sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Curiosidades

Ao fim de 6 jogos o Porto tem o mesmo número de penaltis a seu favor (5) que o número de adversários do Benfica que até agora levaram amarelos em 5 jogos.

É neste estado estado que está o futebol em Portugal. Vou dizê-lo aqui quantas vezes forem precisas. O apito dourado foi uma brincadeira de crianças comparado com o que acontece agora. São TODAS as semanas erros inacreditáveis que deixam de ser erros e passam a ser um crime quando existe VAR.

Hoje foi demais e nem nas televisões estão a conseguir disfarçar o roubo. E foi protagonizado por um artista que é apelidado de ferrari vermelho. Quando um árbitro que é associado ao Benfica faz isto imaginem o que não fazem os outros.

E para o Bessa lá vão Hugo Miguel e Vasco Santos tentar evitar que se cave um fosso de 8 pontos. Já não vão tanto a vontade mas mesmo assim vão fazê-lo.

Mas não é só na arbitragem que se nota o controle do Porto no futebol português. É em tudo. Na primeira vez que Varandas abriu a boca contra o Porto desde que está no Sporting, o conselho de disciplina abriu-lhe 2 processos.

Na segunda é entrar na máxima força para cavar mesmo este fosso de 8 pontos. Até porque não estamos num ano normal e a qualquer momento uma equipa pode ficar sem 4 ou 5 jogadores durante vários jogos por covid.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Quando votarem...

...lembrem-se que foi para este dia que nos últimos 4 anos Porto, Sporting, grupo cofina, grupo empresa, etc trabalharam. Foi por este dia que todos se uniram na campanha mais suja alguma vez vista contra uma instituição.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Intenção de voto

Luis Filipe Vieira.

É um voto tremido. Após o final da época passada não estava para ser. E estava muito dependente da preparação desta época e dos restantes candidatos. No final existiram mudanças que me agradaram, mas também existiu muito demérito (para ser simpático) da oposição.

De Bruno Costa Carvalho penso que nem vale a pena falar. Até porque pelos vistos já abandonou.

Rui Gomes da Silva. Foi das pessoas que mais admirei a defender o Benfica nos programas onde participava. Curiosamente, a seguir a Pedro Guerra, era dos mais odiados pelos Benfiquistas. Assim que começou a sua campanha miserável a mais de 2 anos de distância das eleições passou a ser o idolo das redes socias. E digo campanha miserável porque se focou inteiramente no desgaste de Luis Filipe Vieira e no ruido constante em torno do Benfica. E o mais triste é que RGS sabe os danos que isso causa porque já lá esteve.

João Noronha Lopes. Quando apareceu a sua candidatura e depois de ver o seu passado tanto em termos profissionais como em termos de Benfica, foi alguém que me gerou expectativas. Mas rapidamente deu para perceber que o registo ia ser o mesmo de RGS.

Foram demasiados os episódios que me desiludiram. Tal como RGS a utilização do espaço de defesa do Benfica através de comentadores como Vasco Mendonça e Pedro Adão e Silva para desgastar a imagem do atual presidente. A ida, no Benfica vs Sporting, para espaços interditos do estádio recolher assinaturas com o único propósito de ir chorar para a comunicação social minutos depois que tinham sido expulsos do local. A rábula dos campeões europeus que foram colocados na sua comissão de honra sem consentimento dos mesmos (é verdados que outras listas também o fizeram com outras pessoas). A entrevista amigável de Ricardo Araújo Pereira a Ana Gomes que é parte ativa do maior ataque alguma vez feito ao Benfica. Os podcasts onde JNL aparece a beber minis ou a barraca das bifanas grátis para sócio numa tentativa bacoca de se desmarcar da sua condição elitista. As criticas a Vieira de nao participar num debate quando o próprio não participou com os restantes candidatos, dando assim razão a Vieira quando afirmou que esse debate iria ser apenas usado para um ataque pessoal. Uma campanha sempre mais preocupada no ataque a atual direcção com as insinuações que se vêm todos os dias nas redes sociais e que saíram de uma cartilha vinda do inimigo.

E talvez o mais grave foi o post em baixo de Francisco Benitez, candidato a presidente da MAG pela lista em questão. Curiosamente algo tão grave nem teve eco na comunicação social.

Tudo somado não acredito que Noronha Lopes tenha "ganho" votantes com esta campanha. Os que tinha no inicio são aqueles que já tinha a partida quando começou a sua campanha. Eu próprio, que estava mais inclinado para uma mudança não o vou fazer. Pior. Até um voto que estava para ser em branco nestes últimos dias transformou-se em voto para LFV.

Bernardo Silva foi o prego final da campanha. E Jorge Jesus disse tudo sobre ele ontem. Ingrato. Pode perfeitamente não estar de acordo com politicas do clube e nao apoiar Vieira. Mas o que escreveu sobre ele, as acusações, insinuações, etc é mesmo de alguém sem caracter nenhum. Vieira é um dos principais responsaveis pelo que Bernardo Silva é hoje. Porque só o talento não chega. Foram as pessoas que acreditaram nele na formação, mais as condições que teve e até mesmo o clube onde continuou a carreira que o fizeram chegar onde está hoje. E se isso aconteceu foi graças a Vieira.

Depois ouvem-se as criticas a Jesus por falar como falou de um "simbolo" do Benfica. Mas simbolo de quê? Um rapaz que ainda estava na equipa B e já estava a mandar bocas ao treinador da equipa principal? Um rapaz que até deixou de ser sócio porque ficou chateado por não lhe darem garantias de um lugar sem antes lutar por ele? Que se fez novamente sócio em Julho para poder votar mas nem sabia que precisava de ser sócio um ano para o fazer? Mas agora por se andar nas redes sociais a dizer que se gosta muito do Benfica já dá estatuto de simbolo do clube?

Mas mais triste que isto é estes defensores acérrimos de Bernardo Silva serem os mesmos que destratam Rui Costa a cada oportunidade. Rui Costa que foi jogar para o Fafe para um dia poder voltar ao Benfica. Rui Costa que não saiu do Benfica para um clube melhor porque a proposta da Fiorentina era mais vantajosa para o clube. Rui Costa que ainda voltou para fazer dois bons anos como jogador e que é dirigente desde essa altura.

E como se não bastasse hoje andam todos de volta do jornal Record que decidiu ir buscar documentação roubada ao Benfica para dizer que o Benfica já pensava emprestar ou vender Bernardo Silva. E não só aceitam esta filha da putice do jornal como ainda a aproveitam? Mas não fujindo ao tema qual é que é o problema disso? O Benfica naquela altura precisava de dinheiro. E ou vendia mais 3/4 titulares e perdia a possibilidade de um Bi Campeonato ou mantinha a base que tinha e fazia algum dinheiro com o jovens. As decisões têm de ser tomadas e algumas vezes acerta-se e noutras não. Alguém chora hoje os 15 milhões de Cavaleiro, Helder Costa ou João Carvalho? E o que diziam dos 15 milhões nessa altura? Não eram milhões da treta? Outra critica é que o Benfica esconde as clausulas. Mas eu também percebo que o faça. A cada acto de gestão que é tomado está logo uma matilha de volta das canelas da direcção. Tudo, mas mesmo tudo, está mal para esta gente. O foco está diariamente no Benfica de forma negativa.

Quanto a Vieira o mandato que passou é obviamente negativo. É verdade que o Benfica foi alvo de um ataque a uma escala nunca vista. Viu a sua imagem ser desgastada e não quis sair do rumo do mandato que era a diminuição do passivo. Devia ter mudado logo o rumo. As vitórias no campo eram importantes nesta guerra. Vencendo o clube está mais unido. E estando mais unido mais ineficazes se tornariam os ataques.

