terça-feira, 12 de agosto de 2014

ALELUIA



Estava bastante preocupado com o desaparecimento de Bruno Carvalho. Têm chafurdado tanto no curral que este até ficou escondido debaixo de toda a porcaria. Finalmente meteu a cabeça de fora para confirmar a crise que o Benfica atravessa. Uma crise a multiplicar por QUATRO.

P.S. É ridicula a forma como a imprensa não questiona como é que um central foi vendido por 54 milhões de euros quando tem uma clausula de 50 milhões. Nem sequer questionam o facto de em Inglaterra serem proibidas compras de jogadores com o passe repartido por várias entidades. Vale 12 Garays dizem eles. No primeiro trimestre de de 2014/2015 acordam para a realidade.

domingo, 10 de agosto de 2014

Bombardeamento

Hoje resolvi interromper a série de posts irónicos sobre a próxima época para falar um pouco mais seriamente do que estão a fazer ao Benfica.

Ontem o Sporting perdeu por 2-0 contra uma equipa da segunda divisão espanhola. Mas quando se esperava que finalmente a protecção por parte da comunicação social à equipa de Marco Silva ia terminar eis que uma esponja se passou pelo assunto. Nem mesmo 4 jogos sem vencer com 8(!!) golos sofridos contra Twente, Lázio, Al Itthiad e Sporting Gijon parecem merecer destaque. Um descuido dizem nas televisões e programas da especialidade acerca deste jogo. É para corrigir os erros que servem as pré-épocas concluem.

Do que realmente se retirou deste troféu Teresa Herrera por parte da comunicação social foi a estreia e grande exibição de Ivan Cavaleiro e os 2 golos de Farina. E não perderam tempo em colocar-lhe um microfone na frente. De repente, no espaço de uma semana, Farina passou de um negócio obscuro a jogador mal aproveitado pela equipa técnica do Benfica. Fantástico trabalho de contorcionismo.

A meio da semana Carraça foi chamado ao serviço na TVI e mostrou alguns atributos que o levaram a abandonar o Benfica. Outros programas foram feitos. Por exemplo na abolaTV com Henrique Calisto e na TVI com Elidio Vale para falar sobre a aposta em jogadores portugueses da formação. Basicamente para falar dos empréstimos dos jogadores do Benfica.

Carlos Daniel, novo ídolo da blogosfera benfiquista a par de bloguers portistas, continua a sua cruzada. Se na época passada era um paladino contra a "armada sérvia", este ano a venda de Markovic ou até de Matic já é péssima gestão. Quanto à armada espanhola no Porto só palavras elogiosas. Ali os negócios são os títulos diz ele. Que interessa ficar enterrado em dividas??? Depois um banco qualquer faz uma reestruturação um dia destes a 20 anos e quase sem juros como aconteceu com o Sporting.

Na sexta-feira foi o sorteio da Liga dos Campeões. À equipa do Porto calhou em sorte o Lille e aos jornalistas calhou em sorte Ronny Lopes, ex-jogador da formação do Benfica. Na comunicação social não se perdeu tempo e não falhou a pergunta sobre a aposta do Benfica nos jovens jogadores. Ronny Lopes lá foi dizendo que o empréstimo de alguns jogadores é bom para poderem jogar com maior regularidade. Na comunicação social o tradução do português de Rony Lopes para o português de um jornal: "Não estavam a ter oportunidades".

Ontem na CMTV decidiram fazer um programa sobre a crise no Benfica. Quando percebi que estávamos em crise fiquei em pânico. Como se sai de uma crise com 3 troféus internos mais uma final europeia??? Acho que nem mesmo ganhando a Liga dos Campeões de lá saímos. Os convidados desse programa foram escolhidos a dedo. 2 ex-candidatos à presidência do Benfica contra Luis Filipe Vieira e António Figueiredo que apenas costumo ouvir quando o Benfica está em "crise". A questão que se põe é o que estava Paulo Futre lá a fazer e não Bruno Carvalho (o outro ex-candidato derrotado pelos votos em branco)?

Hoje no jornal abola mais uma entrevista a Miguel Rosa. Quando já tinha pensado que essa febre tinha desaparecido eis que novamente foram à procura do rapaz. Quando é para meter todas as fichas na mesa é preciso ir buscá-los todos. Ficam assim à espera de um possível empréstimos de Nelson Oliveira (este vai servir-lhes para muitas e boas entrevistas).

Entretanto no Porto tudo corre bem. 30 milhões de prejuizo não são preocupantes (lucros no Benfica sim). A venda de Fernando por 15 milhões depois de poder ter saído a custo 0 não é um negócio obscuro (qualquer negócio do Benfica sim). Rolando alegar ordenados em atraso não denota problemas financeiros (o Benfica vender jogadores e alguns pela clausula de rescisão sim). Mangala estar para sair à largas semanas é assunto tabu (empréstimos de jovens do Benfica dá para mil e uma conspirações). O Porto no espaço de pouco mais de um ano mudou 8 jogadores titulares da equipa que tinha sido campeã em 2012/2013 com prejuizos a nivel financeiro e sem títulos (grande gestão). O Benfica continua com 7 titulares dessa mesma época e já teve muitos milhões de lucro e um triplete histórico (péssima gestão).

Tem sido um constante bombardeamento este feito ao Benfica. A isto vão-se juntar as arbitragens dos primeiros jogos tantos nos nossos jogos como nos jogos do Porto. Tudo vai servir para tirar o crédito ao Benfica do triplete histórico e dar crédito ao Porto dos calotes. Que hoje a equipa vença mais uma final e que passe o triplete histórico a um poker histórico. Que vença os primeiros jogos do campeonato e continue a formar uma nova equipa campeã.

P.S. - Não quero que de maneira nenhuma entendam que estou a criticar jogadores como Farina ou Miguel Rosa. É perfeitamente normal acharem que deveriam ter tido mais oportunidades no Benfica. Qualquer jogador acha que podia ter tido mais oportundades. A questão que se põe aqui é a procura incessante a estes jogadores por parte da comunicação social. É que até hoje não ouvi uma única entrevista a jogadores do Porto como Tozé ou Castro.

sábado, 9 de agosto de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte VIII

Algo de extra ordinário aconteceu nesta pré-época. Este ano a comunicação social portuguesa trocou o habitual prémio de campeão de pré-época pelo ano de marretas da pré-época. E obviamente o prémio foi atribuido ao Benfica ainda antes dos jogadores se apresentarem no Seixal. É algo de tão evidente que parece que o futebol português gira em torno do Benfica (e gira mesmo).

