantel? Ainda por cima um central franzino e sem presença nenhuma na defesa.

Como é que continuamos sem alternativa a Alex Sandro para o lado esquerdo da defesa?

Onde é que anda o Ismaylov? Como é que trocamos este tipo por Miguel Lopes que era uma boa alternativa ao lado direito da defesa e que ainda por cima era português?

Como é que fomos gastar 8 milhões por Herrera que é um jogador banal e que ainda por cima, pelo que se viu no ultimo jogo, não tem cabeça nenhuma? Para além disso um jogador sem experiência para vir substituir João Moutinho que foi talvez o jogador mais importante que tivemos nos últimos anos. E como é que Paulo Fonseca o coloca a jogar no jogo mais importante da fase de grupos da Liga dos Campeões quando tem Defour já com muito mais experiência e completamente adaptado ao clube?

Como é que gastamos mais de 50 milhões só na defesa (Danilo - 18, Alex Sandro - 13, Mangala - 7, Reyes - 9, Otamendi - 4) e temos como extremos no plantel Varela, Licá, Izmaylov e Josué que tem jogado nessa posição várias vezes?

Porque é que jogadores como Fernando ou Jackson afirmaram na pré-época que queriam sair do clube? E porque é que mesmo Atsu forçou tanto a saída?

Como é que não renovamos com Fernando, um dos melhores jogadores e activos do clube ao ponto de ele poder assinar por outro clube a partir de Janeiro?

Porque é que existe uma demora tão grande em renovar contrato com Jackson Martinez depois de os dirigentes terem dito que estaria para breve? Vão deixar acontecer o mesmo que está a acontecer com Fernando?

Porque é que continuamos a fazer compras como as de Carlos Eduardo, Ricardo, Tiago Rodrigues ou Ghilas (Bem caro. Pelo que se sabe foram mais de 3 milhões) e não apostamos nos jogadores da formação?

Porque é que abdicamos de Rolando, um internacional português que era chamado regularmente à selecção e que era dos melhores activos do clube para gastarmos milhões atrás de milhões em defesas centrais?

Temos Fernando praticamente de saída e um Lucho a quem os anos começam a pesar. Se já nem temos qualquer jogador para substituir Moutinho neste plantel como é que vamos substituir estes 2 jogadores num futuro proximo?

Como é que é possível pelo segundo ano consecutivo não inscrevermos 25 jogadores na champions por falta de portugueses e jogadores formados no clube?

Como é que é possível até o Benfica ter utilizado pelo menos 5 jogadores portugueses da sua formação em jogos da champions nos últimos 3 anos e nós no máximo utilizamos o Castro?

Como é que é possível à 2 épocas na compra de jogadores como Danilo, Alex Sandro, Mangala e Defour termos gasto à volta de 10 milhões só em comissões!?!?

Porque é que demos 10% do passe de Mangala a uma empresa que ninguém conhece?? E Já tínhamos feito o mesmo com 10% do passe de João Moutinho?

Porque é que agora andamos a comprar jogadores a preços que antigamente era pela qual os vendíamos?

Como é que com a venda de Hulk (40? 60? milhões) que ainda entrou neste relatório de contas, de James e Moutinho (70 milhões) e com 20 milhões da champions, só conseguimos abater o passivo 3 milhões? E mesmo com os lucros de 20 milhões não conseguimos cobrir os prejuízos de 35 milhões do relatório anterior?

Como é que em tempo de crise os custos com pessoal em vez de diminuírem aumentaram bastante?

O que é que vai acontecer se na proxima época não fizermos mais de 30 milhões em vendas? Vamos ter prejuízo de 50 milhões ou mais? Como é que vai ficar a nossa situação nesse caso em relação ao fairplay financeiro promovido pela UEFA?

Porque é que têm sido tão insistentes os boatos e as noticias que dão conta de ordenados em atraso no futebol mas principalmente nas modalidades?

Porque é que as nossas contas não são auditadas, como fazem outros clubes no mundo e até em Portugal, dando sempre a ideia que são maquilhadas para não se perceber que não estão famosas?

Como é que investindo tantos milhões em jogadores nos últimos 3 anos não conseguimos fazer uma campanha europeia decente?

Como é que é possível nestes 3 anos termos um saldo de 8 vitórias, 3 empates e 9(!!!) derrotas nas competições europeias (média de 40% de vitórias) mesmo sendo cabeças de série em todos os sorteios da Liga dos Campeões dessas épocas?

Como é que se deixam andar os jogadores a falar todos os anos que querem vencer a champions quando nem sequer têm capacidades para fazer sonhar os adeptos?

Que sentido é que faz andarem jogadores a falar das derrotas europeias do Benfica na época passada antes do jogo mais importante desta fase de grupos como foi este contra o Zenit? Ainda por cima dando-lhes motivos para gozarem agora das nossas derrotas nos minutos finais.

