segunda-feira, 7 de maio de 2018

Sempre os mesmos.

Não há volta a dar. Tal como já disse em textos anteriores e como tenho dito ao longo dos anos nada muda na arbitragem em Portugal. São sempre as mesmas personagens nos jogos cruciais dos campeonatos e fazem sempre o mesmo tipo de arbitragem. Os beneficiados e os roubados nunca mudam. No final do dia e das épocas desportivas são sempre considerados os melhores árbitros portugueses.

Desta vez foi Carlos Xistra. Já há 15 dias eu dizia que ele seria o nomeado para o jogo do Porto na Madeira e que ainda iria apitar jogos de Benfica e Sporting. Nesse mesmo texto falei de Hugo Miguel que tinha protagonizado na Amoreira mais um roubo descarado. A acompanhá-lo nesse jogo teve o fiscal de linha Ricardo Santos que até validou um golo em fora-de-jogo ao Estoril (e o mesmo que validou o golo de Maicon na Luz). E quem foram o VAR e o AVAR desta partida? Nada mais nada menos que estas 2 figurinhas. 15 dias depois!!!

Mas vamos ao jogo. Comecemos pelo critério de Carlos Xistra de uma semana para a outra em lances iguais. Num deu falta e vermelho para o jogador do Maritimo. No outro siga que é do Sporting.



Depois o que eu digo sempre. Para mim o pior destas arbitragens nem são os penalties. É o critério disciplinar vergonhoso que é usado durante toda a partida. Foram contra-ataques atrás de contra-ataques parados pelo Sporting. Numa jogada até foram perdoados 2 amarelos a Coentrão e Brian Ruiz. Aliás, o único cartão amarelo mostrado ao Sporting dentro dos 90 minutos foi numa jogada de contra-ataque do Benfica que ele decidiu cortar para mostrar esse amarelo em vez de dar a lei da vantagem. Para além disso 2 agressões passaram impunes.



Esta última é inacreditável. Eu percebi pela televisão em tempo real que era para vermelho. Como é que o árbitro e principalmente o VAR tem a coragem de olhar para isto e não expulsar o jogador?!?!

Outro dos pormenores destes jogos são as faltas e faltinhas a medida conforme dá mais jeito. Para além das faltas assinaladas a Jardel quando num caso percebeu que William Carvalho tinha feito penalti e noutro que Patricio tinha largado a bola para um jogador do Benfica, ainda existiram pelo menos duas recuperações de bola limpas perto da área do Sporting por parte de Zivkovic e Rafa que ele assinalou quando percebeu que eram jogadas perigosas.



Por fim o espelho deste campeonato. Samaris, o único castigado por meter a mão no pescoço de um adversário viu Coentrão a apertar-lhe o pescoço e nada se passou. Será que a Liga, que pergunta ao Sporting se os castigos estão à medida e quando querem que sejam cumpridos, vai ser tão célere a castigar Coentrão como foi a aceitar a providência cautelar para BC estar no banco? Tendo em conta que tal como Coentrão já Brahimi, Corona, Maxi ou Marega já fizeram o mesmo a adversários e nada se passou também não deve ser desta.


Para terminar este Sporting é das maiores mentiras que já se viram em Portugal. Foi mais de uma dezena de pontos dados de forma escandalosa por árbitros e VARs. 2 jogos com Benfica, 2 com Braga, em Moreira de Cónegos, em Rio Ave, em Paços de Ferreira, em Tondela, em Belém. Foram roubos atrás de roubos.  O Benfica tem quase 2 dezenas de golos marcados a mais que o Sporting e o Braga mais de uma dezena. Este Sporting em condições normais já tinha o 4º lugar definido à 4 jornadas atrás. Assim, provavelmente com Tiago Martins, vai assegurar a Liga dos Campeões na próxima jornada e a diferença de orçamentos entre Benfica e Sporting na próxima época vão ser adulterados numa diferença de mais de 60 milhões de euros.

3 comentários:

  1. As contas estão mal feitas.
    Mesmo que a lagartada và à Champions a diferença de orçamentos não será 60M. Ficarão equilibrados por uma vez na vida. Mas a seguir...

    ResponderEliminar
  2. Lagratada é a pata que te pôs, grande corrupto nojento

    ResponderEliminar
  3. Lagartada rastejante levada ao colo por ladroes dos apitadores VAR e jornaleiros vendidos sem ética.

    ResponderEliminar