domingo, 13 de maio de 2012

Verdade(???) nua e crua

Hoje vou fazer algo que quando iniciei este blog achei impensável ir fazer. Ter de fazer um reparo a um post colocado num blog benfiquista.

Antes de começar quero deixar claro que dou muito valor ao blog para o qual eu vou fazer o reparo a um post lá colocado. Esse blog é o Chama Gloriosa. O mesmo blog que fez um grande vídeo acerca das vergonhosas arbitragens desta época. Este blog é dos que mais prezo na defesa do Benfica nestas questões de arbitragem. Muitos também conhecem este blog como sendo um acérrimo defensor da saída de Vieira do Benfica.

Apesar de terem o direito a essa linha orientadora e de eu até gostar da discussão que por vezes promovem acerca de vários assuntos internos do Benfica, ontem o escriba papoila calmante, na ânsia de criticar o nosso presidente cometeu um autêntico atropelo à história recente do clube e que eu não consigo deixar passar em claro.


Começa com esta contagem:

Ligas dos Campeões (0/7) 
Taças Uefa (0/7)
 
Campeonatos (2/9)
 
Taças de Portugal (1/9)
 
Taças da Liga (4/5)
 
Supertaças (1/3)

Total: 8 vitórias/em 40 possíveis. Percentagem de sucesso desportivo: 20% de vitórias 20% de Insucesso Desportivo no Futebol Profissional: 80%

Logo aqui o nosso clube ficou marcado. Ficou marcado porque segundo estas contas no máximo só conseguiria 87,5% de sucesso. É dificil em nove épocas conseguir-se ganhar 7 Ligas dos Campeões e 7 Taças Uefa. Pelo menos não conheço nenhum clube que tenha ganho as duas provas na mesma época.

O atletismo onde fomos campeões recentemente e onde vários atletas nossos têm conquistado medalhas em europeus, mundiais e até jogos olímpicos é "esquecido".

Na contagem de títulos nas modalidades não foram colocados outros troféus nacionais para além de campeonatos e taças de Portugal. A médio provavelmente até descia. No entanto faz parte do nosso palmarés e não tendo a certeza absoluta penso que nas 5 modalidades foram conquistados mais 16 títulos nacionais nesse período de tempo.

Continuando nas modalidades, no caso do Andebol esquece-se da Taça de Portugal conquistada na época passada. Isto coisa sem importância comparado com o que vem a seguir.

As Ligas dos Campeões e as Taças Uefa foram contadas no futebol, mas nas modalidades, feitos como vencer uma Uefa Futsal Cup em Futsal e uma Taça Cers e Taça Continental em Hoquei foram "esquecidos".

O que eu quero dizer com tudo isto é muito simples. Ouve-se muito a frase de que o Benfica não é Vieira. Frase muito bem afirmada por pessoas como o papoila calmante. No entanto neste caso foi feito exactamente o contrário. Denegriu-se a história do Benfica só para atingir Vieira. Apoucou-se o Benfica dos últimos anos para o colar a Vieira. Mas o Benfica não é mesmo Vieira e não deve ser apoucado em circunstancia nenhuma.

Nota: Não quero com isto estar a abrir uma guerra. Quero apenas chamar a atenção para o facto de que por vezes para atingirem pessoas estão a atingir o Benfica. Já noutros casos como o muito falado milagre financeiro aconteceu o mesmo. Fez-se passar a ideia que o Benfica é um clube falido, um clube que deve dinheiro a meio mundo. Isto apenas para atingir uma pessoa. Para esse caso deixo os posts aqui e aqui.

4 comentários:

  1. Neste caso concordo contigo.
    Para se fazer uma análise deste tipo há que ser sério e mostrar tudo. As comparações feitas não respeitam a história do Benfica e isso é sempre de lamentar.

    Já no caso das finanças, não concordo nada com a critica. O Benfica é efectivamente um clube completamente falido. Só o facto de que não nos conseguimos livrar dos empréstimos renováveis automaticamente devia ser motivo de reflexão. E em Dezembro de 2011 mais 50M€ num empréstimo obrigacionista que servirá para "pagar" alguns empréstimos a vencer brevemente. E assim vamos de empréstimo em empréstimo.

    ResponderEliminar
  2. "É dificil em nove épocas conseguir-se ganhar 7 Ligas dos Campeões e 7 Taças Uefa. Pelo menos não conheço nenhum clube que tenha ganho as duas provas na mesma época."

    http://chamagloriosa.blogspot.pt/2012/05/passaram-10-anos-desde-que-chegou.html

    Está lá um quadro que explica como numa época em que nos qualificamos para a Champions, perdemos a possibilidade de a ganharmos e passamos para a Europa Ligue.

    É ir confirmar os quadros com atenção.

    Logo a seguir:

    "P.S. Fica para esclarecimento das dúvidas, as participações Europeias do Benfica no futebol. Benfiquistas houve que me disseram, que se deveria contabilizar as vitórias Europeias do Futsal e do Hóquei nas modalidades Amadoras. Se acharem que sim, eu até posso fazer, mas confesso, foi por vergonha pelo resultado que o geral do Insucesso Desportivo atingiria perto dos 88%, porque a estatística das competições em que se participou(54)/títulos ganhos(2) não é lá muito positiva."

    Acho que fica respondido. Não tenho a intenção de denegrir ninguém, tenho sim a intenção de dizer a verdade crua e dura. E se fores ver as respostas aos post, verás o último:

    «Eagle01, obrigado pelo seu contributo.

    A pedido de várias famílias, e porque sou da opinião já aqui manifestada, que Vilarinho quando se candidatou, tinha na sombra o "lobby do cimento" encabeçado pelo Luís Filipe Vieira, porque caso contrário, só alguém completamente fora do seu juízo, é que chamava o Presidente duma SAD após 8 meses de ser eleito, para Gestor do Futebol do Benfica.
    Por isso, apresento os resultados dos títulos de 1990 a 2000.

    Futebol

    2 Campeonatos em 10
    2 taças em 10
    0 supertaças em 4
    o competições internacionais em 10

    Basket

    5 campeonatos em 10
    5 Taças em 10
    5 supertaças em 10

    Hóquei

    5 campeonatos em 10
    4 taças em 10
    3 supertaças em 9
    (1 taça CERS)

    Ciclismo Volta a Portugal em 1999

    94 competições, 31 vitórias

    Insucesso Desportivo: 67,1%

    Sucesso Desportivo: 32,9%

    Espero que fiquem esclarecidos, no entanto se algo não estiver bem podem sempre informar-me que depois se alterará.»


    Como poderá contabilizar pelos títulos, também as taças cers, e a volta a Portugal em bicicleta, não foi contabilizada.

    Lamento, mas é a verdade crua e dura. E como disse antes, e não sou o Minguéns que sabe tudo, se houver algo errado, então digam-me.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Num clube glorioso como o nosso, o "problema" de um presidente do Benfica não é quantos campeonatos conquistou. É quantos campeonatos impediu o Benfica de ganhar!

    Houve até presidentes – Manuel Conceição Afonso e Júlio Ribeiro Costa, pelo menos – que alegaram como, um dos motivos para não se recandidatarem, o facto de: por falta de jeito, incapacidade de dirigir ou perseguições pessoais externas ao Clube, mas com reflexos do futebol do Benfica, não terem capacidade – apesar da dedicação – para dirigir o Clube no sentido de conquistar competições. E, segundo a sua opinião, não podiam colocar “interesses pessoais” (ser presidente do Benfica) acima dos interesses do Clube. Campeonato ou competição perdida, nunca mais conseguirá ser conquistada. Foi-se! A próxima já é outra! Outros tempos!

    Não devemos ser "mais papistas que o Papa"! É preciso cuidado porque por vezes o feitiço vira-se contra o feiticeiro.

    Alberto Miguéns

    NOTA: Dos outros títulos e modalidades, nem vale a pena comentar, porque havia que definir "títulos" (os únicos comparáveis são o campeonato nacional e a Taça de Portugal).
    Que modalidades, por género e escalões?
    Outro absurdo, com falácia pelo meio...

    ResponderEliminar
  4. "É preciso, também, para além da glória desportiva – com destaque para o futebol – analisar os mandatos sob duas perspectivas que se complementam: como recebeu o Clube da gerência anterior e como o deixou para a seguinte."

    Ferreira Bogalho, Presidente do Benfica

    ResponderEliminar