quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O que é preciso para tentar salvar a época

Com a mudança de treinador já vimos um futebol diferente. Uma das vantagens da mudança de treinador, para além da mudança de atitude dos jogadores, é a imprevisibilidade que a equipa passa a ter. Enquanto os adversários não tiverem um conjunto de jogos para perceber todas as novas dinâmicas e a forma de travá-las, torna-se mais difícil anular uma equipa com grandes jogadores.

O problema é que essa imprevisibilidade não vai durar sempre. Basta olhar para o caso do Sporting. Após um arranque demolidor de Keizer, começaram a aparecer novamente as dificuldades em criar oportunidades e em marcar golos. O Benfica tem uma vantagem em relação ao Sporting que é a maior quantidade de jogadores que tem na frente e as diferentes características que cada um tem.

Ainda assim mesmo com toda essa qualidade vai haver jogos em que as oportunidades vão ser poucas e a coesão e a estaleca da equipa é que podem ganhar esses jogos. O Benfica tem um problema gigante na defesa e no meio-campo. Se no meio-campo tem jogadores de sobra para resolver o problema, na defesa já não é assim.

No centro da defesa Ruben Dias está a fazer uma época deplorável e a aposta na formação não pode justificar a continuidade dele no centro da defesa. Tem de encostar durante um tempo. Em Jardel também já se nota a sua idade. Perdeu velocidade e força que eram as suas grandes armas. Conti faz lembrar alguns dos piores centrais da segunda metade da década de 90. Lema apenas fez um jogo a titular desde que está no Benfica (incluindo amigáveis). Um grande jogo contra o Porto o que me deixa intrigado ele ser quarta opção atrás de Conti.

Temos de contratar urgentemente um central (pelo menos). E não é um qualquer. Tem de ser um central já com experiência mas que ainda faça vários anos ao mais alto nível. Um central que já tenha cultura de clube grande, que já esteja habituado ao futebol europeu e que seja um líder. Vai sair caro mas tem de haver 10, 15 ou até 20 milhões por um jogador destes. Ruben Dias e mesmo Ferro no futuro vão precisar de um jogador assim para crescerem. Se contratarem apenas um, dêm uma oportunidade a Lema ou então recuem Alfa Semedo até ao final da época para central. E despachem o Conti.

Nas laterais ainda não consegui perceber se Corchia pode fazer mais do que André Almeida. Sem 2/3 jogos seguidos é difícil alguém mostrar serviço. Douglas na época passada fez um grande jogo em Alvalade depois de ter feito quase o jogo todo anterior com o Tondela. Este ano está a fazer uma grande época na Turquia. Por vezes basta ganhar ritmo.

No outro lado Grimaldo tem de ir a vida dele. Eu sei que é uma decisão difícil porque é um jogador popular entre os adeptos mas o Benfica precisa de um verdadeiro defesa. São golos atrás de golos que levamos por causa dele. Ainda no Domingo o que ele fez no primeiro golo é ridículo.

Por fim se a ideia for a de jogar em 4-4-2, então devia apostar-se num meio-campo apenas com um extremo mais declarado, com 2 médios (entre Samaris, Fejsa, Alfa, Gabriel e Gedson) que saibam defender e com um médio interior que pode ser Pizzi, krovinovic ou até mesmo Gabriel. Desta forma muitos dos problemas defensivos eram disfarçados.

Um exemplo disso foi o Sporting que terminou a primeira época com Jesus e que depois começou a época seguinte. De um ano para o outro de uma equipa a quem era difícil marcar golos passou a ser fácil fazê-lo. A defesa era a mesma mas saíram João Mário, que jogava descaído para a direita como médio interior, e Slimani que era uma carraça na frente. Sem as bolas nem chegarem lá atrás consegue-se disfarçar a defesa.

3 comentários:

  1. Concordo com a maioria do que disse.
    Não concordo apenas com a questão do Conti, que ainda não teve tempo para mostrar tudo. Tem tido poucos jogos e ao contrário de Rubén Dias, não tem a protecção que lhe dá ser da formação. Quanto a este último tópico, agrada-me ver que finalmente se critica esta obsessão com a formação.
    A formação é para dotar o clube de craques, não para encher o plantel de jogadores sem classe a quem se quer criar carreiras e contratos, às custas da equipa principal.
    Acho que o RD pode vir a ser um jogador de qualidade, mas não um central de top mundial. Em circunstâncias normais seria apenas o 4º jogador, um jovem a ganhar experiência. Ao invés disso, joga sempre a titular porque agora é moda falar da "aposta na formação". Não se deve apostar por apostar, os jogadores da formação têm de ganhar um lugar como todos os outros e não por inerência. Até porque isso se virará contra eles, se fossem lançados faseadamente, ganhando oportunidades depois de bons jogos, cresceriam mais.
    Ao jogarem por decreto, mesmo que mal, não vão crescer.
    Temo que com este discurso da formação se começa a baixar o nível mínimo de exigência num clube grande como este e que se comece a endeusar a banalidade, apenas para se dizer que se aposta na formação.
    O Benfica tem estes valores: Classe, Garra, Mística. Só deve jogar quem está à altura destes pergaminhos e não jogar quem teve a sorte de surgir no futebol no Benfica e por isso seja aposta em detrimento de quem seja bem melhor, mas por "azar" de nascimento, não foi gerado no Benfica.
    Um exemplo. Se neste momento nos surgisse o eterno Mozer no seu auge, íamos sentá-lo no banco para dar lugar a RD, só porque é da formação? Acaso Mozer é menos benfiquista porque nasceu fora do clube?
    Quem quer que represente os valores do Benfica, acima citados, é que é um jogador à Benfica. Nascer em Portugal e no Seixal não qualifica ninguém para jogar no Benfica. Mostrar a classe e a raça à altura deste clube é que qualificam.

    ResponderEliminar
  2. "O problema é que essa imprevisibilidade não vai durar sempre. Basta olhar para o caso do Sporting."
    Agora já estou mais descansado, já sabemos o futuro próximo do clube, basta comparar com os lagartos.
    Gaita!!!

    ResponderEliminar
  3. e eu acrescentaria um guarda redes com qualidade e experiência, é que são vários os erros do guarda redes para não falar na péssima qualidade nas bolas pelo ar.

    e neste últimos sofridos se no primeiro ele poderia ter feito muito mais no segundo a culpa é dele, bolas pelo ar próximo da pequena área são do guarda redes.

    ResponderEliminar