Quando pensamos que eles não podem ir mais fundo eis que eles sempre nos surpreendem. A Sic presenteou-nos ontem com um trabalho digno da Sporting TV. Um trabalho apelidado de reportagem que não mais serviu do que ressuscitar temas relacionados com o Benfica e fazer esquecer casos de corrupção de outros clubes. Nomeadamente o Sporting.
A curta metragem começa com "Pedro". Pedro tinha saído do treino e recebe uma chamada anónima para combinar um encontro num quarto de hotel. Pedro vai sem que seja necessário qualquer identificação de quem lhe telefonou. Chega ao quarto de hotel e estão lá 2 homens que, continuando sem se identificarem, apenas dizem que vêm da parte do Benfica e que lhe oferecem dinheiro se o jogo correr bem ao Benfica. Pedro não aceita e sai. Diz que não sabe quem eram os homens e que nunca os voltou a ver. Uns fantasmas portanto. De referir que toda esta parte do Pedro não tem discurso directo do próprio. Apenas uma reconstrução com actores.
A história segue para "Armando". Armando não foi contactado por ninguém mas diz que existiram coisas estranhas nesses jogo. Isto porque receberam a notícia de que o Sporting oferecia 400 mil euros para não perderem com o Benfica e alguns jogadores não ficaram eufóricos com a noticia.
A curta continua e dá-se um twist. Afinal o Armando que não tinha sido contactado por ninguém lembrou-se que afinal tinha sido contactado por César Boaventura que teria prometido um contrato com o Benfica se o jogo corresse bem ao Benfica.
Para finalizar, a peça acaba com a introdução do nome de Paulo Gonçalves de uma forma hilariante. Esta parte só vendo. E com o nome de Paulo Gonçalves faz-se um sumário em forma de sentença ao Benfica.
E é a isto que uma televisão se presta. Uma curta metragem com um gajo sem coragem para mostrar quem é, a dizer que sabe de coisas, sem dizer que coisas são e sem apresentar uma única prova do que está a dizer. Dá a entender que os colegas foram subornados mas não diz quem foram. Uma conversa típica de café onde se lança um boato e esta é transformada em reportagem. Não existe uma mensagem, uma gravação, um saco com 6o mil euros. Nada. 0 provas.
Para perceber melhor este serviço de prostituição da Sic falta perceber quem é o Armando. E já temos 2 pistas. No seu comunicado o Benfica dá a entender que é um jogador que neste momento está num rival e César Boaventura disse após a entrevista que esteve com Salin antes desse jogo para lhe apresentar propostas de um clube turco e que este lhe tinha dito que JJ lhe tinha ligado a prometer 150 mil euros se não sofresse golos. Acho que com isto fica fácil de ver quem é o Armando.
E se se confirmar que é Salin tudo se resume a uma reportagem realizada pelo amigo de Bruno Carvalho e com a único depoimento a ser de um actual jogador do Sporting. Mais credível que isto, vindo dos arautos da verdade desportiva, não pode haver. Quais provas ou acusações com nomes, locais e dados concretos. Na moda está esconder a cara e a voz para que ninguém lhe possa colocar um processo por difamação. Gente valente.
Espero sinceramente, depois disto, não ver NINGUÉM do Benfica dar uma declaração que seja a qualquer jornalista da Sic. Já chega. Já são anos disto, com Rui Santos à cabeça a denegrir o nome do Benfica.