quarta-feira, 18 de maio de 2016

André Almeida e Pizzi. É por estas e por outras que a minha selecção é o Benfica

Pior do que a não convocatória destes jogadores é nem sequer serem colocados como possíveis escolhas pela comunicação social.


André Almeida é de longe, de muito longe, o melhor e mais fiável defesa-direita português da actualidade. André Almeida nos últimos anos jogou em Camp Nou, Allianz Arena, Turim ou Vicente Calderon sem nunca tremer. Jogou 2 finais europeias. Fez um sem número de jogos na Liga dos Campeões e na Liga Europa. Ano após ano, mesmo com grandes jogadores no plantel, acaba sempre as épocas a titular, seja na direita, na esquerda ou no meio-campo. E no final quem vai ao Europeu é Vieirinha e Cedric. Cedric!!! Cedric!!!


Já Pizzi é outro grande jogador que ninguém fala. Foi uma das peças mais importantes do Benfica neste campeonato. Tem em termos estatísticos números parecidos com os de João Mário no Sporting mas com menos minutos porque apenas em Novembro é que começou a jogar com regularidade. Nesta tactica de Fernando Santos cabia que nem uma luva. Mas preferiu-se levar 4 médios para a posição 8 (Moutinho, Renato, Adrien e André Gomes. João Mário também podia fazer a posição) enquanto que para médios ala apenas se leva João Mário que foi uma adaptação nesta época e Rafa. Quaresma e Nani vão ser colocados na frente.

Por fim Renato Sanches foi salvo pelo Bayern. Não tenham a minima duvida que caso não fosse a transferência de 35 milhões o miúdo ficaria de fora. Mesmo que tenha características que nenhum outro jogador tem. Não fosse isso e lá teríamos se calhar um Veloso.

P.S. - Estamos cada vez com mais problemas de centrais em Portugal. José Fonte (32), Pepe (33), Bruno Alves (34), Ricardo Carvalho (37). Qualquer dia têm de ir para lá de muletas. Entretanto Jardel já por mais de uma vez disse que jogaria na selecção Portuguesa se fosse convidado. Quando me lembro das campanhas que se fizeram em Portugal com Deco, Pepe, Liedson ou Fernando...

P.S.2 - À anos e anos que não temos avançados na selecção. Lima o ano passado mostrou-se disponível a jogar por Portugal. Quando me lembro das campanhas que se fizeram em Portugal com Deco, Pepe, Liedson ou Fernando...

8 comentários:

  1. André Almeida é mais polivalente que qualquer um da atual convocatória. Enfim...

    ResponderEliminar
  2. André Almeida é mais polivalente que qualquer um da atual convocatória. Enfim...

    ResponderEliminar
  3. Estou absolutamente de acordo com tudo o que disseste relativamente ao André Almeida e ao Pizzi.

    O André Almeida é aquele tipo de jogador que interessa ter em qualquer grupo, quer porque joga em várias posições sempre certinho (lateral esquerdo, lateral direito, trinco... e se o puserem a central também faz), quer porque tem a experiência que tão bem falas, quer ainda porque não reclama por ser suplente, nem cria mau ambiente no grupo.
    Escolher Cedric e abdicar de André Almeida é realmente um absurdo.

    Não me surpreende porque ao contrário do que muitos benfiquistas dizem, não considero Fernando Santos um homem independente ou corajoso.
    A pressão para excluir jogadores do Benfica é enorme.

    Renato, como também dizes, só foi convocado por ter sido transferido para o Bayern.

    Quanto a Pizzi, é um jogador completamente desvalorizado nos media, e se calhar até pelos adversários do Benfica... talvez também por isso tenha sido tão determinante na conquista do 35.

    Sinceramente estou-me cagando para a Selecção e só espero é que Eliseu e Renato saiam do Europeu ilesos fisicamente.

