sexta-feira, 4 de outubro de 2019

O Benfica Europeu de Grimaldo.

É o espelho do Benfica dos últimos anos na Europa. Demasiados jogadores com uma incapacidade física gritante para participarem neste tipo de jogos. Com bola não conseguimos criar perigo nenhum e sem bola trememos cada vez que ela chega perto da nossa área. E isso acontece porque perdemos praticamente todos os duelos individuais. Tanto defensivos como ofensivos. Os nossos extremos não aguentam o choque. Jogamos com um avançado que não segura uma bola e que precisa de 5 oportunidades claras para marcar um golo. Na defesa perdemos a maioria dos duelos aerios e não ganhamos nenhuma bola em antecipação.

O Benfica não pode jogar um jogo da Liga dos Campeões com tantos jogadores destes juntos. Grimaldo, Jardel, Fejsa, Pizzi, Rafa e Seferovic. E ontem Gabriel ainda sem ritmo (mesmo assim foi dos melhores) A diferença de andamento nos 2 jogos que já fizemos na Liga dos Campeões (e também contra o Porto) foi gritante.

E o problema como se viu não é a formação. Ontem estavam lá apenas 2 e foram os melhores do Benfica. O problema é o tipo de jogadores que lá estavam. Quando ontem entraram Caio Lucas e Vinicius primeiro e Raul depois a diferença foi gigante na pressão e no perigo que criámos. Raul, Vinicius, Caio, Rafa, Gabriel e Taarabt chateiam mais do que Seferovic, Taarabt, Rafa, Pizzi, Fejsa e Gabriel. E não fosse novamente um problema já antigo (antigo demais) e talvez ainda conseguíssemos pelo menos o empate.

Um desses problemas antigos tem a ver com os centrais. Ruben Dias e Ferro ainda não podem jogar juntos nestes jogos por razões que já enunciei atrás. E Jardel já não tem a velocidade e a força que fez dele um grande central. O Benfica precisa de um central imperial. Daqueles que limpa tudo.Que ganhe todos os duelos individuais pelo ar e pelo chão. Que seja um verdadeiro líder dentro de campo.

Já o outro problema e o mais grave é Grimaldo. É revoltante vê-lo envergar a camisola do Benfica. Para mim é incompreensível vê-lo jogo após jogo recuar no terreno a trote enquanto levamos contra-ataques pelo seu lado. No segundo golo de ontem levou uma bola nas costas, abrandou e esticou o braço para lá ir o colega. Foi o que bastou para o extremo ter tempo para esperar pela melhor altura para meter a bola na area. No terceiro ainda vinha devagarinho a recuperar a posição quando levou com uma bola nas costas num livre a meio-campo. Já no segundo golo contra o Porto também perdeu uma bola e em vez de recuperar veio a passo e ficou a assistir um colega seu (Chiquinho) lesionado ir tentar impedir o passe que isolou Marega.

Eu já vi muitos maus jogadores no Benfica, principalmente defesas esquerdos. Também perdiam bolas atrás de bolas. Faziam um bom cruzamento em 10. Posicionavam-se mal e eram papados por qualquer jogador banal. Mas pelo menos davam tudo. Grimaldo não faz um pique por ninguém (nem por um colega com uma lesão de 4 meses) e está sempre de braço esticado a mandar os colegas irem fechar os buracos que ele abre. Grimaldo é titular do Benfica há 4 anos e não evoluiu nem um bocado. ZERO. A única diferença é que ele actualmente se acha o rei da cocada quando na verdade é do pior que lá passou nos últimos anos. Como jogador mas principalmente como homem. Um verdadeiro cancro. E custa-me a entender como é que o Benfica não o despacha só porque ele tem boa imprensa e isso ia criar animosidade com os adeptos.

Já que a aposta é na formação então que se meta lá o miúdo Nuno Tavares a jogar. Não tenho dúvidas que no final da época é já muito mais jogador do que Grimaldo algum dia será.

Ou o Benfica resolve este problema ou as Champions vão continuar a voar e os títulos como o Penta (naquela assistência para Herrera) e na Taça do ano passado (na assistência para Bruno Fernandes) também vão ter a outras paragens.

8 comentários:

  1. Obrigado por este post a muito tempo que venho afirmando o mesmo, mas como a criatura faz uns centros engraçados e aparentemente marca um livre a preceito a cada 30 tentativas, ninguém mete em causa a sua falta de solidariedade para com a equipa e colegas de equipa.

