sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Falta alegria

A cada jogo que passa torna-se mais desesperante ver a falta de alma, de chama e de querer da equipa do Benfica. É incompreensível que uma equipa tão grandiosa se tenha tornado numa equipa tão banal. Foi duro, muito duro o que se passou na época passada. Mas mesmo depois daqueles dois jogos perdidos aos 90 + 2' aquela equipa enchia-me de orgulho. Porque davam tudo o que tinham em campo. sentiam o clube, cerravam os dentes e lutavam até à exaustão. Como consequência disso e da sua qualidade jogavam um futebol que foi dos melhores que vi até hoje no Benfica.

Hoje já não posso dizer o mesmo. Desde esses 2 jogos essa equipa desapareceu. Aqueles jogadores pura e simplesmente baixaram o braços. Deixaram de lutar. São pisados por adversários e comunicação social e não reagem. Em Paris por muito estranho que possa parecer os jogadores correram muito. Matic ao intervalo tinha corrido 7 km!! No entanto a falta de chama, de convicção com que disputam cada bola faz com que não ganhem um único duelo individual. Basta olhar para um jogador do Benfica a disputar uma bola e percebe-se logo pela postura corporal e pelo olhar que ele não está ali, a sua mente está muito longe daquele campo.

Depois de Paris todos se voltam para Jorge Jesus novamente. Também ele traumatizado mas quanto a mim dos poucos que mostra sinais de retoma na forma como vive os jogos no banco. Como berra, gesticula e tenta mudar o rumo dos acontecimentos. De alguns jogadores nem sinais. Ligados às máquinas num coma profundo. Quanto a mim o problema do Benfica não se vai resolver com mudança de treinador. O principal problema não está aí e uma equipa como o Benfica não tem calendário para mudar de treinador de forma eficaz a meio de uma época. O principal objectivo está em recuperar a alegria daqueles jogadores e é aí que se têm de concentrar. Fala-se de que alguns jogadores não estão com o treinador. Se é esse o caso só têm de ser postos a andar. Um jogador que não dê tudo pelo clube porque não gosta do treinador não merece vestir a camisola do Benfica e jogadores como esses só fazem mal ao clube. O que fazem com um treinador hoje vão voltar a fazê-lo com o novo meses mais tarde.

A próxima batalha contra o Estoril vai ser determinante para o futuro. Quanto a mim está na altura de apostar nos novos jogadores e nos que apesar de terem vivido aqueles momentos traumáticos continuam a lutar. Esta equipa apenas irá sair deste coma voltando a sentir alegria a jogar futebol, aquela alegria de em conjunto criarem uma grande jogada, de conseguirem vitórias categóricas, com o povo novamente a vibrar com o perfume do seu futebol. Neste caso vai ser necessária a vontade e determinação destes jogadores que se querem mostrar para contagiar os antigos.

Uma palavra para a comunicação social deste país. Não foi só o Benfica que perdeu nesta jornada europeia. E mais do que isso não foi a derrota do Benfica a mais preocupante. Existe uma grande diferença entre ser vulgarizado em casa por um Atlético de Madrid (cansado, 4 dias após um jogo no Barnabeu e sem alguns habituais titulares) ou por um PSG que confirma definitivamente ser um dos candidatos à vitória na Champions. Para além disso não é o Benfica que está em pior situação para passar esta primeira fase. Mais uma vez os maus momentos de outra equipa são escondidos pelas capas de jornais a focarem o Benfica e Jorge Jesus. São incontáveis as capas que ditaram o fim do treinador. Mais uma vez o Benfica vai entrar em campo com uma pressão descomunal em cima enquanto o Porto vai entrar nas calmas a jogar contra uma equipa que vai certamente ser bastante simpática e que vai afastar por umas semanas o fantasma de crise.

Para terminar e porque o Benfica tem de voltar novamente o que era, alguém que mostre isto aos jogadores. Que lhes lembrem que eram eles que lá estavam nestes e em muitos outros jogos:






Sem comentários:

Enviar um comentário