Como é que tendo uma pré-época tão tranquila e com um inicio de campeonato tão fácil continuamos sem jogar nada e parece que estamos a piorar em vez de melhorar?

Sabendo-se que Vitor Pereira iria sair porque é que demoramos tanto a escolher um novo treinador deixando ir Leonardo Jardim para o Sporting? Será que é verdade os rumores de que estávamos à espera da situação de Jorge Jesus?

Como é que é possível andarmos a promover um espaço do museu nos jornais e o nosso presidente voltar a falar do jogo do titulo do ano passado apenas para atingir o Benfica quando estamos a 2 dias de um jogo importante contra o Sporting. Jogo em que podemos perder a liderança tendo em conta o futebol que temos apresentado e o facto de o Sporting estar motivado e apenas focado no campeonato.

Porque é que ninguém responde a estas questões e se refugiam sempre no discurso fácil e recorrente de gozo ao Benfica para fugir a este tipo de perguntas?



Não sei se tudo isto é familiar a quem tanto se indigna com a gestão dos nossos dirigentes. Se estando aqui tudo o que criticam no Benfica mas em maior quantidade e maior gravidade como é que são capazes de continuar a culpar primeiro dirigentes, treinador e jogadores do Benfica por não ganharmos a um clube que tem esta gestão desportiva?

Deixo aqui e aqui dois posts de um dos blogues que mais admiro na blogosfera benfiquista. Nesse espaço antes de Vieira, Jorge Jesus, Rui Costa, Luisão, Cardozo, Moniz ou Rui Gomes da Silva existe BENFICA. É isso que os adeptos têm de perceber. Em primeiro lugar deve estar sempre o SPORT LISBOA E BENFICA. Não é com ruido constante que jogadores e treinador vão ultrapassar a falta de confiança que apresentam. Não é a sentirem-se injustiçados pelos próprios adeptos que vão ultrapassar o maior trauma das suas carreiras futebolisticas.

10 comentários:

  1. Post brilhante. Dos melhores de sempre. Pra passar palavra, em tudo o que for lugar.

    Pedro B.

    ResponderEliminar
  2. A diferença é o passivo e as vitórias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a diferença é que o Porto tem uma estrutura alicerçada na corrupção! e por isso pode ter treinadores e jogadores fraquinhos e um plantel desequilibrado que os árbitros valem mais que isso!

      Eliminar
    2. Fraquinho, Fraquinho

      Eliminar
  3. "O que é que vai acontecer se na proxima época não fizermos mais de 30 milhões em vendas? Vamos ter prejuízo de 50 milhões ou mais? Como é que vai ficar a nossa situação nesse caso em relação ao fairplay financeiro promovido pela UEFA?"

    A pergunta que ilustra bem o que é o Porto vencedor que parece um queijo suiço e que alimenta muitas ratazanas.

    ResponderEliminar
  4. Um adepto como o portista não se preocupa com aquilo que escreves-te já está enraizado que o presidente acaba sempre por resolver os problemas,que a vitória surge sempre nem que seja com ajudas,o que interessa ao portista é ganhar seja como for.
    O que se passa no futebol português não irá mudar porque o futebol vive e convive com interesses que nunca poderão ser postos em causa .
    Para quando uma mudança?

    ResponderEliminar
  5. Brilhante !

    Exercício de retórica bem escolhido e com argumentos muito bem estruturados !

    Parabens

    ResponderEliminar
  6. Excelente Post.

    A verdade é que só se têm mantido à tona da água graças às arbitragens manhosas e ao comando das estruturas desportivas e da cs.

    Recordemos que, na época passada,no jogo decisivo no ladrão, o Benfica tinha o jogo completamente controlado qd sofre o 2º golo... não foi como na época do Valdo e do César Brito em que marcámos 2 golos de contra-ataque qd estivemos o restante jogo sob pressão... Jogámos a final da Liga Europa ao nível do Chelsea, uma das melhores equipas da Europa, tal como o Benfica.

    Nas últimas épocas o fócuporco tem vindo e decrescer a pouca qualidade futebolística que sempre tiveram...

    A Benfica TV têm-lhes tirado rendimentos, os controlos anti-doping têm apertado mais e o Benfica continua forte, impedindo-os de descansarem na liga da corrupção para se drogarem nas competições europeias... por isto é que têm tido tão maus resultados internacionais...

    ResponderEliminar
  7. Eles não protestam porque continuam a ganhar na liga da corrupção... se começarem a perder, a ficar para trás e perderem as próximas 3 ligas, vão dizer tudo isso e muito mais... até vão querer bater nos jogadores ou verilaitar o carro do treinador...

    ResponderEliminar
  8. A avaliar por esta época, será uma questão de tempo até os adeptos portistas começaram a questionar a gestão desportiva do clube. Futebol fraquinho, praticamente fora da liga dos campeões... Quando os resultados não aparecem a atitude muda logo...

    ResponderEliminar