    Quanto às naturalizações, não concordo contigo, mas respeito.
    Para mim nem Deco, nem Pepe ou Liedson deviam ter jogado na selecção. Mesmo que ofereçam qualidade acrescida à selecção, não sentem Portugal como seu país, a sua nação.
    Da mesma forma, não concordo que Jardel ou outro qualquer jogador na mesma situação alinhe na selecção de Portugal.
    Compreenderia se tivesse vindo para Portugal muito novo, sentindo Portugal como o primeiro país.
    Mas neste caso, não concordo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sou favorável à naturalização de jogadores. O que eu acho estranho é que já vimos pressões na comunicação social para se convocarem jogadores para os quais até havia soluções na altura (no caso de Deco havia Rui Costa. no caso de Pepe tínhamos centrais mais jovens e com qualidade, no caso de fernando já tinhamos William Carvalho, Tiago, etc.). Agora no caso de Lima e Jardel nunca se colocou em questão na CS eles poderem ser convocados. Foi sempre abafada essa possibilidade.

      Eliminar
  4. Em relação ao André Almeida realmente só se compreende por favores a alguém para hiper valorizar. Vai ser um buraco aquele lado direito que só pensa em atacar visto que que Nani. Quaresma e CR só pensam em atacar pois ajudar a defender tá quieto.
    Pizzi, enfim, este seleccionador vai aos jogos não é para observar jogadores mas para comer a borla e dormir 90 m e isto serve pro caso dos defesas centrais.
    A seleção alema renovou num campeonato do mundo grande parte da seleção e não foi por isso que deixou de ser campeão mundial. Os jogadores que jogam em posições avançadas cada vez são mais rapidos e continuamos com defesas a carvão.
    Avançados ou pontas de lança o problemas portugues bem lá de tras desde os infantis. É metido na cabeça das crianças que CR, Messi,e jogadores que jogam a extremos ou medios ala é que é, logo desde pequenos que eles não se interessam pela posição e querem é ser igual a esses jogadores. Questão de mentalidade que o treinadores e formadores não sabem, nem querem desmitificar.
    Seleção enquanto anda a boleia de interesses pra mim nao tem interesse

    ResponderEliminar
  5. de fato e vergonhoso sr selecionador das quinas vergonhoso ,
    e de gente sem carater deixar de fora esses dois jogadores ,que realizaram uma temporada brutal .....
    os afilhados o padrinho e a carneirada continuam a ser beneficiados em portugal

