sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

O futebol não é para vocês

Se querem ganhar campeonatos só com vitórias, então o futebol não é para vocês.

Se vitórias por 1 ou 2 golos não vos alimenta o ego, então o futebol não é para vocês.

Se por outro lado vitórias por 10 a 0 já vos causa indignação, então o futebol não é para vocês.

Se ganhar sem jogar bem, mesmo que sendo superiores aos adversários, não chega, então o futebol não é para vocês.

Se acham que não jogar bem dá o direito a qualquer árbitro de desrespeitar semanalmente o clube, então o futebol não é para vocês.

Se durante 10 meses querem chegar todas as segundas-feiras ao trabalho para gozar com o colega do clube rival e nunca serem gozados, então o futebol não é para vocês.

Se vocês no vosso trabalho nunca tiveram quebras de rendimento quando foram pais, perderam familiares, estiveram doentes ou por qualquer outro problema, os meus sinceros parabéns. Se em cima disso ainda trabalham numa empresa com mais 3 ou 4 dezenas de pessoas iguais a vocês então vivem uma vida de sonho. Ou mesmo num sonho porque isso não existe. De qualquer das formas o futebol continua a não ser para vocês.

Existem pessoas que na vida preferem que tudo seja o mais fácil possível. De preferência que caia tudo do céu. O que interessa é o desfecho final e não a caminhada. E existem pessoas que o que as preenche é as dificuldades que tiveram de ultrapassar para chegar ao sucesso.

Se são do primeiro tipo de pessoas e não sabem passar por momentos difíceis, façam como faziam há 10 anos atrás. Não apareçam no estádio. Nessa altura também só lá iam numa base regular 30 mil adeptos. Como não me parece que em 10 anos duplicámos o número de adeptos, então quer dizer que nessa altura, pela escassez de títulos, nem ligavam a futebol. Então façam isso. Desapareçam e voltem daqui a uns meses se a coisa estiver a correr bem como sempre fazem. Se cheirar a marquês podem ir a vontade para a primeira fila. A vocês é só isto que vos peço. Basta deixarem de fazer o papel de idiotas úteis da MDCSDQT para estarmos mais próximos de vencer. E só por isso o titulo também passa ser vosso.

Eu sei que para a cabeça de alguns é difícil, mas se quiserem perceber o que estão a fazer ao nosso treinador é só ir ver os programas desportivos de hoje da CNN, um dia após a queda estrondosa do Porto na Taça da Liga. Por ser alertado eu fui ver e digo que não me espantei muito que esta afirmação de Schmidt em tom enfático na conferência de imprensa os tenha deixado um tanto ou quanto abespinhados. Por 2 motivos. Porque indiretamente tocou nas arbitragens e porque tocou nos confrontos diretos com os rivais. E foi vê-los todos logo a afirmarem que o Sporting foi melhor no derby. E como eu nem escrevi nada sobre o derby, que melhor momento podia haver do que este?

O que aconteceu no derby é que o Sporting esteve melhor que o Benfica durante 15 minutos. Dos 30' até ao intervalo. Antes e depois disso, ou seja, por mais de 80 minutos (contando com os descontos), o Benfica sem laterais, sem o médio mais criativo (Kokcu), sem o seu maior desiquilibrador (Neres) e ainda com alguns jogadores fora de forma, subjugou a super potência do estratega Amorim. E mesmo assim a sorte do jogo e 2 penaltis por assinalar a nosso favor estiveram quase a levar os 3 pontos para Alvalade. Mas foi então que eu vi uma das maiores genialidades alguma vez protagonizadas por um treinador. A jogar com 10 e a 10' de ficar isolado na liderança com 6 pontos de vantagem, o estratega decidiu tirar um defesa-esquerdo para meter um ala, e um médio para meter um avançado a jogar a médio. E obviamente que depois foi por obra divina que no último lance da partida apareceram 3 jogadores do Benfica sozinhos para finalizar sem nenhum adversário nas imediações. E foi assim, que num ano e meio, Roger Schimdt igualou o número de vitórias em clássicos / derbies de Ruben Amorim em quatro anos. Portanto como ainda não tive oportunidade de o fazer, aqui fica o meu OBRIGADO ao Guardiola português.

P.S. Mais uma vez o Sporting a jogar em casa contra o Gil Vicente precisou de 2 lances irregulares para virar o resultado. Mas o mais grave é que o VAR foi para a jarra por ter alertado para a irregularidade num dos golos. E ainda mais grave é para Guimarães ir como VAR novamente Hugo Miguel depois do erro escandaloso que cometeu no Casa Pia vs Sporting ao validar um golo em posição irregular do Sporting. Na Luz os cobardes continuam calados e resta esperar que um dia rebente outro apito dourado que acabe de vez com o período mais negro do futebol português.

Sem comentários:

Enviar um comentário