domingo, 20 de setembro de 2020

Já deu para perceber a diferença?

Gabriel no lugar de Weigl e é logo todo um mundo de diferença. Finalmente uma hora antes do jogo, ao ver a equipa titular, voltei a ter aquela sensação agradável de que as probabilidades de vencermos o jogo eram bastante elevadas.

Para terem mais um pouco de noção de como é um Benfica com e sem Weigl aqui ficam mais uns números:

  • Com Weigl
    • 1791 minutos jogados
    • 29 golos marcados (1.45 golos marcados a cada 90 minutos)
    • 28 golos sofridos (1.40 golos sofridos a cada 90 minutos)
  • Sem Weigl
    • 709 minutos jogados
    • 20 golos marcados (2.5 golos marcados a cada 90 minutos)
    • 7 golos sofridos (0.88 golos sofridos a cada 90 minutos)

Sem Weigl são números de equipa que luta pelo titulo. Com Weigl são números de equipa do meio da tabela. Eu espero é que agora não lhe voltem a dar a titularidade. Tentem fazer dinheiro com ele (se é que conseguem). Ficamos bem com Samaris, Florentino, Gabriel e Taarabt. E na equipa B ainda lá estão Vukotic, David Tavares e Camara.

Agora fica a faltar Grimaldo. Ontem mais uma vez papado como se de um meco se tratasse. 2 jogos e 2 golos sofridos a custa dele. Marcou um golo de livre mais de um ano de tentativas depois (talvez ajude a fazer uns trocos). Do outro lado Almeida vai com 2 jogos e 2 assistências. Mas lá está. A culpa de tudo no Benfica é dele. Já Nuno Tavares entrou e teve 3 arrancadas que quase acabaram em golos. Eu já gostava dele, mas sinceramente não pensei que nesta altura já tivesse o nível que tem vindo a demonstrar na pré-época. Se houver coragem para o meter a jogar, no final da época já vai ser dificil de o segurar. E se um dia sair vai ser a venda mais cara de um lateral no Benfica.

Já hoje Gonçalo Ramos marcou mais 3. Desde que se estreou pela equipa principal com 2 golos, já fez 4 golos na Youth League e agora mais 5 em 2 jogos na segunda liga. Depois de Renato e Felix vai ser Gonçalo o proximo grande jogador vindo da formação. Com um jogador destes não precisamos de mais avançados. A não ser que se venda Vinicius e Seferovic. Mas se o Benfica aguentar em termos de liquidez até ao final da época eu aguentava Vinicius. Com Waldshmidt ou Darwin ao lado vai marcar muitos golos e no final da época podemos vendê-lo em alta e já temos Gonçalo Ramos para entrar na equipa.

Falta ainda um central. Mas depois da conversa de ontem sobre adaptar Diogo Gonçalves a lateral fiquei com a sensação que André Almeida vai passar a ser a terceira opção para posição.

P.S. - O Porto iniciou o campeonato como é costume. 2 penalties e um golo irregular (Sérgio Oliveira apoiou-se num adversário para empatar o jogo de cabeça). Desde que Conceição disse sem pudor que o que faltava a sua equipa eram mais penalties que a média é de quase 1 por jogo.

P.S.2 - Otávio não foi castigado depois do que disse após a final da Taça. Ainda sou do tempo em que Enzo Perez fez um gesto de roubo e 2 dias depois já tinha sido castigado com 1 jogo. Depois dizemos que perdemos para o pior Porto dos ultimos anos. Porto esse que nem os seus adeptos aguentam ver jogar mas que em termos de pontos é melhor que o Porto de Mourinho.

18 comentários:

  1. O que não se entende, na "estrutura manhosa montada pelo Vieira", é a razão pela qual o LE Ricardo Mangas que deve ser 10 vezes mais inteligente e jogador do que o N. Tavares, está a jogar (e muito bem!) no Boavista, e no Benfica quando não pode jogar o matraquilho do Grimaldo metem alguém que não tem dois dedos de testa. Muitos vão dizer que é novo e qual é a idade do Ricardo Mangas? Este último tem escola, sabe colocar-se, defende e ataca e sabe tapar as costas dos outros defesas quando a zona está desequilibrada. Já o Tavares, em vez de aprender a colocar-se entre os adversários e a baliza do Benfica, faz precisamente o contrário. Logo, num será um bom defesa. Para mais, parece que está demasiado preocupado em correr para o meio campo adversário, quando a um lateral é obrigatório ter contenção e subir quando as circunstâncias o permitem. Vamos ter muitos desgostos com ele na equipa!

    ResponderEliminar
  2. como se só tivesse existido aquela alteração, mas alguns pelos visto só conseguem ver o que lhes interessa.
    já o facto de não ter jogado o ponta de lança que acha que as balizas são como as bandeirolas de canto, apenas delimitam o campo não tem nada a ver.

    e já agora também não tem a ver não ter jogado outro jogador que assim que entrou em campo seis minutos depois eles estavam a marcar quando até ai tinha tido uma única oportunidade.
    jogador esse que perdeu a bola e que deu origem a uma bola no poste mas pelos vistos com esse não existe problema.

    lá esta mais vale cair em graça que ser engraçado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica nos primeiros 15 jogos da época passada teve 14 vitórias e 1 derrota. Tinha apenas 5 golos sofridos. Estavam lá Seferovic, Pizzi, Almeida e todos os outros. Apenas lá não estava Weigl. Ao 16º jogo ele foi titular pela primeira vez e quando saiu nesse jogo aos 60 minutos estavamos a perder em casa com o ultimo classificado que na altura tinha 6 pontos (2 vitórias e 13 derrotas). No final do campeonato tinhamos mais 4 derrotas, 5 empates e 21 golos sofridos. De uma equipa com números de campeão passamos para uma equipa de numeros de meio da tabela. Mas é obvio que são coincidencias e a culpa é de todos os outros que lá estavam antes da debacle. Não é da floribela alemã.

      Eliminar
    2. sim o seferovic foi titular neles todos.
      eu por acaso falei no almeida por acaso.
      também foi culpa do weigl as casas todas que o ferro começou a dar, alias que deu nesse jogo que falas.
      claro e a culpa é só dele e não dos outros que cometeram erros nesses jogos alias o frango odysseas na final da taça também deve ter sido dele.

      continuas a confundir correlação com causalidade.
      o que eu continuo sem perceber é como é que sem ele em campo o ano passado as exibições, os resultados e os erros continuaram a ser miseráveis.

      Eliminar
    3. Então vamos la ver, que equipa era essa onde pela entrada de 1 jogador que já tinha sido titular do Borussia Dortmund onde nós Benfica levamos lá 3 ou 4, se foi completamente abaixo?!?!

      Mas temos noção do que estamos a dizer?

      Uma equipa como o Benfica perde uma carrada de jogos porque mete um jogador como o Weigl??

      Mas isso faz algum sentido?

      O Porto a época passada desde que foi buscar o pepe tmb perdeu 7 pontos para o Benfica...a culpa foi do pepe que agora foi campeão pelo porto??

      Eliminar
    4. João Carlos. O Ferro e o Grimaldo já davam casas antes. Chegavam lá é menos bolas. Eu até já ando a mais de 2 anos a dizer aqui no blogue que o Benfica precisa de centrais e de um defesa esquerdo. Mesmo nessa altura em que tinhamos apenas 5 golos sofridos no campeonato. A verdade é que tinhamos um meio campo forte e dava para disfarçar. Com Weigl não dá para disfarçar nada. É mais um problema a juntar aos que ja tinhamos.

      Por exemplo na taça achas que é coincidência que a jogar com 1 a mais não os conseguimos encostar atrás e que logo após a sua saída por um jogador como Taarabt que vinha de mais de um mês de lesão já o conseguimos fazer? Achas normal em 60 minutos em campo (quase metade com 1 jogador a mais) o Benfica nao fazer um remate a baliza?

