terça-feira, 31 de outubro de 2023

É hora de lutar por quem vos tirou do inferno

Se neste momento existe alguém por quem vale a pena lutar é por Roger Schmidt. Um Homem que desde que chegou a portugal anda a ser perseguido de forma abjeta pela MDCSDQT. Durante mais de um ano não teve uma conferência onde pelo menos não lhe fosse feita uma pergunta acintosa. Durante mais de um ano viu a sua imagem ser desgastada diariamente nas derrotas, empates e até nas vitórias, por uma cartilha que ora diz uma coisa hoje ("não roda a equipa") ora amanhã diz outra ("não estabiliza um onze"). São sempre os mesmos merdas da aliança dragarta com a lição bem estudada, agora também com uma quota de benfiquistas ressabiados (aka Farinhas). E da parte de Schmidt sempre houve elevação para não mandar esta escumalha toda para o caralho.

Mas percebe-se o ataque. O Benfica estava num buraco de onde mal se via a luz a entrar (também lá estava graças aos Farinhas da vida). Desportivamente um farrapo e financeiramente a caminhar para o mesmo buraco dos adversários. Com a massa associativa a idolatrar quem a MDCSDQT lhes dizia para idolatrar (os Weigls da vida claro) e a demonizar aqueles que tentavam puxar O Barco contra a corrente.

O que está a acontecer a Schmidt não é novo. Já o fizeram a Lage, a quem pediam a demissão depois de ter feito uma das melhores primeiras voltas da história do clube. Já o fizeram a jogadores que já tinham o seu lugar na história do clube marcado a letras de ouro. Infelizmente Schmidt não chegou a tempo de salvar alguns desses jogadores, mas chegou a tempo de salvar outros. Jogadores como Otamendi, Florentino, João Mário, Rafa ou Gonçalo Ramos que de dispensáveis foram peças chaves no 38. 

É que a propaganda é assim. Se até Goebbels conseguiu convencer uma nação do holocausto acham que a MDCSDQT toda concertada no ataque a um Homem não ia conseguir colocar os seus adeptos contra ele? Eu já o disse aqui. Mais de 90% dos que vão a um estádio não percebe um caralho de futebol. São meras caixas de ressonância do que ouvem nas televisões. Pensar pela própria cabeça dá muito trabalho. É tão mais fácil ir na corrente. É tão mais fácil fazer parte do grupo onde se escreve sempre os mesmos sound bytes e estes são partilhados nas redes sociais como palavras sábias. É tão bom passar como expert e ter toda essa atenção.

Não são capazes de perceber o que estão a fazer ao Benfica e o comportamento exatamente oposto com os rivais. Não são capazes de questionar porque é que um treinador já com vários anos de casa e que ficou em 4º na época passada, é tratado como um guardiola pela mesma MDCSDQT. Não são capazes de questionar porque é que um arruaceiro que perdeu campeonato e supertaça e que em 4 jogos perdeu 3 contra o "incompetente alemão" é idolatrado. Não são capazes de questionar porque é que os árbitros são protegidos depois de 9 jornadas de autêntico forrobodó. Sabem o que é que acontecia ao Sporting se em Faro não os salvassem daquela humilhação? Se na mesma jornada em que o Benfica venceu o Porto eles tivessem perdido pontos contra o Farense a jogar mais de 1 hora em superioridade numérica e a vencer por 2 golos de diferença? Se nos isolássemos no 1º lugar nessas condições? Eles implodiam.

De uma vez por todas metam na cabeça que nenhuma equipa está no topo de forma durante 10 meses. Muito menos quando tem sido fustigada por lesões. Desde o jogo da Supertaça que não voltamos a ter 2 laterais de raíz a 100% em campo. Não tivemos Guedes, Já perdemos Di Maria. Tivemos jogadores a jogar tocados. Agora sem Bah, Kokcu e Neres. É dificil ter bom futebol nestas condições. É preciso é sobreviver a estes momentos.

Sei que já foi há uma década mas a melhor época desportiva deste século começou muito pior do que esta. Em termos de resultados e de futebol apresentado. Durante vários meses essa equipa teve de sobreviver à desconfiança e também a várias lesões. Infelizmente teve de ser a partida de Eusébio antes de um jogo com o Porto para unir o Benfiquismo. E a partir daí, mesmo perdendo o nosso melhor jogador da primeira volta, acabamos por construir a época mais memorável deste século.

