sábado, 28 de janeiro de 2017

Não podemos adormecer agora.

Quando vi a equipa que iria iniciar o jogo com o Moreirense não gostei. Pizzi, Salvio, Rafa, Carrillo e Jonas. Com estes 5 jogadores acho que nem Fejsa nos salvava.

Para mim uma equipa vive de equilíbrios. Com a equipa com que Rui Vitória entrou a coisa podia correr muito bem. Podia até esmagar o adversário. Mas também pode correr muito mal. Quando se tem 3 jogadores como Rafa, Salvio e Carrillo que pouco defendem e que arriscam muitas vezes o 1 contra 1, sendo grande a probabilidade de perderem a bola, fica difícil para a equipa segurar o adversário. Não é por acaso que Samaris só durou uma parte. Como se não bastasse 3 dos elementos da defesa pouco jogaram esta época. Eliseu vinha mesmo de uma lesão de mais de 2 meses.

Nos últimos 4 jogos sofremos 8 golos. E foram 8 golos de equipas banais (2 de um dos últimos da segunda liga). Curiosamente aconteceu quando Rui Vitória começou a encostar inexplicavelmente Cervi. De longe o extremo mais completo e equilibrado de todos os que estão no plantel. O que mais ajuda a defender.

Na época passada Rui Vitória encontrou o equilibrio com Renato Sanches a 8 e com Pizzi na direita a ajudar mais o meio-campo. Estes davam suporte a Gaitan, Jonas e Mitroglou. Esta época encontrou esse equilibrio com Cervi à esquerda e com Guedes a segundo avançado, podendo Pizzi fazer o papel de 8 sem desequilibrar muito a equipa.

Para se perceber a importância de ambos provavelmente basta ir verificar os golos que sofremos sem 1 ou ambos fora da equipa e os que sofremos com ambos na equipa. De repente lembro-me dos 2 jogos com Nápoles e do jogo com o Besiktas onde num casos não começaram o jogo de inicio e nos outros saíram antes do descalabro.

A certa altura da época estava tranquilo com o plantel. Hoje estou preocupado. Pizzi começa a ter uma sobrecarga de jogos muito grande. Para o substituir temos André Horta que praticamente não joga desde Outubro. Para 6 temos agora Samaris e não se sabe quando volta Fejsa. E no meio disto dispensamos Danilo. Para mim podia ser o jogador que levava a equipa a outro nível. O 8 que encaixava perfeitamente nesta equipa. Entrar nos últimos meses desta forma pode dar mau resultado.

É importante que Rui Vitória volte a encontrar o equilibrio na equipa. Seja com soluções internas ou com alguma contratação.

P.S. - Não falei sobre outros aspectos neste post mas não podem ser esquecidos. O que está a acontecer esta época é vergonhoso. Já são 6 golos irregulares que sofremos esta época. As transmissões de jogos do Benfica fora da BTV são nojentas. A comunicação social limpa toda a porcaria e a continuar caladinhos vamos ter muitos roubos nos próximos tempos. Dentro de campo demos sinais de fraqueza e isso vai ser aproveitado e de que maneira nos próximos jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário