sexta-feira, 24 de abril de 2020

Propaganda

Nos últimos dias tivemos mais uns exemplos do que é a propaganda e como esta funciona.

Começou com Ana Gomes a dar a noticia em primeira mão que UM DOS juizes nomeados para o julgamento de Rui Pinto era adepto do Benfica. A partir daí foi um dominó infindável de todos os soldadinhos da máquina de propaganda.

Mas como se adivinham tempos dificeis e só isso não é suficiente, eis que mais uma vez aparece um artigo no NYT e novamente escrito pelo jornalista que já tinha escrito outros sobre o Benfica.

Parece que ninguém acha estranho que um jornal como o NYT, de um país onde o futebol está no fundo da cadeia alimentar desportiva, faça uma noticia, porque um juiz adepto de um clube português foi UM DOS juizes nomeados para um julgamento onde esse clube nem sequer está envolvido. Depois pegar nessa premissa e dizer que esse clube manda na justiça do país porque alguns dos elementos do Governo e Justiça são adeptos desse clube. Confuso??? Pois. Agora metam-se no lugar de um Norte Americano a ler aquele artigo em tempos de Covid-19.

Mas se alguém tenta descredibilizar o artigo leva logo com o grande argumento do "sem noção" porque se é do NYT é porque é credível. Então vamos lá ver quem são os seguidores de Tariq Panja no Twitter.

É preciso dizer alguma coisa? Só nesta imagem está o ladrão de emails (Rui Pinto), quem os divulgou no Porto Canal (Chico Marques e Balu Gordo), o companheiro de aliança Porto/Sporting (Bruno Carvalho), alguns dos jornalistas mais activos na divulgação dos emails (Carlos Rodrigues Lima e Sergio Pereira) e os soldadinhos da propaganda (pessoas como Ana Gomes, Miguel Guedes ou Tiago Silva e paginas anonimas rascas demais para algum jornalista seguir). Como extra até o Portimonense lá aparece. Existem coisas mesmo curiosas.

Mas sendo Tariq um tipo tão atento ao fenómeno da Justiça Portuguesa ficam aqui alguns tópicos para ele falar
Acho que o Tariq tem aqui muita matéria para falar realmente sobre a promiscuidade entre Justiça e Futebol em Portugal. Acho um bocado mediocre falar do controlo da justiça por parte de um clube porque algumas pessoas o dizem ou porque alguns dos elementos da Justiça ou do Governo são adeptos desse clube (como se não existissem de outros clubes). Se calhar uma coisa com mais fatos tinha mais credibilidade.

Agora falta perceber qual o objectivo deste esforço conjunto da rede de comunicação bem representada nos seguidores do Tariq. O primeiro é continuar a afectar a marca Benfica. O segundo é o de condicionar a justiça (já conseguido com o pedido de escusa do juiz do caso de Rui Pinto).

Mas o mais importante é desviar atenções do que vem aí nos próximos tempos para o Porto. Daqui a pouco tempo vão ter de fazer um pedido para adiar o reembolso de um empréstimo obrigacionista. E a precisarem de mais de 100 milhões em mais valias na venda de jogadores vão ter um mercado com os valores mais em baixa dos últimos largos anos para o conseguir. Com o estado das coisas no mundo dificilmente vão conseguir novos empréstimos ou adiantamento de receitas e daqui a não haver diheiro para salários vai um passo muito pequeno.

UPDATE:

Ao que parece Tariq Panja anda a tentar disfarçar seguindo contas ligadas ao Benfica. Fds. Que boneco.