sábado, 11 de setembro de 2021

Análise ao mercado

Depois de mais uma janela de transferências apenas foi resolvido 1 dos 3 grandes problemas do plantel. João Mário foi sem dúvida a grande contratação nesta pré-época que veio colmatar um problema que tinhamos na posição 8. Mas os outros 2 grandes problemas ficaram por resolver. Defesa esquerdo e número 6.

Grimaldo mais uma vez ficou. É o nosso Beto que em vez de ser associado todos os anos ao Real Madrid é associado ao Nápoles. Percebeu-se que a ideia até era vender, mas mais uma vez as propostas não chegaram. Ficaram dois extremos direitos adaptados a laterais para lutar pelo lugar. Vamos ver se Lazaro pode ser util aí.

Para a posição 6, apesar de não esconderem que era uma prioridade, a única coisa que mudou é que saiu um número 8 adaptado a 6 (colocado a treinar a parte do plantel) e entrou outro 8 para ser adaptado a 6. Ficamos assim a saber que o problema do Benfica nessa posição era do suplente com quem nos 18 jogos a titular tivemos 15 vitórias, 2 empates e 1 derrota. O bode expiatório foi Gabriel que não foi titular em NENHUM dos jogos chave que nos afastaram dos objectivos (e apenas em um deles, na derrota em Alvalade, fez mais de 45 minutos). A prioridade não era assim substituir o titular que esteve em TODOS os jogos que nos afastaram dos objectivos. Lógicas que eu não percebo.

Quanto ao resto acho que fizemos boas contratações e bons jogadores são sempre bem vindos. É sempre bom melhorar uma posição. A questão é que o dinheiro que se gasta numa posição onde já estamos bem servidos tornava-nos muito mais fortes reforçando posições onde realmente estamos necessitados. Por exemplo no ataque era possivel fazer dinheiro e ainda assim ficarmos fortes nessa posição. Mas acabamos a gastar mais do que recebemos. E eu gosto muito de Yaremchuk mas será que marcava mais de 25 golos cá na época passada? Foi mesmo por aí que que tivemos uma época desastrosa?

De positivo nos primeiros jogos, para além dos excelentes resultados, foi o espirito da equipa. Nota-se que existe um grande compromisso de todos. Mas a verdade é que nestes jogos também se viram problemas antigos. Também se viram fragilidades. Apesar da passagem contra o PSV e daquele jogo em Eindhoven eles foram quase sempre superiores nos 180 minutos e tivemos a sorte do nosso lado (com um momento Bryan Ruiz a mistura).

Felismente conseguimos a passagem porque caso contrário iamos perder um oou mais jogadores importantes. E reforço o importantes. É que os clubes não compram jogadores pela boa imprensa. Analisam vários jogos e o rendimento dos jogadores. E é por isso que temos um super defesa-esquerdo que nos últimos 5 anos ninguém veio buscar e um super médio que também não teve qualquer proposta.

Resta agora esperar que mesmo assim as coisas corram bem. Que este espirito se mantenha porque já hoje vai ser preciso. Tanto pelo adversário como pela equipa de arbitragem nomeada.

8 comentários:

  1. Só queres super jogadores para vender?

    ResponderEliminar
  2. Discordo apenas em relação à questão do defesa esquerdo. Acho que Grimaldo, Gil Dias e Lázaro chegam para as encomendas, assim como Almeida, Gonçalves e Gilberto serão suficientes para o lado direita. Já em relação à posição 6 parece-me que deviamos ter contratado outro jogador, até porque não me parece que Meité seja um 6 puro. Não conhecia este jogador mas a avaliar pelas reações à sua contratação pela blogosfera benfiquista confesso que esperava muito mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo. O Grimaldo é o que é defensivamente. Ainda na terça podiamos ter vindo de lá com 0 pontos com mais um erro dele no ultimo minuto. Quanto aos outros 2 são 2 extremos direitos adaptados a defesas esquerdos.

      O Meite era um 8 que está a ser adaptado a 6 tal como o Gabriel. E mesmo sem entrar no que acho de Weigl, escandaliza-me que só existam 2 jogadores para aquela posição. Existem lesões, cartões e jogos onde são necessários 2 médios mais defensivos em simultaneo ( contra equipa mais fortes ou para segurar resultados).

      Eliminar
  3. Destaco a frase "E reforço o importantes. É que os clubes não compram jogadores pela boa imprensa. Analisam vários jogos e o rendimento dos jogadores. E é por isso que temos um super defesa-esquerdo que nos últimos 5 anos ninguém veio buscar e um super médio que também não teve qualquer proposta."

    Lá está, se fossem mesmo bons, não faltaríam clubes interessados. No entanto ninguém os quer. Aliás, chegámos ao cúmulo do suplente do lateral-esquerdo ter sido vendido para Inglaterra enquanto o titular não teve propostas. Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São fenomenos que ninguém consegue explicar. Mas a carreira de ambos vai encarregar-se disso. E arrisco a dizer que o pico de ambos vai ser o Benfica.

      Eliminar
  4. Que propostas houve para o Gabriel, ou para o Sef? Soubeste de alguma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eu sei é pela malta das fontes (twitter, discord). Dá para perceber que alguns têm mesmo informações fidedignas. E pelo que ouvi, chegou a haver uma proposta de 15M pelo Seferovic e pedimos 25M. Obviamente mandaram-nos dar uma volta. Acho que mais tarde contactamos esse clube (só ouvi que era da Premier League) para aceitar os 15M mas eles já não quiseram. No último dia de mercado já o vendiamos por menos de 15M mas não houve nada que desse para o clube e o jogador.

      Em relação ao Gabriel acho que o melhor que existia para ambas as partes foi de um clube espanhol que ofereceu 3.5M mas o Benfica rejeitou. Houveram propostas melhores da Russia mas o Gabriel não queria ir para lá, o que se percebe tendo filhos pequenos.

      Mas isto tudo são informações que fui vendo na net de malta que me parecia credivel. Pelo menos acertavam em muitas coisas.

      Eliminar