terça-feira, 3 de março de 2020

De quem é a culpa?

É do Presidente? Sim.

É do Treinador? Sim.

É de alguns jogadores? Sim.

É desta Liga nojenta onde participamos? Sim.

Mas meus caros. Não estejam a fugir porque a culpa também é nossa. Porque andamos sempre nestra procura pela auto-destruição, Pelos lenços brancos a um treinador que já bateu todos os recordes. Pelos assobios mesmo quando estamos a vencer. Pela politica em plena fase decisiva do campeonato.

Acham que também não contribuimos para os golos falhados ontem,  ou contra o Braga e o Aves? Acham que também não contribuimos para os que sofremos? Acham que foram só culpa dos jogadores? Acham que o Benfica joga melhor fora de casa do que em casa por obra do acaso?

O nosso lema é "E Pluribus Unum". O nome que eu escolhi para este blog. Para mim o segredo do Benfica é este. O segredo do Benfica é o que vimos em Barcelos ou aqueles 5 minutos onde trucidamos o Portimonense em casa na época passada. É aquela força que pega nos jogadores e os conduz a vitória. Mas essa força tem de aparecer em todos os jogos. Fora e em casa. Depois de 10 vitórias seguidas ou após uma derrota. Quando estamos em primeiro, em segundo ou em terceiro.

Por isso podemos escolher continuar em modo de auto-destruição e terminar a época em agonia a esperar pela próxima ou podemos tentar ir buscar esta equipa ao fundo do poço. Para ganhar este Campeonato e a Taça esse é o único caminho. Todos os outros vão levar-nos a derrota.

Por isso esqueçam o Presidente, o Treinador e os jogadores nos próximos 12 jogos. Deixem os ódios e a politica para daqui a 2 meses e meio. Quando olharem para o campo não olhem para o A, B ou C. Olhem para o Benfica, porque é o Nosso Benfica que ali está dentro.

Se o fizermos vamos estar mais perto de festejar uma dobradinha no final da época. E se acharem que mesmo vencendo o campeonato já não terá o mesmo sabor eu digo-vos que terá tanto ou mais porque fomos Nós a conquistá-lo.

E PLURIBUS UNUM

8 comentários:

  1. Parabéns. Concordo em absoluto. A postura da maioria dos adeptos em casa, durante os jogos ( após ainda dou de barato...) não dá sequer para tentar entender. Já ando a algum tempo a suspirar pelos jogos de interdição, para ver se jogamos mais vezes realmente em casa!

    ResponderEliminar
  2. Então por essa lógica porque passam a vida a atacar o Grimaldo? Isso também não é crítica? Qual a diferença de apontar a falta de qualidade de Grimaldo ou de apontar a falta de qualidade de Ferro?
    Não existem absolutismos na vida. Nem existe ausência de crítica nem existe criticar tudo e todos.
    Muitas das críticas são lógicas e justas e se Lage não tem sido teimoso em insistir em avenidas na defesa hoje não estavamos aqui a chorar a perda da liderança.
    Se houver zero crítica isso não é apoio é seguidismo, por essa lógica como é que derrubamos o Vale e Azevedo? Foi indo aos jogos sem protestar não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu contra mim falo. Houve alturas aqui que devia ter mais calma. Esperar pelo melhor momento para dizer as coisas. O que eu digo é que todos temos culpa.

      E obviamente que não devemos ser acriticos. Mas convenhamos que estar a mostrar lenços brancos depois de uma eliminação europeia, quando ainda estavamos na frente do campeonato, na final da Taça e já com uma Supertaça no museu não faz sentido. Querem fazer o quê? Despedir o treinador a 11 jornadas do fim?

      Neste momento temos 3 derrotas e 1 empate a 11 jornadas do fim. Mesmo perdendo ainda 3 pontos Lage pode igualar o máximo de pontos do clube em 34 jornadas. Se os vencer todos ultrapassa-o. E é possível vencer os jogos todos até final se Nós dermos a força necessária para virar a situação.

      Temos jogadores de fora importantes e outros em baixo de forma que é preciso recuperar. Temos outros cansados que agora com jogos de semana a semana também vão melhorar. É começar a fazer isto em cima de vitórias para terminarmos a época com a equipa num grande momento de forma.