O Benfica continua a acumular erros segundo comentadores, antigos treinadores, antigos dirigentes, blogueiros, blogueiros portistas (bastante populares por estes dias entre uma parte de benfiquistas) e até carraças. Tudo parece chegar a um consenso. O Benfica vai acabar. Se já pensava que íamos descer de divisão agora vou mais além. O Benfica nem sequer vai conseguir participar neste campeonato.

Desde que o Benfica começou a vencer mais vezes que se começou a falar na falta de aposta em jogadores portugueses. Mas nas últimas horas esta conversa atingiu níveis orgásmicos em tudo o que é local com o... empréstimo de alguns jovens da formação benfiquista. Houve tempos em que emprestar jogadores jovens era considerado normal. Hoje em dia não é assim. Emprestar é um escândalo. Quanto ao resto Jesus não aposta nos jovens. Assim de cabeça lembro-me apenas de André Almeida ter jogado vários clássicos e dérbis, meia-duzia de jogos na champions, mais de uma dezena na Liga Europa e até mesmo 2 finais europeias. Lembro-me de André Gomes ser titular em Alvalade, em Camp Nou, em pelo menos 3 clássicos contra o Porto, em 2 meias-finais europeias e numa final europeia entre outros jogos. Lembro-me de Ivan Cavaleiro jogar contra Sporting, Porto, na Liga dos Campeões e na Liga Europa (meias-finais e final). Lembro-me de Nelson Oliveira ter jogado em oitavos e quartos de final da Liga dos Campeões. Roderick também fez uns jogos mas foi de tal maneira mal tratado que ainda hoje me custa acreditar que é da nossa formação. Mas porquê falar nos que têm oportunidades ao mais alto nível quando se pode falar nos que saem?

Já o Sporting é o campeão da formação. Saídas de jogadores como Bruma, Illori e agora Dier mostram que ali se aposta forte na formação. Nem mesmo o facto de um ter saído à força e outro ter afirmado ser mal tratado belisca esta teoria. Juntando a isto a compra de egipcios, indianos, japoneses, argentinos, colombianos, escoceses, eslovenos ou algerianos mostra que se pretende dar uma base forte para os miudos crescerem. Mas porquê falar nos que saíram e nos estrangeiros quando se pode falar nos jovens da academia? Falemos então de jogadores como Adrien, André Martins, Cédric, William Carvalho ou Rui Patricio (quase todos acima dos 23). Só não convém é dizer que por exemplo André Almeida tem mais minutos na Liga dos Campeões que estes todos juntos.

Já o Porto também aposta forte na formação... de jogadores espanhóis. Neste caso não vale a pena falar muito. Ficamos apenas pela lembrança da aposta nesta pré-época do próximo prodigio português, Ruben Neves.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte VII

A pré-época acabou e pela primeira vez vemos alguns sinais animadores em relação ao futuro. Chegados ao momento das dispensas a histeria atinge proporções épicas e cada jogador a quem é apontada a porta de saída, mesmo que por empréstimo, é considerado finalmente como um craque de top mundial. Só existe um problema. Os que ficam continuam a ser todos marretas. Vieira. Não dá aí para dizeres que vão sair Artur, Paulo Lopes, Varela, Maxi, Silvio, Luisão, Lisandro Lopez, Jardel, César, Steven Vitória, Benito, Eliseu, André Almeida, Fejsa, Ruben Amorim, Enzo Perez, Talisca, Salvio, Gaitan, Ola Jonh, Sulejmani, Candeias, Pizzi, Lima, Derley, Bebe, Jara e Nelson Oliveira? É que por momentos (o tempo necessário para escrever um post. é pouco uma vez que se trata de copy/paste) esse seria considerado o melhor plantel de todos os tempos pela blogosfera. Já agora se contratares um guarda-redes destrói todos os videos do youtube onde ele dê um pito. Ou então como parece que existem petições de tipos com "boa blogosfera" para ir à baliza aproveita. Caso contrário ainda antes de ele assinar o contrato já estará encontrado o novo Roberto.

Os jogos de preparação chegaram ao fim. Neste ponto e comparando o Benfica com os outros candidatos ao titulo e mesmo os restantes clubes, o Benfica tem a segunda divisão como destino. O Benfica perdeu em 4 dias com os FRAQUÍSSIMOS Atlético Bilbao e Valência e foi goleado pelo Arsenal. Imaginem se Luisão, Lisandro Lopez, Jardel, Silvio, Fejsa ou Enzo Perez tivessem jogado e se os craques da formação não tivessem minimizado os estragos. Seria uma hecatombe.

Já do lado do Sporting os jogos contra equipas de topo continuam e mesmo com os jogadores mundialistas fora de forma (William e Rojo) teve apenas um deslize com o todo poderoso Twente. Depois desse jogo teve quase duas vitórias contra Lázio e Al Itthiad... peço desculpa, ... TODOS PODEROSOS Lázio e Al Itthiad. Com testes exigentes como estes defrontar equipas de pote 1 e 2 da champions serão favas contadas.

O Porto continua a preparação para ser o futuro campeão nacional. De tão certo que isto é os comentadores até se escusam a referir o Benfica como o actual campeão nacional. Os excelentes empates contra os INEXCEDÍVEIS Saint-étienne e Everton, mesmo ainda sem a contratação de mais meia dúzia de espanhóis, confirmam as expectativas. Ninguém pára este Porto.

P.S. Os jornais decidiram poupar o Benfica e seus dirigentes ao colocarem o anúncio do novo contrato assinado com a emirates a um canto. Outros ainda foram mais além e nem deram conta aos seus leitores desse acordo. Desta forma Vieira foi poupado a um sem número de verdades absolutas como: "anda a vender pneus para trens de aterragem" ou "a emirates está a construir um estádio novo (sim. são capazes de dizer isto)".

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte VI

O Sporting continua invencível na pré-temporada.

...

O quê? Perdeu 2-0 com o 3º classificado do campeonato holandês?

Tenho de perder este terrível hábito de só ler as gordas nos sites desportivos.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte V

A pré-época do futuro campeão nacional continua imparável. A cada novo jogador que chega menos dúvidas ficam quanto ao vencedor dos próximos 10 campeonatos (10 para ser simpático). Ao que parece a UEFA está mesmo a pensar em cancelar a pré-eliminatória da liga dos campeões que o Porto vai ter de disputar. "Não faz qualquer sentido quando se sabe o resultado", ouve-se frequentemente nos corredores da UEFA.

Lopetegui já tinha demonstrado todo o seu valor a nível de clubes em épocas anteriores. A super estrutura do FC Porto deixou sempre todos de queixo caído e já sem adjectivos que consigam traduzir o que de espectacular por ali se faz. O balanço destas primeiras semanas de trabalho vem demonstrar isso mesmo. Basta analisar alguns sinais para perceber isso mesmo.

Helton lançou uma mensagem enigmática nas redes sociais. À primeira vista podíamos ser levados a pensar que Lopetegui o queria despachar e alguém da super estrutura impôs a sua permanência ao treinador. Visto por outro prisma Lopetegui terá ganho um "amigo" com algum peso no balneário portista. Obviamente nada disso aconteceu. Ainda assim ficamos à espera pelas perguntas da comunicação social para desmistificar este caso.

Varela, o jogador mais antigo do FC Porto a seguir a Helton pediu a Lopetegui para este avisar os jornalistas de que queria sair. Obviamente Varela quer jogar noutros campeonatos e esta vontade de sair não teve nada a ver com os jogadores que chegaram ao plantel pela mão do treinador para a sua posição (Brahimi, Tello e Adrian Lopez). Como poderíamos ser levados a pensar que Lopetegui teria feito mais um "amigo" com peso no balneário portista ficam assim as dúvidas dissipadas.

Quaresma será o capitão. Quem mais poderia ser? O super disciplinado Quaresma que está naquele balneário à mais de 6 anos, perdão, 6 meses. Jogada de mestre. Com este capitão a ordem está garantida no balneário.

Rolando pretende rescindir contrato com o FC Porto alegando prémios e salários em atraso. É um mentiroso.

"Precisamos de reforços em algumas posições". Foi desta forma que Jorge Jesus pediu reforços a Luis Filipe Vieira e este ficou chateado estando a crise instalada na Luz. Não esperem.... Isto foi Lopetegui depois de já ter recebido Opare (?), Martins Indi (7), Casemiro (?), Brahimi (6), Tello (2), Oliver Torres (?) e Adrián Lopez (11) e de já ter no plantel Danilo (18), Reyes (8), Alex Sandro (10), Herrera (8), Defour (7), Quintero (5) ou Jackson (9). Não conto com Mangala porque está já à um mês a fazer exames médicos em Manchester. Certamente Pinto da Costa ficou bastante agradado com estas declarações de Lopetegui e a exibição da equipa no jogo de apresentação. À consideração do Correio da Manhã.

"Trabalho de remodelação dá frutos, mas ainda à arestas por limar". "Faltou o golo na apresentação do FC Porto aos adeptos [...] os azuis e brancos mostraram que há processos que estão a ser bem assimilados".  Estas são algumas frases que a imprensa desportiva usou após o jogo de apresentação do FC Porto. Jogo que acabou com a exigente plateia azul e branca a assobiar os jogadores do Saint-Étetienne por terem criado algumas oportunidades de golo. Fica aqui o resumo do jogo para comprovar estas ideias do acerca do crescimento exibicional do FC Porto.



Não haja dúvidas. O FC Porto através de mais de meia dúzia de defesas de Fabiano a evitar o golo dizimou completamente o Saint-Étienne com apenas uma defesa do seu guarda-redes. É assustadoramente real. Não à quem possa parar este Porto.

P.S. - Nós temos o Calado na BenficaTV. O futuro campeão nacional tem o Freitas Lobo na Sportv. À mesma proporção que o Saint-étienne falhava golos isolado, Luis Freitas Lobo elogiava os jogadores do Porto. E desta forma obviamente o Porto acabou o jogo ainda mais candidato a vencer tudo. Assim não à mesmo nada que vá abalar a confiança deste Porto.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte IV

Chegados ao ponto 4 vou falar um pouco sobre o estado anímico como cada um dos 3 grandes acabou a época passada.

O Benfica terminou a época de rastos. Os títulos de campeão nacional, de vencedor da taça de portugal e da taça da liga colocaram o clube e adeptos à beira de uma depressão.

Já o Porto acabou a época em euforia uma vez que venceu a Supertaça. No resto teve bastante azar nas eliminações das taças internas e competições europeias. Nas competições internas é de destacar os excelentes dois jogos contra o Benfica onde em 3 horas de jogo foi obrigado a disputar 1 hora com o mesmo número de jogadores que o seu adversário. Dificilmente seria possível fazer melhor nas condições apresentadas.

Então e o Sporting? O Sporting teve um ano de sonho. Voltou aos segundos lugares e ainda teve o mérito, ... perdão, prazer de ver o Benfica a perder a final da Liga Europa para o Sevilha. Tudo correu de feição portanto. Para além disso regressa à Liga dos Campeões. Prova da qual guarda grandes recordações desde a última participação onde saiu de cabeça erguida após um renhido 12-1 no conjunto das duas mãos contra o Bayern.

P.S. - Entretanto a frase mais ouvida nos últimos minutos é: "F***. O Benfica ganhou outra vez."

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte III

No terceiro capitulo de desabafos sobre a perda do bicampeonato, vou falar sobre o assunto mais evidente e melindroso para todos os benfiquistas, ou seja, as vendas.

Nesta pré-época até ao momento o Benfica já perdeu 4/5 jogadores do 11 ideal da época passada (ainda não se sabe ao certo como vai ficar a situação de Rodrigo). Um grande rombo nas aspirações dos Benfiquistas que não acreditam que após esta debandada seja possível sequer chegar à Europa.

A história corrobora estas expectativas. Para encontrar uma equipa que conseguiu ser campeã depois de apresentar 5 jogadores diferentes entre o 11 ideal da época em que foi campeão e da época imediatamente anterior é preciso recuar à longínqua época de 2013/2014. Essa equipa era o Benfica, treinado por Jorge Jesus. Vejamos então o que aconteceu nessa altura.

No final de 2012/2013 o Benfica tinha perdido o campeonato apesar de ter feito o maior número de pontos da sua história desde que o campeonato tinha passado a 16 equipas (77 pontos), e tinha perdido nas finais da Taça de Portugal e Liga Europa nos últimos minutos. A equipa ideal dessa época era constituida por Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Melgarejo, Matic, Enzo Perez, Salvio, Gaitan, Lima e Cardozo, sendo que Ola Jonh era o 12º jogador que fazia por vezes a equipa mudar de sistema de jogo para 4-2-3-1.

No final de 2013/2014 a equipa ideal do Benfica campeão nacional, vencedor das taças internas e finalista da Liga Europa passou a ser Oblak, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira, Fejsa, Enzo Perez, Markovic, Gaitan, Rodrigo e Lima. Existiu portanto uma mudança de 5 jogadores entre os dois onzes ideiais.

Obviamente a história não se irá repetir pois o treinador hoje em dia é Jorge Jesus. Como já se viu um treinador muito inferior aos dos adversários directos e que não terá qualquer capacidade de reconstruir uma equipa que perdeu tantos jogadores insubstituíveis.

Assim, nesta altura, restam-nos alguns insubstituíveis de à 2 épocas atrás para colmatar a saída dos insubstituíveis desta época que passou.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte II

Hoje vou falar sobre os treinadores dos 3 grandes.

O Sporting não quis Leonardo Jardim e contratou um treinador com bastantes provas dadas chamado Marco Silva. No seu vasto currículo constam uma estupenda súbida de divisão e duas brilhantes idas à Europa. Na única participação europeia almejou um fantástico 4º lugar na fase de grupos da Liga Europa, apenas ultrapassado por Friburgo, Slovan Liberec e Sevilha. Ponto alto da competição foram os sensacionais 3 empates conseguidos e o grande futebol praticado.

O FC Porto, futuro campeão, mudou também de treinador. Contratou Lopetegui, já uma certeza a nível mundial e com uma experiência em clubes séniores invejável. Segundo a wikipédia começou a carreira de treinador no Rayo Vallecano sendo injustamente despedido à décima jornada. Mais tarde, e após brilhantes desempenhos como comentador no programa laSexta, veio a treinar o Real Madrid... de Castilla na terceira divisão espanhola. Após este inicio deslumbrante chegou às selecções jovens espanholas onde atingiu o nível supremo com a conquista de um europeu de sub19 e outro de sub21.

Quanto ao Benfica manteve o seu treinador. Jorge Jesus no seu podre peculio como treinador do clube em 5 anos apenas arrecadou 2 títulos de campeão nacional, 1 taça de Portugal e 4 taças da Liga. As participações europeias foram sofríveis baqueando nos quartos, meias e final (2 vezes) da Liga Europa e nos quartos de final da Liga dos Campeões. Em termos de jogadores apenas conseguiu lançar para a ribalta nomes como Di Maria, Ramires, David Luiz, Fábio Coentrão (todos já campeões europeus, Di Maria e Coentrão também campeões espanhois), Javi Garcia (campeão inglês), Garay, Enzo Pérez (vice-campeões mundiais a par de Di Maria), Witsel, Matic, Markovic, Rodrigo, Gaitan ou Salvio.

Olhando aos perfis e às circunstâncias em que cada treinador começa a época é facilmente perceptivel que o Benfica parte em grande desvantagem em relação aos seus mais directos competidores. Como todos sabem a manutenção de um treinador é bastante nociva e sendo esse treinador Jorge Jesus, homem arrogante que não percebo nada de bola, ainda pior se torna.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Bicampeonato por um canudo - parte I

Estando o povo benfiquista em polvorosa e pela terceira pré-época consecutiva a apontar as melhores perspectivas para uma descida de divisão fruto de um 17º lugar (talvez 16º) na próxima época, rendi-me às evidências e também eu fui invadido pelo pessimismo geral. Vou mesmo pegar nessas evidências ao longo do resto da pré-temporada para demonstrar o porquê de não termos qualquer hipótese de conseguir o bicampeonato.

Aqui fica a primeira evidência (dados retirados do site zerozero):

Oscar Cardozo (423 jogos, 242 golos) - 0,57 golos por jogo

Derley (50 jogos, 24 golos) - 0,48 golos por jogo

Lima (295 jogos, 109 golos) - 0,37 golos por jogo

Rodrigo (141 jogos, 46 golos) - 0,33 golos por jogo

Filip Djuricic (147 jogos,  28 golos) - 0,19 golos por jogo

Pizzi (160 jogos, 30 golos) - 0,19 golos por jogo

Franco Jara (152 jogos, 27 golos) - 0,18 golos por jogo

Adrián Lopez (336 jogos, 54 golos) - 0,16 golos por jogo

Nélson Oliveira (131 jogos, 20 golos) - 0,15 golos por jogo

Aqui está a primeira razão. O FC Porto, futuro campeão, conseguiu contratar Adrián Lopez. Um jogador com média de golos por jogo superior à de Nelson Oliveira. Para isso apenas teve de desembolsar 11 milhões por 60% do passe. Ainda para mais Adrián Lopez é um jogador de 26 anos com uma grande margem de progressão, que no futuro irá render dezenas de milhões de euros.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Obrigado

Hoje assisti a uma das vitórias mais saborosas do Benfica. Hoje o Benfica conseguiu ultrapassar todas as adversidades que foram muitas.

O Benfica jogou com a melhor equipa disponivel 3 dias antes em Aveiro.

O Porto poupou quase toda a equipa 3 dias antes em Braga.

O Porto trazia uma vantagem de 1-0.

O Porto vinha na máxima força.

O Benfica jogou sem o guarda-redes titular.

O Benfica jogou sem um central habitual, mas mais do que isso sem o grande capitão.

O Benfica jogou sem o médio defensivo titular.

O Benfica jogou sem o médio defensivo suplente.

O Benfica deu descanso a Markovic.

O Benfica deu descanso a Lima.

Proença era o árbitro.

Proença fez o que faz sempre. Prejudicou o Benfica com uma expulsão ridícula a Siqueira por volta dos 30 minutos.

Proença deixou Quaresma fazer tudo o que lhe apeteceu até... aos 90 minutos.

O Porto criou uma oportunidade de golo em 90 minutos sendo que 60 desses minutos foram com mais um jogador.

O melhor jogador do Benfica foi um miúdo chamado André Gomes.

André Gomes veio da formação do Porto.

André Gomes marcou o golo que afastou o Porto da final da Taça de Portugal.

Mais do que as costumeiras goleadas europeias dos últimos anos esta é talvez a maior humilhação que eu vi o Porto sofrer.

Para o nosso lado é das vitórias mais épicas de sempre.

Obrigado a todos os jogadores, equipa técnica e dirigentes por este dia. Obrigado a Cosme Damião por ter criado este inexplicável clube. Obrigado a Deus por eu ser do...

SPORT LISBOA E BENFICA





domingo, 30 de março de 2014

Até ao momento o prémio de azarado da época 2013/2014 vai para...