      Viste como ele foi engolido no Dragão. Lembras-te do jogo em casa contra o Guimarães onde a meia hora podiamos estar a levar 3 ou 4 e ele já podia ter sido expulso. E depois da sua saida aos 30 minutos o Guimarães só voltou a ter uma oportunidade num remate fora de área. Sabes que os ultimos 2 jogos em que ele não foi titular o Benfica venceu 4-0 o Aves na época passada e nesta o Famalicão por 5-1 (as únicas goleadas desde que ele chegou).

      Será que sou só eu que vejo a facilade com que os adversários passam por ele e ficam de frente para a nossa defesa. A queantidade absurda de contra-ataques que sofremos com ele em campo.

      E Ricardo Cunha. Tanto faz sentido que aconteceu. Não fujam a realidade. Ele entrou na equipa e fomos por ai abaixo. Ja tinhamos outros problemas que dava para disfarçar. Com ele em campo não dá.

      E com a equipa que temos hoje não duvido que venciamos mais jogos. No entanto não chega para ser campeão porque sempre que o grau de dificuldade aumentar um pouco não vamos vencer. O Weigl nunca vai ser campeão a titular de uma equipa. Nem sequer a fazer metade dos jogos de uma época como se viu o ano passado. Nenhuma equipa do mundo aguenta um jogador como este numa zona tão importante do campo. A não ser que mude muito como jogador. O que eu não acredito.

      E já agora quem é o Weigl para lhe fazerem tanta reverencia? Ele nem sequer era titular no Dortmund e o último ano os poucos jogos que fez foi a central. Mas tu achas que ele veio para o Benfica por 20 milhões por quê? Se ele fosse bom não tinha grandes equipas atrás dele que dariam bem mais do que nós demos?

      Eliminar
    5. Obviamente que o Weigl não é culpado de todas as desgraças que aconteceram (espero que o tempo do verbo esteja correcto), sempre que jogou, há mais culpados a começar pelo Lage, passando por Pizzi e Rafa e outros mais.

      Agora quanto a Grimaldo, quase seis anos depois e com três campeonatos no palmarés, exigia-se uma evolução dos s notória.

      Atenção que volto a repetir, por mim dava mais meia época a Grimaldo e até ao fim da época a Weigl. No caso do Grimaldo o Nuno ainda não dá garantias e o Cervi a ser aproveitado ainda tem que ganhar rotinas; no caso do Weigl, como só tem meia época de Benfica e talvez tenha sido mais vítima que culpado, é de arriscar até ao fim da época. Por mim deixaria nas mãos, ou melhor pés dos dois jogadores a sua continuidade no Benfica.

      Eliminar
    6. "A verdade é que tinhamos um meio campo forte e dava para disfarçar. Com Weigl não dá para disfarçar nada. É mais um problema a juntar aos que já tínhamos."
      com isto não tenho nada a opor mas não foi isso que disseste e vens dizendo que o weigl é que é o culpado de tudo.

      mas vai lá então ver o jogo em casa para a taça com o famalicão, o weigl não jogou, quantos contra ataques permitimos, quantas casas o ferro deu depois de entrar para o lugar do jardel, quantas o jardel não tinha dado.

      o problema nunca foi se o weigl contribuiu para o estado de coisas que contribuiu se calhar foi a gota que fez transbordar o copo, mas não é o único culpado, muito menos sequer o maior, do que aconteceu o ano passado.

      Eliminar
    7. Este números envergonham qualquer jogador


      ÉPOCA EQUIPA J G
      2020/21 Portugal Benfica 2 0
      2019/20 Portugal Benfica 21 1
      Alemanha Borussia Dortmund 20
      2018/19 Alemanha Borussia Dortmund 24
      2017/18 Alemanha Borussia Dortmund 33
      2016/17 Alemanha Borussia Dortmund 43
      2015/16 Alemanha Borussia Dortmund 51

      Estamos a falar de um internacional Alemão que jogou ao mais alto nível numa das melhores ligas do Mundo com exibições de encher o olho.

      E querem vocês fazer querer que o mal do Benfica é o Weigl?

      Como já disse por aqui, daqui a 20 jogos vamos rever as estatisticas e a opinião sobre o Alemão.

      Abraço

      Eliminar
  3. joão carlos, esse ponta de lança que falas, Seferovic, também tem culpas no cartório, mas não é isso que está em causa, pois não foi ele que desde Janeiro tem feito o Benfica estar jogo atrás de jogo a sofrer golos, e a perder como uma equipa que luta para não descer. Uma coisa é Seferovic, que a meu ver não é ponta de lança para o Benfica, mas até se superou ajudando-nos a ganhar um campeonato, e outra bem diferente é o Weigl que mais não é que sabotagem pura a uma equipa, basta ver como a equipa estava e a segunda volta que teve, culminando na eliminação com o Paok, que espero que tenha sido a ultima gota. Um médio defensivo que não sabe defender e pior não tem qualquer leitura de jogo, é um suicídio ambulante. Não desfoquemos. Não pode voltar à equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu apenas fiz uma analise entre os dois jogos paok e famalição.
      e a diferença entre os dois jogos não foi só o wiegl.
      foi o seferovic que não jogou por exemplo e mais alterações no ataque.
      o resultado volumoso foi devido aos atacantes que foram outros.

      porque os erros defensivos foram exactamente os mesmos em quantidade e na forma, com a diferença que o weigl não estava lá, um eles marcaram, até mais ou menos ao mesmo minuto e outro mandaram ao poste.
      a diferença é que já tinhas cinco antes de eles marcarem mas pelos visto a culpa é só do weigl.

      e atenção que não estou sequer a dizer que ele não tem culpa só e unicamente a dizer que ele não é o único culpado.

      Eliminar
    2. João Carlos. A diferença do Benfica não é só a nivel defensivo. Também é a nível ofensivo. Vai var o segundo golo do Benfica e o que Gabriel faz quando a bola lhe chega aos pes. Se fosse o Weigl a bola ia garantidamente para o central. Metemos mais contra-ataques na sexta do que em 10 jogos com Weigl.

      A nivel defensivo sofremos um golo em mais uma Grimaldice e vai ver por baixo das pernas de quem é que passou a bola que foi ao poste.

      Eliminar
    3. mas a nível ofensivo nem se discute, ou o florentino ou o fejsa eram diferentes.

      e quem é que não marcou o guga.
      e quem é que perdeu a bola no contra ataque que levou a bola ao poste.
      e quem é que não marcou o defesa esquerdo na grecia nos dois lances que eles marcaram.

      vários cometem erros, incluindo o weigl como é óbvio, mas pelos visto o único culpado é o weigl os outros não tem culpa de nada.

      Eliminar
  4. Agora é moda falar-se mal do Weigl como já foi moda falar mal do André Almeida, do Pizzi, do Talisca, do Cardozo... enfim, há sempre alguém para falar mal como se esse alguém fosse o pior do mundo, esquecendo-se sempre do mais importante, um jogador de Futebol é o jogador de Futebol e o seu contexto, ou seja a sua equipa.

    Ponto prévio, qualquer médio defensivo a jogar numa equipa equipa que defenda mal coletivamente está mais exposto.
    O Benfica de Lage em termos coletivos era só a pior equipa da Liga a defender em Organização defensiva.

    Weigl é só o melhor médio do Benfica com bola, o que decide melhor, o que passa melhor e o que oferece aos seus colegas melhores condições de darem continuidade ao jogo com sucesso.
    Sem bola, não é um jogador muito agressivo nos duelos mas... e é aqui que é importante haver um "mas"... com Jorge Jesus e com a organização defensiva das equipas de Jorge Jesus além de vir a melhorar nesse aspecto, vai certamente ser um melhor médio defensivo.
    A 1a parte de Weigl com o PAOK é MUITO BOA. Decresceu de qualidade na 2a parte porque a equipa foi menos organizada devido ao cansaço e quanto a mim devido a um erro estratégico de Jorge Jesus a partir dos 60 minutos.

    Por isso minha gente, calma, Weigl não é o melhor do Mundo mas calma, não é o pior, e quanto a estas estatisticas tenham mais respeito pela qualidade dos jogadores que envergam o Manto Sagrado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão sempre existir opiniões diferentes em relação a jogadores do Benfica. Eu nos vários anos de blogue só fui feroz contra 2 jogadores do Benfica. Weigl e Grimaldo. E só o fiz porque acho que são 2 cancros. Ainda por cima ambos com grande imprensa que varre toda a porcaria que eles fazem para debaixo do tapete. Daí que não percebo essa do ser moda falar mal de Weigl porque infelizmente para o Benfica são muito poucos os que o fazem.

      Quanto ao Weigl não sei que jogos vês. Dar o melhor seguimento as jogadas é meter a bola no central e nos laterais? Com o PAOK a perder e não saia desse registo. O que é que me interessa que ele tenha técnica se o que ele faz nos jogos até eu podia fazer? É preciso ser um mago para ir buscar a bola atrás dos centrais e fazer passes de 3/4 metros daqueles que ensinam nos benjamins?

      E depois tens esta ideia que agora existe no Benfica que acima de tudo só é preciso ter pés e saída de bola. Seja um guarda-redes, centrail, lateral ou trico. Um trinco para ti não tem de ser agressivo? Não tem de ganhar bolas? O Fejsa recuperava bolas a entrada de área do adversário. Os adversários nem respiravam. Com o Weigl qualquer equipa nos mete contra-ataques. Viste a postura dele nos 2 golos do PAOK? Aquilo é postura de um trinco?

      Quanto a estas estatisticas são factos. Não fui eu que as inventei. São a realidade. Quem quiser olhar para elas e ver que realmente existe uma diferença abismal quando ele está em campo e quando não está tudo bem. Quem quiser continuar a enterrar a cabeça na areia a achar que numa amostra de mais de 20 jogos tudo isto são coincidências também está no seu direito.

      Eliminar
    2. Só gostava que Weigl jogasse a partir de agora para ver as tais estatisticas dauqi a 20 jogos....e para depois vermos as opiniões sobre o Alemão.

      Estaremos cá para ver...

      E eu ao dizer isto não quero dizer que Weigl é o melhor jogador para a posição , para mim o melhor jogador para aquela posição seria o Florentino, que não deve ser opção por outras questões.

      Mas do não ser o melhor a ser o pior vai uma distância muito grande.

      Abraço

      Eliminar
    3. "Weigl é só o melhor médio do Benfica com bola, o que decide melhor, o que passa melhor e o que oferece aos seus colegas melhores condições de darem continuidade ao jogo com sucesso."
      É verdade que o Gabriel e o Adel falham frequentemente passes para os colegas, que resultam em contra-ataques perigosos. Mas isso só acontece, porque arriscam passar para a bola para a frente.
      Com o Weigl temos constantemente passes para o lado!

      Eu gostaria que o Weigl e o Grimaldo fossem máquinas a jogar, mas infelizmente são uns enterras. Com eles em campo o risco de o Benfica sofrer golos aumenta drasticamente. Será assim tão difícil de aceitar isso?

      Eliminar
  5. 100% de acordo EPluribusUnum, Vinícius é para tentar segurar, a vender que vá Seferović, mas também por questões de equilíbrio financeiro porque acredito que com a equipa em alta, também o Seferović possa ser decisivo, já o foi há duas épocas atrás.

    ResponderEliminar