segunda-feira, 15 de junho de 2020

Pelo Benfica

Era para me desligar do blogue e do futebol em geral mas não consigo ficar a ver o Benfica a caminhar para um caminho muito perigoso sem desabafar.

Nos ultimos anos o Benfica passou de uma politica que não era sustentável (como se pode ir ver nos relatórios de contas de 2013/2014) e que ignorava a formação, para o extremo oposto. Se antes estavamos no 8, hoje estamos no 80. Colocamos miudos no plantel principal sem terem feito jogos na equipa B (ainda por cima defesas). Todas as épocas é anunciado um número fixo de jogadores da formação que vão ficar no plantel ainda antes da pré-época começar. Estreamos jogadores como seniores em jogos da Liga dos Campeões (Svilar e Tomás Tavares). Esta época fomos para lá com uma dupla de centrais com média de idades de 22 anos. A formação está a deixar de ser vista como um dos meios para atingir os objectivos mas sim como o objectivo em si. Funcionou bem em 15/16 e 16/17 mas daí para cá acreditou-se que valia tudo.

Mas para além deste problema ainda existe outro bem pior. O sindrome "Lateral Esquerdo". Todos têm de ter ginga, inteligência, recepção orientada, saber ocupar espaços, antecipar movimentos, sair a jogar com passes a queimar linhas adversárias. O Benfica é o "cerebro sobre o fisico" em todo o seu esplendor. Mas depois tudo vai ao ar quando o adversário só preciso de bombear bolas para o lado esquerdo da defesa porque o central e o lateral desse lado não ganham uma bola de cabeça. Com o famoso bombo qualquer equipa cria problemas ao Benfica.

Para exemplificar este sindrome vejam bem os 2 centrais argentinos que vieram na época passada. Conti com 23 aninhos tinha a ginga e a saída de bola. Sempre que foi chamado a titular enterrou. Borrou-se todo em Amsterdão e em Munique mas manteve-se no plantel durante 1 ano e meio. Já Lema com 28 anos que marca 7/8 golos por época fez um jogo a titular pelo Benfica. A única vitória em casa frente ao Porto nos últimos 5 anos, num jogo onde o Porto não teve uma única oportunidade de golo. Foi despachado depois de meio ano.

Mas isto não iliba Lage e os jogadores do que está a acontecer. Um porque tem visto uma defesa quase sempre com os mesmos a enterrar sem mudar nada e porque decidiu mudar onde não devia quando a equipa estava a atravessar o seu melhor momento. Os outros porque conseguiram a proeza de ter 4 empates seguidos contra Moreirense, Setúbal, Tondela e Portimonense. Com vitórias nestes jogos estavamos com 6 pontos de vantagem. Nem devia ser preciso treinador para vencer estes jogos dada a diferença de qualidade. Mas mais triste é ver o esforço que o clube fez para pagar os ordenados a 100% (e na época passada dobrar-lhes o prémio de vitória no campeonato) quando grandes clubes no mundo não o fizeram, e mesmo assim não mostrarem um pingo de vontade de vencer.

Existem também alguns adeptos que confundem insultos, insinuações, pedradas ao autocarro e cadeiras a voar em assembleias gerais com exigência. Isso não é exigência. É estupidez. Já chega a maquina de propaganda criada pelo Porto para isso. Na "luta pelo poder" não pode valer tudo. Inclusivamente prejudicar o Benfica com isso. Criticar é saudável. Tudo o resto que aqui menciono é desprezível.

Agora o que é preciso é que neste final de época sejam todos homens, assumam as suas culpas e façam o que têm de fazer para recuperar desta situação. Podemos não ir a tempo do campeonato mas é preciso chegar a final da Taça com outro espirito. Deixá-los fazer a dobradinha é impensável.


E começa por não deixar que isto aconteça no próximo jogo. Pela comunicação do clube já se está a ver este cenário como uma vitória. Enquanto isso, em Vila do Conde, Taremi já se está a rir. Chega de brincadeiras. Chega de Ferro (e Grimaldo que só não vai estar por lesão). Já são erros a mais e tem vindo a piorar. Ele anda completamente perdido. Nem para ele é bom continuar a jogar. Que se adapte Weigl ou Samaris a central.

Vejam bem o que tem sido a defesa do Benfica naquele lado centro/esquerdo. São golos atrás de golos sofridos com erros de ambos. Já para não falar em muitos lances que Vlachodimos salvou como se pode ver em alguns resumos dos videos.


Este golo foi das coisas mais inqualificaveis que vi no Benfica. 85 minutos a perder em casa por 1-0 contra o Porto. Grimaldo perde a bola e recupera a passo obrigando Chiquinho, lesionado (ficou parado 2 meses) a ir aquele lance.










