quinta-feira, 7 de novembro de 2019

As equipas da úlimas grandes vitórias na Liga dos Campeões

Coloco aqui talvez as 3 últimas grandes vitórias do Benfica na Liga dos Campeões.

Benfica 2-1 Manchester United
Quim, Anderson, Luisão, Alcides, Leo, Beto, Petit, Nuno Assis, Nelson, Geovanni, Nuno Gomes

Liverpool 0-2 Benfica
Moretto, Anderson, Luisão, Alcides, Leo, Beto, Manuel Fernandes, Robert, Simão, Geovanni, Nuno Gomes

Atletico Madrid 1-2 Benfica
Julio Cesar, Nelson Semedo, Luisão, Jardel, Eliseu, André Almeida, Samaris, Gonçalo Guedes, Gaitan, Jonas, Jimenez

Onde é que estavam nestes 11 os grandes centrais e laterais que sabem sair a jogar? Onde é que estavam os supra sumos de inteligência? Ganhamos com jogadores como Anderson, Alcides, Beto, André Almeida ou Eliseu contra Manchester, Liverpool e Atletico, mas hoje em dia com Grimaldos só ganhamos ao AEK.

Fomos a finais da Liga Europa com André Almeida a jogar na esquerda. Fomos a quartos de final da Liga dos campeões a jogar com Alcides e Ricardo Rocha a laterais, fomos a quartos de final da Liga dos Campeões com Emerson (2012), fomos a quartos de final da Liga dos Campeões com André Almeida e Eliseu. E hoje em dia cheios de portentos de técnica somos amassados jogo após jogo.

Na Liga dos Campeões, mais do que meter lá para dentro jogadores que dominam todos os conceitos do jogo é preciso jogadores que saibam sofrer. Principalmente em jogos fora de casa. Na Liga dos Campeões não vamos estar sempre a atacar. Pelo contrário. Não podemos estar sempre a tentar sair com a bola pelo chão quando estamos a sofrer pressão alta. Perder uma bola na Liga dos Campeões tem consequências.

Vejam o que disse Klopp depois de perder em Barcelona na meia-final da época passada:


Klopp sabia que o Barcelona ia jogar a Anfield como se tivesse 0-0 na eliminatória e como se fosse contra o último classificado da Liga Espanhola. Vejam o que o Grimaldo de Barcelona, Jordi Alba, fez nos primeiros 2 golos do Liverpool. Tentou sair a jogar, ficou sem ela e deram em golo. E no quarto golo nem vou falar.

Com um jogador como Messi, o Barcelona podia ter mais 3/4 Liga dos Campeões mas andam lá com Pique, Jordi Alba e Sergio Roberto. Nos últimos anos já levaram 4 em Paris, 3 em Turim, 3 em Roma e 4 em Liverpool.

Só quando no Benfica perceberem isto é que podemos voltar a fazer uma Liga dos Campeões aceitável.

1 comentário:

  1. Piqué? Pique tem 1,94 de altura. Não sei se sai com a bola.
    Uma coisa é certa algo que nunca podemos esquecer. Uma equipa joga apenas o que a outra permite. E vice versa.
    Um jogo de futebol é como uma batalha. Há estratégias, há estudo dos adversário e depois há a aplicação da estratégia assim como a antecipação dos movimentos do adversário. Algo que nem toda a gente faz ou sabe fazer.
    Não é tão simples como parece. Se fosse, toda a gente ganhava, mas só pode ganhar um.

    ResponderEliminar