domingo, 8 de julho de 2012

Os "sorteios" das últimas 5 épocas

Após o meu post sobre o sorteio desta época e em que foquei os candidatos ao titulo que defrontam clubes que na jornada anterior defrontaram outros candidatos ao titulo, recebi alguns comentários interessantes.

Alguns entenderam que o que acontece no caso do FC Porto, sendo uma coincidência tão grande, só se pode explicar por manipulação do sorteio. Outros, principalmente adeptos do FC Porto acharam que tal não significava nada ou porque acham impossível manipular estes sorteios ou talvez por ser mesmo só uma coincidência.

Por fim, um benfiquista achou que tal não era importante e que devíamos mostrar em campo que merecemos ganhar e que tal não tinha acontecido neste final de época (também vou demonstrar o que aconteceu no final de época num próximo post). Tenho em conta a sua opinião mas vou ter de discordar dele. Faço-o apenas porque penso ser um dos problemas do Benfica de hoje em dia. Este estigma que se criou de que é quase obrigatório ser muito melhor para vencer um campeonato, caso contrário o presidente, treinador e jogadores não são competentes. Aliás, a afirmação que não merecemos ser campeões no final da época diz muito sobre este assunto. Eu pergunto se nesse final de época ou mesmo em toda a época o FC Porto demonstrou merecer ser campeão. E se o campeonato só se resume às ultimas jornadas ou a todas as outras onde o Benfica foi incomparavelmente melhor.

Na minha opinião para vencermos só devíamos precisar de ser melhores ou até estando ao mesmo nível dos outros. E tal acontecia se existisse isenção no futebol portoguês. Se existisse igualdade para todos os clubes. 

No inicio de cada campeonato todas as equipas deviam partir em pé de igualdade e por muito que se diga que não, o pormenor indicado no meu post acerca do sorteio, pode facilitar a vida a um clube e dar-lhe à partida alguma vantagem. É muito mais provável uma equipa se desgastar e correr maiores riscos de suspensões em jogos contra as equipas grandes. E por consequente a equipas seguinte beneficiará com isso. Viu-se nesta época por exemplo Roberto Sousa do Marítimo não jogar duas vezes contra o FC Porto por ter sido castigado nos jogos da primeira e segunda volta contra o Benfica. No caso da primeira volta o Marítimo ficou mesmo sem os seus 3 jogadores titulares do meio-campo.

Ainda aceitava o facto de esporadicamente acontecer o que vimos no ultimo sorteio e porventura acontecer o mesmo a nosso favor, a favor do Sporting ou do Braga noutras ocasiões. Mas tal não se verifica e a demonstrá-lo estão aqui os quadros dos 4 candidatos ao titulo nas ultimas 5 épocas:

Casos em que o Benfica defronta uma equipa que na jornada anterior defrontou um candidato ao título.

Casos em que o Braga defronta uma equipa que na jornada anterior defrontou um candidato ao título.

Casos em que o Sporting defronta uma equipa que na jornada anterior defrontou um candidato ao título.

Casos em que o FC Porto defronta uma equipa que na jornada anterior defrontou um candidato ao título.

Espero que isto seja ainda mais demonstrativo que estes dados não podem ser apenas coincidência.
  • Em 145 jogos (1ª Jornada não conta), o FC Porto tem 57 nesta condição. Quase 40%!!!!!
  • Acontece com 3 vezes mais frequência ao FC Porto do que a Braga e Sporting!!!
  • Acontece com 9 vezes mais frequência ao FC Porto do que ao Benfica!!!!!!!
  • Nas ultimas 5 épocas o FC Porto defrontou 4 vezes o Marítimo, 3 vezes o Braga e 3 vezes o Nacional nestas condições. Acresce ainda a coincidência de todas estas equipas nas ultimas épocas terem ficado sempre classificadas no primeiro terço da tabela.


4 comentários:

  1. Bom trabalho,há Benfiquistas que não andam a dormir.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. É disto que os nossos "comentadores de programas desportivos" deviam falar, é chamado gamanço camuflado

    ResponderEliminar
  3. Muito bom este blogue! Parabéns! Cheguei cá através deste, que tb já se rendeu...

    http://deixemjogaromaxipereira.wordpress.com/2012/07/13/coincidencias/

    ResponderEliminar