quinta-feira, 26 de julho de 2018

Aprender de vez com os erros.

Ontem tivemos um jogo que dificilmente poderia ter um guião melhor para percebermos quais são os problemas do Benfica e as soluções para esses problemas.

Tivemos 45 minutos onde corremos que nem cavalos a pressionar os jogadores do Dortmund mas de forma inconsequente. As bolas recuperadas (poucas) foram todas graças a maus passes do adversário. Só Fejsa ganhou bolas no corpo a corpo.

Pizzi, Rafa e Zivkovic não defendem. Não quer dizer que não corram ou que não estão no sitio certo. Simplesmente não têm a agressividade necessária a defender. No primeiro golo sofrido, Zivkovic e Pizzi pareciam cones num exercício de um treino. Estáticos, sem reacção e sem agressividade para impedir a combinação dos jogadores do Dortmund. Quando a bola chegou a linha de fundo já não havia salvação.

No segundo golo Fejsa foi fazer uma cobertura na direita e abriu-se um buraco no meio. Pizzi estava lá perto mas mais uma vez não teve a reacção e agressividade para impedir que a bola fosse colocada nas costas da defesa (aqui Ruben Dias também estava mal posicionado).

Depois foram as vezes incontáveis em que Grimaldo foi papado pelo seu lado e as outras em que nem sequer lá estava. Tiveram de ser os centrais novamente a fazer dobras atrás de dobras. Em termos ofensivos o costume. Muita parra e pouca uva. Espremido não sai nada. O André foi lá uma vez e marcou um golo.

A juntar a isto um jogo menos conseguido de Gedson ainda agravou mais estes sintomas do meio campo do Benfica. Sintomas que já existem há duas épocas consecutivas. Que foram disfarçados apenas com Gonçalo Guedes na primeira metade de 2016/2017.

Na segunda parte com Cervi e Salvio passamos a ter jogadores que metem o corpo e pé para ganhar a bola. Que não se limitam a esperar pelo erro do adversário. Mais tarde com Samaris e Alfa Semedo no meio ficamos com uma muralha. Uma linha de 4 difícil de ultrapassar e com disponibilidade física para ainda ir a frente.

Individualmente tenho de destacar Svilar. Começo a ficar preocupado com a insistência nele. Não pode ser o titular da baliza. Se treme num jogo com o Borussia imaginem quando estiverem 40 milhões em jogo. Ontem cada vez que foi pressionado mandou a bola para fora a meio do nosso meio campo. Ele tem 18 anos. Tem muitos erros a cometer até se tornar num guarda-redes de topo. E não pode ser no Benfica que ele vai cometer esses erros. Emprestem-no a uma equipa onde ele possa ser titular. Ficamos com Vlachodimos, Varela e André Ferreira (este entre a equipa A e a B).

Grimaldo é mais do mesmo. Já chega. Não esperem que um clube apareça com vários milhões para contratarem um verdadeiro defesa-esquerdo. Ele não vai valorizar mais do que já está. Qualquer extremo faz dele o que quer. Já aconteceu com jogadores do Paços, do Feirense e afins. Quanto mais com estas equipas de topo.

Alfa Semedo mostrou ser um 8. Tem uma presença incrível no meio campo e tem um bom toque de bola. Não tem medo do adversário. Tem confiança. Aparece na frente. Um verdadeiro tractor como era Renato Sanches.

Para terminar acho que temos um grande plantel. Precisamos apenas do tal defesa-esquerdo. Com a contratação de Gabriel podemos finalmente passar Pizzi para a direita. Ficamos com Fejsa, Samaris, Alfa, Gedson, Gabriel e Krovinovic para 2/3 posições conforme o esquema de jogo. Na direita temos Salvio e Pizzi. Na esquerda Cervi, Rafa, Zivkovic. Na frente Felix, Jonas, Castillo e Ferreyra. Um plantel preparado para 2 sistemas e com jogadores para diferentes tipos de jogos.

5 comentários:

  1. Como não custa sonhar:
    1) Joe Hart quer sair do Manchester City. Quer um clube onde seja importante. No MC é o 3º guarda-redes. No Benfica seria "super importante". É um grande GR, até em altura. E seria um enorme "upgrade" à nossa equipa.
    2)Jonas Hector. O Colónia desceu. Talvez uma boa proposta fizesse o jogador aceitar a mudança para o Benfica. Lateral esquerdo várias vezes titular na selecção alemã.
    Como disse, sonhar não custa. Mas serão estes jogadores assim tão inacessíveis ao Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O LFV só compra se, como fez recentemente o FCP, puder devolver os jogadores, no caso de ficarmos fora da Champions.

      Eliminar
    2. São do Mendes?
      Se sim, talvez sejam sonhos realizáveis!

      Eliminar
    3. O Joe Hart é pior que o Svilar com os pés...

      Eliminar
  2. Muita coisa certa na análise, mas não podemos esquecer que ainda estamos no princípio da época e estes jogos servem para isso, testar muita coisa.
    Para além disso, os alemães tinham a preparação mais adiantada e têm um grande plantel.
    As coisas estão a ir bem.

    ResponderEliminar