FC Porto, Jogada, Danilo, 84m

FC Porto, Jogada, Quaresma, 58m

P.S. - Uma vergonha o que aconteceu no final do jogo da Madeira. Quaresma com um amarelo esperneou, esbracejou e sprintou para agredir um jogador do Nacional. O árbitro assistente foi um dos que agarrou Quaresma como se um dirigente portista se tratasse, sendo também ele empurrado e agarrado bruscamente. Quaresma depois de fugir do árbitro assistente, colegas de equipa e dirigentes do FC Porto chegou mesmo a agredir a pontapé um dos jogadores do Nacional. Foi visível nas imagens em directo essa agressão. Essas imagens desapareceram e sabe-se no final do jogo que Quaresma saiu incólume com o cartão amarelo que havia levado por simular a segunda penalidade do jogo. Sabe-se já também que um jogador do Nacional foi expulso no meio daquela confusão. Depois disto tudo ainda existe quem diga que o sistema acabou...

Veremos se amanhã existirão aberturas de telejornal como aconteceu com Jorge Jesus. O meu palpite é que o único local onde se poderá ver novamente essas imagens é na blogosfera se alguém tiver acesso a elas. Caso contrário será mais um jogador do FC Porto que vai passar incolume a actos gravíssimos de indisciplina que o poderiam inclusivamente tirar da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal.

sábado, 29 de março de 2014

Benfica levado ao colo - parte III

Sendo o Benfica a equipa levada ao colo e com 24 jornadas decorridas é de prever que tenha um número absurdo de grandes penalidades assinaladas a seu favor, zero expulsões e expulsões de adversários em todos os jogos. Já Sporting e Porto, tendo em conta a choradeira semanal contra a arbitragem, não devem ter tido pênaltis a seu favor, têm várias expulsões e os seus adversários dão bastante porrada e nunca são expulsos. Vamos lá comprovar esta teoria.


Ora bolas. Afinal a coisa não é bem assim como se diz por aí. Os factos dizem que Sporting e Porto têm o maior número de pênaltis que é inclusivamente quase o dobro dos pênaltis assinalados a favor do Benfica. Para além disso o Sporting como clube eclético que é, parece dominar quase todas as categorias. Maior número de pênaltis (9), maior número de adversários expulsos (7), menor número de jogadores expulsos (1), equipa com mais minutos a jogar em superioridade numérica (171) e a equipa com o recorde absoluto de minutos em inferioridade numérica (0).

O Benfica apenas beneficia de um pénalti a menos assinalado contra si em relação a Porto e Sporting. Mas mesmo isso com Proença no domingo isso deve estar para mudar.

Por fim aqui ficam as tabelas com o detalhe de todos os lances.





P.S. - Já que os senhores da comunicação social não têm tempo para estas coisas de estatísticas, uma vez que andam entretidos a pedir o Proença para apitar jogos do Benfica, se algum desses senhores passar por aqui aproveite o trabalho já feito e informem os vossos leitores ou telespectadores.

Benfica levado ao colo - parte II

Como nem só de golos em fora-de-jogo se leva uma equipa ao colo, aqui ficam algumas situações de pênaltis.

Sporting vs Benfica



Sporting vs Belenenses

Sporting, Golo, Adrien, 27m, 1-0 (g.p.)
V. Setúbal vs Sporting

Sporting, Golo, Adrien Silva, 86m, 1-2
Sporting vs FC Porto

sexta-feira, 28 de março de 2014

Benfica levado ao colo - parte I

"Vieira teve um reforço de peso chamado nomeações." - Bruno Carvalho

"Record mundial de golos mal anulados." - Leonardo Jardim

Eu não me vou alongar muito sobre estas frases. Vou deixar antes que os factos falem por si. E os factos dizem que o Sporting mais do que recordista de golos mal anulados nesta época desportiva (3), é também o recordista de golos mal validados (6 + 1 duvidoso). E se o Benfica tem como reforço de peso as nomeações, o Sporting parece ter como vedetas os fiscais de linha com quem no passado recente até existem histórias de depósitos bancários. Aqui ficam então as imagens...

Sporting vs Académica



Sporting vs Benfica



Olhanense vs Sporting



Sporting vs Alba


Benfica vs Sporting


















V.Setubal vs Sporting - o lance que considero duvidoso

Sporting, Golo, Slimani, 34m, 0-1
Sporting vs Porto




O ataque final do sistema

Na quarta-feira foi dada mais uma prova de que o sistema está bem vivo. Novamente assistimos a mais uma arbitragem miserável que poupou 2 expulsões a jogadores do FC Porto.



A primeira entrada tem até a agravante de quase ter dado um golo ao FC Porto que nos colocaria numa situação ainda mais delicada para a segunda mão. Não fosse Artur com uma enorme defesa e isso teria acontecido. Para além disso foi uma sorte nenhum dos jogadores se ter lesionado após estas duas autenticas agressões.

Em relação ao jogo, o Benfica deciciu poupar mais de metade da equipa e mesmo a meio do jogo retirou Rodrigo que estava a ser o melhor jogador da equipa. Esta poupança a que o Benfica foi obrigado a fazer dos seus jogadores demonstra mais uma vez que a arbitragem de Proença em Alvalade no Sporting-Porto não era nenhuma demonstração de fraqueza do sistema como eu havia explicado num post anterior. Aquela arbitragem visou manter o Benfica ocupado com o campeonato ao mesmo tempo que abria a única possibilidade ao Porto de vencer as restantes competições.

Em relação às poupanças, no final do jogo eu era um dos benfiquistas que não entendia porque foram modificados tantos jogadores numa meia-final da Taça de Portugal contra o FC Porto. Hoje mais a frio e olhando ao que se tem passado desde que o Benfica conseguiu 7 pontos de vantagem do campeonato acho que a opção terá sido provavelmente a melhor. E tenho essa opinião por duas razões.

A primeira tem a ver com a campanha do Sporting e da comunicação social em relação à arbitragem. Desde que o Benfica passou a ter 7 pontos de vantagem, numa jornada onde até viu ser-lhe anulado um golo limpo contra o Estoril, que não se fala noutra coisa a não ser das nomeações. Lembro-me de ter passado por um programa da TVI 24 chamado contra-golpe e de aí se discutir o porquê dos árbitros internacionais não estarem a apitar muitos jogos dos grandes dando ênfase sempre que falavam no Benfica (vejam bem a forma como o tipo entoa os zeros dos jogos de Proença e Olegário com o Benfica). Na Sic notícias a mesma coisa com Rui Santos tal e qual como já tinha feito na época passada. E na RTP informação parece que arranjaram mais um sabujo ligado ao sistema, de seu nome Paulo Sérgio, e que também ele não se cansou de clamar por Proença para os jogos do Benfica. Ou seja, em todos os canais estão colocadas estrategicamente elementos a pedir que Proença roube o Benfica. E pedem sem terem razão para isso pois não falam de beneficios ao Benfica pois não os há. Somando a isto a reportagem a limpar mais uma vez a imagem de Proença não é difícil de perceber o que se vai passar no Domingo. Ainda no âmbito da comunicação social ontem Bruno Carvalho deu uma entrevista onde falou em grande parte do sistema. O incomodo de Sousa Martins foi por demais evidente. Até que conseguiu fazer a pergunta para a qual todos os orgãos de comunicação social queriam ouvir a resposta e que fez a ele e à badalhoca também de serviço soltar finalmente uns sorrisos. O resultado está em todas as edições online a capas de jornais: "O Benfica não merece estar no primeiro lugar".

Outra razão que me fez aceitar a rotação de plantel na quarta-feira foi o facto de este ano o Benfica não poder falhar. Falhar este ano a conquista do campeonato seria catastrofico. O clube iria entrar numa crise directiva que nos faria recuar alguns anos neste processo de recuperação que tem vindo a ser feito. E neste caso perder em Braga pode colocar novamente o Benfica sobre uma pressão enorme pois não iria poder falhar nos 4 jogos seguintes antes da visita ao Dragão (não acho que a equipa tivesse condições psicológicas de visitar o Dragão com o campeonato por resolver). Além disso manteria-nos "amarrados" ao campeonato e seriamos forçados a ter de rodar a equipa nas restantes competições. Assim quanto mais rápido a questão do campeonato estiver resolvida mais rápido começamos a ter o foco nas restantes competições e poderemos aí sim apresentar a melhor equipa.

É este então o ataque final do sistema para esta época. Clamar pelos árbitros do sistema para os jogos do Benfica e manter o Sporting o mais próximo possível. Até final da temporada, caso o Benfica não resolva cedo o campeonato, não duvido que teremos alguns destes artistas nos nossos jogos. Carlos Xistra, Hugo Miguel, Jorge Sousa ou Olegário Benquerença, juntamente com Proença, podem facilmente mudar o rumo de um campeonato.

P.S. - Apareceu hoje esta noticia. Ao que parece Vieira será castigado por palavras ditas após o jogo da primeira volta com o Belenenses. Nem vou falar da óbvia diferença de tratamento para com os restantes presidentes. O que eu questiono é: Quererão tê-lo calado para o que aí vem?

terça-feira, 25 de março de 2014

O plano do sistema...

Antes do jogo Sporting vs FC Porto a nomeação de Proença augurava mais um espetáculo decadente do futebol português. E assim foi mas não para o lado que se esperava. Quando todos esperavam que Proença iria colocar o Porto no segundo lugar que dá acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, eis que a surpresa aconteceu. Proença prejudicou pela primeira vez na sua carreira o FC Porto e afastou-os praticamente do segundo lugar do campeonato.

O que aconteceu é estranho e penso que não estou a dizer novidade nenhuma se disser que ninguém percebeu bem o alcance desta jogada. Nomear Proença para roubar o Porto? Como se explica esta situação se nesta época têm sido incontáveis os sinais de força do sistema?

Neste fim-de-semana tudo começou a fazer sentido para mim e hoje a nomeação de Pedro Proença veio comprovar as minhas suspeitas.

Comecemos então pelo que perdeu o FC Porto com a derrota em Alvalade. Distanciou-se do segundo lugar ficando com tarefa bastante complicada para o conseguir reaver. Mas, qual é a diferença entre o segundo e o terceiro lugar? Ambos dão qualificação para a Liga dos Campeões sendo que a diferença é que um entra diretamente na fase de grupos e outro tem de realizar uma pré-eliminatória sendo no caso do FC Porto contra uma equipa acessível pois será cabeça de série no sorteio.

O que ganhou o Porto com esse resultado? Livrou-se do peso do campeonato e ao mesmo tempo não deixou o Benfica afastar-se do segundo lugar. Ou seja o Porto sabendo que não tem plantel para todas as frentes e percebendo que já não tinha hipóteses no campeonato mediu os prós e os contras entre ficar em terceiro lugar e tentar vencer os outros troféus ou em segundo e não vencer nada. Por outro lado manteve o Sporting, que apenas se preocupa com o campeonato, a 7 pontos de distância do Benfica obrigando-nos a continuar a jogar com a melhor equipa no campeonato. Desta forma nos confrontos com o Benfica terá a vantagem de estar focado apenas nos jogos a meio da semana enquanto o Benfica tem o seu foco principal no campeonato usando a meio da semana as suas segundas linhas.

Existem no entanto dois problema com esta abordagem. Um tem a ver com o perigo de o Porto perder o terceiro lugar para o Estoril se rodar demasiado a equipa no campeonato. No entanto esta semana ficou claro que isso não irá acontecer.

Outro problema é que o Benfica não escorregou na Madeira apesar das ameaças de morte ao árbitro e sua familia (sim alguém do Porto e não do Sporting. É que a alcunha de mouros costuma vir mais do norte e as associações ao movimento bosta parecem mesmo para desviar atenções) e consequente exibição do apitadeiro de serviço. O jogo com o Braga é assim crucial. Em caso de vitória o Benfica fica a 8 pontos do titulo com 3 jogos caseiros contra equipas da segunda parte da tabela, um fora também contra uma dessas equipas e por fim o jogo no Dragão.  Em caso de vitória o Benfica podia passar a gerir a equipa em função das taças e não do campeonato, chegando assim aos próximos jogos com o Porto na máxima força.

Para este problema a solução foi arranjada. Proença depois de muitas pressões televisivas foi novamente nomeado para um jogo do Benfica. Certamente irá retribuir a confiança. Resta por isso ao Benfica saber se consegue contornar um obstáculo que não consegue ultrapassar à 3 anos.

Nos próximos posts vou dar conta de algumas curiosidades sobre Pedro Proença e na incrível influência que tem tido nos desfechos dos últimos campeonatos.

P.S. Bruno de Carvalho e toda a osgalhada que defeca na tv nacional também não vão ficar sem resposta às constantes insinuações de favorecimentos do Benfica. 

domingo, 16 de março de 2014

Em Inglaterra e cá.

Em Inglaterra os jogadores do Tottenham vão desabafando sobre o que aconteceu na quinta-feira.




Ou seja os próprios jogadores do Tottenham reconheceram a superioridade táctica do Benfica e ficaram fascinados com o nosso futebol.

Por cá andam as histéricas ofendidas a escrever posts atrás de posts a exigir desculpas de Jesus ao Shéu e a pedir a demissão do homem que proporcionou mais um momento épico na Europa.

P.S. - Também hoje em Inglaterra José cheio de classe Mourinho voltou a fazer das suas. Depois da expulsão de um jogador seu foi vociferar com o quarto árbitro (ninguém do Chelsea foi ter com ele), foi falar com o treinador adversário na sua área técnica agarrando-o inclusivamente (ninguém do Chelsea foi ter com ele) e no final ainda foi expulso depois de entrar e se manter durante largos segundos dentro de campo a tentar falar com o árbitro. Depois da expulsão, com a derrota iminente e num estádio adversário em polvorosa por estarem prestes a vencer o primeiro classificado, ouviam-se os adeptos do Chelsea mais alto que todos os outros a gritar : "José Mourinho, José Mourinho, José Mourinho...."  

sábado, 15 de março de 2014

Jesus hoje como à 2 mil anos atrás.

Jorge Jesus desde à muito tempo que se tornou um alvo de chacota nacional. São videos no youtube, posts no facebook e programas desportivos com espaços semanais dedicados ao gozo e achincalho deste grande treinador.

Qual é então o problema de Jorge Jesus? O problema é que é um grande treinador. Incomensuravelmente melhor que a pandilha de treinadores que são colocados nos píncaros pela comunicação social portuguesa nos últimos anos (Jesualdo, Domingos, Leonardo Jardim, Villas Boas, Vitor Pereira, Paulo Fonceca e por aí fora) e pela forma como subiu na carreira sem padrinhos e com muito trabalho indo em sentido inverso ao do funcionamento básico do futebol em Portugal. Se juntar-mos a isto o facto de ser treinador do Benfica torna-se então o alvo a abater.

O país já parou para crucificar Jorge Jesus no incidente em Guimarães onde Jesus defendeu um dos NOSSOS. Tornou-se um tal assunto de estado que Jesus no espaço de um mês já estava a ser ouvido nos tribunais enquanto outros casos como as agressões dos jogadores do Porto no túnel da Luz levaram 3 anos a ser resolvidos. O país parece querer parar novamente por Jorge Jesus mostrar 3 dedos a um treinador inglês e por ter afastado Shéu e Rui Costa quando Jesus estava calmo e quem estava alterado era o treinador adversário (sobre este assunto falo mais à frente). Mas o país não parou quando um fedelho com a camisola da selecção "nacional", sem o mínimo de qualidades futebolísticas ou humanas para tal, fez ISTO. Nem sequer ninguém da selecção "nacional" deu relevo ao caso nem a comunicação social mostrou alguma indignação pelo gesto. Fosse um jogador do Benfica e o mundo desabava. Não se ouviria falar da troika durante uma semana, e pedia-se ao selecionador nacional, ao presidente da federação, ao primeiro ministro, ao presidente da republica, ao duque de Bragança e quem sabe à UEFA e à FIFA o afastamento imediato desse jogador não só da selecção mas também do futebol. Para além deste caso ainda existe outro treinador português, o happy one, que não só ninguém mostra qualquer repugnância pelos seus gestos lá fora, digamos simpaticamente que com pouca classe, como ainda por cima é aplaudido cada vez que os faz.

Relativamente ao que se passou em Inglarerra não gostei tanto da atitude dos 3 dedos levantados como da forma que Jesus afastou Raúl José, Rui Costa e Shéu, apesar de eu achar que os 3 ao irem ter com Jesus só estavam a dar mais importância a um caso que iria ficar por ali. Agora uma coisa é chamar à atenção e outra é crucificar e fazer deste episódio um crime que não pode passar sem punição.

Não gostando da atitude de Jesus também é importante perceber porque é que Jorge Jesus perde o controlo emocional em várias alturas. E a essa pergunta eu vou dar a minha opinião. Jesus perde o controlo emocional porque está constantemente a ser enxovalhado e humilhado não só pela comunicação social como por muitos benfiquistas que ainda não perceberam a importância que Jesus teve e tem no Benfica. Jesus perdeu 2 títulos nos últimos 2 anos por causa das arbitragens e ninguém o defendeu. Todas as culpas desse insucesso foram atiradas para cima dele. Jesus já foi inclusivamente criticado por dar importância demais às competições europeias quando essas campanhas têm dado ao Benfica uma imagem de respeito internacional que à muitos anos não tínhamos. Jesus já defendeu adeptos atacados pela policia ou jogadores que estavam prontos a ser queimados pelos próprios adeptos (Maxi Pereira e Luisão). Jesus é o único que no final dos jogos tem falado dos erros grosseiros de árbitragem. Jesus faz isto tudo sozinho. Jesus tem carregado nos últimos 4 anos o peso inteiro de um clube com a dimensão do Benfica nos seus ombros. Jesus defende o Benfica como poucos o fizeram e o que tem recebido em troca são Pedros Ribeiros a humilharem-no todas as semanas com graçolas sobre o discurso e até sobre as raízes do mesmo. Pedros Ribeiros que entre outras coisas até já foram convidados para participarem num jogo de beneficiência ao lado de grandes nomes do Benfica e do futebol internacional. Esses mesmos que dão em troca ao Benfica e ao seu treinador espetáculos semanais degradantes de piadinhas de mau gosto e gozo de tudo o que Jesus diga ou faça. É por tudo isto que aos Pedros Ribeiros, às histéricas da internet e à comunicação social eu digo a alto e bom som.

VÃO TODOS PRO CARALHO.

Quanto ao facto de dizerem que os jogadores não gostam de Jesus vou deixar que os actuais e antigos jogadores falem sobre esse assunto.




"Jorge Jesus acreditou na minha qualidade." - Matic

Javi Garcia agradece a Jorge Jesus.

"Jorge Jesus fez-me um homem." - Fábio Coentrão

Witsel defende continuidade de Jesus no Benfica.

David Luiz e Ramires apoiam o brilhante Jorge Jesus.

P.S. - Espero que o Jorge Jesus mantenha a calma que tem tido até este momento. Que se concentre apenas no seu trabalho e não ligue aos ataques que lhe são e serão dirigidos nas próximas semanas. Que mantenha a humildade que tem tido em todas as conferências de imprensa como foi o caso da de hoje. Precisamos de um Jesus concentrado apenas no essencial para tornar esta época num ano épico. Que Jesus e os jogadores o façam por eles depois de tudo o que aconteceu no passado. Que mostrem o dedo do meio todas as semanas dentro de campo com a raça, o querer, a ambição e união que têm demonstrado em todos os jogos.

