segunda-feira, 7 de outubro de 2013

NOJENTO

É a única palavra que me ocorre para o tratamento da comunicação social em relação ao Benfica, mas pior que isso, de alguns benfiquistas contra o próprio clube (será mesmo o seu clube?).

Até hoje nunca tinha visto um ataque tão cerrado e prolongado ao Benfica como acontece desde a pré-época. Foi o caso Cardozo levado até à nausea (ninguém se lembrou de um tal Rolando), foi o guarda-redes emprestado que desapareceu na pré-época e se tornou no melhor do mundo (ninguém se lembrou de um tal Atsu), foi o Farina e o Pizzi que foram contratados e depois emprestados (ninguém se lembrou de um tal Tiago Rodrigues), foram as previsiveis vendas e enfraquecimento do plantel que passaram às malditas não vendas, ao passivo e ao abismo financeiro. E por aí fora, tudo serviu para bater no Benfica. Até a contratação dos laterais esquerdo e direito (Siqueira e Silvio) tão pedidos pelos experts dos teclados e profissionais de football manager passaram a actos de má gestão inqualificaveis tal como a segunda opção a Matic, este por ser Sérvio que ainda por cima não acaba em ic estragando a piada fácil dos Migueis Rosevic ou Nelson Oliveiric.

O tempo foi passando e o Benfica resistindo a um inicio de época com um calendário extremamente dificil, com roubos atrás de roubos e lesões em catadupa. Chegou a vitória em Guimarães (não estava prevista) com o caso de Jorge Jesus e os cães soltaram-se todos num ataque que parece ser o tudo ou nada para eliminar completamente a ameaça que o Benfica se tornou ao sistema. A partir desse momento directores de jornais, estações de televisão, colunistas e afins esqueceram-se de tudo o que se passava no mundo, mandaram f***r completamente os códigos deontologicos ou as regras do bom senso e desancaram a torto e a direito em tudo o que mexe no Benfica como se a vida deles dependesse disso.

No meio disto tudo, na quinta-feira de manhã após o mau jogo de Paris (e que eu próprio critiquei aqui), fiquei a saber que o Benfica tinha sido humilhado por uns escandalosos 3-0. Achei estranho até porque nos últimos anos a comunicação social corrupta deu conta de excelentes prestações de uma equipa portuguesa nas competições europeias que acabaram em vitórias morais por 4-0, 5-0 ou outra vez 4-0.

O cenário que foi preparado para ontem podia ter sido um golpe fatal nesta época desportiva e não só. A pressão colocada sobre os ombros daqueles 11 jogadores e treinador era avassaladora. A nomeação perigosa do árbitro foi bem escudada pela direcção do clube que com Vieira, Lourenço Coelho, Rui Costa, Moniz e Varandas Fernandes não se calou durante a semana (tantas vezes devia isto ser feito). Os jogadores resistiram, mostraram ontem sem espectacularidade mas com UNIÃO que vão continuar a lutar. E com o espirito que tiveram ontem mostraram que podem acreditar neles.

Mostraram para quem quis ver o jogo sem a mente torvada de ódios de estimação e/ou com intenções secundárias. É que a matilha raivosa, jornais e benfiquistas desesperados por uma derrota ou empate não gostou e lançou-se furiosa e cegamente à exibição da equipa. Foram patetices atrás de patetices o que se leu hoje pela blogosfera e pelos jornais (desses já estou à espera). Chega-se ao ponto de nos jornais os 10 adeptos, costumeiros nestas lides do apupo mesmo quando se ganham troféus, parecerem milhares tal o destaque que constantemente lhes é dado. Outros andam à pancada com os jogadores por perderem um jogo no campeonato em mais de 100 jogos e quase ninguém sabe de nada.

Depois do jogo Luisão decidiu prolongar a resposta da equipa dentro do campo para fora das 4 linhas e não perdeu a oportunidade de na flash interview enviar os recados que tinha a enviar e de demonstrar categoricamente que todos estão unidos. Os encarapuçados ainda indignados com o "vão pro ca***lho" de Luisão no jogo contra o Gil Vicente espumaram quando Luisão decidiu dedicar a vitória ao presidente do clube. Se já estava por um fio como Rui Costa ou Eusébio na consideração daqueles que confundem um ódio cego a Vieira com o Benfica então decididamente não terá mais sossego enquanto vestir a camisola do Benfica.

Quanto às suas palavras e aos seus actos como capitão que visam defender o grupo transparece algo que infelizmente muitos não conseguem enxergar. Para os jogadores e equipa técnica o que mais os revolta não são as vozes vindas dos jornais. O que os revolta são os próprios benfiquistas que levaram meses e meses a serem conquistados (na época passada à 1ª jornada muitos davam a equipa afastada do titulo) e que depois desse esforço herculeo (apenas 4 empates à 27ª jornada, final da Liga Europa e final da Taça de Portugal) abandonaram a equipa em 15 dias quando não conseguiram conquistar qualquer titulo. Quais golos fora-de-jogo contra Estoril ou Vitória de Guimarães ou os pontos atrás de pontos oferecidos durante toda a época ao FC Porto. Aqueles jogadores e treinador passaram novamente a ser uns pelintras, uns incompetentes.

O que é certo é que neste momento o Benfica mesmo cambaleando, levando porrada de todas as direções, mantém-se vivo quando muitos pensavam que estaria arrumado. Com 4 deslocações complicadas já realizadas enquanto Porto e Sporting contam apenas com uma cada um. Com a tal defesa de papel que curiosamente sem os 2 golos sofridos em foras-de-jogo teria apenas mais 1 golo sofrido que os adversários. Com as lesões constantes sejam elas musculares, traumáticas, ou ainda mais graves. Com tudo isto a esperança mantém-se acesa. Resta aos jogadores continuarem a lutar por quem realmente ama o clube e nunca na p**a da vida lhes passou pela cabeça desejar uma derrota ou empate do Sport Lisboa e Benfica .

14 comentários:

  1. Visão séria , realista e perfeitamente ajustada ao momento atual que se vive em torno do Glorioso !

    Parabens pelo seu excelente testemunho !

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado PluribusUnum pelo post. Um dos melhores, se não mesmo o melhor post que li nos últimos tempos sobre esta pouca vergonha, que explica e resume tudo muito bem.

    ResponderEliminar
  3. de fato este sr merece parabéns pelo seu orgulho e a defesa do seu BENFICA ,
    muito obrigada pois e sem medo de nada nem de nimguem...

    k

    ResponderEliminar
  4. a AGUIA vai ter de LUTAR CONTRA TUDO E CONTRA TODOS ..

    FORÇAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  5. completamente dacordo nos somos benfica grande poste

    ResponderEliminar
  6. Verdade mas já podíamos ter evitado isso cortando com certos jornais rádios e tvs que só nos deitam abaixo se fosse noutro clube levavam nas trombas nosso problema é que nunca fazemos nada.
    Quero ver por exemplo a TVi na liga dos campeões vai ser recebida na Luz com tapete vermelho e champanhe?!
    Entendem o que eu digo cortem com esses gajos de uma vez.

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais, os meus parabéns.
    Com clareza e sistematicamente abordou os pontos essenciais.
    O que mais revolta, são as movimentações dos pseudo-benfiquistas sempre a tentar minar por dentro e sujeitando-se servilmente a todo o tipo de jogo sujo contra o Benfica.
    Um abraço e saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns e obrigada por expressar o que, felizmente, muitos ainda sentem.
    Nunca trocarei os momentos felizes que permitiram sonhar da época passada pelos tempos em que em Dezembro já nem epserança havia.
    Todos queremos ganhar, sempre, mas tantas vezes nos esquecemos que é futebol, e é em Portugal, o que torna tudo realmente mais dificil. Se este é o Benfica de sonho? Não será, mas é o nosso Benfica e é por este que vou cantar e sofrer e torcer. Sempre. Incondicionalmente!
    Força Benfica!

    ResponderEliminar
  9. Enormerrimo PLURIBUSUNUM7, Companheiro,

    Nao sendo teu leitor habitual (erro meu, que passo a corrigir imediatamente), tive a sorte de ser alertado por Companheiros para vir ler este teu texto (quem tem Companheiros, tem tudo).

    Obrigado, Companheiro! Muito, muito Obrigado!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  10. O melhor post que li nos últimos anos por esta blogosfera!

    Vou partilhar no meu blog, pois revejo-me em cada palavra aqui escrita... Parabéns !!

    Viva o BENFICA !

    ResponderEliminar