sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Benfica desesperado para vender

Esta é a nova mensagem passada pela cartilha. Nos últimos dias, em todos os programas relacionados com futebol, parece que o Benfica está para abrir falência. Já em relação ao Porto não se ouve falar de nada. Pelos vistos respira saúde financeira. É impressionante a forma desavergonhada como a comunicação social consegue trocar as situações financeiras de 2 clubes. Senão vejamos.

O Benfica apresentou as suas contas com um resultado positivo de 41.7 milhões de euros. O sétimo ano consecutivo a apresentar lucros. Ainda assim conseguiram concluir desse relatório que o Benfica escapou por pouco ao fair-play financeiro. Isto porque CUMPRIU por pouco o valor RECOMENDADO de um dos items.

Já o Porto, que está mesmo intervencionado pela UEFA, teve um prejuizo de 52 milhões no primeiro semestre. Tendo em conta que não venderam qualquer jogador até ao final de Junho não é de estranhar que o rombo ultrapasse os 80 milhões. Isto não contando com prémios da conquista do campeonato que já devem aparecer nas contas de 2020/2021.

Em tempo de pandemia o Benfica não precisou de fazer lay-off e não consta que tenha falhado qualquer pagamento a quem quer que seja. Já o Porto fez lay-off e mesmo assim fala-se de ordenados e prémios em atraso. E por exemplo nos casos de Marquesin e Saravia já houve queixas de falta de pagamento dos jogadores.

O Benfica liquidou, numa primeira fase, um empréstimo obrigacionista. Mais tarde fez um novo de 50 milhões que podiam ter sido 70 milhões dada a procura. Já o Porto não conseguiu liquidar um de 35 milhões. Nem sequer renova-lo. Ou seja, não conseguiu metade do valor da procura do emprestimo feito pelo Benfica. Teve de adiar o pagamento desse empréstimo para o final desta época, numa altura em que tem outro para liquidar. E dificilmente conseguirá renovar ambos.

O Benfica tem todos os principais jogadores blindados com contratos duradouros. Já o Porto tem pelo menos 4 titulares a poderem assinar por outros clubes no espaço de 3 meses.

O Benfica tem uma equipa jovem e possui a totalidade dos passes de praticamente todos os jogadores. Olha-se para o plantel do Benfica e vê-se perfeitamente Ruben Dias, Vinicius, Walshmidt, Everton ou Darwin a poder render acima dos 40 milhões no final da época. Já o Porto tem uma equipa envelhecida, com vários jogadores a terminar contratos e outros com percentagem reduzida dos passes. O único que se vê a ser vendido por esses valores é Luis Diaz.

O Benfica gastou 62 milhões (fala-se sempre em 80 porque são contabilizados os 18 de Pedrinho nesta época embora tenha sido contratado ainda no exercicio anterior e já deve estar contemplado nos resultados do último relatório. Se estiver enganado espero que me corrijam). Tendo em conta o emprestimo obrigacionista que fez e o facto de ter conseguido com que pagamento destes reforços se inicie apenas na próxima época deve ter liquidez suficiente para vários meses. Só deverá ter de vender no final da época onde se espera que o mercado já esteja melhor.

O Porto precisa de fazer 100 milhões de mais-valias neste mercado de transferências. Até ao momento fez 30 com a venda de Fábio Silva mas gastou 20 em reforços. Ou seja. Neste momento vai em 10 positivos. Ficam a faltar 90. E repito. Neste mercado de transferências. Outras equipas por bem menos já foram afastadas das competições europeias. E não esquecer que daqui a menos de 1 ano ainda existem 70 milhões de 2 empréstimos para saldar e que a massa salarial do clube é bastante elevada.

E é esta a realidade de ambos os clubes. Para quem liga a tv nos ultimos dias é que não parece.

Em relação ao Benfica e tendo em conta o mercado estar em baixa espero que não venda ninguém. Mesmo no caso dos jogadores excedentários que ainda tenham vários anos de contrato é preferivel realizar apenas emprestimos para daqui a um ano os conseguirem vender com um mercado em alta. Se existir liquidez até espero que se contratem mais jogadores.

Já o disse e volto a repetir. Esta é uma altura única para os clubes que estão fortes financeiramente. Tão cedo não haverá outra possibilidade de contratar jogadores ao preço com que contratamos por exemplo Everton e Waldshmidt. No espaço de 1/2 anos se tudo correr como esperado estes investimentos vão dar um retorno brutal. A nível financeiro mas principalmente a nível desportivo.

4 comentários:

  1. Haverão várias causas para esse "fenómeno" da CS.
    Uma delas, é aquele espirito bem tuga, movidos pela inveja, querer-se nivelar tudo por baixo, neste caso, querem fazer passar a ideia que o Benfica afinal está tão mal quanto estão os outros. A voz do povo dita a sentença: Ah e tal, são todos iguais!
    Outra, é a lei das vendas. Fala-se do Porto? Não vende. Dos lagartos? Não vende. Fala-se do Benfica (mal) até os dragartos compram!
    Outra ainda, é que as redações dos jornais e tv's estão infestadas de dragartos. Obvio que essa gente põe os interesses clubísticos à frente de qualquer deontologia profissional. Interessante seria saber-se como eles conseguem infiltrarem-se em tudo o que é comunicação social e controlarem todo o cenário. Não será estranho a este facto, claro, de os próprios donos dos diversos grupos da CS serem eles também dragartos. Mas custa entender como num universo de tantos milhões de benfiquistas não sejam estes a dominar apesar de se fazer passar, lá está, que o Benfica é que domina isto tudo!
    Por mim, já tenho dito isto várias vezes, bem que podem ir à falência pois há muito que os deixei de consumir. Há muitas outras maneiras de nos mantermos informados.

    ResponderEliminar
  2. O Pedrinho está no ultimo relatório ou só será incluído no próximo, visto só começar a ser pago a partir de Julho de 20121 ?
    Em relação ás vendas, o chamado mercado de Inverno não conta ? O tal papão Fair Play financeiro da UEFA, que tem os do norte as riscas intervencionado, é bom que não façam esquecer isso, embora a resposta da cartilha deles é que mesmo assim foram campeoes, mas CONTINUAM intervencionados, mas o tal papão não verifica as contas só em Junho de 2021 ? Porquê tanto barulho ? È para não se falar dos caloteiros e dos que estão sob vigilância da UEFA. Mas não há alguém do Benfica naqueles programas que saiba isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles saberem sabem... tão bem ou melhor que nós. Têm de seguir o alinhamento dos programas caso contrário acaba-se-lhes a avença. Há alguns que, levados ao extremo da paciência e bom senso, ainda respingam (o Sr. Capristano é um bom exemplo) depois sujeitam-se a serem simpaticamente dispensados e venha outro mais manso.

      Eliminar