É hora de os jogadores que eu mencionei atrás e que foram salvos por Schmidt, serem eles agora a estender o braço ao seu treinador. Pelo que lhe têm feito na MDCSDQT. Pela injustiça dos próprios adeptos. Não é tempo de lutar por nós adeptos porque neste momento não merecemos. É tempo de lutar por esse Homem. E quanto ao próprio é manter as ideias que o levaram ao 38. Não se deixar desestabilizar por tudo o que lhe têm feito.

P.S. Para hoje ia com Trubin, Jurasek/Bernat, Otamendi, Antonio Silva, Aursnes, Florentino, João Neves, João Mário, Gonçalo Guedes, Rafa e Musa. Com a lesão de Neres para mim Di Maria deve ser gerido com pinças.

sábado, 28 de outubro de 2023

Recuperar o Benfica da época passada

Como todas as grandes equipas o segredo desse Benfica era ser uma equipa equilibrada. E para esse equilibrio, além dos centrais, destacavam-se 3 jogadores. Gonçalo Ramos, Enzo e Florentino. Os 2 primeiros para além do que davam ofensivamente eram também dos melhores do mundo sem bola nas suas posições. Florentino não sendo tão completo como os 2 anteriores era um verdadeiro polvo no meio-campo. É um dos melhores do mundo a recuperar bolas.

Os 2 primeiros acabaram por sair por 200M. E acreditar que com 1/4 desse valor investido em substitutos não se iam notar diferenças é completamente irrealista. Quanto ao Florentino, a partir do final da época passada começou a perder o lugar na equipa. E se na época passada se percebe porque tanto ele como outros dos mais utilizados acabaram a época em dificuldades, nesta é difícil de compreender.

Hoje, muito mais do que na época passada, esta equipa precisa de Florentino. Ninguém no atual plantel recupera tantas bolas e tão adiantado no campo como ele. E mais impressionante é a forma "fácil" como o faz. Recuperar uma bola ao pé da área contrária, para além de apanhar o adversário em contrapé, evita que mais 4 ou 5 jogadores do meio-campo e do ataque tenham de fazer mais de 100 metros a recuar no terreno e a avançar posteriormente no campo. Dá não só espaço aos jogadores da frente como lhes evita tanto desgaste.

Uma forma de explicar melhor isto é ver os 2 golos no Benfica contra o Estrela. É muito fácil dizer que foi Neres a desbloquear esse jogo. Mas vão ver como nascem ambos os lances, e como a equipa do Estrela foi apanhada em contrapé. Foi Florentino no primeiro com uma intercepção em cima da linha de área e no segundo com pressão alta a obrigar o adversário a errar o passe, que deram todo o espaço e tempo do mundo aos homens mais adiantados.

Eu percebo que existe João Neves, Kokcu e Aursnes. Mas desde a pré-época, principalmente desde o jogo com o Feyenord, que se percebeu que a equipa não fica equilibrada com qualquer uma que seja a dupla de meio-campo com estes jogadores.

Mas só a entrada de Florentino não vai colocar o Benfica ao nível da época passada. É preciso relembrar novamente Enzo e Gonçalo Ramos. Para as mesmas posições o Benfica não contratou ninguém mas para mim tem 2 jogadores no plantel especiais como são os 2 anteriores. Talvez não com as mesmas caracteristicas mas com a mesma particularidade de serem também fortes tanto com bola como sem bola. Estou a falar de João Neves e Gonçalo Guedes. É uma questão de Schmidt conseguir juntar estes 3 jogadores no 11.

Eu jogaria com João Neves mais descaído para uma ala a dar o equilibrio a um meio-campo com Florentino e Kokcu/Aursnes e Gonçalo Guedes ou a ponta-de-lança em alguns jogos, ou a segundo avançado noutros libertando Rafa para uma das alas. Isto a nível de jogos contra equipas de Champions. Em jogos caseiros é possível arriscar mais com os restantes jogadores.

Eu acredito que com este plantel é possível chegar perto no nível da época passada. Mas é preciso encontrar já a formula para salvar ainda a Liga Europa nas competições europeias e para ser campeão neste pantanal que é o futebol português. E o derby pode ser o clique. Vencer esse jogo convincentemente pode ser o clique que existiu por exemplo em 13/14 no Benfica vs Porto.