domingo, 14 de agosto de 2022

Demasiado Curto

Uma vitória suada em mais um jogo típico do tugão. Começa a ser cada vez mais evidente que o plantel é curto. Demasiado curto. Se já o 11 titular estava muito longe do que é preciso então o banco ainda era mais assustador. Andamos neste inicio de época a caminhar sobre um fio e sem rede de segurança por baixo. Em 3 ou 4 posições estamos a uma lesão de a coisa dar para o torto em muito pouco tempo.

Andei aqui durante 2 anos a avisar que íamos ser um cemitério de jogadores se não se cortasse de vez com o maior problema da equipa. Entre jogadores queimados e desaproveitados, más contratações e venda dos melhores, acabámos com João Mário, Diogo Gonçalves e Chiquinho a jogar nas alas. Isto depois de ostracizarmos jogadores como Taarabt ou Pizzi que, até conseguirmos novos reforços (se conseguirmos), eram opções bem mais interessantes do que estas. Já os problemas originais continuam sem ser resolvidos.

Grimaldo continua lá e quando as dificuldades surgem, como ontem, ele desaparece. Weigl também só não é titular porque Roger Schmidt "reciclou" Florentino que voltou a fazer um jogão. O Benfica gastou mais de 150M em 2 anos mas não gasta um cêntimo para a posição de defesa esquerdo há 7 anos. E o mesmo para um trinco há 2 anos e meio.

É incrível como nestes 2 últimos anos existiu sempre dinheiro para posições que não eram prioritárias mas para outras não. Mesmo com os treinadores a pedirem jogadores para estas posições. É curiosa a selectividade da folha salarial se tornar um problema mediante a posição que se pretende reforçar. Vejamos.

Na época passada o Benfica não teve problemas em pagar 17M por Yaremchuck sem vender Seferovic (ainda tinha Darwin, Gonçalo Ramos.e Rodrigo Pinho). Não tivemos problemas em ir buscar João Mário sem vender Taarabt. Não tivemos problemas em ir buscar Lazaro tendo na altura 3 opções para essa posição. Não tivemos problemas em ir buscar Radonjic com vários alas no plantel.

Já nesta época não tivemos problemas em pagar 6M por Musa com outros 6 pontas-de-lança ainda no plantel nessa altura. Não tivemos problemas em pagar 10M por João Victor, que veio lesionado, com vários centrais por colocar. Não tivemos problema em pagar 10+8M por um médio, que podia ter vindo apenas em Dezembro, com vários médios por colocar. E atenção que não estou.a criticar grande parte destas contratações. Pelo contrário.

Só acho curioso é que com estes casos todos onde a massa salarial nunca foi problema, se ande há 2 anos sem contratar um trinco de raíz enquanto não sair Weigl ou outros 3 ou 4 excedentários. E assim lá se foram Nzonzi, Gerson, Al Musrati, Schlager, Skhiri ou Sangare. E pelos vistos Aursnes vai pelo mesmo caminho.

E mesmo vindo Aursnes e Ricardo Horta, estes não serão suficientes. Roger Schmidt vai começar a perceber que provavelmente em grande parte dos jogos em Portugal vai ter de jogar com 2 pontas-de-lança e que vai precisar de mais jogadores que arrisquem com bola. E para poder ter esses jogadores vai precisar que todos na defesa sejam rápidos e fortes na transição defensiva. Aí acredito que com todos os jogadores disponíveis até estamos bem com excepção do lado esquerdo.

Vamos ver o que vai acontecer até ao final do mercado mas sinceramente a esperança e confiança de que alguns destes problemas sejam resolvidos é pouca. Desconfio até que ainda vamos vender jogadore(s) importante(s) pois já se começa a perceber que os problemas financeiros existem e chegaram até antes do que eu tinha previsto.

18 comentários:

  1. Muito bem, é isso mesmo. Uma análise simples e que todos deviam fazer pois efetivamente dá que pensar! Sinceramente fico na dúvida por vezes se estas coisas tão óbvias que não são feitas, são apenas burrice ou se têm intenção dolosa! Se nós, que não passamos de simples adeptos interessados no tema conseguimos ver o que é evidente, não consigo conceber que uma estrutura profissional de um grande clubd como o Benfica não o consiga ver também. É impossível!!

