Para deleite de muitos experts da bola que não perderão tempo para ridicularizar esta opinião vou dizer aqui qual é para mim o centro campista deste plantel com melhores características para sistema e estilo de jogo de Roger Schmidt. Esse jogador é Gabriel. É o melhor em pressão alta como se pode ver aqui, aqui ou aqui (vejam como é bom os jogadores da frente receberem umas bolas de vez em quando com espaço).
É também um jogador com chegada a área adversária como se pode ver aqui, aqui ou aqui.
É forte no penúltimo e último passe como se pode ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui ou aqui.
Como bónus também é forte nas bolas paradas como se pode ver aqui, aqui, aqui, aqui ou aqui.
Ainda por cima foi precisamente a jogar num sistema de duplo pivot de meio-campo onde se sentiu mais confortável no Benfica de Lage. Foi o único jogador do meio-campo titular nas 2 vitórias contra o Porto em 18/19 (algo que aconteceu apenas noutra ocasião desde 76/77). Mesmo em 20/21 a jogar fora da sua posição foi titular em 18 jogos com 15 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta época foi emprestado e foi de longe o jogador em maior destaque (7 golos e 9 assistências).
E com tudo isto a seu favor nem a pré-época vai fazer (Roger Schmidt nem deve saber que tem este jogador) porque no Benfica se permite (e alguns casos fomentam) a criação de mitos sobre alguns jogadores. No caso do Gabriel é o picanhas dando a entender que é mau profissional e não se cuida quando na realidade é dos poucos que destoam pela positiva em termos físicos no plantel. Isto acontece porque é um tipo Brasileiro, sem boa imprensa e que veio de um clube menor de Espanha. Somos cada vez mais um clube que ignora o esforço e o rendimento e premeia a mediocridade desde que ela seja de boas origens e tenha boa imagem.
E o Benfica não é isto. O Benfica que me apresentaram quando era criança era um clube exigente. Era um clube de inclusão e não um clube de elites. No Benfica que me apresentaram não existia o preconceito que existe hoje em dia com dezenas de jogadores. Vejam bem o que um Gilberto teve de passar no Benfica para começar a ser sequer respeitado. Vejam bem o que Darwin passou no Benfica durante um ano e meio. Ainda há 6 meses havia pessoal a querer despachá-lo.
Vejam como foram e são tratados alguns jogadores dos últimos anos. Andamos a insultar jogadores que fizeram parte do único Benfica que muitos de nós viram papar títulos atrás de títulos. Jogadores que fizeram parte ativa do melhor período da nossa história nos últimos 30+ anos. E não estou a dizer que aqueles que ainda estão no clube devem ficar no plantel. Para alguns deles a altura que podiam ser mais valias já passou. Mas pelo menos tenham algum respeito.
Anda toda a gente indignada porque não conseguimos despachar o André Almeida, Seferovic, Pizzi, Meite, Gabriel, Taarabt, etc. Como é que querem que tenham mercado se pouco ou nada jogam e como bónus maior parte deles são pintados como maus profissionais com a ajuda/anuência do próprio clube?
Nós somos um autentico fenómeno. A única equipa que perde por causa dos gajos que andam pelo banco e pela bancada em mais de 80% dos jogos. Será que ninguém pensa um bocado pela própria cabeça e se dá o clique para perceber que se calhar se perde por causa dos que jogam em mais de 90% da época? Será que ninguém se questiona porque é que a maioria dos titulares não têm mercado? Principalmente aqueles que estão na idade perfeita para os grandes clubes?
E vai ser assim que a pouco e pouco nos vamos afundando neste buraco. Num buraco de mesquinhez que nos vai aproximar cada vez mais da falência desportiva e mais tarde económica.