domingo, 29 de janeiro de 2017

Estatisticas de amarelos a adversários do Benfica

Desde o inicio da época que tenho assistido a um padrão nos jogos do Benfica. É aliás mais do que um padrão. Parece algo instituido. Uma extrema dificuldade para os árbitros portugueses mostrarem cartões amarelos aos nosso adversários no ínicio dos jogos. São amarelos atrás de amarelos perdoados. Avisos atrás de avisos em vez de cartões.

Foi por isso que decidi ir verificar os minutos em que todos os amarelos foram mostrados aos nossos adversários tanto no campeonato como na Liga dos Campeões para fazer uma comparação.








Em 18 jogos da Liga até este momentos foram 2(!!) os amarelos mostrados nos primeiros 30 minutos. E esses amarelos foram a Corona no Porto vs Benfica e Bruno César no Benfica vs Sporting, ambos por protestos. Curiosamente ambos jogaram a extremos nesses jogos, que digamos não é uma posição muito propicia a levar amarelos. Também nos primeiros 15 minutos da segunda parte apenas foram mostrados 5(!!) amarelos.

Quase metade dos cartões foram mostrados nos últimos 15 minutos (45%) dos jogos. Mais de metade (62%) nos últimos 30 minutos. E 23% nos últimos minutos das primeiras partes. Altura que dificilmente dá expulsão ainda na primeira parte e que permite aos treinadores gerirem esses amarelos no intervalo. No total, os 15 minutos finais da primeira parte e os últimos 30 da segunda, dá a módica quantia de 85% de amarelos.

Isto explica porque é que desde a 25ª jornada de 2014/2015 o Benfica não tem um único minuto em superioridade numérica. Todos os vermelhos mostrados a adversários foram depois dos 90 minutos. São 61 jogos!!! Quase 2 campeonatos seguidos!!! Isto deve ser caso único nas equipas grandes de qualquer campeonato.

E sabem quando é que isto começou?



Por esta altura o Porto tem tantos adversários expulsos como o Benfica tinha nesse campeonato e o que é que ele diz nos dias que correm? Fala em benfiquização do futebol português. Tem a coragem de dizer que somos nós que mandamos em tudo. Tal como agora Octávio Lopes faz na CMTV.

Já está mais do que na hora de meter estes meninos na ordem. Está na hora de demonstrar cabalmente que estes seres asquerosos são completamente parciais. Está na hora de mostrar este tipo de estatisticas. São estas "pequenas" coisas que dão legitimidade aos árbitros para nos roubarem. Hoje em dia em Portugal para dizerem que um árbitro é sério tem de roubar o Benfica.

Fica aqui também o detalhe dos cartões mostrados...




2 comentários:

  1. Muito obrigado!

    Isto já era mais ou menos sabido mas assim fica factual.

    ResponderEliminar
  2. Era importante quadros comparativos com os 2 "médios em bicos de pés" para se perceber a diferença.

    ResponderEliminar