Ainda há poucos dias, após o jogo com o Belenenses, escrevi este post onde relembrei os jogos onde em poucos minutos sofríamos 2/3 golos. Hoje foi mais um para essa lista. E mais vão acontecer e com maior frequência à medida que os adversários vão perdendo o respeito pelo Benfica.
São já 2 anos disto. Rui Vitória decidiu colocar umas palas e não consegue ver um Benfica sem Pizzi a jogar no meio. Isto no meio de outras pancas que já no jogo com o Dortmund na pré-época eu tinha falado. Passaram alguns meses desde esse jogo mas infelizmente continua tudo tão actual.
Revisitando os últimos jogos do Benfica:
Em Chaves jogou Gabriel mais perto de Fejsa. Quando ele saiu lesionado vencíamos por 1-0. Entrou Gedson (Alfa Semedo tinha ficado na bancada) e no final acabou 2-2.
Veio o jogo com o AEK e entrámos com Gedson e Pizzi no meio. Mesmo começando bem o jogo, o AEK começou a criar oportunidades ainda na primeira parte. Com a expulsão de Rúben Dias o AEK esteve quase a dar a volta ao marcador em menos de 20 minutos. Depois da entrada de Alfa Semedo não só segurámos o empate como o rapaz ainda teve uma arrancada que nos deu a vitória.
Em casa com o Porto entrámos com Gabriel e ainda entrou Alfa Semedo que acabou o jogo a central após a expulsão de Lema. Não sofremos golos mesmo com menos um jogador.
O resto é o que se viu. Não percebo porque razão Gedson entrou de novo na equipa. Por causa do golo na Taça? O Yuri Ribeiro também fez 2 assistências nesse jogo (o dobro das do Grimaldo até agora) e não foi por isso que entrou a equipa.
E aí estamos nós com Alfa Semedo e Gabriel a assistirem de fora a 2 derrotas humilhantes com 5 golos sofridos de Belenenses e Moreirense (que tiveram oportunidades para marcarem mais).
Eu não sou de pedir a cabeça de ninguém porque acredito que a estabilidade é sempre a melhor solução. Mas Rui Vitória parece que não quer ver o obvio. E se não o quiser ver não pode continuar. Se nestes próximos 2 jogos, mais do que os resultados, Rui Vitória demonstrar que vai manter tudo como está, então não existe outra solução
Eu pela enésima vez dou uma ajuda. Foi aqui que descobriste a fórmula pela primeira vez caro Rui.
Vai ver quantas vezes levámos 2 golos no espaço de minutos com Fejsa e Renato no meio.
E agora aqui fica outra pista a complementar os jogos com o AEK e o Porto.
mas o problema não foi o gedson entrar, mas sim o pizzi não sair.
ResponderEliminaro alfa pode ser muito útil mas não a oito, nem de perto nem de longe tem a capacidade técnica do renato.
mas o pessoal também é de oito ou oitenta o quer jogar com dois dez ou com dois 6.
Tens a certeza que o Alfa não é um 8? Vê os vídeos que eu coloquei.
EliminarO Renato também não é exceptional tecnicamente. A sua grande arma em termos ofensivos era a rapidez com que transportava a bola para a frente. Nunca foi muito bom no capitulo do passe por exemplo.
A questão é que com 2 jogadores fortes no meio aos poucos e poucos os adversários desgastam-se e os jogadores da frente começam a ter mais espaços. O Benfica marcava muitos golos nessa época nas segundas partes e perto do fim dos jogos.
E estou de acordo que quem devia sair ou passar para a direita é o Pizzi. Mas o mal menor é jogar com 2 jogadores mais centrais e Pizzi mais adiantado. O Gedson joga sempre mais na frente com Pizzi e fica o Fejsa sozinho.
não o alfa não é um 8 não inventem e nos videos até o plingle era bom, e o adu um craque.
Eliminarquando digo técnica estou também a incluir a capacidade de ter a bola sem que lhe a tirem, sim o renato não é um excepcional de tecnica mas o alfa nesse aspecto é muito mas mesmo muito pior.
se disseres que nos jogos fora e naqueles mais complicados em que jogas em contra ataque o alfa poderia jogar a 8 e fazer isso que dizes, sem duvida acho que é uma opção muito boa.
agora em jogos com equipas fechadas jogar com alfa a 8 não resulta porque ele não consegue fazer o que dizes porque não tem espaço.
o renato fazia porque tem outra qualidade tecnica que o alfa não tem.
mas o pizzi jogar atrás do gedson é só mais um erro dele jogar no meio.
e o gedson joga mais adiantado por indicações do treinador não por vontade própria.
É falso que Renato não seja bom no passe. Essa foi a cartilha dos lagartos na altura para o mandarem abaixo.
EliminarPodia colocar aqui várias estatísticas que provam o contrário. E está cada vez melhor! Eu vejo os jogos dele no Bayern.
Quanto ao Pizzas tenho sentimentos ambíguos. Se por um lado existem jogos em que se anda a arrastar, atacando mal e não defendendo, por outro tanto neste jogo como com o Belenenses desde que ele foi substituído que o nosso ataque nunca mais criou uma situação de perigo.
ResponderEliminarPara o Pizzas começar o jogo no banco só se entrar o Gabriel para o seu lugar, pois o Krovinovic parece que só na próxima época é que estará apto.
Com o Belenenses aconteceu porque a bola deixou de passar no meio-campo e foi chutão para a frente (e mal).
EliminarNeste jogo pelo menos o Moreirense nunca mais conseguiu sair em contra-ataque. Mas fecharam-se bem e a falta de confiança dos jogadores do Benfica fez o resto. Mas eu gosto de ver Pizzi na direita.
Vai urgentemente para a escola primária fazer a aprendizagem da língua em que te queres expressar! Confrangedor ler este texto... "Ainda a poucos dias", "descobris-te", etc
ResponderEliminarEu agradeço que me corrijam. Mas espero que o façam com respeito. Se queres ler uma obra literária não é aqui. Aqui tento defender o Benfica e tento dar a minha opinião sobre o que se passa no clube.
EliminarDito isto volte sempre. Se quiser comentar sobre o conteúdo, melhor. Se quiser passar só para fazer correcções também está à vontade. Peço-lhe é que não me falte ao respeito.
Os situacionistas estão a arrebentar com o SLB!!!
ResponderEliminarALERTA BENFICA!!!
olha alguém que consegue ver aquilo que eu já vi a muito tempo, e que coloca o dedo na ferida que é bem o meio campo, fico com a impressao que o autor deste post foi jogador de futebol e nao da bola tal a justeza da sua analise.
ResponderEliminarE PLURIBUS UNUM.