sexta-feira, 16 de abril de 2021

O Ruben Amorim a explicar a importância de um cartão amarelo

Em primeiro lugar destacar o assumir da impunidade que Palhinha goza. Ao dizer que é um jogador agressivo e que trava as transições dos adversários (muitas vezes em falta acrescento eu) então porque é que não leva amarelos como os outros? Porque é que Weigl e Gabriel (alternaram titularidade) têm 12 amarelos enquanto Palhinha (titular absoluto) na mesma posição tem 6 (e sem castigo ao 5º)? E isto com um número bastante maior de faltas cometidas.

Mas o que Ruben Amorim diz é verdade. Um jogador com um cartão amarelo fica condicionado. Principalmente um médio. Uma equipa com 2/3 amarelos fica com um nível de agressividade incomparavelmente menor do que tendo todos os jogadores com créditos para gastar. O melhor que pode acontecer em jogos de equipas grandes, em que os adversários estão constantemente a travar ataques com faltas, é os amarelos saírem (e preferivelmente cedo). E é aqui que também se explica muito do que tem sido este campeonato.

Fala-se muito do Benfica ter apenas um penalti a seu favor em 26 jornadas mas isto é igualmente inacreditável. Uma equipa grande que em 90% dos jogos passa os 90 minutos a atacar e a levar porrada dos adversários recebe mais cartões do que aqueles que são mostrados aos adversários. É escandaloso. Depois compara-se com Porto e Sporting e é uma diferença gritante. São quase o dobro de amarelos mostrados aos adversários de ambos em relação aos nossos. Mais curioso ainda é que dos 3, o Porto é claramente a equipa mais agressiva mas a que leva menos cartões (muito menos). Em termos das diferenças são 39 cartões de desvantagem para Porto e 28 para Sporting.

Mas para além dos amarelos mostrados aos adversários temos também a altura em que são mostrados. Nos primeiros 30 minutos, em 26 jornadas, apenas foram mostrados 7 amarelos a adversários do Benfica. É praticamente metade dos que são mostrados a adversários do Porto e um terço dos que são mostrados a adversários do Sporting. E esta dualidade de critérios é visivel em todos os jogos. Basta lembrar como o Hugo Miguel na derrota no Bessa mostrou apenas 3 amarelos ao Boavista em 31 faltas (todos depois dos 60') e em Paços de Ferreira o Benfica aos mesmos 60' já tinha 5 amarelos em 6 faltas cometidas e a jogar com um a mais!!!

É claro que vão falar dos jogadores expulsos nos jogos do Benfica. Foram 5 até ao momento mas todos bem expulsos. Foram mesmo daquelas expulsões dificeis de fugir. E mesmo assim em 3 delas foi com recurso ao VAR. Mas ainda assim por vezes compensa mais um adversário ter 3 ou 4 jogadores condicionados, a não meterem o pé, do que jogar contra 10 que distribuem pancada e matam todas as jogadas com faltas.

13 comentários:

  1. Esperemos que as cúpulas diretivas do SLB estejam atentas a estas estatísticas e não durmam à sombra da bananeira... Além do jogo sujo que os grandes clubes europeus já vão reconhecendo ao nosso principal adversário, era tempo de a UEFA ter conhecimento aprofundado das habilidades da arbitragem portuguesa.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post.

    Há anos que isto é assim. Aliás, anos e anos a perder contra os corruptos sempre com árbitros com a reputação que "deixam jogar" mas na verdade permitem é uma agressividade extra aos corruptos... E assim fica claro que é em todos os jogos.

    E do Benfica... Nada... Silêncio... Enfim... Tristeza

    ResponderEliminar
  3. Eu sinceramente também acho que a direcção deveria ter alguma tomada de posição séria, mas as críticas feitas aos jogadores do Benfica pelos benfiquistas quando se sabe de todas estas condicionantes é absurdo. Penalties não marcados, cartões não mostrados aos adversários mas em catadupa para os do Benfica, e sim, a razia do Covid e mesmo assim estamos em 3o, a depender de nós para chegar ao 2o e ainda com possibilidades de chegar ao 1o. Eu acho extraordinário

    ResponderEliminar
  4. Bom post, o golpe não é só os não penalties, ou a desigualdade de critérios nos cartões, falta ainda as eternidades que demoram até conseguirem descobrir irregularidades nos nossos lances de golo.
    O ataque está a ser feito em termos materiais, mas também em termos psicológicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o nº final de faltas que nos são marcadas??Quase sempre o dobro dos adversários que tem muito pouca posse de bola. Forma de condicionar o nosso processo defensivo. Sempre a GAMAR os BARRASCOS da apitagem...

      Eliminar
  5. O Weigl não te quis comer o cu ou comeu a tua mãe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A única interpretação possível para o teu comentário é que não queiras que se fale no tema do post. E isso começa explica muitos dos comentários que tens por aqui deixado.

      Eliminar
    2. Já não falas sempre mal do Weigl? Fizeste-lhe uma mamada, engoliste a qualidade dele e andas caladinho que nem um cobarde!

      Eliminar
    3. Joquinha. Eu acho que ambos sabemos quem é que lhe fazia uma mamada se podesse. E desculpa mas fica por aqui a tua participação neste blogue.

      Eliminar
  6. Palhinha, assentava que nem uma luva no clube dos andrades que goza de uma impunidade especial...

    O meu foco neste momento vai para o maior porco que jogo actualmente no futebol português:

    Pepe - envergonha a Selecção, o país e o mundo do Futebol!!

    Quando o animal assassino teve aquele episódio de raiva para com o jogador do Getafe, deveria ser imediatamente irradiado do futebol!!

    Este brasileiro, jamais deveria ter vestido o equipamento das quinas!! É uma vergonha!!

    Este ser mesquinho, que antes de vir relançar a sua carreira no clube traliteiro, já andava a arrastar-se há muito no Besiktas... e de repente, parece um jovem de 20 anos!

    Não fossem as substâncias proibidas (para a generalidade dos clubes), e este porco há muito tinha dado o berro!!

    Não deixa de ser surpreendente que quando chegam os jogos da selecção, o animal invente uma lesão... talvez nos jogos da FIFA, haja um controlo anti-doping e daí o animal, não poder aparecer... e tem de se sujeitar a um período de isolamento de alta segurança... não vá ele ter outro ataque de raiva!!

    Este animal, mesmo assim é um menino ao lado dos Fernando Coutos, Jorge Costas e Paulinho Santos...
    Clube dos andrades, a criar ódio e terror desde sempre!!

    PS: onde está a comunicação do Benfica a desmascarar e atacar este FDP!!??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jogo mais evidente do que falas é o de Turim. O Pepe esteve em dúvida mas começou de inicio. Fez 120 minutos em que mais de metade foram com menos um jogador. A certa altura chegou a pedir a substituição mas continuou em campo e no final do prolongamento ainda andava a fazer cortes acrobáticos. Um jogador com 38 anos. Nem Ronaldo com 36 e que é para mim dos melhores atletas de sempre conseguiu igualar o andamento dele. Aquilo foi evidente. E não foi só ele. Sérgio Oliveira, Corona, etc. Aos cento e poucos minutos todos eles conseguiam fazer sprints de uma área a outra em segundos. Naquele jogo andavam todos com vitaminados.

      Eliminar
  7. assim a olho e em contas de merceeiro o clube corrupto tem em media menos um cartão amarelo por jogo.
    o que nem sequer é novidade é algo que é recorrente à muitos anos e se fizerem o mesmos estudo para anos passados vão de certeza encontrar o mesmo padrão.

    já os nossos adversários tem em media também eles menos um amarelo por jogo, mais uma vez contas de merceeiro.
    aqui sim tem sido uma novidade nestes anos muito recentes embora este fenómeno já tivesse outros episódios mas eram esporádicos e espaçados no tempo, agora nestas duas talvez tres épocas tem sido norma.

    mas o quadro tens de o apresentar é aos dirigentes do clube que esses pelos vistos ainda não o viram, ou não querem ver ou estão tão ocupados a escrever a carta que não tem tempo para ver isto, é que os adeptos a maioria já viu isso, alias basta estar atenta aos jogos.
    mas quem não gosta desta politica de apoios, e silencio ensurdecedor, só tem de esperar mais tres anos e meio e voltar a votar no mesmo de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se conhecesse algum dirigente ou até próximo de um dirigente mostrava. Assim resta-me apresentar aqui estes dados com esperança que até mais do que dirigentes chegue a alguém com tempo de antena nas televisões.

      Eliminar