    A verdade é que na Champions tirando a excepção do Barcelona aqui a uns anos com Xavi, Iniesta e Messi, todas as euipas eram compostas por jogadores mt forte fisicamente e mesmo o Barcelona nesta altura já tinha Pique, um central autoritário!

    Ass: MAdskinn

    ResponderEliminar
  2. o grimaldo defensivamente e mau, e verdade mas ofensivamente nao tens 1 defesa que de aquilo que ele da ao nosso jogo. ora se tens problemas em atacar muito começa pela defesa onde com qualidade para jogar e sair de pressao tens somente o grimaldo e o ferro... se o benfica europeu nao existe, e por causa de jogadores como o pizzi, andre almeida, fesja, samaris, vlacodimos, que simplesmente ja chegaram ao seu rendimento maximo e infelizmente e insuficiente para causar impacto na europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em termos defensivos pior do que ser mau é não correr. Podemos estar a sofrer um contra-ataque em inferioridade numérica com ele a 2 metros mas mesmo assim vai a passo. Em termos ofensivos não concordo com isso. Basta ver um jogo dele com atenção e contar as bolas que perde e os cruzamentos que faz que não chegam nem perto dos avançados. Principalmente neste tipo de jogos. André Almeida por exemplo tem mais assistências que ele nas últimas 2 épocas. Nuno Tavares a jogar na direita com 5 jogos tem 1 golo e 2 assistências. Grimaldo com 10 jogos tem 1 golo e 1 assistência.

      E agora que falas-te desses jogadores lembrei-me da última grande vitória europeia do Benfica em Madrid contra o Atlético. A dupla de meio-campo eram André Almeida e Samaris. Uma equipa não se faz com 11 messis. André Almeida já esteve em finais da Liga Europa e em quartos de final da Champions.

      E o curioso é que Grimaldo é tão bom que num tempo em que se gastam 60 e 70 milhões por laterais, ninguém o quer por 30.

      Eliminar
    2. o numero de assistencias nao diz tudo, por exemplo e a quantidade de jogadas que o andre estraga somente porque decide mandar baloes para onde nao esta ninguem? ja o grimaldo as movimentaçoes que faz para dentro e os desiquilibrios que cria desde a 1 fase de construçao levam o benfica a encarar menos adversarios e consequentemente criar mais perigo. uma equipa nao se faz com 11 messis, mas se me garantires no benfica jogadores do nivel do xavi, iniesta, dani alves, puyol, suarez, busquets, alba,etc.. ja nem estariamos a falar do benfica eurpeu. so porque ganhamos um jogo ao atletico de madrid nao faz dele um jogador de champions. na tua logica o beto na altura tb seria jogador de champions visto que ganhamos ao liverpool em 2006 com um golo dele

      Eliminar
    3. É no mínimo curioso mencionar-se o André Almeida. Gosta tudo de se queixar do nosso lado direito quando 80% dos golos que sofremos nascem do nosso lado esquerdo, ora por não estar lá ora por mau posicionamento. Para além de que a principal função de um defesa deve ser defender (onde é pessimo e não tem um pingo de solidariedade com a equipa), ele a atacar, só se fôr contra as equipas pequenas cá do burgo, pois sempre que temos um jogo a doer (porto ou champions) não faz nada nada nada... e ainda enterra defensivamente. Mas como mais vale cair em graça que ser engraçado, enfim.
      Por alguma razão as equipas quando jogam contra nós já fazem questão de atacar pelo seu lado, sabem bem onde está o "ouro"...
      Ah, "o número de assistências não diz tudo", não diz tudo, mas já diz muita coisa.

      Eliminar
  3. Nem nunca vão querer o Grimaldo devido a sua baixa estatura e deficiente marcação ,basta ver que a época passada sofremos 7 devido as percas de bola é um jogador frágil fisicamente e raramente recupera a sua posição ,seria bom se jogássemos em 3x5x2 a jogar como médio agora assim valha-me deus.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo o que disseste do Grimaldo, acho o mesmo. Mesmo em termos ofensivos só dá alguma coisa cá no burgo e mesmo assim..consegue em 12 cruzamentos fazer 1 ou 2 de jeito.
    Uma equipa moderna, sem 2 bons laterais, passa muitas dificuldades em todos os aspectos do jogo.

    ResponderEliminar