terça-feira, 29 de outubro de 2019

Mais 3 pontos e amanhã há mais

Habituei-me ao longo dos anos a não esperar muito de jogos após a Champions. E por essa Europa fora percebe-se que é um problema geral a todas as equipas. Por saber disso, pela perda de Rafa, por o Benfica ter corrido muito na quarta-feira e pela descarga emocional que se percebeu existir após a vitória com o Lyon temia que em Tondela perdêssemos pontos. Felizmente tal não aconteceu.

Mais uma vez (desde o jogo em Braga que é assim) tivemos outra equipa a jogar toda fechada atrás. Novamente com 3 centrais. E novamente sem arriscar, mesmo depois de marcarmos.

De positivo neste jogo a forma como nos sentimos confortáveis sem bola. Não consentimos qualquer oportunidade depois do golo. Mas é preciso mais do que isso. Percebo que a equipa não arrisque depois de estar a vencer, principalmente depois dos 2 contra-ataques do Tondela antes do golo. Mas mesmo sem arriscar é preciso mais qualidade na frente.

Mais uma vez Seferovic foi 0. Eu aplaudo-o pelo que corre e por deixar tudo em campo mas só isso não chega. Eu ainda entendia se não tivéssemos mais ninguém mas no jogo da Taça Vinicius mostrou que é claramente um jogador acima de todos os outros. E depois do grande jogo que fez incompreensivelmente foi para o banco 2 vezes.

Na esquerda Cervi foi novamente titular para Grimaldo poder aparecer como um médio interior e para ir tapar os buracos que o espanhol deixa lá atrás (nas duas oportunidades do Tondela o Grimaldo nem aparece no ecrã). E isto custa-me a aceitar. Se tivéssemos um Messi e ajustássemos a equipa por sua causa eu compreendia. Agora fazê-lo por causa de um defesa-esquerdo que mesmo a atacar é limitado por muito que digam o contrário?

Pizzi continua a fazer jogos medonhos. E tem sido assim desde o inicio da época. E só mesmo o faro pelo golo é que lhe vai valendo a importância que tem na equipa. Mas se calhar está a chegar a altura de ter uns jogos de fora.

Na frente também tivemos Taarabt que quase não tocou na bola. Tal como aconteceu em Zenit esteve novamente apagado e parece que a posição de segundo avançado não é a melhor para ele.

No entanto mesmo estes jogadores têm qualidade para fazer melhor do que têm feito. Infelizmente a equipa anda novamente sobre brasas devido a esta nova cultura de exigência que se apoderou do Benfiquismo, onde estar na frente do campeonato e na luta pela passagem na Champions não chega. Tudo o que não seja criar 20 oportunidades por jogo e ganhar por mais de 5 não é suficiente.

Uma palavra para Bruno Lage que fez história e que não lhe vê ser reconhecido o trabalho que tem feito. É nojenta a forma como é tratado pela comunicação social e não é melhor a forma como alguns Benfiquistas já lhe estão a fazer o mesmo que fizeram com Rui Vitória. Estamos num ponto em que já nem se esperam pelas derrotas para malhar.

Eu sei que as exibições não são as melhores mas relembro que mesmo essa equipa maravilha de 2013/2014 que anda a ser relembrada por essas redes sociais tinha por esta altura 1 derrota na Madeira e empates em casa com Belenenses e Arouca. Estava atrás de Porto e Sporting e viria a ser eliminada da Champions num grupo com PSG (ainda longe do que é hoje), Olympiacos e Anderlecht. Os planteis só se vêm se são bons no final das épocas mas este já com lesões de André Almeida, Gabriel, Florentino, Chiquinho, Vinicius e agora Rafa está na frente com 7 vitórias, 1 derrota e apenas 3 golos sofridos.

Para amanhã Vlachodimos, T Tavares, Ruben Dias, Ferro, André Almeida, Chiquinho, Florentino, Gabriel, Caio, Vinicius e De Tomas.

3 comentários:

  1. Concordo com partes.... mas nao com tudo...
    1- Para que se quer um plantel de quase 30 jogadores? --> Para poder atacar as varias competicoes...
    2- Para que se quer um plantel com dois jogadores por posicao? --> para se poder trocar e nao perder fio de jogo, intensidade ...
    3- Porque dizer que todos contam... e depois so alguns jogam?

    ResponderEliminar
  2. Praticamente todos já jogaram. Talvez o único é Zivkovic. Não sei se é aí que queres chegar. Mas na época passada já teve oportunidades com Lage (até começou a titular com ele). Com Vitória também teve oportunidades. Em 3 anos jogou na esquerda, na direita e no meio. E contam-se pelos dedos os bons jogos que fez. E sempre contra equipas de nível baixo. Esse é outro dos mitos do Benfica. Que Zivkovic é um grande jogador. Até pode vir a ser mas cá nunca o demonstrou e não foi por falta de oportunidades. E se nem convocado é, então o comportamento nos treinos não deve ser o melhor.

    ResponderEliminar
  3. Ola,
    Eu sou o anónimo do 1ro comentário.
    Nāo, nāo era ao Zivkovic que queria chegar....

    Se formos ver as estatísticas de utilização dos jogadores veremos que em contrario ao que o Lage afirmou numa entrevista antes da época começar em que queria 2 jogadores por posição e que todos jogariam... No final de contas há uns 11-15 jogadores que jogam sempre mesmo em clara baliza de forma.... e qual é o sinal que dá para dentro para o Plantel?

    O que me parece este ano... é que com as suas afirmações e a diferença do que esta realmente a fazer ... perdeu o Grupo .... e tambem esta a perder o publico... que foi um grande cavalo de batalha o ano passado....

    O Lage está a sofrer do celebre proverbio.... pela boca morre o peixe....

    Abraços de um Benfiquista na Alemanha...
    Pedro

    ResponderEliminar