 



Reparem bem na quantidade de oportunidades que o Famalicão criou por aquele lado neste jogo.





Isto parece um filme dos anos 90. Passaram jogadores pelo Benfica que por muito menos ainda hoje são memes daqueles tempos negros. Eu não consigo entender como é que é possível isto acontecer durante uma época inteira sem qualquer mexida. Que os jornais os adorem e muitos Benfiquistas vão atrás do que a imprensa escreve e diz, eu ainda percebo. Agora Bruno Lage e os seus adjuntos, Tiago Pinto, Rui Costa, etc. Ninguém vê isto? Têm noção que podem deixar uma das piores equipas do Porto dos últimos largos anos fazer uma dobradinha?

Para finalizar é bom que Presidente e todo o futebol do Benfica repensem esta estratégia. Se continuarem nesta politica de formação levada ao extremo, mais os jogadores de um metro e sessenta, a coisa vai correr mal. Não entrem na próxima época com os centrais que temos e com mais Morato ou Pedro Alvaro. É preciso urgentemente um central já feito para entrar de caras na equipa e outro que dê garantias se tiver de entrar (aproveitem o Lema). Resolvam de vez o problema do lado esquerdo e arranjem 1 ou 2 jogadores para a frente que equilibrem a equipa em termos fisicos. Eu não quero ter de ver RGS no Benfica. Digo isto mesmo com medo que tal possa vir a acontecer. Mas corremos o sério risco de acontecer mesmo. Por muito gratos que temos de estar pela recuperação do Benfica, os adeptos começam a ficar fartos de ver o clube com o travão de mão puxado e se na próxima época começar tudo na mesma pode ser a gota de água.

Que o slogan desta época não seja apenas para os adeptos. Que façam mesmo tudo Pelo Benfica.

12 comentários:

  1. Não sou da tua opinião... Neste momento se o Porto ganhar o campeonato é por culpa unica e exclusivamente do Vieira. E irei com todo o gosto pela primeira vez votar em outro candidato sem ser o Vieira.

    As pessoas adaptam-se e acomodam-se aos lugares altos e de poder... Quando vencem várias vezes, sobe-lhes à cabeça e infelizmente o nosso presidente não foi excepção.
    Para eles estava tudo ganho... Até podia jogar com a equipa B no campeonato que com a "grande estrutura" , eram favas contadas.... Pois bem vai sair o tiro pela culatra.

    Neste momento o Rui Gomes da Silva é mais que bem vindo.
    Se este campeonato for falhado por estupidez, ele merece uma oportunidade de mostrar sangue novo e mentalidade nova.

    ResponderEliminar
  2. Não sou da tua opinião... Neste momento se o Porto ganhar o campeonato é por culpa unica e exclusivamente do Vieira. E irei com todo o gosto pela primeira vez votar em outro candidato sem ser o Vieira.

    As pessoas adaptam-se e acomodam-se aos lugares altos e de poder... Quando vencem várias vezes, sobe-lhes à cabeça e infelizmente o nosso presidente não foi excepção.
    Para eles estava tudo ganho... Até podia jogar com a equipa B no campeonato que com a "grande estrutura" , eram favas contadas.... Pois bem vai sair o tiro pela culatra.

    Neste momento o Rui Gomes da Silva é mais que bem vindo.
    Se este campeonato for falhado por estupidez, ele merece uma oportunidade de mostrar sangue novo e mentalidade nova.

    ResponderEliminar
  3. Ninguém Para o Benfica allez!!!15 de junho de 2020 às 21:38

    Concordo que esta defesa tem de sair toda menos o Ruben Dias. Mas se tirarmos o Tomás Tavares, quem irá jogar a defesa-direito? Sobe-se Morato a central? Outro miúdo? Eu diria que às tantas já não se perde nada. Morato se custou 7 milhões terá que ter potencial e mesmo sendo um miúdo, Ferro está horrível e tem de ser protegido, a continuar assim vai ser o pior central da nossa história e vai ter a carreira terminada.
    Eu sugeria que ou jogasse o Samaris a defesa direito e o Morato a central com o Nuno Tavares a defesa-esquerdo ou avançassemos para uma defesa a três com Samaris, Ruben Dias e Nuno Tavares. Três jogadores de maior qualidade e mais agressivos às tantas era melhor que uma linha a 4 muito macia. E no meio-campo reforçavamos a nossa presença com Florentino e Gabriel como médios mais recuados e apoiando a linha de 3 defesas, Weigl a fazer de 8 e a ligar o meio campo e Taraabt a fazer de 10. Na frente jogavam Dyego e Vinicius.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A defesa vai ter de ser praticamente aquela. Mas sem o Ferro. Os adversários fazem já o seu jogo em função dele (e Grimaldo). Bolas nas costas passa tudo, jogo directo ele perde mais duelos do que ganha. Qualquer equipa com um treinador inteligente nem arrisca a sair a jogar. Joga directo para aquela zona. Chega lá a frente sem arriscar perder a bola em zonas proibidas.

