sexta-feira, 2 de março de 2012

Pedro Proença em jogos dos 3 grandes

Após anos de roubos de Pedro Proença decidi dar uma vista de olhos em todas as suas arbitragens relativas aos 3 grandes.

Em baixo são apresentados os quadros com os jogos dos 3 grandes arbitrados por Pedro Proença.

Os resultados são os que provavelmente já todos estão à espera

Legenda:

GM - Golos Marcados
GS - Golos Sofridos
CAR - Cartões Amarelos Recebidos
CVR -  Cartões Vermelhos Recebidos
CAA - Cartões Amarelos Adversário
CVA - Cartões Vermelhos Adversário
PF - Penaltis Favor
PC - Penaltis Contra

BENFICA

Porto

Sporting


















Em relação ao Benfica é de realçar que é o clube com uma percentagem mais pequena de vitórias (43,5%!!!) e maior de derrotas (26,1%!!!). Tem um "penalty average" de -4 e embora tenha visto tantos jogadores adversários expulsos do que seus, 4 desses vermelhos foram mostrados depois dos 80 minutos. Em relação ao Benfica apenas 1 jogador seu foi expulso após os 80 minutos enquanto os restantes 5 foram expulsos antes. Fazendo um somatório o Benfica jogou 57 minutos com um jogador a mais (o registo mais baixo dos 3) e 110 minutos com um jogador a menos (o registo mais alto dos 3) ficando assim com um "average" de -53 minutos (!!!!!).

Em relação ao Porto, verifica-se que é a equipa com maior percentagem de vitórias dos 3 grandes (55,6%). Tem uma grande percentagem de empates (40,7%), sendo que a esmagadora maioria são jogos fora de casa e mais de metade são obtidos em clássicos ou em Braga. Aliás a única derrota do Porto com Pedro Proença foi precisamente em Braga (1 derrota em 27 jogos, com vários clássicos incluídos, é obra). No "penalty average" como não podia deixar de ser o saldo é positivo (+3). Em relação a expulsões é gritante a diferença. 9 expulsões de adversários contra 2 da sua equipa. A primeira expulsão ocorreu na final da taça de Portugal  de 2010. O jogador foi Bruno Alves no último minuto do jogo logo na última época pelo FC Porto. A segunda no Porto vs Sporting de 2011/2012 também depois dos 90 minutos. Em termos de minutos jogados com um jogador a mais o Porto consegue a marca de 80 minutos (não tenho dados sobre o minuto do vermelho no jogo U.Leiria vs Porto de 2002/2003) enquanto que com um jogador a menos foram 0 minutos.

Por fim o Sporting. Tem uma percentagem de 50% de vitórias, o que também é baixa mas não se deve muito a desfavorecimentos de Pedro Proença (com excepção a pelo menos 3 clássicos com o FC Porto). O Sporting em 26 jogos viu Pedro Proença assinalar apenas uma grande penalidade contra si e adivinhem o clube que tirou a virgindade. Porto, pois claro. Ainda nas grandes penalidades, o Sporting teve 5. Em relação a expulsões viu 7 adversários seus serem expulsos (num total 77 minutos a jogar com 1 homem a mais) contra 5 jogadores seus expulsos (52 minutos com 1 jogador a menos).

Alguém ainda acredita que Pedro Proença, apesar de sócio do Benfica (pelo que muito convenientemente se diz), é mesmo adepto do clube??? Alguém acredita que estes dados são apenas coincidências???

Clássicos

 

CAEC - Cartões amarelos da equipa da casa
CVEC - Cartões vermelhos da equipa da casa
CAEV - Cartões amarelos da equipa visitante
CVEV - Cartões vermelhos da equipa visitante
PEC - Penaltis a favor da equipa da casa
PEV - Penaltis a favor da equipa visitante


Daqui pode extrair-se que:
  • Benfica nunca ganhou um clássico.
  • FC Porto nunca perdeu um clássico.
  • Benfica com maior número de expulsões e menor número de expulsões dos adversários nos jogos contra si.
  • FC Porto com menor número de expulsões e maior número de expulsões dos adversários nos jogos contra si.
  • FC Porto é a única equipa com diferença positiva entre os minutos com jogadores a mais e jogadores a menos.
  • Benfica é a equipa com menos penaltis a favor (0) e mais penaltis contra (4).
  • FC Porto a equipa com mais penaltis a favor (3) e menos penaltis contra (0).
  • Apesar de o FC Porto receber mais cartões amarelos do que os adversários nos jogos contra si, isso não se traduz em vermelhos ao contrário de Benfica e Sporting.

NOTA: Os dados podem não estar exactamente correctos um vez que parte deles foram conseguidos de sites como zerozero. No entanto não foge muito do que é apresentado.

16 comentários:

  1. Provas portanto que na decada de menor fulgor de benfica e sporting os resultados são piores que os do porto?

    É uma belíssima conclusão, e obrigado pela compilação de dados, tem algumas curiosidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Runesocésio. Estás a ver as coisas ao contrário. O que aqui está ajuda a explicar o maior fulgor do teu clube nestes ultimos anos e não o contrário...

      Mas calma que ainda falta muita coisa do Proença para ver.

      Eliminar
  2. Não jogais um caralho e depois vens com estatiticas...paciência...é muito boa pra vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. paciência e proenca sao muito bons para a vitoria.

      Eliminar
  3. Pois é, essas malvadas dessas estatísticas, que mania têm elas de trazer à luz do dia certas verdades escondidas e inconvenientes. Toda a gente já sabia que este Proença é artista, mas é bom ver isso confirmado pelos FACTOS.

    ResponderEliminar
  4. Donde se conclui que o Benfica, com esse senhor ao apito, nao consegue ganhar um classico.
    Elucidativo por demais, que nem requer a demonstraçao de que, com outros arbitros o Glorioso ganhou montes de classicos no periodo em analise.
    Até que pode ser benfiquista, mas, doutra forma nao poderia dizer................." atingi o topo da minha carreira".
    Ah pois.

    ResponderEliminar
  5. Se fizer as contas excluindo os "classicos" obtem um quadro completamente diferente:
    jogos
    benfica (17 jogos)
    derr 3 | emp 4 | vit 10
    porto (19 jogos)
    derr 1 | emp 7 | vit 11 (so mais uma vitoria com +2 jogos)

    cartoes vermelhos recebidos:
    benfica 2 (mesmo assim ganhou os dois jogos)
    porto 1 (empatou o jogo)

    penaltis
    benfica
    2 contra (mesmo com os 2 penaltis o benfica ganhou os 2 jogos )
    3 a favor (benfica ganhou os 3 jogos com 1 golo de diferenca)
    porto
    2 contra (o porto empatou os 2 jogos)
    2 a favor (o porto ganhou os 2 jogos com mais de 1 golo de dif.)

    Como pode verifiar o PP decisivo para as vitorias do benfica e para as nao vitorias do porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica teve 3 penaltis contra nos jogos extra-grandes. Esqueceste-te do jogo em Braga desta época em que Proença marcou um penalti por mão quando por meia dúzia de vezes em jogos anteriores nunca marcou lances iguais a favor do Benfica. Nesse jogo empatamos e mais uma vez Proença impediu o Benfica de chegar à liderança.

      Mas segundo os teus dados as coisas até se equivalem, excepto em termos de minutos com menos 1 ou mais 1 jogador.

      Essa conversa dos resultados finais são apenas uma desculpa para encobrir os erros grosseiros deste árbitro. Por exemplo num dos jogos extra-grandes (Benfica vs Maritimo) o Benfica ficou à meia-hora de jogo, com o resultado em 0-0, a jogar com 1 a menos e com um penalti contra si. Não me parece que a amizade tenha sido muita nesse jogo.

      Mas ainda assim com essa conversa dos jogos extra-grandes, o que estás a fazer é retirar 30% de jogos e logo os mais importantes e os que decidem campeonatos. Campeonatos como o de 2008/2009 em que o Benfica passava para primeiro, já na segunda volta, se não fosse um penalti mal assinalado no Dragão. Ou então o campeonato desta época em que Benfica e Porto se mantinham iguais sem o golo um metro fora-de-jogo. Estes jogos entre os grandes valem 6 pontos já que em disputa estão candidatos ao titulo e o ganho de pontos de um é a perda de pontos do outro. E ainda existe o confronto directo que nesta época foi visivel já que o golo em fora-de-jogo na luz valeu 4 pontos de diferença no final dessa jornada.

      Nesses jogos claramente Pedro Proença influenciou e é do reconhecimento de todos que o fez. E está bem visivel aqui que a tendência vai SEMPRE para o mesmo lado.

      A isto tudo agrava-se o facto de o seu nome ter sido apanhado em escutas onde Pinto de Sousa promete a Pinto da Costa Proença na Supertaça em 2003/2004 e ainda garante que o árbitro não ia expulsar ninguém do FC Porto. Curiosamente essa final foi ganha pelo FC Porto ao Leiria com um golo irregular.

      Eliminar
  6. Nao foi mao?Querias que o arbitro nao marcasse como quando nao marcou a mao do Cardozo.
    Pensei que o resultado final e que contava para a classificacao final.
    Tambem poderias argumentar que o arbito so marcou penalti contra o Maritimo foi porque ainda tinha muito tempo para compensar o benfica.Como acabou por aconter ao marcar um penalti a favor do benfica que acabou por vencer.Se nao foi amigo... o resultado final nao contradiz a amizade.

    O porto na epoca passada fez 30 jogos, desses 2 foram contra o benfica e outros 2 contra o sporting, o que faz 4 jogos em 30, ou seja 13,3333%.
    Um jogo entre os grandes vale 3 pontos para a equipa que vence ou um no caso de empate.Se por exemplo duas equipas estiverem empatadas e jogarem entre si,a equipa que vence fica com mais 3 pontos nao 6.
    Um golo em fora de jogo vale 4 pontos,so se for pela nota artistica.

    O reconhecimento que o PP pela impressa vermelha do suposto prejuízo do benfica nao tenho muita consideracao . O que os numeros dizem e que o PP e decisivo a favor do benfica com a exepcao dos jogos contra o porto.Pois ora e impotente (5-0) ora nao tem coragem para fazer hablidades contra o porto.Creio que dizer que ele erra, contra o clube do qual e associado, propositadamente e um bocadinho forcado.

    Quanto as gravacoes tas a efabular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos então por pontos:

      1 - Eu apenas quero árbitros isentos e que não mudem o critério conforme a cor da camisola, portanto aqui fica um vídeo de Proença:
      http://pluribusunum7.blogspot.pt/2012/06/homenagem-pedro-proenca.html
      Entretém-te a ver porque acho que é bem explicito.

      2 - Pela tua conversa um árbitro pode roubar à vontade que não à problema se a equipa roubada ganhar. Sem dúvida pensamento à adepto que gosta de corrupção. Principalmente porque não passam por estes problemas.

      3 - Tu percebes o que quero dizer com um jogo entre candidatos ao titulo valer 6 pontos. Num jogo o que pode ser a vitória de uma equipa, o árbitro pode transformar na vitória da outra. 2 equipas empatadas na classificação como no jogo do titulo desta época ao disputarem um jogo entre si pode acontecer uma equipa ficar 3 pontos atrás, com os mesmos, ou 3 à frente. O Benfica nesse jogo podia ter ficado 3 pontos à frente do Porto mas acabou por ficar 3 pontos atrás com a agravante de perder no confronto directo, o que em caso de empate no final do campeonato dava o titulo ao Porto. Nestes casos os jogos até valem 7 pontos.

      4 - Pedro Proença ser benfiquista é um mito. Para um árbitro como Proença até dá jeito ser e afirmar que é sócio. Fica com mais créditos. Mas esses já se acabaram. Dizeres que Pedro Proença faz habilidades a favor do Benfica é a maior anedota que já ouvi. Impediu por 2 vezes em jogos de titulo contra o Porto, o Benfica de chegar à liderança dos respectivos campeonatos. E para isso bastava ter sido isento, coisa que não foi.

      5 - Todos efabulamos um processo chamado Apito Dourado. Aposto que antes de dormir em vez de rezares dizes 500 vezes: "O processo apito dourado não existiu". Penso que é assim que vocês lidam com esse problema. Dizer tantas vezes uma mentira para ver se ela se torna realidade.
      Aqui fica mais um pouco de Proença. Vê com os teus olhos alguns jogos arbitrados por ele. Pode esclarecer-se.

      http://pluribusunum7.blogspot.pt/2012/03/pedro-proenca.html

      Eliminar
    2. 1-Video de selecao de lance sem criterio, ora acha que nao deve ser penalti porque houve lances semelhantes que foram penaltis.Ora acha que deve ser penalti por que houve outro que foi penalti. E depois nao mostra o lance a mao do cardozo, um video com todo o credito, pois.

      2-Nao defendi roubar ou deixar de roubar, apenas observei que o benfica tem um saldo bem mais positivo do que o do porto.Ganhar por um golo sendo que beneficiou de um penalti e bastante objectivo para indicar a influencia do arbitro.

      3-Um jogo entre candidatos so vale 3 pontos.Quando uma equipa vence fica com 3 pontos e a outra 0, nao fica com -3. A tua logica chama-se logica da treta.
      Por exemplo porto e benfica jogam o ultimo jogo da epoca e estao empatados.O benfica tem 10 pontos e o porto 10 pontos.
      caso 1 o benfica ganha
      benfica 13 pontos porto 10 pontos
      caso 2 o porto ganha
      benfica 10 pontos porto 13 pontos.
      Sao sempre 3 pontos.
      O desempate no final da epoca faz-se tendo em conta o resultado entre as duas equipas.Se cada uma tiver uma vitoria cada nenhuma fica com mais um ponto.So se uma equipa ganhar os dois jogos ou vencer um e empatar o outro e que tem uma vantagem de "um ponto".
      Por isso

      4 Nao e mito, vai consultar a lista de socios.Mesmo que fosse verdade o benfica perdeu dois campenatos por 3 pontos, nao sei quando.Como ja te provei no geral benfica foi mais beneficiado que o porto.Foram 4 jogos que PP apitou entre o porto e o benfica 2 empate uma derrota por 5-0 e a vitoria na ultima epoca em que nao assinalou um penalti e nao invalidou o golo do porto. Mito e dizer que o PP prejudica sempre o benfica.
      Alias, o benfica e sempre impedido de ganhar o campeonato por forcas maleficas.Se houve-se justica o benfica era sempre campeao.

      5 O apito dourado existiu, agora podes-te interrogar porque e que so o Pinto da Costa e que teve direito a escutas.Na primeira liga sao 30 clubes, 30 presidentes e so o Pinto da Costa e que teve direito a escutas.Humm ... da que pensar.Sera que houve mais escutas que foram queimadas?Se calhar sao aquelas do socrates(mais um socio do benfica).
      Mais um video, nao obrigado.Deve ser uma selecao igual ao primeiro que so mostra o que interessa.Faz antes um video dos lances em que o PP beneficiou o benfica e depois compara-os.

      Eliminar
    3. WTF?!?!?!?! LOL!!!

      Eliminar
  7. Ainda te cansas com esse acéfalo anónimo? Enorme paciência....

    Resumindo: PP nunca marcou um penalti a favor do SLB num clássico nem o SLB ganhou nenhum jogo. Por outro lado nunca marcou nenhum penalti aos corruptos e nunca perderam com ele.
    Imaginava algo parecido mas não tão contundente!

    ResponderEliminar
  8. só falta fazer a estatística do bruno paixão e do joão "pode ser" ferreira

    ResponderEliminar