Ainda assim mudou agora a estratégia. Foi buscar o treinador com o perfil que o Benfica precisava e finalmente chegaram jogadores competitivos para o Benfica. Principalmente para a defesa. É verdade que queria mais. Ainda mais jogadores e a saída de outros com quem não me identifico. Continua a existir um director de comunicação que deveria sair, bem como o director geral para o futebol.

Mas nem com estas falhas conseguiram fazer mudar o meu voto. No final deste texto em vez de me vir apelidar de carneiro ou vieirista pensem porque é que a mim (e acredito que muitos outros) não me conseguiram convencer quando me tinham na mão.

Porque o Benfica está acima de tudo. É possível fazer campanhas sem prejudicar o Benfica. É possível mesmo fazer campanhas defendendo o Benfica dos seus inimigos. Infelizmente não foi esse o caminho escolhido. Bem pelo contrário. Dói-me ver tantos Benfiquistas nas mãos de uma propaganda anti-Benfica usando os mesmos argumentos e acusações que uma cartilha dragarta propaga a varios anos.

sábado, 24 de outubro de 2020

Dificil

Vitória por 4-2 num jogo rasgadinho e contra aquele que para mim foi o adversário mais dificil neste inicio de época. Tivemos jogos mais complicados contra PAOK e Farense mas nesses casos mais por demérito nosso do que mérito dos adversários. Eram importantes os 3 pontos para nos permitir fazer rotação do plantel nas últimas jornadas.

Tenho de destacar Darwin. 3 golos na estreia de uma competição europeia. 21 anos apenas e já a fazer lembrar bastante o homem de que se falou o verão todo para o Benfica. Os 2 primeiros golos são qualquer coisa. É um jogador de outro nível.

Depois no extremo oposto é o suspeito do costume. É incrivel como até uma equipa polaca sabe onde está o ouro no Benfica (a saída de bola dos polacos na segunda parte foi logo uma bola longa para a esquerda). Mais um golo sofrido numa bola metida nas suas costas. E num canto logo a seguir foi marcar o nosso central e deixou um adversário rematar a trave. No espaço de minutos, um jogo que venciamos e estava controlado quase se transformou num 1-2.

E vai ser assim que mais cedo ou mais tarde seremos eliminados da Liga Europa se ele continuar a titular. Resta-me a esperança que a entrada de Nuno Tavares em quase todos os jogos e as palavras de Jesus sobre ele sejam um sinal que está para breve a sua entrada na equipa a titular.

Segunda temos mais um jogo para ganhar. Os jogos em casa contra o Belenenses normalmente são sempre complicados. Não facilitar. Tentar aproveitar ao máximo este periodo de jogos de 3 em 3 dias onde podemos rodar mais a equipa que o Porto. Tentar aumentar esta vantagem até Dezembro. Isto se o nojo arbitral cá do burgo o permitir.

P.S. - O pós-jogo do Porto foi das coisas mais tristes e nojentas que vi nas televisões portuguesas. É verdade que surpreenderam na primeira parte mas bastou o intervalo para Guardiola corrigir a sua equipa para quase golear. Foram 3 que podiam ter sido 5 ou 6. Mas na MDCSDQT dizem que o Porto só não ganhou por causa do árbitro.

Sempre que vejo este "patriotismo" nojento com o Porto (e com qualquer outra equipa portuguesa com excepção do Benfica) lembro-me da final da Liga Europa perdida contra o Sevilha onde fomos mais defendidos em Espanha do que em Portugal.

Em Portugal viram essa final assim:



Já em Espanha fizeram-no da seguinte forma:

 



segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Apenas mais um capitulo

Gostava muito de dedicar este texto à excelente vitória de hoje. Mas a cada jogo que passa no campeonato português maior é a revolta face aos roubos constantes que passam em claro.

Hoje durante 70 minutos a equipa do Rio Ave distribuiu a pancada que quis. Entradas duras, de pitons, contra-ataques travados, etc. O expoente máximo foram aquelas 3 faltas de Filipe Augusto no espaço de 2 minutos, onde 2 delas eram para amarelo claro e escapou com um aviso. 90 minutos e 0 amarelos para o Rui Ave. Já o Benfica no espaço de 15 minutos recebeu quatro. 2 deles (Otamendi e Darwin) anedóticos depois de tudo o que foi permitido ao Rio Ave.

