Numa recente votação feita pelo Benfica sobre o melhor 11 que vestiu a camisola do Benfica no novo estádio da Luz, calhou a Grimaldo ser o defesa-esquerdo escolhido por larga maioria. Vamos então ver alguns momentos deste jogador.
Aos 20' uma típica jogada de Grimaldo que vai ser vista muito mais vezes. Fora da sua posição e Jardel a fazer a dobra. Quando foi a vez de ele fazer a dobra a Jardel ficou no meio da área a ver o adversário rematar. Aos 45' parecia que não estava lá ninguém no golo do Fenerbache.
Com o Guimarães. Vejam ao 1:00 do vídeo a atitude de Grimaldo (e de Pizzi) a uma perda de bola de Fejsa. Aos 2:40 do vídeo é papado como se não estivesse lá ninguém. E aos 3:30 vejam novamente a atitude de Grimaldo (e Pizzi) no segundo golo do Guimarães. Devagarinho a ver o jogador que marcou o golo a fugir pela esquerda sem se preocuparem em fechar.
Vamos agora ao jogo com o Bayern. Podem ver o vídeo aqui.
No 1º golo papado. Ao 1:12 do vídeo foi marcar o fiscal de linha e Robben ficou isolado. Aos 1:50 é como se não estivesse na área. Aos 2:15 tinha um metro de avanço sobre Robben e acabou ultrapassado e valeu-nos mais um falhanço. Aos 2:30 não fez falta sobre Renato Sanches e reparem na sua velocidade a voltar para trás. Já a bola está na entrada da área do Benfica e Grimaldo ainda não passou o meio-campo. Depois reparem também na atitude de Pizzi e no sitio onde aconteceu a finalização. Onde os 2 já deviam estar.
Com o chaves mais do mesmo. Ficou a mais de 1 metro do adversário a vê-lo preparar o remate e fazer o golo.
Passamos ao jogo contra o AEK. O video está aqui.
No primeiro golo colocou o adversário em jogo. E reparem na atitude de Pizzi na disputa de bola. No segundo golo André Almeida deixa um primeiro jogador colocar a bola no poste mais distante onde não havia sinais de Grimaldo que lá devia estar.
Neste último jogo, no primeiro golo, mais uma situação em que vem a trote em vez de recuperar rapidamente o lugar. Fejsa teve de sair no jogador onde Grimaldo já devia estar e a bola foi colocada na zona de Fejsa. Segundo golo mais um buraco na esquerda com Pizzi e Grimaldo a recuperarem nas calmas. No terceiro tal e qual como no segundo golo em Chaves. Marcação a 2 metros de distância a ver o jogador preparar o remate.
E isto acontece jogo após jogo. Foi assim durante toda a época passada. Vão ver quem fez a assistência para o golo que deu o campeonato ao Porto. No último minuto do jogo do titulo em vez de aliviar a bola foi lá com pezinhos de lã e colocou-a à entrada da área.
Ainda existe quem argumente que ele compensa ofensivamente. Estão aqui as estatísticas dele enquanto jogador do Benfica. E como termo de comparação aqui ficam as de Alex Telles só na época passada. Em metade dos jogos o dobro das assistências.
Que os adeptos o achem um grande jogador eu percebo porque vejo a imprensa amigável que ele tem. Sempre com melhor nota que os restantes elementos da defesa e sempre com grandes elogios. O que eu não percebo é como um treinador não vê ou não quer ver o que o Benfica está a sofrer com a sua titularidade.
O problema é maior que os golos que levamos por causa dele. É que aquela atitude de vedeta de quem acha que não tem que fazer um sprint para recuperar o lugar destrói um balneário. E o mesmo acontece com Pizzi que também acha que só tem de correr para a frente.
Há muita tempo que muita gente alerta para o facto da equipa do Benfica estar cheia de jogadores fracos fisicamente, sem capacidade de choque, baixos e leves. Uma equipa pode ter 1 ou 2 jogadores assim, mas mais de metade da equipa é um completo suicídio.
ResponderEliminarNo jogo contra o Moreirense o Benfica tinha o Grimaldo, Pizzi, Rafa, Félix, e Jonas. Destes quem pressiona? Quem recupera uma bola? Quem dá um encosto sem cair para o lado?
Isto já vem da época passada e das duas uma:
Ou não é Rui Vitória quem escolhe os jogadores com que o Benfica joga e tem de jogar com quem lhe dizem (o que eu não quero acreditar);
Ou ele é irremediavelmente limitado e não consegue identificar este problema grave.
Espero que pelo menos tenha consciência que é o futuro dele como treinador do Benfica que está em jogo.
A continuar a jogar assim, a sua continuação será insustentável.
Porra, ele tem jogadores como o Gabriel, o Alfa Semedo, o próprio Samaris, que dão outra dimensão, mais física, ao meio campo.
Estou de acordo. Espero que com o Ajax joguemos com o Gabriel e o Alfa no meio campo.
EliminarEsse votos devem ser de miudagem...que nem sabe o que é o Benfica!
ResponderEliminarViva o Benfica!
Mas algum dia o Grimaldo é jogador para o Benfica? Pelo menos a defesa esquerdo não. Quanto ao Pizzi já não há palavras, não entendo como ainda há tanta gente iludida com a suposta qualidade de um jogador sem o mínimo de qualidade para jogar num clube como o nosso, lá porque fez uma época mais ou menos há 2 anos, marcando uns golitos aa adversários débeis, tudo o resto é mau demais, não defende, não pressiona, não recupera, não se sacrifica em função da equipa, é um jogador a mais que no momento em que entre no Benfica um treinador a sério, saltará da equipa para nunca mais ser opção.
ResponderEliminarTony Montana
mas a malta só vê os aspectos ofensivos os defensivos simplesmente nem interessa para eles, e não é só o pizzi e o grimaldo existem mais.
ResponderEliminardepois a malta só se lembra dos últimos que viram.
por fim e nem concordo com a escolha a verdade é que nem tínhamos muito por onde escolher, alias provavelmente o melhor, capdvilla, pouco jogou devido à arrogância do outro.
Arrogante és tu!!! Arrogância do outro, deu o Coentrão, que foi vendido para aí por uns 30 milhões, e o Melgarejo, que se tem ficado, com ele ia longe. E já agora, houve um Sequeira, lembras-te!!!!
Eliminarentão e porque não ficou o melgarejo?
Eliminarmas também existiu um cortez e cesar peixoto.
já agora sabe ao menos o significado de arrogância, é que pelos vistos não sabe.
Eu não sou assim tão velho e lembro-me de ver um lateral esquerdo que punha o Grimaldo no bolso: Léo. Apesar de também ser pouco impressionante fisicamente não perdia todos os choques como esta maria amélia.
ResponderEliminarO próprio Coentrão, também com mais jeito para atacar que defender, não dava tanta barracada como o Grimaldo. No mínimo corria para trás para recuperar posição.
ROC
Eu não percebo é como ainda se pode dar o benefício da dúvida ao treinador. Em relação ao Grimaldo qualquer pessoa com dois neurónios sabe que ele defende mal. Mas a sumidade do nosso treinador conseguiu no último jogo por à frente de Grimaldo, pizzi e João Félix. Resultado: ao intervalo estávamos a levar três.
ResponderEliminar