domingo, 7 de outubro de 2012

Porquê esta exibição?

Para mim a resposta é simples. Os jogadores sentem o que se passa com o Benfica actual. Sentem a critica em qualquer situação. Sentem o clima de guerrilha entre os sócios.

A forma como o mais simples passe é feito a medo, como os golos fáceis parecem difíceis, como até já penaltis se falham, deixa transparecer claramente essa situação. Não é por acaso que os piores jogos do Benfica nesta época tenham sido no seu estádio. Não são por acaso os erros de Melgarejo contra o Braga. Não é por acaso a primeira parte contra o Nacional e não é por acaso este jogo contra o Beira-Mar.

Será que este ambiente se irá alterar depois de Outubro?

Sinceramente acho que não. Houve uma altura em que achei que depois de Outubro, fosse quem fosse o presidente elegido, todo o coro de criticas que chovem constantemente sobre todos os que estejam ligados ao Benfica terminasse ou pelo menos abrandasse durante uns tempos. O que estou a ver nesta fase pré-eleitoral diz-me o contrário. A falta de uma candidatura contra a actual direcção prova isso mesmo. Depois de tanta oposição, tantas criticas, tantas palavras escritas, tantas manifestações de descontentamento, não apareceu um grupo com um projecto para o Benfica. E se as criticas não passaram de criticas numa altura de eleições em que as coisas podem ser alteradas, então é porque dificilmente algo se vai alterar a partir de Outubro. 

Os mesmos de sempre vão continuar a criticar tudo e todos, vão continuar a não defender o Benfica, vão continuar a branquear erros grosseiros de arbitragem, vão continuar a assobiar, vão continuar a contribuir para a nossa instabilidade e a estabilidade dos outros.

Assim vai ser dificil. Muito dificil.

4 comentários:

  1. Mas a questão é que não serve de nada apontar os erros dos outros (árbitros e afins) quando nós não paramos de dar tiros nos pés. E achar que só por se criticar a actual direcção é não defender o Benfica é no mínimo injusto (para ser simpático).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que damos tiros nos pés e o maior é o que eu referi no post. Mas atenção. Por se criticar a direcção não quer dizer que não se defenda o Benfica.

      Agora fazer mais barulho por causa de um defesa-esquerdo, de um jogador que é vendido por 40 milhões ou de outro por 20 em vez de fazer barulho por causa dos 4 pontos que nos roubaram e que todos sabemos que foi propositado, só dá carta verde para nos voltarem a fazer o mesmo. No final de jogos claramente decididos pela arbitragem conseguir em primeiro lugar esgalhar Jesus ou qualquer um dos jogadores não vai ajudar o Benfica a ser campeão. Fazer convocatórias para ir demonstrar o descontentamento para com a direcção quando em menos de um mês vão existir eleições também não ajuda nada. Até porque não vejo convocatórias para demonstrar o nosso descontentamento com tudo o que se passa no futebol português.

      O que eu me refiro neste post não é toda e qualquer pessoa que critica. Vejo muitos benfiquistas criticarem o que acham que devem criticar mas que não se esquecem do Benfica, defendendo o nosso clube de tudo e todos. O que eu refiro neste post é um grupo de adeptos/sócios que à mais de um ano não consegue vislumbrar algo de bom no Benfica. Só conseguem ver miséria. Apelidam o GLORIOSO de benfiquinha. Minimizam títulos mas exacerbam derrotas, empates e agora até vitórias pela negativa.

      E no meio disto tudo o que mais chateia não são as criticas. O que mais chateia é que na hora em que eles deviam definitivamente aparecerem com um projecto para concorrer com o que acham que está mal no actual, não o fazem. Na hora de aparecerem para tentar melhorar o Benfica mantêm-se com o mesmo Limitam-se a criticar. Limitam-se a pedir votos em branco como se isso fosse melhorar o Benfica. E quando Outubro passar vão continuar a chamar burros aos benfiquistas que votaram em Vieira em vez de votarem em branco como eles fizeram.

      Eliminar
  2. O responsavel tem um nome Luis Filipe Vieira.
    Quem afastou Rui Costa ?
    Quem permite que Jorge Jesus diga os maiores disparates ?
    Quem admite colaboradores conotados com outros clubes ?

    ResponderEliminar
  3. Não sei qual foi a razão de uma exibição tão cinzenta. A meu ver foi das piores exibições do Benfica de Jesus. Tantos passes e recepções falhadas que se tornou constrangedor ver a equipa a não jogar.

    Se a equipa sente a mau ambiente não sei. Mas desde sempre, e sem mau ambiente, o público da luz tem comportamentos incompreensíveis. É fácil perceber que o Benfica nunca jogará como o Barcelona. Quando se assobia uma equipa que mantém a posse de bola e faz um passe para o guarda redes, é mesmo de quem não quer que o Benfica jogue bem e pense o jogo. Devem preferir pontapé para a frente e fé na sorte!

    Tal como fez o Jesus, não se pode deixar de elogiar a claque ou claques que tiveram um comportamento de grandes adeptos. As claques conseguem ser capazes do melhor mas infelizmente as vezes também do pior. De realçar que uma das claques tem sido a principal obreira da contestação ao LFV da pior forma possível com vandalismo, violência e até greve ao apoio à equipa porque passaram o tempo com cânticos em contestação à presidência. Não sei se foi uma das responsáveis pelo apoio. Mas se foi então merece um elogio a duplicar, porque deixar as equipas à margem da contestação ao LFV é o que se pede a um verdadeiro adepto. Espero também, que já tenham percebido que não podem continuar a apoiar quem não tem a coragem de sequer submeter uma candidatura à presidência em concorrência com o LFV.

    Virem opositores dizer que não houve tempo para preparar uma candidatura só pode ser para gozar com quem esperava por isso. E depois admiram-se de serem chamados de abutres! Para utilizarem a exposição mediática para auto-promoção nunca há falta de tempo para preparação. Para trabalharem em prol do clube, já que têm ideias diferentes, já não há tempo! Deviam ter vergonha e os benfiquistas deviam olhar para quem só critica e só ataca e nada faz em oposição com aqueles que em vez de aparecerem para criticar apareceram para serem uma alternativa e para trabalharem para o clube!

    ResponderEliminar