Há uns meses atrás fiz uma recolha dos cartões vermelhos de algumas épocas. Fi-lo devido a um comportamento sistemático dos árbitros nos jogos do Benfica. E essa recolha explica exactamente o que se vê dentro do campo. Chamei-lhe de cartilha arbitral (aqui e aqui). Tudo o que aconteceu hoje está lá explicado.

Ao dia de hoje, no final da quarta jornada, só 4 jogadores adversários do Benfica foram amarelados. Uma média de 1 amarelo por jogo. Em 2 jogos não existiu qualquer amarelo (Moreirense e Rio Ave). Em Famalicão apenas 1 e só o Farense é que teve 3. Já o Benfica foi admoestado por 11 vezes nestas quatro jornadas. Como é que se explica que uma equipa grande, que está em primeiro lugar, tenha no final de 4 jogos um saldo negativo de 7 cartões amarelos? Já nos jogos do Porto a coisa é diferente. 14 amarelos para adversários (média de 3,5 por jogo) e 7 recebidos.

Já em termos de penalties estamos assim os ultimos jogos.

Algo que deve ser bem explicado sobre o jogo de hoje são os 41cm que Hugo Miguel conseguiu retirar desta imagem.


P.S. - Hoje na entrevista de LFV o que de melhor reti foi que vão existir mudanças na comunicação do Benfica caso vença as eleições. Espero que seja o regresso de João Gabriel e que Luis Bernardo desapareça de vez de um lugar onde nunca devia ter entrado.

domingo, 18 de outubro de 2020

Apito Dourado foi uma brincadeira de crianças

Estou farto de o dizer aqui no blogue. O que estamos a viver hoje é muito mais grave do que o aconteceu no Apito Dourado. Ver o que acontece semana após semana com a existência de VAR é um caso de policia. Desde o meio da época de 2016/2017 que o Porto controla TUDO.

Tiago Martins, que até é lagarto, mostrou mais uma vez que é um boneco nas mãos do Porto. Na época passada expulsou Taarabt por isto. Hoje nisto não foi capaz de avisar o árbitro que era lance para vermelho. Mas depois num lance subjectivo, que não deve ser alvo do VAR, já o fez. E já nem vou falar da expulsão perdoada a Corona. Tudo isto depois da arbitragem asquerosa no Benfica vs Farense e do que já tinha feito como VAR no Porto vs Benfica da época passada.

Em 4 jogos o Porto já foi beneficiado em 3. Com vários erros graves e ainda outros que na dúvida caem sempre para o lado deles. Podia ter neste momento 3 pontos em 4 jogos. Tem 7 porque mesmo assim em 2 jogos não conseguiu vencer. Depois dizemos que perdemos campeonatos para um clube falido. Eles vêm de 88, 85 e 82 pontos nos últimos 3 campeonatos. O Mourinho no tempo do Apito Dourado, com a equipa que venceu a Liga dos Campeões, fez 82 pontos. Não percebem a dimensão do problema?

O Sporting, que a certa altura deu o controlo total do futebol português ao Porto pode ser que comece a abrir os olhos. Em caso de vitória hoje e ganhando o jogo que tem em atraso contra o Gil Vicente ficaria com 6 pontos de avanço sobre o Porto. Não tendo competições europeias ficaria já numa boa posição para pelo menos atingir o segundo lugar que dá acesso directo a Liga dos Campeões.

Amanhã em Vila do Conde espera-se mais do mesmo. Vai valer de tudo para não cavarmos um fosso de 5 pontos numa altura em que até ao Natal vão existir jogos sempre a meio da semana para as competições europeias e o Porto não vai conseguir fazer poupanças em jogos da Liga dos Campeões.