    ResponderEliminar
  6. Realmente enorme injustiça se cometeu ao André Almeida (Tri-campeão) e ao Pizzi (Bi-Campeão) de Portugal (5º melhor campeonato do Ranking da UEFA).
    Ranking da UEFA
    1º ESPANHA - O campeão foi o Barcelona (Bi-Campeão aliás), com 4 espanhóis no seu 11 base: Bravo, Dani Alves, Mascherano, Piquet, Jordi Alba, Sérgio Busques, Iniesta, Rakitic, Neymar, Suarez e Messi. Del Bosque convocou 5 jogadores do Barcelona, obviamente Piquet, Jordi Alba, Sérgio Busques, Iniesta e ainda o Marc Batra de 25 anos que conseguiu participar em 24 jogos do Barcelona em todas as competições.
    2º ALEMANHA - O campeão foi o Bayern Munique (tetra-campeão aliás) e contou com 5 Alemães no seu 11 base: Manuel Neuer, Pilipp Lahm, Boateng, Kimmich, Alaba, Javi Alonso, Arturo Vidal, Ribery, Douglas Costa, Muller e Lewandowsky, sendo que o veterano Pilipp Lahm já tinha anunciado a sua retirada da selecção após o último mundial em 2014. Joaquim Loew, do campeão obviamente convocou todos os 4 elegíveis, Manuel Neuer, Boateng, Kimmich, Muller e ainda o Mario Gotze de 23 anos que participou em apenas 21 jogos do Bayern em todas as competições.
    3º INGLATERRA - O campeão foi surpreendentemente o Leicester, que conta com Apenas 4 ingleses no 11 base: Schmeichel, D. Simpson, Wes Morgan, Robert Huth, Fuchs, Kanté, Drinkwater, Okazaki, Mahrez, Marc Albringthon, Jamie Vardy. Roy Hodson convocou para a selecção Inglesa, 2 jogadores do Campeão, o Danny Drinkwater e o Jamie Vardy. Os outros 2 campeões Ingleses do Leicester que não foram convocados, nunca foram internacionais, foram um defesa de 29 anos com dupla nacionalidade Inglaterra/Jamaica que particicou em 32 jogos do Leicester em todas as competições e um atacante que marcou 2 golos nos 42 jogos que participou esta época.
    4º ITALIA - O campeão foi a Juventus, com a 4 italianos no seu 11 base: Buffon, Lichtsteiner, Barzagli, Bonucci, Evra, Kedira, Paul Pagba, Marchisio, Cuadrado, Dybala, Morata. Como Marchisio se lesionou permitindo ao Alex Sandro entrar para os 11 mais utilizados, restam nesta equipa base apenas 3 italianos, logo quantos campeões foram convocados pelo António Conte? Foram convocados para este Europeu, Buffon,Barzagli, Bonucci e ainda o jovem avançado de 24 anos Simone Zaza, que em todas as competições esta época pela Juventus marcou 8 golos participando em 24 jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 5º PORTUGAL - O campeão foi o Benfica (Tri-campeão aliás), com 4 Portugueses no seu onze base: Ederson, André Almeida, Lindelof, Jardel, Eliseu, Fejsa, Renato Santos, Pizzi, Nico Gaitan, Jonas e Mitroglou. Além destes 4 internacionais A portugueses, no plantel do campeão houve outros 2 jovens jogadores portugueses bastante utilizados esta época (elegíveis), que é o caso do Gonçalo Guedes(19 anos), que participou em 30 jogos e marcou 4 golos esta época pelo Benfica e o Nelson Semedo (21 anos) que conseguiu participar em 18 jogos mesmo tendo estado lesionado 3 meses entre Outubro e Dezembro (lesão contraida ao serviço da selecção com Fernando Santos). E não é que o Fernando Santos só convoca 2 jogadores campeões nacionais e o Renato Sanches teve a sorte de o selecionador e a imprensa já o verem como sendo um jogador do Bayern senão o que se preparavam para fazer para gaúdio do compadrio vigente na CS, seria convocar apenas 1 ou nenhum jogador do Benfica, no caso do Coentrão não se tem lesionado. Aos olhos do Fernando Santos, o Benfica é o Leicester de Portugal. É verdade que o Leicester foi campeão como o Benfica, mas não ficou entre as 8 melhores equipas europeias na LC desta época. Qualquer atleta que consiga entrar para o 11 base do Benfica (6ª melhor equipa do Ranking UEFA) tem obrigatoriamente de ter ultrapassado a concorrencia de diversos outros atletas internacionais A. É por tudo isso que a não inclusão do André Almeida e do Pizzi nos 23 eleitos uma grande injustiça, pois internamente tiveram que concorrer com os outros internacionais A pelo lugar (Silvio, Nelson Almeida, Gaitan, Salvio, Carcela, Gonçalo Guedes).
      Em Portugal foi o único sitio em que o mérito desportivo não foi premiado.
      André Almeida é tri-campeão nacional (nestas 3 épocas realizou 92 jogos pelo Benfica) não merecia ser ultrapassado pelo Cedric que no Southampton (5º classificado de Inglaterra), só foi escolhido pelo seu treinador para participar em 2 dos últimos 10 jogos. Pizzi tem números de golos e assistençias muito semelhantes ao João Mario e é o aquele que desempenha as funções de médio-direito de uma forma mais semelhante ao do João Mário e sua presença nos 23 eleitos garanteria a selecção poder continuar a utilizar o mesmo modelo estando disponível um deles para jogar.

      Real Madrid é o 1º do Ranking UEFA de clubes, os 2 Portugueses do plantel foram convocados para o Europeu.
      O Bayern é o 2º foi respeitado pela federação Alemã, com 5 convocados.
      O 3º é o Barcelona e foi respeitado como tal pela federação espanhola com 5 convocados.
      O Benfica é o 6º do ranking UEFA, mesmo sendo tri-campeão os seus jogadores foram completamente desreipeitados pela Federação Portuguesa.
      O que Fernando Santos se esquece é que nos 1/4 finais do Europeu so vão chegar as equipas compostas maioritariamente por jogadores com ADN de campeões, ou seja com titulos nacionais conquistados nas últimas 4 épocas. E ele deixa os atletas com lastro de vencedores em casa!

      Eliminar