      Contra Tondela e na primeira parte com o Portimonense não houve um remate a nossa baliza. Na segunda parte já com o Ferro foi o que se viu. Basta ver os 2 golos sofridos. Foi a papel quimico. 2 bolas metidas naquela zona. O Ferro nem estorvou. Ficou no chão todo encolhido.

      Eliminar
  4. qual é o problema do RGS, muito honestamente não percebo o que vários têm contra ele. Do que já vi de Vieira é que não tem capacidade para fazer o clube dar o salto desportivo embora a obra a nível financeiro ser louvável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RGS não presta, é um mação ex-politico à procura de tacho porque falhou na profissão que abraçou. Não somos parvos nem gostamos que nos façam de tolos.
      Agora passa o tempo a dividir o clube e a vender-se aos inimigos quando a prioridade é estarmos unidos e a puxar todos para o mesmo lado. Ele não está interessado nisso porque para ele outro$ valore$ se levantam.

      Eliminar
  5. funcionou nas duas primeiras épocas porque os jogadores que subiram da formação tinham qualidade para subirem e tinham quase todos dois ou três anos de equipa b.
    a excepção foi o renato que nem seis meses tinha.
    e isso deu a ideia de que agora todos eram renatos.

    para não falar que ainda existiram nessas duas épocas jogadores experientes e de grande qualidade que foram saindo e não foram deste então substituídos.
    e ainda se faziam contratações de jogadores feitos como mitroglou.

    concordamos no excesso de formação e sobretudo de formação a martelo sem ter ainda qualidade para a equipa principal.
    concordamos que existe uma quantidade enorme de jogadores débeis fisicamente, em altura e em capacidade física.

    mas não concordo nada com o conti ele deu buraco em amesterdão e noutro jogo mas foi só e nada comparado com os enterras do ferro, embora conti não passa de um novo lisandro.
    mas discordo completamente do lema a opinião só pode ser de quem não olhou para o desempenho dele, duro de rins jogador a entrar à queima, como o ferro, e com aquela idade e aqueles defeitos não é decididamente solução para nada.

    só que é minha opinião que com este presidente não vamos ter alteração de politica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela primeira "fornada" entrou com critério. Daí para cá é forçar. Ainda por cima com jogadores da defesa. Qualquer miudo com poucos jogos, por muito bons que eles sejam, vão errar. Nesses casos eu até sou apologista de empréstimos.

      O Conti para mim era quase uma fotocopia do Ferro. Já o Lema não sei se era duro de rins. Praticamente não jogou na pré-época e só fez aquele jogo a titular onde ele e o Ruben Dias meteram o ataque do Porto no bolso. Pelo menos de cabeça tinhamos alguém que limpasse tudo. Mas já agora o Luisão também sempre foi duro de rins. E não o impediu de ser o que foi. Gostava de o ter visto mais vezes.

      Eliminar
    2. o conti só era parecido com o ferro por ser pouco agressivo e não ser lá muito bom no jogo defensivo, mas optimo no ofensivo tal como o lisandro,mas nunca o vimos ser comido por entradas à queima como o ferro.

      mas aquilo foi um jogo que não faz norma e para mais ele teve pelo menos dois erros, à ferro, só não deram foi em nada.
      sim o luisão era duro de rins mas tinha excelente posicionamento e não tinha entradas à queima como o lema tem.
      a questão é que precisamos de muito mais qualidade que o lema que não é solução.

      Eliminar
  6. Grimaldo não dá mais. E mais do que reforços precisamos de deixar sair alguns (vender). Grimaldo é um deles. Seferovic e Dyego outros.
    Ferro regrediu. Coisa que com este treinador aconteceu a mais.
    Precisamos de dois defesas centrais, um lateral esquerdo e dois pontas. Um móvel e um fixo. O problema agora é: e o $$$ ? Com esta pandemia há dinheiro para cinco jogadores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ferro não regrediu. Os adversários apenas o começaram a conhecer melhor e com o tempo começaram a adaptar o seu jogo para aproveitar os problemas dele e do Grimaldo.

      A quantidade de golos que levamos por bolas nas costas daquele lado é medonha. E depois mais os cantos e livres (Porto, Braga, Lyon, Shaktar, Portimonense, etc).

      Eliminar

  7. O Sr não quer ver o RGS no Benfica,pois eu, sócio 25.915 , não quero ver quem está frente do m/ Benfica,há quase 20 anos.

    ResponderEliminar