quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Mais um banho de realidade

Mais uma vez e como tem sido hábito nos últimos 3 anos em jogos de Liga dos Campeões fomos completamente amassados a nível fisico. Perdemos todos os sprints, todos os corpo a corpo, todos os duelos aerios, Eles foram sempre mais explosivos, mais rápidos, mais fortes. E provavelmente correram menos durante o jogo do que nós.

O nível do campeonato português tem disfarçado as deficiências de muitos jogadores e a cada ano que passa a diferença entre o nosso campeonato e o nível Liga dos Campeões aumenta. E é aqui que o Benfica tem de repensar a sua estratégia. É preciso ver para além dos títulos em Portugal. É preciso avaliar o plantel de acordo com o que são os poucos jogos de Champions que temos por ano. É difícil deixar sair jogadores que brilham durante 80% da época mas se realmente queremos ser competitivos a nível Europeu tem de ser assim.

E o problema não está na formação. O problema está na base de apoio para que os jogadores da formação cresçam. São precisos 5/6 jogadores fortes dentro de campo para que os miúdos entrem mais facilmente na equipa. Sem se esperar que sejam eles a resolver. Não faz sentido colocar a pressão de um Benfica Europeu (um erro gigantesco de comunicação para esta época) nos ombros de miúdos de 18 anos que olham em volta e têm como "boia de salvação" Grimaldo ou Cervi.

Vejam a parceria dos 2. Uma parceria que existe porque o "ponto forte" do defesa é atacar e o do extremo defender. Dizem que se complementam. Não. Não se complementam. Está cada um a tentar minimizar as limitações do outro. No futebol deve existir entre ajuda mas não pode existir jogadores a jogarem por causa de outros. Isso é como ter um a menos. Também não deve haver laterais trocados porque a cada bola parada se tem de proteger um desses laterais. Para um jogador ser competente na sua posição tem de ter as qualidades para essa posição. Se não as tem não serve. É tão simples quanto isso. E Grimaldo não as tem por isso não serve para o Benfica.

No centro da defesa temos outro problema. Por muitas caracteristicas de líder que Ruben Dias tenha, tem apenas 22 anos. Não pode ser um miudo de 22 anos o patrão da defesa do Benfica. Tem de ter um grande central ao seu lado com experiência. Até para o fazer crescer neste contexto de Liga dos Campeões. Obviamente que o problema destas derrotas não é ele porque é o melhor que temos neste momento. O problema é o seu colega de defesa ter ainda menos experiência e o terceiro central infelizmente já não ter condições para jogar a este nível. Jardel já só dá contra algumas equipas da primeira Liga. Aceito que fique como 4º central e para o balneário mas já não percebo que seja ele o chamado para estes jogos sempre que existe um problema. E isso já tinha ficado provado em muitos jogos da época passada.

Na direita não se compreende como mais de metade dos jogos como senior de Tomás Tavares tenham sido na Liga dos Campeões. Quando tanto Bruno Lage na pré-época ou Renato Paiva após um jogo contra a Académica tenham referido a importância do degrau da equipa B para os preparar para a equipa principal. O miúdo nunca tinha jogado contra homens, não fez sequer a pré-época com o plantel principal e de repente está em campo com a pressão de vencer jogos contra as melhores equipas do mundo. E com isso a ser queimado aos olhos dos adeptos porque obviamente não consegue corresponder.

Depois não jogamos com extremos rápidos e fortes, tanto fisicamente como no 1x1. Estão lá Caio e Jota. Não sei se nenhum joga em detrimento de Cervi porque não estão a corresponder ou se é porque se tem de proteger o defesa esquerdo.

Agora imaginem um onze com Vladochodimos, André Almeida, Ruben Dias, Central Experiente, Defesa Esquerdo experiente, Caio, Gabriel, Florentino, Taarabt, Vinicius, Raul de Tomas. Do meio campo para a frente até podiam existir outras combinações. Não era melhor do que vimos ontem? Vejam aqui a cara dos 11 jogadores do Lyon e dos 11 jogadores do Benfica. Não se percebe logo que vamos levar um amasso? E nem vou buscar a diferença entre o total de altura e peso de ambas as equipas. Deve ser absurdo.

5 comentários:

  1. o 11 que deste ainda era pior -_-, o caio simplesmente nao tem inteligencia para jogar ao nivel do benfica, vinicius e raul tens o mesmo problema que tens com o seferovic e raul que e o facto de nao teres nenhum criativo para jogar entre linhas e ligar o jogo... andre almeida nao tem a qualidade para uma champions (se fazia melhor que o tavares... ate isso duvido um pouco mas dou essa sem problemas) a insistencia em tirar o grimaldo tb nao faz sentido quando e dos unicos com qualidade para construir de tras ao nvel da champions o mesmo acontece com o ferro e ruben dias (sao jovens mas tem qualidade, nao e por ai que perdemos os jogos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inteligência? Achas que é isso que falta ao Benfica na Champions? É com inteligência que vamos ganhar uma bola dividida ou passar um adversário em velocidade?

      Tavares, Ruben, Ferro/Jardel e Grimaldo. Não é por aí que perdemos os jogos da Champions?

      1ª Jornada:
      1º golo -> centrais 2 para 2. passe vertical para um avançado que está de costas e amortece para o outro rematar. Ruben Dias deu-lhe 1 metro e já não foi a tempo.
      2º golo -> Tomas Tavares a por os adversários em jogo

      2ª Jornada
      1º golo -> Perda de bola de Fejsa e golo
      2º e 3º golo -> bolas entre Jardel e Grimaldo (com este a esticar o braço para os outros lá irem)

      3ª Jornada
      1º golo -> Tomás Tavares subiu demasiado no terreno em vez de acompanhar a linha dos centrais e já não chegou a tempo.

      4ª Jornada
      1º golo -> Ruben Dias adiantou-se demais no terreno e a bola caiu-lhe nas costas
      2º golo -> Tomas Tavares não teve andamento para o extremo e Depay apareceu sozinho entre Jardel e Grimaldo.
      3º golo -> Jardel foi fazer a dobra a Grimaldo e ficou 1x1 dentro da área. Deu o meio e Grimaldo não chegou a tempo para fazer a dobra. Estava na entrada da área a marcar Florentino. É o que eu já digo a muito. O Grimaldo não faz um pique por ninguém.

      Já agora vou lembrar a ultima grande vitória europeia do Benfica em Madrid: Julio César, Nelson Semedo, Luisão, Jardel, Eliseu, Gonçalo Guedes, André Almeida, Samaris, Gaitan, Jonas e Jimenez. Onde é que estão os jogadores que saíam a jogar bem de trás? Como é que ganhamos com o André Almeida no meio se ele não presta? O André Almeida já foi a duas finais da Liga Europa a jogar tanto na direita como na esquerda. Já venceu mais do que uma vez no Dragão a jogar na direita e na esquerda. Já foi a uns quartos da Champions. Desde que o Grimaldo é titular do Benfica fomos onde nas competições europeias? Desde que Luisão e Jardel perderam a capacidade fisica ganhamos quantos jogos na Champions? Em quantos não sofremos golos?

      Eliminar
    2. eu acho que na champions vais ganhar com qualidade (inteligencia + fisico + tecnica) o caio e bom tecnicamente mas nao desenvolve nada nas jogadas dele, o andre almeida e completo mas o nivel dele e insuficente para uma champions. por mim nao e pelo ruben o grimaldo e o ferro que perdes, mas sim quando a esses que sao o quanto baste para um nivel de champions levas jogadores como o pizzi o andre almeida o vlachodimos, o tavares e gedson (que ainda precisam de jogos para la chegar) mais um seferovic cervi jardel samaris tudo jogadores que comparativamente ao que tens no mercado e ao nivel que encontras na champions simplesmente nao sao suficientes. mesmo no 11 que tens na vitoria ao at madrid desses tens jonas julio cesar guedes gaitan jonas nelson semedo mais o jimenez tens 6 que realmente tinham qualidade para la estar. eu para mim se o benfica quer realmente estar numa champions para passar uma fase de grupos (que hoje conta com mais e melhores equipas nos grupos que antes) precisas de ter o teu 11 base com jogadores de outro nivel porque os que tens que ja atingiram o seu maximo simplesmente e insuficiente (o andre almeida o pizzi o samris,etc ja nao dao mais que aquilo) esqueces que as 2 finais europeias a que foste tb vieram de 2 nao passagens aos oitavos da champions, ou nao? para nao falar nos varios contextos diferentes que tiveste...desde a diferença de jj para rui vitoria. para nao falar que o facto de conseguires os quartos com o eliseu ou o andre almeida e nao com o grimaldo nao sgnifica que sejam melhores que ele

      Eliminar
  2. Cada um fala do q sente eu senti um boi do apito novamente a roubar logo de inicio o Benfica não chegou roubar uma taça agora foi um golo pois não existe falta nenhuma mas este boi holandês continua a roubar sempre o Benfica e nimguem lhe diz nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois do banho de bola ontem, a unica coisa que falas é sobre a arbitragem?
      És o Asno do Mês. Parabens

      Eliminar