      Eliminar
    2. É uma resposta ao Pluribus Unum

      Eu de forma alguma defendo todas as críticas. Acho criminoso por exemplo o que se está a fazer ao Tomás que é um miúdo e de forma alguma defendi que Lage devesse sair após o Shaktar. Já há tempos alertei para dois erros que são cruciais para este mau momento: a inexplicável fragilidade física da equipa e as avenidas de Grimaldo, Ferro e Tomás. Não consigo perceber como somos batidos em velocidade quase por todas as equipas.
      Há sim muita crítica estúpida, inclusive alguns infiltrados, pagos pela Young Networks para destabilizar o clube. E nem falo das montagens da TVI ou SIC contra nós, como mais nesta palhaçada da TVI e dos Vouchers 2.0 que é uma mão cheia de nada.
      Outra coisa diferente é não alertar para erros básicos e que nos custarão caro. A debilidade física da equipa e as fragilidades defensivas da equipa não decorrem das criticas mas de erros da equipa e de planificação que há que acautelar.
      Isso tem de ser revisto e é por isso que digo que não podemos ter inexistência de críticas. É assustador todas as equipas a perceberam já que basta colocar as bolas em Ferro Grimaldo que é quase golo pela certa. Isso tem de ser dito não podemos negar isto. No resto, há que unir forças. Eu já boicoto tudo o que são canais anti-Benfica (RTP, TVI e SIC, CMTV) e jornais corrruptos.
      É tempo de criar um movimento aberto de apelo ao boicote destes mass merdia que andam a difamar o Benfica.

      Eliminar
  3. Não é por aí... Os adeptos não têm a mínima culpa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em alguns jogos admito que não. Já outros, e principalmente em casa... Perdemos 5 pontos no jogo com o Braga e o Moreirense por estarmos sobre brasas. Rafa, Vinicius e Pizzi têm estatisticamente um aproveitamento muito grande das oportunidades. Nestes 2 jogos falharam golos incriveis. Ontem ainda faltava mais de uma hora de jogo e os jogadores já tinham reacções de desespero. Achas que não tem ligação? Na minha opinião tem.

      Mesmo para o Lage não é fácil conviver com as criticas de que tem sido alvo. Bateu recordes atrás de recordes e agora que está a passar o momento mais complicado desde que assumiu a equipa em vez de sermos nós a retribuir o que ele nos deu o ano passado e ajudá-lo a ultrapassar esta fase, insultamos-o e queremos manda-lo embora.

      Eliminar
    2. A meu ver no futebol há o trabalho e a competência, depois há o querer e o crer e daí vêm os resultados.
      Não duvido que Lage e os jogadores trabalhem e queiram mas falta qualidade e mentalidade por isso começa a haver descrença. A culpa não é dos adeptos.
      Na primeira volta, o Porto foi à Luz em crise. Arregaçaram as mangas e ganharam o jogo. A táctica do Sérgio Conceição foi melhor.
      Na segunda volta devíamos ter a lição bem estudada mas ao fim de alguns minutos já tínhamos levado com um golo. Mas até dou esse jogo de barato.
      Agora Lage não pode perder em casa com o Braga na semana seguinte. Isso já é incompetência. É não perceber mais uma vez (a terceira na época) que aquele era um momento decisivo em que não se podia falhar.
      Neste momento já ninguém naquele grupo acredita e o Lage não me parece ter a força mental para alterar o estado de coisas.
      Em suma, temos limitações no plantel e uma liderança pouco capaz.

      Eliminar
  4. Há o velho ditado "o fraco rei faz fraca a forte gente" que se adapta ao caso.
    Pior é que o rei que temos é fraco para umas situações e forte para outras, o que o torna muito perigoso.
    O seu lado "fraco" reflecte-se da vertente desportiva com a construção de equipas desiquilibradas, ao sabor das disponibilidades do catálogo e dos "jogos" de mercado do parceiro estratégico.
    Na negociação dos direitos das transmissões onde o Clube é o que menos recebe considerando que a "dupla tributação" a que os adeptos estão sujeitos faz com que a operadora vá recuperar a maior fatia do que gastou.
    Na aceitação da ocupação das mais importantes cadeiras do "poder" desportivo por figurões adeptos dos nossos adversários.
    O seu lado "forte" reflecte-se nas vendas de jogadores e nos tiques ditatoriais que por vezes lhe saem boca fora.
    Sou de opinião que não se deve assacar aos homens que entram em campo as culpas dos maus resultados uma vez que eles são o reflexo de quem os contratou e os colocou à disposição do treinador.
    E se não fosse este treinador, haveriam dezenas dispostos a aceitar as mesmas condições porque há ou haveria muito dinheiro a entrar nas suas contas.
    Vamos assistindo nos últimos tempos ao aparecimento dum candidato assumido ao lugar.
    Com espaço de opinião e apresentação de ideias no maior blogue da blogosfera Gloriosa.
    Mais claramente apoiado por um dos administradores e postadores do blogue.
    Como adepto equidistante dum e doutro lado, se por um lado digo que é imperioso remover Vieira da presidência do Clube tal são os sinais de incompetência selectiva e contínuo prejuízo desportivo do SLB, por outro, não consigo ver no candidato as qualidades que o Benfica necessita para ser bem gerido financeira e desportivamente.
    Que um Benfiquista conhecido, não necessitado do Clube para promoção pessoal, que saiba gerir ou ter consigo quem o saiba, todas as vertentes financeiras e desportivas e que sejam Benfiquistas, terá todo o meu apoio.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar