terça-feira, 16 de novembro de 2021

Lá como cá

Gostei de ver a defesa do Rafa por parte do Benfiquismo ao ataque que lhe foi movido após a derrota contra a Sérvia. Não deixaram que ligassem um jogador do Benfica ao falhanço do apuramento direto. Mostraram com números que o Rafa é dos menos responsáveis do que acabou por acontecer.

O problema é que dentro de portas fazem a outros jogadores do Benfica o que tentaram fazer ao Rafa na selecção. O Gabriel na época passada não jogou na pré eliminatória da Champions, não jogou na Supertaça, não jogou na meia final da Taça da Liga, não jogou na final da Taça de Portugal, fez 45 minutos dos 180 com o Arsenal e quando perdeu a titularidade o Benfica passou de uma distância de 2 para 15 pontos do primeiro em 10 jornadas. No entanto um dos grandes problemas do meio-campo do Benfica sempre foi o "picanhas". Agora na falta de Gabriel já passou a ser Meite. E noutras ocasiões Pizzi, Taarabt, André Almeida, etc... Tudo jogadores que já nem são titulares do Benfica mas que quando a coisa corre mal são os primeiros a quem é apontado o dedo.

O que se tem visto da selecção nos últimos largos anos é um one man show. Tudo gira a volta de um jogador. O apuramento direto para o mundial sempre foi tido como um dado adquirido. Bastou ouvir as declarações do Fernando Santos antes do jogo. Na realidade o verdadeiro objetivo sempre foi o de Ronaldo bater o recorde de golos em selecções. O resto era secundário. Antes dos interesses da selecção vêm sempre os interesses de um jogador. Isto não é de agora. Já vem desde os tempos Paulo Bento. Até se começar a aproximar do recorde de golos quantas vezes é que Ronaldo esteve em jogos amigáveis? Quantas e quantas vezes foi dispensado para poder estar bem nos seus clubes enquanto os outros não tinham o mesmo tratamento? Acham isto saudável? Acham coincidência aquela falta de motivação durante 90 minutos num estádio da Luz cheio?

Mas se com o mal da selecção eu posso bem, já com o do Benfica não. E infelizmente tal como lá, nós também andamos por cá há dois anos neste processo de colocar um jogador acima do clube. E se na selecção ainda estamos a falar de um dos melhores jogadores de sempre, aqui estamos a falar de um dos maiores bluffs de sempre.

Tudo começa na direcção que após a sua chegada teve meio ano para perceber que o jogador não encaixava no clube. O Thiago Alcantara não encaixou no estilo do Liverpool. Tiveram meia época desastrosa. O que é que fizeram? Foram contratar meio plantel para o poder encaixar ou ele saiu da equipa? O que é que o Bayern fez quando o plantel rejeitou treinadores como Ancelotti ou Kovac? Trocou o plantel ou de treinador? E o que é que o Benfica fez no último ano e meio? Trocou de presidente, treinador, plantel e sistema de jogo. Estamos num ponto em que são os centrais que têm de sair da defesa para ir pressionar a frente do trinco ou os extremos que lhe têm de fazer as dobras. Não contratámos mais nenhum jogador de raíz para aquela posição e ainda despachámos todos os que existiam no clube.

Mas o problema vai ainda para lá da direcção e treinador. Está na cultura que se vive hoje no Benfica onde as aparências é que contam. Não interessa o que os jogadores dão ao clube. Desde que tenham pinta e boa imprensa está tudo bem. Para quem assiste aos jogos do Benfica na BTV não é novidade os habituais 5 minutos de autênticos felacios por parte de Helder Conduto e Rogério Matias. Também não é novidade o prémio MVP já instituido nas redes sociais para o mesmo jogador.

No Benfica de hoje existem jogadores com 100 vidas e outros com 1. Com Gabriel na época passada entramos a vencer 7 jogos seguidos (média superior a 3 golos por jogo). Ao oitavo perdiamos por 2-0 ao intervalo, saiu e perdeu o estatuto de titular. Meite fez 4 jogos seguidos a titular para o campeonato. Ao quarto fomos para o intervalo a perder por 1-0, saiu e nunca mais foi titular. Florentino que lidera a tabela de desarmes e intercepções numa das melhores ligas do mundo nem oportunidades teve. Grimaldo anda há anos a enterrar o Benfica e por lá continua (e fala-se em renovação). Nunca contratamos ninguém para lutar pela titularidade com ele e entretanto o único que saiu da formação capaz de o fazer foi despachado para o Arsenal por 8M. E ainda andaram a gozar com o Arsenal nas redes sociais por o terem contratado. Agora é o que se vê.

O Benfica há 2 anos atrás tinha uma cultura de vitória. Fez uma das melhores primeiras voltas de sempre. Para proteger a coqueluche insistem que já jogavamos pouco, que ganhavamos os jogos a rasca e sempre no final. Pois bem. Em 19/20 até há 16ª jornada o Benfica tinha 14 vitórias em 15 jogos. Dessas 14 vitórias 6 foram goleadas e apenas 5 jogos foram ganhos pela margem minima. Desses 5, 4 foram fora de casa entre jogos da Liga dos Campeões e apenas contra o Moreirense marcámos depois dos 80 minutos. Também dizem que era de um grande momento do Vinicius mas o Vinicius so entrou na equipa já com 2 meses de época. Antes disso já tinhamos goleado o Sporting para a Supertaça ou o Braga na Pedreira. Tivemos também lesões prolongadas de André Almeida, Rafa e Chiquinho e isso não nos impediu de vencer.

Não dava para a Europa? Com uma defesa com Tomás Tavares, Ruben Dias, Ferro e Grimaldo como aconteceu na maioria dos jogos da Liga dos Campeões não podia dar. Principalmente num grupo com 2 equipas que acabaram como semi-finalistas dessa época. Ainda assim por 5 minutos que estivemos quase a passar a fase de grupos.

A verdade é que passados 2 anos e mais de 150M depois ainda não conseguimos voltar ao nivel que tinhamos nessa altura. E se a espaços nos chegamos a aproximar isso deveu-se muito a entrada de Lucas Verissimo na equipa e a mudança para 3 centrais. O problema é que este sistema e esta forma de jogar só funciona com defesas com bloco alto. Contra blocos baixos é preciso arriscar. E neste Benfica não se arrisca porque não temos um meio campo que seja capaz de travar contra ataques adversários. E agora com a lesão de Lucas Verissimo vamos ter um problema dos grandes.

Do jogo com o Braga, para além do resultado obviamente, a grande noticia foi a entrada de Paulo Bernardo. Com bola para mim nunca foi duvida. Faltava ver como é que se comportava sem ela num jogo desta dimensão e parece estar pronto.

9 comentários:

  1. de acordo os dois virus estão identificados falta a vacina , desde o tempo do Eliseu que colocado de parte por Rui Vitoria para entrar o bébé Grimaldo e a equipa não pode jogar noutro sistema para tapar os erros deste menino ,que queimou o Ferro aos olhos dos adeptos.

    ResponderEliminar
  2. também dizem mentiras para se provar uma teoria.

    daquelas sete vitorias seguidas do ano passado o gabriel (e mais uma vez digo que o gabriel não é trinco e que devia jogar a 8 e logo nunca deveria ser uma disputa entre ele e weigl) foi titular em seis jogos e num deles quando saiu estávamos empatados e de 5-2 se faz um 7-0.
    mas pelos vistos a culpa de tirarem o gabriel de titular foi do weigl, ou dos adeptos, já o treinador não tem a culpa de nada.
    o weigl pelos vistos também é o culpado do gabriel passar o tempo todo lesionado mas o que convém é passar a ideia que perdemos o campeonato porque encostaram o gabriel, quando o que ele esteve foi lesionado nesse período, ainda assim não é suficiente e mais uma mentira já que quando gabriel retornou estávamos a 13 pontos e não 15.

    no ano do lage das 14 vitorias foram 5 goleadas e 5 resultados mínimos, mais uma vez convém acrescentar para a narrativa.
    também percebemos que um dos resultados mínimos foi em janeiro no meio da liga dos campeões.

    mesmo assim pelos vistos só jogamos uma competição os resultados e a más exibições nas outras competições não interessam, o melhor é mesmo pedir escusa das disputar.

    mas nada disto é estranho para quem diz que mudamos de presidente só para não mudarmos um jogador, e eu a pensar que tínhamos mudado de presidente porque ele se tinha demitido por ter sido detido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de tudo já não chega dessa conversa que só falo no jogador e não falo do treinador ou de outros? é preciso dizer quantas vezes de que a culpa é de quem o contratou, o mantém no plantel e o põe a jogar? No proprio texto não falo disso? Falo disso como falo do resto porque o homem é adorado por quase toda a gente. Não têm problemas em andar a insultar tri e tetra campeões pelo Benfica mas ninguém pode tocar num tipo que desde que está no Benfica não paramos de bater recordes negativos da ultimo decada.

      No resto é verdade que daquelas 7 vitórias, num jogo em casa com o Belenenses não jogou e no outro saiu aos 55' com o jogo empatado. eu digo 7 jogos porque foi o periodo em que foi ele o titular. agora não percebo é porque passas de um 7-0 para um 5-2. Iamos perder os outros 2 jogos com ele é isso? No maximo dizias um 5-0.

      O Gabriel depois do jogo do Bessa ficou no banco 3 jogos seguidos. Voltou em Gasglow quando o Weigl teve covid e o Samaris não tinha condições fisicas. Ainda fomos ganhar depois a Madeira e goleamos em casa o Lech (o jogo em que o Weigl entrou, marcou um golo e o Rui Costa foi segredar ao ouvido do Jesus). No jogo seguinte o Weigl foi titular com o Paços. Saiu ao intervalo a perdermos por 1-0. Vencemos 2-1 com uma assistência do Gabriel no ultimo lance do jogo. Mas como se tratava do Weigl depois em Liege foi novamente titular. Empate. Gabriel ainda fez um jogo para a Taça (com os menos utilizados) e lesionou-se aí. Esteve um mês lesionado e teve covid. Na época inteira foi só isso. Voltou num jogo da Taça em casa com o Belenenses que vencemos 3-0 no meio do surto de covid em que não venciamos a ninguém (mesmo ninguém). É verdade que foi titular em Faro. Também saiu aos 50 e poucos com o jogo empatado. Foi aí que perdemos o campeonato é isso? De 13 para 15 fez uma diferença dos diabos.

      Mas ainda em relação ao Gabriel eu estou de acordo contigo que não devia ser o 6. Como não deve ser o Meite. É isso que ainda me revolta mais. É que depois do que aconteceu naquela meia época não só não contrataram nenhum 6 de raíz como ainda despacharam o Florentino 2 anos seguidos. Parece que o Weigl tem de ter o caminho sempre aberto para a titularidade.

      Eliminar
    2. No ano do Lage até a 16ª Jornada: Benfica 5-0 Paços Ferreira, Braga 0-4 Benfica, Benfica 4-0 Portimonense, Benfica 4-0 Maritimo, Boavista 1-4 Benfica, Benfica 4-0 Famalicao. Eu conto 6. E ainda Benfica 5-0 Sporting na Supertaça. Mais outros 3 jogos com vitórias traquilas e mesmo as vitórias pela margem minima só uma foi nos ultimos minutos. É isso que é andar a ganhar a rasca? Na Liga dos Campeões também querias goleadas num grupo onde as outras 3 equipas tinham orçamentos maiores do que o nosso e onde 2 chegaram as meias-finais? Tinha dado para passar aquele grupo se houvesse competência da direcção? Tinha. Fizemos 5 jogos com Tomás Tavares a titular. Andamos por lá com o Ferro e o Jardel já sem pernas. E ainda com o Grimaldo. Mesmo assim quase que conseguimos um milagre. Mas lá está. Vê lá a tua preocupação com essas equipas. Nos 2 anos seguintes o Moreirense, Tondela, Santa Clara, Nacional, Guimarães, Gil Vicente, Portimonense ou Braga saíram da Luz com pontos. Isto já não te preocupa?

      Para finalizar não tentes dar a entender que eu no texto digo que mudamos de presidente para não mudar de jogador. O que eu digo é que o Benfica estava numa dinâmica de vitória quando o Weigl chegou. Estavamos em boa posição pra vencer o 6º titulo em 7 anos. A única coisa que mudou naquela altura na equipa foi o Weigl. Deu-se o descalabro. Desde aí o Benfica já tem outro presidente, outro treinador, quase um plantel novo, outro sistema tatico e mesmo assim ainda não conseguimos chegar ao nivel a que estavamos antes da chegada do Weigl. Do 11 titular daquela altura para agora só resistem Vlachodimos, Grimaldo, Weigl e Rafa. Na época passada tivemos mais de 80% de vitórias nos jogos que fizemos sem o Weigl. E não ocorre a quase ninguém que o problema pode ser mesmo aquele. Mais grave que isso é que lá dentro sabem que ele é um problema. Se não soubessem não andavam a tentar disfarçar os seus defeitos. Não andava um central de 34 anos a sair da defesa e a fazer quase 50 metros para fazer pressionar os adversários a frente dele.

      Para mim vai ser sempre um mistério isto. A sua titularidade sem sequer treinar. A limpeza de todos os jogadores de raíz daquela posição para ele ter sempre caminho aberto, o seu salário, etc. Talvez um dia se perceba porquê. Até lá até podemos vir ser campeões (o que eu não acredito) mas o que se passou nos ultimos 2 anos já ninguém apaga da história.

      Eliminar
    3. quer dizer os jogos para o gabriel já contam os para o weigl já não contam, excelente.

      o gabriel ficou de fora tres jogos depois do boavista mas só num é que jogou o weigl, que presumo que iria jogar sempre numa questão de gestão física, os outros quem jogou foi o samaris se o gabriel foi castigado o beneficiário não foi o weigl de certeza, mas lá esta convém é passar essa mensagem.

      mas os pontos foram perdidos com o gabriel lesionado ou não foram, essa foi a questão.

      mas se não os números não fazem assim tanta diferença qual a necessidade de andar a aldrabar os números e sempre o mesmo lado quer dizer.

      o florentino não foi emprestado para facilitar a vida ao weigl foi porque o bazofias não gosta dele porque é preconceituoso, alias poderia ser o kante que acontecia a mesma coisa.
      já porque é que em vez de um trinco de raiz foram contratar um para adaptar foi provavelmente pela mesma razão que foram buscar o gil dias, o lazaro e o nemanja.

      sobre as goleadas conta mal porque 4-1 não é goleada, nem 3-0, nem 5-2.6-3 etc etc, e não sou eu que o digo são aqueles que fazem estatística sobre futebol cá e lá fora.
      se quiser temos um excelente que faz a estatística do nosso clube é só lhe perguntar que ele tem toda a amabilidade de lhe responder de certeza.

      onde é que eu falei em ganhar à rasca quer dizer.
      eu falei em más exibições e resultados mínimos.
      mas sobre ganhar à rasca ainda lhe digo que por exemplo acho muito mais ganhar à rasca quando se marca no primeiro minuto na única oportunidade em todo o jogo e muito menos à rasca quando se tem mais meia dúzia de oportunidade que o adversário mas só se marca no ultimo minuto.

      lá esta pelos vistos para alem do campeonato também só existe a liga dos campeões, e a taça da liga e a taça de portugal, pelos vistos também só apanhamos equipas com nível da liga dos campeões é que os resultados, e as exibições ainda foram piores que na prova europeia.

      eu não dou a entender disseste mesmo a frase esta lá basta ires ver, se tinhas intenção ou não de o fazer isso não sei que não faço juízos de valor agora que esta lá esta.

      isso de que só ele é que mudou nem sequer corresponde à verdade entraram e saíram mais jogadores, mais até existem variáveis que não sabemos se mudaram ou não porque não estamos lá dentro.
      mas o que mudou realmente foi a lesão do gabriel foi só a partir dai é que as coisas começaram a correr mal e não desde que ele entrou como quer fazer parecer.
      mas lá esta estava lá o florentino mas o lage já o tinha descartado muito antes do weigl chegar.

      a mim os maus resultados do clube sempre me preocupam independentemente de jogar a, b ou c e mesmo gostando mais de uns do que de outros e achando que uns tem qualidade e outros não sempre mas sempre a minha luta foi contra treinadores e dirigentes eles é que tomam as opções não são os jogadores.
      pois já lhe disse não votei no anterior presidente nos dois actos eleitorais e disse que ele não se devia se ter candidatado nos dois, e já só critico dele à muito tempo, nem votei no actual.
      sobre o bazofias quando saiu a primeira vez já foi tarde e sempre disse que o seu regresso era um erro tremendo que íamos cometer porque era um treinador com os mesmo defeitos de quando de cá saiu e já sem virtudes que todos, em portugal já lhas sabem e as anulam.
      isto sim é que me preocupa muito não é o jogador a, b ou c que esses são só a consequência dos dos outros.

      um exemplo disso é a btv em que o culambismo, sobre tudo e sobre todos jogadores treinadores direcção, é o prato do dia mas o que incomodava era o culambismo até à náusea sobre o antigo presidente que nos levou ao ponto em que estamos.

      Eliminar
  3. E assim vai o Benfiquismo, faz de tudo para ilibar o "trinco" alemão enquanto outros jogadores são tratados abaixo de cão, inclusive jogadores tetracampeões.
    Depois não se queixem de o Benfica não ganhar nada. Mas só vão dar valor quando já não tivermos no plantel nenhum jogador que tenha sido campeão.

    ResponderEliminar
  4. Boas PluribusUnum, obviamente o Weigl não é o culpado de todos os males, mas os números estão aí e também não é correcto tentarmos dissociá-lo da quebra nos nossos resultados.
    E sim, concordo que a forma como o Weigl entrou poderá ter sido prejudicial em termos de balneário, e que também muitas das mudanças no nosso sistema táctico têm sido feitas porque por algum motivo o Weigl (e talvez o Grimaldo) tem (têm) que jogar.

    Reitero que não minha opinião o Weigl tem melhorado muito, mas já vimos os benfiquistas a "queimarem" jogadores por bem menos do que assistimos desde a chegada do Weigl.
    Algures ali no meio estará a verdade, mas o mais importante é que o Benfica e os seus responsáveis coloquem os resultados à frente das expectativas e perspectivas de bons negócios. Desde que o Grimaldo chegou que nunca mais nos reforçámos para a posição dele, e pelos vistos estará para acontecer o mesmo com o Weigl. Espero estar enganado a bem do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que não é o culpado de tudo o que está de mal no Benfica. Aliás, nem é ele o culpado. Ele não aponta uma arma a cabeça de ninguém para o meterem a jogar.

      O Benfica antes dele tinha problemas. Ainda na resposta ao joao carlos lembrei a defesa com que jogamos na maioria dos jogos da Champions. Tomás Tavares, Ruben Dias, Ferro e Grimaldo. Enquanto internamente houve um meio campo a disfarçar aquela defesa quase nem se notava. Na Liga dos Campeões já se notava.

      Com Weigl deixou de haver filtro para aquela defesa e foi o que se viu no resto da época. Depois a equipa fica insegura e deixa de arriscar no ataque porque sabe que atrás existe uma autoestrada. Está tudo interligado.

      Mas este erro que estamos a cometer agora em mudar tudo para encaixar ali o Weigl, já o Rui Vitória tinha cometido antes quando insistia em meter o Pizzi no meio. Quando o Fejsa deixou de conseguir segurar o meio-campo sozinho também mudamos para um 4-3-3. E as coisas melhoraram até certa altura. Mas o problema continuava lá. Só o estavamos a disfarçar. Os jogadores não se sentiam confortaveis. Não acreditavam naquilo. Depois viu-se a diferença quando o Lage tirou o Pizzi do meio e voltou ao 4-4-2. Parecia outra equipa. As coisas passaram a fazer sentido. As coisas deixaram de ser feitas em esforço. Tudo saia naturalmente. Foi a equipa mais letal que eu vi do Benfica. Mais do que a do Jesus em 2009/2010.

      Se existe uma coisa que eu aprendi no futebol é que no meio-campo não se brinca. É a posição mais importante do campo. E nós andamos a brincar com o nosso meio-campo. Consegue-se disfarçar um lateral ou um central mas não se consegue disfarçar um médio. Para mim é ridiculo andar a ver o Rafa a ter de fazer sprints de 30 ou 40 metros a dobrar o nosso trinco ou os centrais a fazerem 40 ou 50 metros para irem fazer pressão a frente dele na saida de bola dos adversários. Mas pelos vistos não é para o presidente, para o treinador e para a maioria dos adeptos.

      Eliminar
  5. Weigl, Gabriel, florentino, grimaldo: são todos horríveis.

    ResponderEliminar