Da nossa parte é dar o máximo para tentar ultrapassar todos os obstáculos que nos irão aparecer. Vencer não só é importante por causa do fosso que já conseguimos criar antes do calendário que se vai seguir até ao Natal, mas também porque é um campo dificil e pelo alento que as vitórias nestes jogos dão.

Amanhã entrava com Vlachodimos, André Almeida, Otamendi, Vertonghen, Nuno Tavares, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Gabriel, Everton, Darwin e Walshmidt. Prefiro Chiquinho a Pizzi no meio porque é mais agressivo mas mesmo assim era importante ter um jogador mais forte fisicamente que dê uma ajuda e é por isso que escolhia o Diogo no lugar do Rafa.

Mas seja com quem for que seja para ganhar.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Balanço

Terminada mais uma janela de transferências faço um balanço razoavelmente positivo do mesmo. Existem jogadores que eu acho que deviam ter saído e não saíram, e 1 ou 2 posições que ficaram por reforçar. Mas comparativamente com a época passada temos um plantel muito mais competitivo.

Nestes últimos dias o Benfica conseguiu Todibo e ao que parece Lucas Verissimo para Janeiro. O central que eu achava realmente necessário era alguém com o perfil de Verissimo. Jogador já com alguma experiência e que podesse entrar a titular se necessário. Em relação a Todibo gostei das caracteristicas dele. Fez-me lembrar bastante Ruben Semedo mas tem o factor de inexperiência que numa posição como central pode ser fatal para uma equipa. E já sabemos o que isso é dos últimos 3 anos.

Tenho um feeling de que Todibo vai ser trabalhado por Jesus a 6. Se isso acontecer com sucesso pode amenizar o problema da posição 8 ao permitir subir Gabriel para essa posição. O problema é que nesta situação temos de aguentar até Janeiro com a perspectiva de Ferro e Jardel poderem vir a fazer muitos jogos.

Indo agora a questão da formação. Quando Jorge Jesus chegou, e na altura se criticava a aposta excessiva na formação, eu lembro-me de comentar que não ia tardar muito para toda essa malta passar a criticar o contrário. E basta dar uma vista de olhos pelas redes sociais para atestar isso mesmo.

Reparem bem no caso de Tiago Dantas. Vejam bem o que choram por um miudo que nem na equipa B era titular e que foi para a equipa B do Bayern. Hoje treinou com a equipa principal e foi um frenesim. Todos omitem que a equipa do Bayern está toda nas selecções. O mais triste é ver como a comunicação social ordenha estas coisas até à ultima gota e resulta sempre. Conseguem sempre desviar as atenções dos problemas dos outros.

A saida de Alex Telles, Danilo e Ze Luis foram anunciadas pela comunicação social por 45 milhões. Vamos a ver os comunicados e Alex Telles são 15 (+2 objectivos), Danilo são 4 (+16 numa clausula de compra obrigatória dependente da concretização de objetivos) e Ze Luis apenas dito pelos jornais que é a rondar os 5 (prejuizo de mais de 7 milhões no espaço de um ano). Tudo isto sem descontar as comissões dá 24 milhões e não 45. Aliás. O Porto tinha de fazer 100 milhões em mais valias e nem 40 fez. Vamos ver como é que vai correr a próxima avaliação da UEFA.

Agora falar um pouco do programa épico da CMTV na tarde de fecho do mercado. O guião estava bem preparado. O Benfica estava a implodir com a fuga de Lucas Verissimo para o Porto. Golpe de mestre, grande jogador, sorrisos, excitação e regozijo de Mariana Aguas, Vitor Pinto e Pedro Neves de Sousa. Bastaram uns segundos para aquele estúdio se transformar num velório. De repente o Porto é que não queria. "Não tinha as caracteristicas pretendidas por Sérgio Conceição" e o Porto estava muito bem de centrais. Pepe cada vez mais jovem. Marcano quase recuperado (alguém sabia que voltou a ser operado ao joelho e só volta em 2021?). Malang Sarr vem emprestado (para jogar na esquerda) mas é como se fosse jogador do Porto. E Diogo Leite elevado a Beckenbauer. Aconselho a verem. Só para perceberem bem como é que vos metem a espingardar nas redes sociais a toda a hora.

Comparem o tratamento das situações de Vinicius e Danilo. Um sai por emprestimo com opção de compra de 42 milhões e é negócio ruinoso. O capitão do Porto sai por empréstimo com clausula obrigatoria mediante objectivos por 16 milhões e está tudo bem. A apresentação de Darwin atrasa um dia por causa de burocracias e é uma bronca. Toni Martinez atrasa quase 1 mês, por falta de garantias bancarias, e só desbloqueia com 2 jogadores a irem para o Famalicão, mas parece que nada se passa.

É um metralhar diário, constante ao Benfica com polémicas. Nos outros é um mar de rosas. Só grandes actos de gestão. Tantos que ninguém percebe como é que andam com a corda ao pescoço.

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Faltam menos de 48 horas

Duas coisas importantes ontem ditas por Jesus e que eu concordo totalmente. Falta a esta equipa mentalidade vencedora e é preciso um central.

O Benfica entrou no jogo a anos luz do que fez com Famalicão e Moreirense. Com sobranceria e a disputar todos os lances de forma displicente. O Farense foi inteligente e meteu 3 jogadores no meio-campo fortes fisicamente aproveitando o Benfica ter nessa zona apenas 2 e um deles ser Pizzi. Ainda assim o Benfica teve varios contra-ataques na primeira parte, que de forma displicente foram sendo desperdiçados. Na primeira parte apenas Otamendi se safou.

Com a segunda farte os problemas continuaram. Com o empate Jesus fez substituições e ainda foi possível a equipa piorar. Nos 15 minutos seguintes ao empate a derrota parecia ser o destino do jogo. Ainda sofremos mesmo o segundo (anulado por fora de jogo) numa perda de bola de Weigl e ainda houve pelo menos mais uma oportunidade pela esquerda num lance em que Pizzi ficou a dormir. Felizmente os algarvios rebentaram fisicamente entre os 70/75 minutos de jogo. O terceiro golo é exemplo disso. Estavam apenas 2 jogadores na defesa e ninguém conseguiu recuperar posição.

Ficou o aviso. A atitude da equipa tem de mudar e muito. Bastaram 2 bons jogos com elogios a equipa para quase todos descomprimirem ao terceiro.

Ficou também a vista de todos que é preciso mais um central. Otamendi tem como maior defeito a altura. No golo do empate isso ficou a vista (Ruben apesar de ser mais alto também tinha o problema do jogo de cabeça). Esse é aliás o único lance em que Otamendi esteve mal. Já os lances do penalti e do segundo golo foram mais uma pouca vergonha de 2 individuos (Tiago Martins e Vasco Santos) já habituais nestes escandâlos arbitrais. Sofre o que foi esta jornada farei outro post.

Jardel saiu mais uma vez lesionado de campo. E lá tivemos de levar com Ferro. Felizmente coincidiu com o periodo em que o Farense perdeu as forças.

Esta é a prioridade máxima do Benfica. Podemos perder tudo devido a esta questão do central. Sinceramente acho que na direcção não estão interessados em contratar ninguém. Nos últimos anos sofremos já em casa 2 golos de Guimarães, Rio Ave (2x), Setúbal, Belenenses (2x), Famalicão, Braga e agora Farense, 3 do Moreirense e Shaktar e 4 do Santa Clara. Será que isto não é suficiente para perceberem que também é preciso investir na defesa? O melhor ano do Benfica na última década foi talvez o menos produtivo em termos ofensivos. Em 2013/2014 o Benfica nem chegou aos 60 golos no campeonato. Mas defensivamente era dificil alguém nos marcar golos. Limpamos tudo e fomos a uma final da Liga Europa mantendo um empate a 0 em Turim contra a Juventus a jogar com 9.

Para o meio campo Pizzi também não vai resultar (tal como Chiquinho). As equipas vão explorar ao máximo as suas debilidades defensivas. A não ser que o Benfica jogue com um ala como foi Ramires ou um segundo avançado que recue para ajudar a equilibrar o meio-campo, dificilmente estes jogadores irão resultar naquela posição. Temos Samaris e Taarabt de fora que são boas alternativas mas 3 jogadores para 2 lugares é curto. No limite é esperar até Janeiro e tentar Gerson novamente.

Faltam portanto menos de 48 horas para o Benfica equilibrar este plantel. No minimo exige-se um central. E é também essencial um 8.

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

A prioridade máxima

Defesa. Tem sido este o grande pecado do Benfica nos últimos anos. Eu aqui no blogue ando há mais de 3 anos a clamar por centrais e lateral esquerdo para o Benfica. Mas época após época o investimento para essas posições não aparece. Ainda assim esta época tem sido onde se fez um esforço maior e se gastaram 3 milhões num lateral direito mas principalmente no esforço financeiro em termos de salários em 2 centrais.

Há umas semanas atrás o Benfica teve uma boa oportunidade de contratar Ruben Semedo. Estava infectado com covid e o seu clube, tal como nós, ainda tinha de ir disputar as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.

Por 10 milhões podiamos ir buscar um jogador português de 26 anos, que já conhece o nosso futebol e que conhece o treinador, que também o deseja. Um jogador que faz perfeitamente mais 5/6 épocas ao mais alto nível. Um jogador que a médio prazo iria naturalmente ser o titular em troca com Otamendi ou Vertonghen que não têm já tantos anos a sua frente. Um jogador que podia até lutar pela titularidade e mesmo que não o fosse iria sempre fazer muitos jogos.

E o problema é mesmo este. O terceiro central de uma equipa normalmente faz muitos jogos por época. Nesta época em que os jogos vão ser quase sempre realizados com intervalos de 3 dias ainda farão mais. E no nosso caso dado os problemas fisicos de Jardel esse terceiro central é Ferro. Ou seja, Ferro pode perfeitamente vir a ter de fazer mais de 20 jogos numa época e isso pode ser a diferença entre ganhar tudo ou não ganhar nada.

Agora com Ruben Semedo já a jogar novamente, com a qualificação da sua equipa para a Liga dos Campeões, conosco a ir disputar a Liga Europa e ainda após a venda de Rúben Dias, obviamente que o Olympiacos pede mais. E por causa de andarmos a contar tostões e a tentar engenharias financeiras por causa de 2 ou 3 milhões, agora se quisermos vamos ter de desembolsar bem mais. Existem negócios em que devem ser resolvidos rapidamente. Este era um deles.

Obviamente que até um determinado montante eu continuo a achar que vale a pena. Não vejo ninguém no mercado já com esta experiência e ainda com muitos anos pela frente, português (ideal para as inscrições da UEFA) e com as qualidades que ele tem. Com o bonus até de já conhecer o treinador. Se agora os valores já forem inalcançaveis continua a ser preciso um central com qualidade suficiente para substituir os titulares sem se notar. Eu não quero acreditar que com o plantel que já temos vamos deitar tudo a perder ficando como terceira e quarta opções Ferro e Jardel.

Outra saída que não percebo é a de Florentino. Espero que a terceira opção para 6 seja Weigl atrás de Gabriel e Samaris. E a seguir a defesa a outra prioridade é a de contratar um 8.

Quanto a Vinicius eu percebo que não é um jogador perfeito e que Seferovic dá muito mais que ele em diversos items. Mas no objectivo do futebol que é meter uma bola dentro da baliza, Vinicius raramente falha quando tem uma oportunidade. Seferovic raramente marca. E se não é para receber já o dinheiro então para mim não faz muito sentido escolher Vinicius para sair. Continuo a achar que mesmo não sendo titular absoluto, Vinicius com Waldshmidt ou Darwin ao lado em jogos onde fosse preciso fazer rotação ia marcar muitos golos. Mas caso saia pelo menos temos o Gonçalo Ramos que acredito que quando entrar na equipa dificilmente volta a sair.