P.P.S. - Para o Pedro Ribeiro tenho a dizer que é deveras engraçado vê-lo indignado com os empurrões de Jesus. Deveria preocupar-se mais com a sua vida e com os seus actos. É que ao pé de si Jesus é um menino de coro.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Ressaca do mercado

Terminou mais um periodo de transferências e ao contrário do inicio da época o Benfica realizou um encaixe significativo desta vez.

Vou começar por dizer que não concordei com a manutenção de jogadores no inicio da época contando para isso com dinheiro de premios da Liga dos Campeões que poderiam não se concretizar. Não gosto de antecipação de receitas e como se viu isso colocou-nos numa situação delicada a meio da época precisando de vender para equilibrar as contas.

No entanto com estes negócios de Inverno o Benfica conseguiu dar a volta a essa situação difícil e arrecadou 70 milhões com 3 jogadores. O melhor destes negócios é que 2 desses jogadores ficam até final da temporada ao passo que Matic saiu mesmo mas já com a posição salvaguardada por Fejsa que ao longo destes meses teve tempo de se ambientar ao clube, ao país e aos métodos de Jorge Jesus.

Mas como sempre acontece quando existem negócios com jogadores no Benfica lá começaram os arrotos de azia do costume. Liquidação total, milhões da treta, estamos na falência, etc, etc. Matic foi dado dizem alguns. Rodrigo e André Gomes não pode ser verdade dizem outros. Já antes diziam que David Luiz também tinha sido dado e que Matic avaliado em 6 milhões nesse negócio era apenas para atirar areia para os olhos dos benfiquistas. Também existiu Coentrão que para essa malta foi vendido pela clausula de rescisão mas o Benfica foi obrigado a comprar Garay que não prestava. Com Di Maria o mesmo. Veio Rodrigo por 6 milhões apenas para abater nos 35 milhões da venda. Tudo isto eram barretes. Agora nem um pio em relação a esses negócios.

Olhando para os nossos adversários o Sporting não vendeu ninguém e ainda se reforçou (bem ou mal logo se verá). O Porto deixou sair um titular indiscutivel, mas pior do que isso um dos jogadores talvez com mais peso dentro do balneario.

Não se admirem portanto que tendo Benfica e Porto perdido um titular indiscutivel do meio campo se diga que o Porto saiu a ganhar neste mercado de Inverno. Mesmo que o Porto tenha recebido 0 de dinheiro e o Benfica tenha recebido 70 milhões. É que como eu já vi pela gloriosasfera ter deixado sair Lucho foi mais um golpe de génio. Foi apenas para dar minutos a Defour, a Quintero e a Herrera. Desta forma serão os 3 convocados para o Mundial e os 3 irão render muito dinheiro no futuro. Para além disso aquilo é que é gestão desportiva porque conseguiram segurar Fernando e Mangala. Para os mais distraidos Fernando sairá no final da época a custo 0, sendo por isso estranho que esses entendidos achem que o Manchester City com Touré, Fernandinho e Javi Garcia desse milhões por um jogador que sairá no final da época a custo 0 e que neste momento não poderia jogar na Liga dos Campeões. Quanto a Mangala seria estranho o Porto vender o único central com qualidade que tem neste momento fosse pelo preço que fosse. A não ser que os 70 milhões de vendas no verão se tenham evaporado nas dividas e ordenados em atraso que tanto se vai ouvindo em surdina.

Chegados a dia 1 de Fevereiro acho que o plantel do Benfica é de longe o melhor plantel dos candidatos ao titulo. Não digo que dê para vencer tudo mas dá certamente para vencer todas as provas internas. Quanto às restantes equipas o Sporting terá uma enorme vantagem de apenas ter mais 14 jogos em 4 meses. Pode semana a semana preparar os jogos da melhor forma. O Porto com o plantel que apresenta neste momento só não cairá cedo nas várias competições se tiverem a rede por baixo que suporta todos os seus sucessos. E ou muito me engano ou hoje já terão de ter umas ajudas para passar nos barreiros sem um único elemento do sector mais forte do Porto das últimas épocas.

sábado, 18 de janeiro de 2014

O ROUBO no Benfica vs Porto (VIDEO)

Verdadeiramente surreal o roubo de Artur Soares Dias ao Benfica no clássico. Apenas um autentico banho de bola permitiu ao Benfica sair desse jogo com a vitória depois de toda a pancada a que os jogadores foram sujeitos durante o jogo. Para somar a isto a única oportunidade flagrante do Porto foi num lance de fora-de-jogo claro e ainda ficou um pénalti escandaloso por marcar.

Mais surreal que a arbitragem são as queixas de Pinto da Costa e de Paulo Fonseca dias depois do jogo. Já vi muita vez o F.C. Porto fazer isto mas neste jogo é demais. Ficam aqui as imagens para se perceber o ridiculo a que esta escumalha se presta.



A minha única questão depois disto é com quantos jogadores expulsos acabava o F.C. Porto com um árbitro normal?

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O comediante Pinto da Costa


Pinto da Costa no seguimento do que vem fazendo à alguns anos voltou a falar da gestão do Benfica. Parece mais preocupado que a própria blogosfera benfiquista histérica em relação a essa gestão. Desta vez falou sobre a venda de Matic que chegou como troca no negócio de David Luis e que se transferiu por 25 milhões para o Chelsea.

Pinto da Costa atacado pela falta de memória não se lembrou que Moutinho entre compras e recompras da percentagem do passe custou mais de 11 milhões ao Porto e tinha uma clausula de 40 milhões. No final da época passada foi vendido por 25 milhões, tendo ainda dado parte desse dinheiro ao Sporting.

Para além deste negócio como esquecer Hulk? O jogador galáctico com uma clausula de 100 milhões? Aqui ficam as palavras de Pinto da Costa uma semana antes de o vender ao Zenit por 40 milhões.


P.S. "Não percebo nada de gás". Deixo para vocês as piadas sobre esta afirmação de Pinto da Costa.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O percurso de EUSÉBIO

De desconhecido a promessa.

De promessa a confirmação.

De confirmação a estrela.

De estrela a idolo.

De idolo a REI.

De REI a IMORTAL.

De IMORTAL a um DEUS do benfiquismo.

Parabéns Eusébio por esta caminhada única que te levou do mundo dos mortais até ao mundo dos deuses.