quarta-feira, 13 de março de 2024

O ADN europeu

Após mais uma eliminação europeia do Porto de Conceição fui espreitar o rescaldo que estava a ser feito nos diferentes canais. E não foi com surpresa que assisti a uma autentica sessão de lavagem cerebral onde o Porto tem feito grandes feitos a nível europeu e o Conceição dado banhos tacticos por essa Europa fora. Chegaram ao cumulo de dizer que o Porto merecia ter passado esta eliminatória.

Como eu gosto mais de factos do que fantasias decidi trazer para aqui o grande Porto europeu do Conceição. Em 7 anos o melhor que conseguiu foram 2 quartos-de-final da Champions. Em termos de confrontos o melhor que conseguiu foi eliminar uma Juventus que terminou em 4º na Serie A. Nunca eliminou ou ganhou a uma equipa de topo. Foi goleado 3 vezes pelo Liverpool (0-5, 1-5, 1-4), goleado em casa pelo Clube de Brugge (0-4) e eliminado em casa numa pré-eliminatória da Liga dos Campeões pelo Krasnodar.

Hoje passaram 120 minutos no seu meio-campo a espera de um milagre. Teve mais coragem o Arouca contra o Porto do que o Porto contra o Arsenal. E foi este o grande banho tactico do Conceição. Ficamos hoje a saber que o Veríssimo aplicou duas lições a Ten Haag e Klopp quando fez o mesmo há 2 anos contra Ajax e Liverpool.

Derrota na Supertaça, eliminados na fase de grupos da Taça da Liga, eliminados nos oitavos da Champions e 3º lugar no campeonato a 6 pontos do segundo e 7 que podem ser 10 do primeiro. E ainda assim têm um treinador que não só não é contestado como é visto como um salvador. É este o poder da comunicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário