domingo, 8 de março de 2020

Somos uns bananas

Eu ando a avisar há anos para jogos como o de ontem. O guião é SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE o mesmo. Autocarro em frente da baliza (ontem o Setúbal jogou em 6-4 que por vezes chegou a ser 7-3), e porrada nos jogadores do Benfica sempre que entrarem em zona central do terreno. Mesmo que estejam de costas para a baliza.

Do árbitro na primeira parte só saíram avisos com 4/5 lances para amarelo a passarem impunes. Já os jogadores do Benfica não tiveram tanta sorte na segunda parte. Samaris, Rafa e Tomás Tavares na primeira oportunidade foram admoestados. Mansila lá levou amarelo numa entrada sobre Pizzi mas quando chegou a altura de levar o segundo por uma entrada por trás sobre Tomás Tavares ficou no bolso. O mesmo com Artur Jorge que travou um contra-ataque de Pizzi. E assim foi só mais um jogo em que o nosso adversário deu porrada o jogo todo e acabou com os 11 em campo.

Olhando para o Setúbal é bom recordar o score de 12-0 contra o Porto nos 3 jogos desta época. Nesses jogos os jogadores do Porto conseguiam receber a bola, virar para a baliza sem que ninguém chateasse, rematar sem 20 pernas a frente da baliza, etc. Autênticos passeios. Não é de admirar por isso que já lá vão 37 anos sem vencer o Porto para o campeonato!!! Contra o Benfica é o que temos visto todos os anos.

Ontem foi tudo montado para mais uma vez fazermos o papel de bombos da festa num filme repetido vezes e vezes sem conta no futebol português. E o que dói é que aceitámos esse papel sem um esgar de revolta. O que dizem dos jogadores e do treinador na comunicação social, as recordações de jogos anteriores desta equipa contra nós e a diferença para os jogos do Porto, as arbitragens com que somos constantemente presenteados ou mesmo as declarações de Makaridze. Parece que nada mexeu com esta equipa. Durante 90 minutos amorfa, derrotada.

Mas o que vimos em campo é um reflexo do que se passa fora dele. Hoje em dia ninguém defende o Benfica. Nem no clube, nem nas televisões nem a maioria dos adeptos nas redes sociais. Ninguém questiona jogadores adversários ou arbitragens. Entrámos numa politica de comunicação em que tentamos ser os bonzinhos que querem mudar o futebol em Portugal. Como se tal fosse possível enquanto o Benfica for vencendo campeonatos. Nunca ninguém vai dar valor as nossas vitórias. Vão questionar sempre alguma coisa e vão fazer tudo, mas mesmo tudo, para deixarmos de vencer.

É assustador para mim ver hoje adeptos nossos a dizerem que não nos podemos queixar da arbitragem só porque nos marcaram 2 penalties bem assinalados. Estamos hoje presos a esta realidade em que achamos que ser roubados, sermos desrespeitados, sermos espezinhados é uma fatalidade. Algo com que temos de conviver e contra a qual não podemos fazer nada. E isto é culpa de todos.
Uma das coisas mais ouvidas nos últimos anos é que a direcção se aburguesou. Mas não foi só a direcção. Fomos todos. Os titulos ganhos fizeram-nos crer que íamos ganhar sempre, acontecesse o que acontecesse. Achámos que não valia a pena falar da vergonha que foram alguns dos campeonatos que mesmo assim conseguimos vencer. Enquanto isso eles foram fazendo cada vez pior e estamos hoje num ponto em que o apito dourado parece uma brincadeira de crianças.

Fora do campo temos de começar a demonstrar que o apito dourado voltou. Os números estão aí para o provar. As atitudes de algumas equipas e de alguns jogadores também. E dentro do campo têm de se lembrar do símbolo que carregam ao peito. Eu percebo os passes falhados quando a confiança está abaixo de zero. Mas não percebo a atitude de ontem. Muito menos depois de tudo o que nos têm feito.

6 comentários:

  1. Se os que tem que dar o corpo ao manifesto dentro de campo percebem que para além dos adeptos (e muitos nem isso por engolirem a treta que a culpa está sempre no relvado!) ninguém os defende, o que querem que eles façam?
    As pernas não reagem da mesma maneira se a cabeça não estiver 100% crente que está apoiada e com objectivos!
    Quando em Janeiro não há reforços quando os que andam lá dentro, que querem ganhar campeonatos, ir à Champions, sabem tão bem onde há falhas e elas não são tapadas, vão lutar com a mesma vontade?
    Quando o Lage sabe muito bem que corra bem ou mal este verão está de malas aviadas para o médio-oriente ou china o que querem que saia dali?
    Quando os jogadores levam porrada de criar bicho e não há quem de direito que levante a voz (o que fez o Varandas logo que foi roubado?), vão "entrar" da mesma maneira?
    Repare-se que cada vez que levam uma porrada não reclamam. Já sabem que ganham o mesmo e siga a música!
    Fraco rei faz fraco o seu povo!

    ResponderEliminar
  2. Sair do tempo das cavernas e deixar de enfiar a cabeça na areia dava jeito!

    ResponderEliminar
  3. e acontece em todas as modalidades e categoerias.

    ResponderEliminar
  4. a epoca e mal planeada depois o caso fica apertado e ai sim culpamos arbitragens.... nao, o benfica neste momento joga com uma defesa de 4 em que 3 tem problemas a ganhar duelos defensivos. o felix saiu, gastamos 50 milhoes no plantel, pioramos o 11 inicial e nao melhoramos significativamente as opçoes... tiveste hipoteses de contratar o bruno guimaraes que juntamente com o weigl trariam opçoes de qualidade que se exige nas no caso do bruno 5 milhoes foram demais para alguem que apresenta 100milhoes de lucro.... assim nao ha arbitragem que valha

    ResponderEliminar
  5. LFV e DSO só querem no SLB treinadores do tipo "moço de recados", que não exige, nada diz contra, cala-se a tudo porque lhes dão a possibilidade única de treinarem uma equipa grande! Isto tem-se passado com Rui Vitória e com Bruno Lage. Por isso é que LFV NUNCA PERMITIRÁ que seja contratado um treinador exigente e duro para quem falhe,isto é, daqueles que afirma precisar de 2 ou 3 jogadores de nível médio alto para as posições X, Y e Z e darem-lhe recados pela comunicação social QUE NO SEIXAL HÁ DE TUDO COMO NA FARMÁCIA! Só não percebe quem não quer. Enquanto LFV se mantiver como dono e senhor da pasta do futebol, os benfiquistas andarão a ver a porcaria de jogos que a equipa principal faz. Como na formação está TUDO O QUE FAZ FALTA, basta olharem para a classificação da equipa B, que vai a pique para a descida de divisão! Mas só tem craques, ou vedetas, para o dono do SLB!

    ResponderEliminar
  6. Malta! Só digo isto: em outubro há eleições, portanto....é ir lá que não é fácil tirar de lá a bandidagem!

    ResponderEliminar