sexta-feira, 18 de março de 2016

O semi-sorteio deu Bayern. Muito dificil mas não impossível.

Das 4 equipas disponíveis para o Benfica neste "sorteio" (Bayern, Barcelona, Real Madrid e PSG) calhou o Bayern. Antes desta eliminatória com a Juventus diria que o Benfica não tinha hipoteses. Mas nessa eliminatoria, juntando ao que se passou na época passada com Porto e Barcelona, ficam à vista algumas fragilidades que bem aproveitadas e com uma grande dose de sorte podem permitir fazer história.

O Bayern em jogos com equipas fortes ofensivamente permite muitas oportunidades aos adversários. A Juventus foi inclusivamente melhor do que o Bayern nos oitavos-de-final. Marcou 4 golos nos 2 jogos e falhou mais do que aqueles que marcou. E já na época passada o Bayern também acabou por sofrer 4 golos do Porto e 5 do Barcelona, sendo que no segundo jogo o Barcelona já jogou em ritmo lento.

Desta forma se existir sobranceria por parte dos jogadores do Bayern, se aproveitarmos quase a 100% as oportunidades de golo que tivermos, se conseguirmos minimizar o poderio ofensivo do Bayern, se tivermos todos os jogadores disponíveis (principalmente Fejsa) e se tivermos bastante sorte nos momentos em que o Bayern vai ser avassalador no ataque talvez cheguemos às meias-finais. No entanto e já sendo simpatico não acredito que tenhamos mais do 5 a 10% de possibilidades de passagem.

Em relação ao restante sorteio vejo o Real Madrid a poder ser eliminado.

No PSG contra o City penso que o PSG vai passar com tranquilidade.

Já ao Barcelona acredito que apanharam a unica equipa capaz de os derrotar em 2 jogos. O Atletico é uma equipa curiosa. Todos os jogos são bastantes equilibrados com eles. Seja contra um PSV ou um Barcelona é difícil marcar-lhes um golo, mas também não marcam com muita facilidade. Para se perceber melhor eles apenas sofreram 3 golos nesta edição da Liga dos Campeões. Todos pelo Benfica. E no campeonato em 29 jogos têm apenas 12(!!) golos sofridos. Menos 10(!!) que a segunda melhor defesa que é a do Barcelona. E aqui deve ser valorizado o que o Benfica fez contra eles. Entre Liga dos Campeões e Campeonato sem contar os jogos contra o Benfica o Atletico, tem uma média de 0,34 golos sofridos por jogo. Nos 2 jogos com o Benfica tem uma média de 1,5 golos sofridos. Isto quer dizer que o Benfica não é também uma equipa qualquer. Marcou inclusivamente em todos os jogos da Liga dos Campeões.

P.S. - Parabéns a Renato Sanches pela convocatória. Fico feliz por ele mas sinceramente não gosto muito de ver jogadores do Benfica nestes jogos. Já vi Nelson Oliveira e Ruben Amorim saírem de lá com lavagens cerebrais e a terem declarações infelizes que os levaram mesmo a serem emprestados depois. Já vi Nelson Semedo lesionar-se. E mesmo Gonçalo Guedes parece ter descido de rendimento após a sua chamada à uns meses.

P.S.2 - A grande novidade da convocatória foi Ronaldo e não Renato Sanches. Vamos ver quantos minutos irá fazer dada a sua crónica indisponibilidade em jogos amigáveis. Ronaldo é para mim uma das principais razões pela qual não gosto de ver lá jogadores do Benfica. De à uns anos para cá deixou de existir uma selecção. Tudo gira à volta dele. Joga quando quer e lhe apetece. Trata os seus colegas menos cotados abaixo de cão. E como se não bastasse já enjoa todo o circo que a comunicação social cria à sua volta. Para se perceber melhor nunca se fala na possibilidade de Portugal vencer um Europeu ou um Mundial. Fala-se na possibilidade de Ronaldo ganhar a única coisa que lhe falta no currículo.

1 comentário:

  1. Jogo muito difícil mas os jogadores do Benfica vão ter a lição bem estudada. O Bayern joga muito, mas as restantes opções de adversários também não eram muito melhores! Mas nada é impossível...

    ResponderEliminar