    Nesta altura faltam 15 dias para encerrar o mercado. Temos lacunas evidentes... Aliás tudo deveria ter começado pela contratação de um trinco e um defesa esquerdo. Além disso há outras necessidades evidentes pois o banco é escasso. Como sabemos o que a casa gasta provavelmente não virá ninguém pois deixam os temas arrastar eternamente e há jogadores em que não querem assumir o evidente... Uma perda.

    Com muita pena minha pois aprecio o treinador, parece genuíno e um verdadeiro apaixonado pelo verdadeiro futebol, mas acho que vai ser mais um assado na grelha. Gostava que ele batesse com a porta e fizesse esta gente cair com estrondo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa ultima é que não. Schmidt neste momento é a boia de salvação do Benfica. É a nossa última esperança para nos tirar deste buraco. Finalmente temos alguém a bater o pé as imposições da direção. Porque este caso do trinco é uma imposição clara. O Schmidt demonstrou categoricamente que não conta com Weigl ao não lhe dar sequer um minuto numa eliminatoria que já estava decidida. Isto depois de pedir vários reforços para aquela posição. E mesmo assim não lhe dão nada. Como em 2 anos não deram nada ao Jesus. Só de ter tido a coragem de tirar Weigl e Vertonghen da equipa passou a ser o elemento em quem eu deposito mais confiança ali dentro.

      Mas vai ser queimado. Ele é bom mas não faz milagres. E ninguém é campeão com um plantel destes e com a FPF, Liga e CA que temos neste momento. Algo que não referi no post é que estivemos dispostos a pagar 3M liquidos a Gotze (6M brutos) x 3 anos e ainda 4M da clausula dele. Mas de repente esse dinheiro (módica quantia de 22M) que havia para ir buscar mais um problema, deixou de existir. Esses 22M davam para contratar o Aursnes e lhe pagar o salário por 3 anos. Então se temos o dinheiro e realmente o queremos porque é que só pode entrar se Weigl sair quando o treinador está desesperado por o ter?

      Eliminar
  2. E o estado do relvado de Leiria , um autêntico batatal, tb tem de ser falado. Num relvado daqueles é impossível praticar bom futebol.
    Se juntarmos a esse batatal, 1 árbitro que vinha com a cartilha do conselho de arbitragem que era para não nos deixar ganhar e ainda uma equipa que mesmo a perder jogou sempre com três autocarros, estava criado o cenário para dificultar e muito a vida ao Benfica.

    Como disse o nosso capitão, nova época e continua tudo igual. O que não entendo é como o presidente do Benfica aceite jogar em Leiria contra uma equipa de Lisboa onde não faltam estádios ( restelo, amoreira, Bonfim, cidade futebol, etc) com relvados bem tratados e não batatais como este relvado de Leiria.
    Todos estes pormenores foram planeamos para nos dificultar a vida é os dirigentes do Benfica continuam a ser comidos de cebolada pela liga, pela fpf, pelo conselho de arbitragem e pelos adversários, são uns autênticos totós ou então aceitam pq dói menos para não terem o trabalho de defenderem o Benfica.
    O Benfica se esta época não ganhar o campeonato tem de ser corrido

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse primeiro paragrafo é o que eu designo por tugão. Todos esses ingredientes. Foi mais do mesmo. A arbitragem então... O Otamendi percebeu-se logo naquele primeiro amarelo que estava marcado para ser expulso e não jogar no Bessa. Rafa e Florentino, talvez os 2 jogadores mais importantes neste momento têm 2 amarelos em 2 jogos. O problema é que eles têm a lição bem estudada. Sabem exatamente onde nos ferir.

      E no Benfica nem uma palavra. Fomos lá para a gala da Liga todos mauzões e atitudes praticas para defender o Benfica foi 0. Ontem o Sporting desbloqueou um jogo num lance claro de falta. Hoje em Vizela transformaram um vermelho para um jogador do Porto em amarelo para um do Vizela. Ontem o melhor jogador deles devia ter sido expulso antes do intervalo e nada. Continua tudo na mesma porque quem lá está são os mesmos.

      Eliminar
    2. PluribusUnum

      Tudo correcto o que diz.
      Weigl, grimaldo verthogen, João Mário e chiquinho ganham milhões/ano e não acrescentam nada.
      São + de 20 milhões/ ano só em salários para esses ilustres. Todos eles oferecidos seria uma poupança de mais de 60 milhões em salários em jogadores que nada acrescentam e ainda emperram o jogo dos outros

      Benfiquista a sério

      Eliminar
  3. Não é Benfica, mas sim rui Costa

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  4. O Benfica se esta época não ganhar o campeonato, o Rui Costa tem de ser corrido.

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  5. "Mesmo com os treinadores a pedirem jogadores para estas posições." - peço desculpa, mas como acompanho toda a atualidade do SLB, todas as declarações, entrevistas e conferências de imprensa, não me lembro de ver/ler/ouvir um treinador do Benfica a pedirem jogadores para essas posições. É um palpite do autor do blogue? Pode partilhar aqui esses pedidos por parte dos treinadores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelas palavras dos treinadores não. São muito raros os casos em que os treinadores vão para uma conferência de imprensa dizer que querem o jogador x, y ou z. Mas temos o caso do Jesus dizer que uma perna do Arão valia mais que o Weigl e noticias na altura de ele querer esse jogador, Gerson ou William Carvalho (todos jogadores com quem trabalhou). Também existem noticias de que tivemos o Al Musrati certo mas que não veio porque tinha de sair o Weigl.

      Agora com Roger Schmidt ele deu logo a titularidade a Enzo 2 dias após ter chegado e a partir daí Weigl não jogou mais nenhum jogo a titular. Nem em amigáveis. Tinhamos uma eliminatória resolvida e ele não o meteu sequer um minuto para descansar a dupla de meio-campo. Até agora entrou em 2 jogos da Liga Portuguesa para substituir o Florentino porque tinha amarelo. Entretanto na imprensa têm surgido nomes de jogadores alegadamente sugeridos por ele. Schlager, Skhiri, Sangare e agora Aursnes. São todos jogadores a jogar na Alemanha e Holanda. Campeonatos que ele acompanha.

      Pode dizer-se que é tudo invenções da CS (apesar de nenhum destes casos ter sido desmentido), mas existem coisas que parecem evidentes. Parece claro que ele quer mais um médio. A direcção é que parece que não lhe quer dar. São já 2 anos e meio sem chegar nenhum trinco de raíz e a saírem todos os que existiam. Nos últimos 2 anos Weigl foi o único trinco de raíz no plantel. E o que nestas condições devia ser uma prioridade nunca a trataram como tal. Nunca houve meia dúzia de tostões para lhe dar sequer concorrência pelo lugar. E felizmente ninguém accionou a opção de compra do Florentino caso contrário continuava a ser só ele.

      Eliminar
  6. "Já nesta época não tivemos problemas em pagar 6M por Musa com outros 6 pontas-de-lança ainda no plantel nessa altura. Não tivemos problemas em pagar 10M por João Victor, que veio lesionado, com vários centrais por colocar. Não tivemos problema em pagar 10+8M por um médio, que podia ter vindo apenas em Dezembro, com vários médios por colocar. E atenção que não estou.a criticar grande parte destas contratações. Pelo contrário." - Isto!
    Já há muito que digo isto. Só não há dinheiro para as posições que efectivamente precisamos. Basta ver o que ocorreu no jogo passado. Grimaldo a ter de sair de jogo (por não aguentar o andamento, foi quebra de tensão, não foi lesão), e nós sem um lateral esquerdo para o substituir. Estamos nisto há 7 anos.
    E apenas não estamos pior, porque como dizes e bem, Florentino pegou de estaca porque o treinador não foi em cantigas.
    Sabotagem pura. Toda a gente vê quais são os pontos fracos da equipa do Benfica, toda a gente, há anos. Não é à toa que exploram esses pontos fracos como se ouro fosse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já dei outro caso aí num comentário que foi o de Gotze. Oferecemos-lhe um contrato de 3M limpos por 3 anos e mais 4M da clausula. Isto dava 22M. Porque é que não pegam nesses 22M que pelos vistos temos e não os usam para ir buscar o Aursnes de uma vez? Chegava para a compra e salarios e se calhar ainda sobrava algum.

      Eles não vão buscar ninguém porque não querem. Eu tenho aí um post pronto e guardado que em 2 paragrafos demonstra claramente a gravidade do que está a acontecer no Benfica. Só não o coloco já para não estar a criar ruído antes do play-off da Champions. Mas logo após essa eliminatória ou o jogo do Bessa vou fazê-lo.

      Agora que falas-te no Grimaldo lembrei-me de ver ontem que o Nuno Tavares está a pegar de estava no Marselha. Já marcou 2 golos em 2 jornadas. Um miudo que foi tratado abaixo de cão pelos Benfiquistas já passou por 2 históricos europeus. Arsenal e Marselha. O Grimaldo nem a acabar contrato e a preço de saldo o vêm cá buscar. Um gajo que se recusou a jogar no último jogo porque achava que o Barcelona o vinha cá buscar e agora que lhe caiu a ficha e percebeu que ninguém o quer começou a dar ao chinelo. E no Benfica está-se mesmo a ver que vão ser burros ao ponto de lhe renovar o contrato depois do que ele fez.

      Eliminar
    2. No caso do Gotze preparavam-se para mais um ato de sabotagem do género do Weigl. Não que o jogador não fosse bom (não é um mono como Weigl), mas já não aguenta uma época inteira de alta intensidade e 2 jogos por semana. Mais uma vez ia-se estoirar o teto salarial, algo que tem dado imenso resultado nos últimos tempos - o Benfica tem 4 dos 5 mais bem pagos da Liga!?!
      Em relação ao Grimaldo é como dizes. É curioso que Nuno Tavares foi queimado por uma questão de disciplina, mas Grimaldo, quase de certeza vai renovar. E vão continuar sem contratar alternativa.
      Se a recorrência destes atos de gestão não é sabotagem, não sei o que é. Se fosse um ato isolado ainda entendería, agora assim.
      Neste momento preparam-se para vender Gonçalo Ramos a desbarato. Quando é o avançado titular que tem a confiança do treinador.

      Eliminar
  7. Boas, EPluribusUnum.
    Mais um post a lembrar o Dom Quixote, só que o Dom Quixote lutava contra inimigos imaginários, aqui lutas contra adversidades reais e internas que roçam a ideia de sabotagem.
    Como benfiquista só tenho a agradecer o teu trabalho e o do Coluna, e o de mais um ou outro "Dom Quixote" que coloca o Benfica à frente de interesses obscuros ou escondidos, ao contrário da nossa Direcção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro Mark.

      Felizmente agora temos um treinador que parece ter a mesma visão do futebol do que nós. Vamos ver se o vão deixar.

      Eliminar
  8. É isto tudo. 100% certeiro. O que estão a fazer ao Benfica é uma vergonha.

    O Al Musrati devia estar cá há há duas épocas. É por demais evidente que ele é Benfica por todos os poros.

    O cona de sabão, cada minuto que passe no plantel, é mais uma métastase na équipa. Tínhamos Gabriel e Taraabt, que deveriam ter ficado. Florentino, Musrati, Gabriel, Adel. É tão óbvio.

    Zé Pincel

    ResponderEliminar
  9. Weigl e Grimaldo ainda ali prontos a enterrar. Rui Costa e toda a direção ainda sem criticar o estado da arbitragem, a deixarem os outros criarem as suas narrativas (mesmo quando são favorecidos) e ainda vai abraçar o corrupto mor mais uma vez, quase que aposto.

    Ou seja, mais do mesmo... será que o resultado vai ser diferente? As probabilidades estão contra.

    Vale que a malta já começa a abrir os olhos para a diferença que é ter o Florentino em vez do Weigl... Agora também podem embirrar à vontade com o Gilberto, que por melhor que jogue é odiado pelos benfiquistas... pode ser que o Florentino tenha descanso. Mas tirando isso, será mais do mesmo.

    Que tristeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sim, isso da arbitragem é algo que dá que pensar. Porque é que ninguém do Benfica reclama? O que é que eles sabem dos dirigentes do Benfica, que impeça estes últimos de defenderem o clube de forma efectiva? Isso e as "sabotagens" internas no que se refere à gestão do plantel, dão muito que pensar. Atenção que em parte entendo que haja uma espécie de pacto entre os clubes (mais poderosos e não só), mas se esse pacto existe e a estratégia é dividirem troféus para que todos fiquem felizes, e as transmita ideia (falsa) de competitividade interna, então porque é que dos últimos 13 troféus oficiais em Portugal o Benfica só ganhou 1? Algo de muito estranho se passa dentro do Benfica.

      Eliminar
  10. caro PluribuusUnum e demais benfiquistas,

    porque não apostar no Danilo do Palmeiras, tem 21 anos e está avaliado em 22 M em vez do Aursness que custará 15 M?

    20 M + 15% futura venda seria uma boa proposta para ambas as partes, e ficariamos com um jogador mais novo que aursness e com possibilidade de mais valias futuras


    benfiquista a serio

    ResponderEliminar