domingo, 4 de novembro de 2018

O melhor defesa esquerdo que passou pelo novo estádio da Luz

Numa recente votação feita pelo Benfica sobre o melhor 11 que vestiu a camisola do Benfica no novo estádio da Luz, calhou a Grimaldo ser o defesa-esquerdo escolhido por larga maioria. Vamos então ver alguns momentos deste jogador.



Aos 20' uma típica jogada de Grimaldo que vai ser vista muito mais vezes. Fora da sua posição e Jardel a fazer a dobra. Quando foi a vez de ele fazer a dobra a Jardel ficou no meio da área a ver o adversário rematar. Aos 45' parecia que não estava lá ninguém no golo do Fenerbache.



Com o Guimarães. Vejam ao 1:00 do vídeo a atitude de Grimaldo (e de Pizzi) a uma perda de bola de Fejsa. Aos 2:40 do vídeo é papado como se não estivesse lá ninguém. E aos 3:30 vejam novamente a atitude de Grimaldo (e Pizzi) no segundo golo do Guimarães. Devagarinho a ver o jogador que marcou o golo a fugir pela esquerda sem se preocuparem em fechar.

Vamos agora ao jogo com o Bayern. Podem ver o vídeo aqui.

No 1º golo papado. Ao 1:12 do vídeo foi marcar o fiscal de linha e Robben ficou isolado. Aos 1:50 é como se não estivesse na área. Aos 2:15 tinha um metro de avanço sobre Robben e acabou ultrapassado e valeu-nos mais um falhanço. Aos 2:30 não fez falta sobre Renato Sanches e reparem na sua velocidade a voltar para trás. Já a bola está na entrada da área do Benfica e Grimaldo ainda não passou o meio-campo. Depois reparem também na atitude de Pizzi e no sitio onde aconteceu a finalização. Onde os 2 já deviam estar.



Com o chaves mais do mesmo. Ficou a mais de 1 metro do adversário a vê-lo preparar o remate e fazer o golo.

Passamos ao jogo contra o AEK. O video está aqui.

No primeiro golo colocou o adversário em jogo. E reparem na atitude de Pizzi na disputa de bola. No segundo golo André Almeida deixa um primeiro jogador colocar a bola no poste mais distante onde não havia sinais de Grimaldo que lá devia estar.



Neste último jogo, no primeiro golo, mais uma situação em que vem a trote em vez de recuperar rapidamente o lugar. Fejsa teve de sair no jogador onde Grimaldo já devia estar e a bola foi colocada na zona de Fejsa. Segundo golo mais um buraco na esquerda com Pizzi e Grimaldo a recuperarem nas calmas. No terceiro tal e qual como no segundo golo em Chaves. Marcação a 2 metros de distância a ver o jogador preparar o remate.

E isto acontece jogo após jogo. Foi assim durante toda a época passada. Vão ver quem fez a assistência para o golo que deu o campeonato ao Porto. No último minuto do jogo do titulo em vez de aliviar a bola foi lá com pezinhos de lã e colocou-a à entrada da área.

Ainda existe quem argumente que ele compensa ofensivamente. Estão aqui as estatísticas dele enquanto jogador do Benfica. E como termo de comparação aqui ficam as de Alex Telles só na época passada. Em metade dos jogos o dobro das assistências.

Que os adeptos o achem um grande jogador eu percebo porque vejo a imprensa amigável que ele tem. Sempre com melhor nota que os restantes elementos da defesa e sempre com grandes elogios. O que eu não percebo é como um treinador não vê ou não quer ver o que o Benfica está a sofrer com a sua titularidade.

O problema é maior que os golos que levamos por causa dele. É que aquela atitude de vedeta de quem acha que não tem que fazer um sprint para recuperar o lugar destrói um balneário. E o mesmo acontece com Pizzi que também acha que só tem de correr para a frente.

9 comentários:

  1. Há muita tempo que muita gente alerta para o facto da equipa do Benfica estar cheia de jogadores fracos fisicamente, sem capacidade de choque, baixos e leves. Uma equipa pode ter 1 ou 2 jogadores assim, mas mais de metade da equipa é um completo suicídio.
    No jogo contra o Moreirense o Benfica tinha o Grimaldo, Pizzi, Rafa, Félix, e Jonas. Destes quem pressiona? Quem recupera uma bola? Quem dá um encosto sem cair para o lado?

    Isto já vem da época passada e das duas uma:
    Ou não é Rui Vitória quem escolhe os jogadores com que o Benfica joga e tem de jogar com quem lhe dizem (o que eu não quero acreditar);
    Ou ele é irremediavelmente limitado e não consegue identificar este problema grave.

    Espero que pelo menos tenha consciência que é o futuro dele como treinador do Benfica que está em jogo.
    A continuar a jogar assim, a sua continuação será insustentável.
    Porra, ele tem jogadores como o Gabriel, o Alfa Semedo, o próprio Samaris, que dão outra dimensão, mais física, ao meio campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo. Espero que com o Ajax joguemos com o Gabriel e o Alfa no meio campo.

      Eliminar
  2. Esse votos devem ser de miudagem...que nem sabe o que é o Benfica!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Mas algum dia o Grimaldo é jogador para o Benfica? Pelo menos a defesa esquerdo não. Quanto ao Pizzi já não há palavras, não entendo como ainda há tanta gente iludida com a suposta qualidade de um jogador sem o mínimo de qualidade para jogar num clube como o nosso, lá porque fez uma época mais ou menos há 2 anos, marcando uns golitos aa adversários débeis, tudo o resto é mau demais, não defende, não pressiona, não recupera, não se sacrifica em função da equipa, é um jogador a mais que no momento em que entre no Benfica um treinador a sério, saltará da equipa para nunca mais ser opção.

    Tony Montana

    ResponderEliminar
  4. mas a malta só vê os aspectos ofensivos os defensivos simplesmente nem interessa para eles, e não é só o pizzi e o grimaldo existem mais.

    depois a malta só se lembra dos últimos que viram.

    por fim e nem concordo com a escolha a verdade é que nem tínhamos muito por onde escolher, alias provavelmente o melhor, capdvilla, pouco jogou devido à arrogância do outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrogante és tu!!! Arrogância do outro, deu o Coentrão, que foi vendido para aí por uns 30 milhões, e o Melgarejo, que se tem ficado, com ele ia longe. E já agora, houve um Sequeira, lembras-te!!!!

      Eliminar
    2. então e porque não ficou o melgarejo?
      mas também existiu um cortez e cesar peixoto.
      já agora sabe ao menos o significado de arrogância, é que pelos vistos não sabe.

      Eliminar
  5. Eu não sou assim tão velho e lembro-me de ver um lateral esquerdo que punha o Grimaldo no bolso: Léo. Apesar de também ser pouco impressionante fisicamente não perdia todos os choques como esta maria amélia.

    O próprio Coentrão, também com mais jeito para atacar que defender, não dava tanta barracada como o Grimaldo. No mínimo corria para trás para recuperar posição.

    ROC

    ResponderEliminar
  6. Eu não percebo é como ainda se pode dar o benefício da dúvida ao treinador. Em relação ao Grimaldo qualquer pessoa com dois neurónios sabe que ele defende mal. Mas a sumidade do nosso treinador conseguiu no último jogo por à frente de Grimaldo, pizzi e João Félix. Resultado: ao intervalo estávamos a levar três.

    ResponderEliminar