Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Extremismo no Benfica e a única coisa aceitável na entrevista de amanhã

Já não é a primeira vez e começa a acontecer cada vez com maior frequência. Existe um grupo (que espero que seja pequeno) extremista no Benfica a passar todos os limites. Já foram as casas de jogadores vandalizadas, são os insultos e ameaças a jogadores nas suas redes sociais (obrigando-os a fechar contas), já foi o autocarro apedrejado e o último episódio foram as casas do Benfica vandalizadas e ameaças de morte a Vieira. Isto é um problema de todos os Benfiquistas. É preciso acabar com isto. E quem souber quem são os meninos e nada fizer está a ser cumplice.

Quanto à entrevista de Vieira não quero ver o mesmo papelinho de Rui Costa após a derrota em Alvalade a sacudir a água do capote para cima dos jogadores ou do treinador com meia época para jogar. Também não quero vitimizações e lembranças do passado. O que eu quero é que se DEFENDA o Benfica. Tudo o que não seja rebentar com o futebol português de cima a baixo (LPFP, FPF, CD, CA, MDCSDQT), mais vale estar quieto. Se não têm capacidade para DEFENDER o clube então facilitem a coisa e abandonem.

P.S. - Andam há semanas na MDCSDQT a anunciar a catastrofe financeira no Benfica. E afinal sem Champions, em plena pandemia e apenas com uma grande venda o Benfica teve lucros no primeiro semestre.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Resumo num dado estatistico


3 faltas cometidas em 90 minutos contra o Arsenal. O problema do Benfica que se vem acentuando ano após ano no seu estado mais avançado. A capacidade fisica e o nível de agressividade da equipa é ridiculo. Na época passada fomos a equipa mais driblada da nossa liga. Da liga portuguesa!!! E tirando uma melhoria nos centrais tudo o resto se manteve ou piorou neste aspeto. E é por isso que eu fico perplexo só de me lembrar que o que causou mais comichão aos adeptos no Verão foi o empréstimo do Tiago Dantas.

Vejam bem a facilidade com que nos 3 golos a bola chegou a zonas de finalização. Vejam bem a facilidade com que o Arsenal trocava ou conduzia a bola em zonas de perigo sem ninguém colocar o corpo ou esticar uma perna. Temos apenas 1 jogador no meio-campo com o nível fisico e com agressividade aceitáveis. E nem sequer é titular. Assim não há milagres.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Buzinão

Antes de mais não levem este post para a luta vieirismo / abutres. Eu sou da opinião de que algo deve ser feito. Por algumas razões que concordo com outros Benfiquista como a falta de defesa do clube e outras que até faço parte de uma minoria que tem a ver com a cultura futebolistica, de jogadores fracos fisica e mentalmente, que se tem instalado no clube.

Mas a questão aqui é a seguinte. O que é que este buzinão vai mudar? Para o objetivo que tinha não vai mudar nada. A única coisa que deu foi horas de lixo jornalistico. Os únicos que ganharam com isto foi a MDCSDQT. E sendo na vespera de um jogo decisivo, para uma competição que pode ser a nossa tábua de salvação, também não parece ser o melhor timing.

Este tipo de movimentos deviam ser feitos em relação ao estado do futebol português. Um buzinão a porta da LPFP, da FPF ou quem sabe num centro de treinos dos árbitros. Se a direcção não o faz, fazemos Nós. Se a direcção não pede as demissões de Pedro Proença e Fontelas Gomes, pedimos Nós. Se calhar a MDCSDQT não ia dar 1/10 da cobertura que deu hoje a isto, mas pelo menos os jogadores iriam sentir-se defendidos em relação ao que se passa. Se calhar até ia mexer com eles. Porque são eles dentro do campo que levam porrada sem cartões, por vezes sem faltas e sem penalties.

Para destituir o presidente é arranjar as assinaturas para uma Assembleia Geral. É esse o mecanismo que existe no clube. Organizem formas de conseguir o número suficiente. Não me parece que seja dificil. E pode ser feito sem alimentar a MDCSDQT.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Ferraresi, Vana e Ruben Macedo

Três ex-jogadores do Porto. Nenhum deles titular absoluto dos seus clubes (Ferraresi +/- 1000 minutos de utilização e Vana e Ruben Macedo +/- 500 em 1800 possíveis). Todos foram titulares contra o Porto e todos desbloquearam esses jogos cometendo penalties contra a sua antiga equipa. Uma coincidência do car****.

Mas cada caso tem outros atrativos. Começando por Ferraresi, jogador pouco utilizado no inicio da época mas que foi titular no Dragão dias depois de César Peixoto se ter demitido de treinador por intromissões dos seus superiores na formação da equipa.

Vaná para além do penalti que deu o 2-1 ao Porto ainda facilitou no 3-1.

Por fim Ruben Macedo, portista ferrenho como se comprova pela imagem em baixo fez o penalti no ultimo minuto de jogo.


E agora fica a pergunta. Onde estava o Benfica com 12 penalties assinalados a seu favor e o Porto com 0 penalties? É verdade que estamos a ter uma época negra. Mas não somos os únicos. E vão-nos roubar descaradamente 40 milhões de euros para os dar a outros.

Começa a ser altura dos Benfiquistas fazerem algo em relação ao lamaçal em que se encontra o futebol português. Se a direcção não o faz que sejamos nós. Parece que existe um grupo de Benfiquistas organizado que tem tido movimentações em relação a Vieira. Aproveitem e não deixem a Liga, FPF e CA de fora. Porque se não acabarmos com esta pouca vergonha não existe competência que nos valha. Vai ser impossível voltarmos a vencer um campeonato nestas condições.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Buraco

Mais um jogo e mais uma arbitragem nojenta proporcionada por Hugo Miguel. Um autênticco festival de saber roubar. Uma patada na cabeça a Otamendi (sem falta sequer) e uma falta sobre Rafa após um roubo de bola à entrada da área adversária sem cartão nos primeiros minutos. Já para o lado do Benfica saiu logo a Gabriel num contra-ataque precedido de falta não assinalada. Um penalti por marcar sobre Rafa. Mais pancada sobre os jogadores do Benfica durante todo o jogo e mais cartões no bolso até aos 85 minutos. Nos últimos 30 minutos marcou falta em qualquer queda dos jogadores do Farense. Não permitiu que os encostassemos à area e deixou-os respirar após cada ataque. Depois foram 3 entradas da equipa médica para assistência, 2 ou 3 lances de espera para ouvir o VAR e todas as substituições que deram apenas 5 minutos de compensação.

Depois é inacreditável a quantidade de golos que falhámos hoje. Darwin, Rafa (2), Everton (2), Seferovic (2), Pizzi ao poste e mais um sem número de jogadas em boas condições que foram mal definidas. Estamos num nível de confiança abaixo de 0 e a postura de Darwin no banco diz tudo. E se hoje ainda tivemos um Benfica à Benfica (quem não percebeu a diferença para a pasmaceira habitual então nada lhes vai abrir os olhos), infelizmente nos próximos jogos nem isso teremos.

Estamos num buraco. Tanto em termos internos como em tudo o que rodeia o futebol português. Com as decisões certas poderiamos começar a sair de lá mas a mentalidade que existe dentro e fora do clube não o vai permitir. Até aparecer alguém que tome conta do clube e não partilhe desta mentalidade vamos penar durante muitos e muitos anos.

P.S. Quanto à claque de Weigl que veio aqui encher a caixa de comentários do post anterior, aqui ficam os dados atualizados. Desculpem se continuo a preferir a tabela da esquerda. E vou continuar a preferir até a coisa equilibrar um bocado. Mas como os números são tão maus que nem ganhando os jogos todos até ao final da época a coisa equilibra... E é pena não se darem conta do ridiculo de nos últimos meses terem aparecido aqui para glorificar as vitórias ao Tondela e Famalicão com o Weigl e agora este empate sem ele. Pergunto-me onde ficou aquela exigência toda da época passada quando rasgavam tudo e todos mesmo estando em primeiro no campeonato e vinhamos de uma derrota e um empate em 34 jogos?



domingo, 21 de fevereiro de 2021

A ilusão de voltar a ver um Benfica à Benfica

Hoje jogamos em Faro, menos de 72 horas depois de um jogo contra o Arsenal, com 2 viagens longas pelo meio. Um jogo arbitrado por Hugo Miguel, com Vasco Santos no VAR. Contra uma equipa treinada por Jorge Costa e que vem motivada dos últimos resultados.

São daqueles jogos em que tudo se conjuga para a coisa correr mal. No entanto vamos jogar sem Weigl e só aí a esperança de voltar a ver um jogo à Benfica é logo maior.

Eu ia a jogo com Vlachodimos, Gilberto, Otamendi, Vertonghen, Cervi, Gabriel, Taarabt, Rafa, Chiquinho, Waldshmidt e Seferovic (Darwin anda todo rebentado).

sábado, 20 de fevereiro de 2021

O nosso defesa esquerdo em mais um jogo miserável.

Mais uma vez no último jogo voltou a fazer um jogo miserável. Reparem bem nos lances de perigo do Arsenal na primeira parte. Tal como o número 6 ou não está lá ou quando está parece um fantasma. Pelo menos este tem cada vez menos admiradores. Foram precisos é mais de quatro anos a titular para começarem a perceber o que temos ali. E curiosamente perceberam porque apareceu Weigl que meteu a nú todas as suas fragilidades. Enquanto teve Fejsa, Samaris, Gabriel ou Florentino a não deixarem as bolas lá chegar era o maior. O problema era nos jogos a doer onde fez uma assistência para a perda de um Penta, ou uma perda de bola para menos uma final da Taça. Entre muitas e muitas outras.

Só nesta época já temos os seguintes momentos. Segundo golo na Grécia, golo em Famalicão, no primeiro golo na Polonia (e logo a seguir foi quase o segundo), no terceiro golo do Rangers na Luz, no primeiro golo na Supertaça e agora em Moreira de Cónegos. Um autêntico filme de terror que dura há vários anos.

Agora somem tudo (entre Grimaldo e Weigl) e façam as contas à quantidade de golos onde estes meninos já estiveram envolvidos. Mas pelos vistos gostamos.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

O nosso 6 em mais um golo sofrido.

Vejam a jogada inteira do golo do Arsenal neste resumo do jogo. Reparem bem na velocidade do nosso 6 a recuar no terreno depois de uma bola longa nas costas da nossa defesa (fez o mesmo no golo sofrido no Dragão) e reparem na passividade dele antes de a bola ser colocada em Cédric. Que 6 no mundo deixa os adversários ter e trocar a bola à entrada da sua área sem sequer esticar um pé? Que outro 6 no mundo numa jogada de perigo destas faz apenas um papel de meco? Que outro jogador no mundo é que tem uma atitude competitiva tão deplorável em campo e mesmo assim tem os adeptos a enchê-lo de elogios?

E isto não é de ontem. Vão ver os golos sofridos contra o Paok, o segundo contra o Rangers em casa, o segundo golo na Bélgica, o golo sofrido contra o Guimarães na Taça da Liga, em casa contra o Portimonense, nos  Açores contra o Santa Clara, no Dragão, o primeiro com o Braga na Taça da Liga. o golo em Alvalade. E estas são só algumas das que entram. Nós basicamente andamos a jogar sem um 6. Ou não está lá, ou quando está parece um fantasma.

E depois como já mostrei no post anterior, ofensivamente é uma nulidade. Por muitas palavras pomposas e chavões que usem para dizerem que ele é o maior do mundo e arredores com a bola nos pés, a realidade é que ele é um médio que no espaço de um ano, em mais de 30 jogos (contra Tondelas, Portimonenses, Santa Claras e afins). fez apenas 3 passes para finalização. Ontem Taarabt, em 75 minutos contra o Arsenal, fez 4. Mais ridiculo que isto é impossível.

On repeat

Mais um jogo igual a todos os outros desta versão do Benfica. Trocas e trocas de bola intermináveis sem qualquer objetividade. Pizzi, Grimaldo e Weigl parecia que estavam num concurso a ver quem terminava com mais passes certos no jogo. Não dá nada à equipa mas pelos vistos isso não interessa... Neste Benfica o que interessa é chegar ao fim do jogo com os mais de 90% de passes certos. E foi mais um jogo sem qualquer oportunidade clara de golo e apenas com 2 remates perigosos de Rafa e Everton (ambos a passe de Taarabt).


Aqui fica uma imagem com o maior número de passes entre jogadores do Benfica. Basicamente é o Weigl a dizer para o Taarabt arriscar que ele tem uma uma percentagem de passe a manter. E assim dos 6 remates do Benfica no jogo, 4 foram a passe de Taarabt. Para terem uma noção do que é Weigl, Taarabt fez mais passes para finalização hoje contra o Arsenal do que Weigl fez num ano de Benfica (3 segundo este artigo a 6 de Janeiro com a comparação entre Weigl e Gabriel).

Defensivamente é impressionante a facilidade com que os adversários ultrapassam a nossa pressão. É impressionante a facilidade com que os jogadores aparecem com a bola controlada de frente para a defesa ou a facilidade com que coseguem colocar bolas nas costas da nossa defesa. Só um dos 5 jogadores do meio-campo e da frente é agressivo em termos defensivos. E é Taarabt. Todos os outros ficam a 2 metros dos adversários. Até já Darwin, que parece completamente rebentado em termos fisicos, o faz. E depois ainda temos um Grimaldo na defesa que fez mais um jogo miserável. E não faltou mais um golo ridiculo numa estupidez de Pizzi a aliviar contra Weigl. E mais uma vantagem desperdiçada.

Felizmente o centro da defesa tem estado impecável. Aí nota-se o trabalho de Jesus. E esta noite com a estreia de Lucas Verissimo. Primeiro jogo na Europa, logo contra o Arsenal, e um grande jogo. Fiquei com a sensação que pode ser um central para pegar de estaca e fazer 7/8 épocas de Benfica.  Isto se este novo Benfiquismo de Cascais o permitir porque o homem tem ar de ser demasiado agressivo para os padrões atuais.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Desastres Históricos: Weigl vs Rojas

Vou começar uma nova rubrica onde comparo o rendimento do Benfica com jogadores icónicos (não pelos melhores motivos) e Weigl. Nesta rúbrica estou a pensar colocar apenas jogadores que tenham feito um minimo de 20/25 jogos a titulares pelo Benfica.

Faço isto porque há muito tempo que tenho a sensação que Weigl pode bem ser o jogador com pior percentagem de vitórias ao serviço do Benfica. Assim vou tentando encontrar esse jogador mitico que o possa destronar. Quem quiser pode deixar sugestões nos comentários para eu ir verificar.

O primeiro icone é Ricardo Rojas. Um lateral que passou pelo Benfica nas épocas de 99/00 e 00/01. Ou seja, nos piores anos de vida do clube.

Para já comecemos pelos números do Benfica com Weigl a titular.


E agora os de Rojas.


Os dados foram retirados do zerozero. Curiosamente têm ambos o mesmos número de jogos e achei genuinamente que podia ser este o jogador que destronaria Weigl. Mas não. Vamos ver nos próximos capitulos se aparece o tal.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Muito para além dos penalties

Começa a roçar o ridiculo o Benfica ainda não ter usufruido de qualquer penalti nesta Liga. Isto por si só já influência e de que maneira a classificação do campeonato. No Influência Arbitral está lá este post que explica muito bem como o campeonato poderia ser diferente nesta altura.

Mas se os penalties têm uma grande influência na classificação, a forma como os árbitros conduzem as partidas por vezes ainda é pior. Já há muito tempo que falo aqui da cartilha arbitral. Um padrão que ocorre na esmagadora maioria dos jogos do Benfica e que consiste em retardar ao máximo os amarelos aos nossos adversários. E mesmo nas raras ocasiões em que os cartões saem cedo, na sua maioria são para jogadores ofensivos do adversário. Quase nunca em médios centros ou na defesa (especialmente laterais).

É por isso que decidi verificar o número de amarelos desta época.


Tal como nos penalties é ridiculo como uma equipa como o Benfica recebe mais cartões amarelos do que os adversários ao fim de 19 jornadas. Em 4 jogos não houve qualquer amarelo a adversários (Porto teve um jogo e o Sporting nenhum). Em 8 jogos levou mais amarelos que os adversários, em 4 teve o mesmo número e apenas em 7 o adversário recebeu mais amarelos. Os adversários do Porto levaram mais 14 amarelos em relação aos adversários do Benfica e os do Sporting mais 26!! O Sporting até pode argumentar que é a equipa que mais amarelos recebe mas é curioso que 21 dos 53 amarelos que recebeu (40%) foram nos últimos 15 minutos de jogo.

E pegando nesse detalhe do tempo de jogo a que os amarelos são mostrados.


Os números demonstram o que eu tenho falado sobre a cartilha arbitral. Retardar ao máximo os amarelos aos adversários do Benfica. Apenas 13 mostrados na primeira parte contra os 20 e os 30 de Porto e Sporting respectivamente. Nos primeiros 30 minutos ainda é mais evidente. 6 contra 11 do Porto (dobro) e 18 do Sporting (triplo).

Esta é uma das razões para o Benfica ter dificuldades em criar oportunidades de golo com equipas fechadas. Sempre que o Benfica entra com a bola numa zona de perigo é travado em falta (muitas vezes nem são marcadas) e sem cartões. Nem mesmo com a repetição de faltas os amarelos saem. Os adversários do Benfica conseguem passar o jogo inteiro a usar esta estratégia pois não têm jogadores condicionados com amarelos. Agora comparem com as situações de Porto e Sporting que têm respectivamente o dobro e o triplo dos jogadores adversários condicionados a partir da meia hora de jogo. Um caso gritante desta dualidade de critérios até falei num post (Hugo Miguel no Boavista vs Benfica e 5 dias depois no Guimarães vs Sporting).

O Benfica tem de começar a falar disto. A mostrar estes dados. Já chega desta merda. Até para defesa dos jogadores que são quem passa 90 minutos a apanhar pancada.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Apito Dourado 2.0 e Grimaldismo/Weiglismo

Semana após semana, jogo após jogo, estas duas vertentes vão matando o Benfica.

O que se passa no futebol português é tão flagrante que chega a ser ridiculo o esforço que a MDCSDQT faz todos os dias para o passar como credivel. Desde que Proença e Fontelas Gomes tomaram rédeas da Liga e da arbitragem que se perdeu toda a vergonha. Estamos num nível tão, mas tão rasca que já nem dá vontade de ver nada que tenha a ver com este esgoto.

Depois vem o Grimaldismo/Weiglismo. Um tipo de Benfiquismo que idolatra jogadores sem alma, sem chama, sem nada. Nos últimos anos temos andado a coleccionar destes jogadores. Conti, Zivkovic, Ferreyra ou os 2 citados. Durante alguns anos fomos disfarçando este problema. Mas quando começam a ser vários problemas e um deles está no meio campo já não se consegue disfarçar nada.

Para se ter uma noção, no último ano vencemos 2 jogos fora de casa com Weigl a titular. Um Rio Ave 1-2 Benfica a jogar contra 9 e um Gil Vicente 0-2 Benfica a jogar contra 10.  2(!!!) jogos e nas condições em que foram. Já não chega disto? É preciso ficar fora da Europa? Acreditem que é um cenário bem provável.

Eu sou sincero. Eu estou num ponto em que vejo o 11 inicial e perco toda a vontade de ver o jogo. Nunca senti nada disto na minha vida. Quem não olhar para os últimos dois meses de Benfica e não vir a diferença entre os jogos contra o Estrela, Belenenses e Estoril para os restantes então não à nada a fazer. Estamos perdidos e vamos continuar neste registo até que alguém que não sofra deste sindroma pegue no Benfica.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

A fazer lembrar alguns jogos de inicio de época

Passados vários jogos voltamos a ver o Benfica criar uma dezena de oportunidades de golo num jogo. Ao intervalo mesmo falhando um ou outro golo podiamos ter feito uma mão cheia deles. Darwin e Rafa desperdiçaram golos atrás de golos. Um jogo a fazer lembrar as visitas a Famalicão, Rio Ave ou Lech Poznan ou a recepção ao Moreirense.

O mal amado Gabriel para além da diferença habitual (mais recuperações e mais perto da baliza adversária) fez uma assistência, ganhando a bola ao primeiro poste num canto. Mais um aspeto do jogo onde se nota a diferença. Uma presença maior na área adversária nas bolas paradas. O outro mal amado, Taarabt, entrou a todo o gás e foi ele que recuperou a bola que resulta no 2-1 e ainda fez a assistência para o 3-1.

Uma palavra sobre Diogo Gonçalves. Em termos ofensivos é muito forte mas a jogar naquele posição falha demasiado em termos defensivos. Devia ser mais vezes opção mas como extremo. Principalmente porque tem caracteristicas que nenhum dos outros tem. É mais vertical, rápido, agressivo e bom no cruzamento. Um extremo à moda antiga como era Salvio. Podia ser importante em muitos jogos, principalmente quando jogamos com Seferovic e Darwin ao mesmo tempo.

Sente-se que a equipa pode começar a recuperar a confiança. A conferência de imprensa de JJ após o jogo com o Famalicão parece que teve efeito. O grupo sentiu-se defendido e retirou-se alguma pressão dos últimos resultados. Por falar em defesa de jogadores, Rafa foi mais uma vez um saco de pancada com um sem número de lances onde nem sequer falta foi assinalada. Se calhar não ficava mal que pelo menos na BTV fizessem um videozito com o que homem sofre jogo após jogo.

Agora vem aí uma série dificil. 4 jogos seguidos fora de casa com viagens longas. Vai ser necessária uma rotação maior do que o habitual.


terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Mais do mesmo

Foi só mais um jogo nesta versão do Benfica. Começámos a ganhar 2-0 logo aos 7 minutos com o Famalicão aos papeis e podia pensar-se que era hoje que iamos ter um jogo tranquilo. Mas não. Aos poucos e poucos começámos a recuar e a baliza deixou de ser o objectivo. E na segunda parte, numa mão cheia de ocasiões, o Famalicão podia ter relançado o jogo tal a facilidade com que chegava à nossa baliza.

Tal como na sexta-feira, enquanto teve pernas, Taarabt foi de longe o melhor do Benfica. Depois de uma fase em que teve uma quebra de confiança voltou a estar no seu melhor nos últimos jogos. Um padrão curioso com Taarabt é que sempre que joga com Weigl no meio campo, rebenta logo no inicio da segunda parte. E quem quiser ver o jogo sem olhar aos nomes da camisola percebe porquê. Depois de ter levado o amarelo e até à entrada de Gabriel o meio-campo foi um verdadeiro passador.

Pelos vistos vai ser assim até ao final da época. Esperar por um joguito ou outro em que a nova rainha do Benfica salte do 11, para quem sabe ganhar um jogo de forma tranquila. Os próximos jogos para a Liga são duas deslocações a Moreirense e Farense. Novamente o digo. Se formos para ambos estes jogos com Weigl dificilmente não vamos perder pontos num deles (ou até nos 2).

Finalmente a flash-interview e a conferência de Jorge Jesus. O que Jorge Jesus fez era o que Rui Costa devia ter feito a seguir ao jogo de Alvalade. Defender os seus. E depois se tinha alguma coisa a dizer a algum(s) jogadore(s) dizia-o dentro do balneário ou tinha-os despachado 2 dias antes.

Reparem por exemplo a defesa que o Porto está a fazer ao Corona. Vão ver o nosso jogo de Alvalade e reparem no que fizeram a Rafa durante o jogo todo. Foi travado 4/5 vezes em jogadas para amarelo e Artur Soares Dias não só não mostrou nenhum, como alguns desses lances nem falta foram. A lesão de Rafa foi causada num desses lances, ainda na primeira parte, numa entrada de pitons de Fedal. Mas não foi só em Alvalade. É recorrente. Rafa sim, é um saco de pancada e no Benfica ninguém o defende. Nem a ele nem aos outros. Para além de 0 penalties o Benfica tem mais amarelos no campeonato do que aqueles que os adversários recebem quando jogam contra nós.

domingo, 7 de fevereiro de 2021

A cultura Benfica em 2021

Aqui fica a cultura do Benfica em 2021.


Meto esta imagem e dou um resumo dos números antes de entrar na twilight zone. 80% de vitórias sem Weigl e 23% com Weigl. 8 goleadas sem Weigl e 0 com Weigl. 12 vitórias sem Weigl e 5 com Weigl (uma delas perdiamos ao intervalo quando saiu). Mais do dobro dos golos marcados sem Weigl e em menos jogos. De 2º a 2 pontos do 1º, para 4º a 11 do 1º (e com os mesmos pontos do 5º). Se formos há época anterior o panorama é o mesmo. Com isto em mente leiam alguns comentários que retirei do serbenfiquista após o jogo de sexta (poderia ter sido de um twitter ou outra rede social qualquer).





















Quem lê isto parece que Weigl chegou a uma equipa que não ganha um campeonato há 20 anos. Parece que a carreira de Weigl é recheada de titulos e que chegou a um plantel onde todos os outros jogadores nunca ganharam nada na vida. Mas não. Weigl chegou a uma equipa que vinha de 5 titulos de campeão em 6 épocas. Chegou a meio da sétima, com tudo encaminhado para fazer 6 em 7. Neste plantel existem jogadores com 1, 2, 3, 4 e até 5 titulos de campeão. Weigl não tem nenhum (nem vai ter na carreira dele).

Vejam a forma nojenta como são tratados jogadores que nos deram grandes alegrias e como defendem um tipo com quem não ganhamos 2 jogos seguidos. Se isto vindo dos adeptos já deve dar um ânimo do car**** àquele balneário, imaginem vindo de dentro. Aquela malta vai com um ânimo para dentro do campo que eu nem consigo imaginar.

Os quadros de cima não são de épocas diferentes. São da mesma época, com o mesmo treinador, com os mesmos jogadores e com um número de jogos suficientemente grande para se perceber que é um padrão (principalmente verificando-se o mesmo padrão na época anterior). E continuam a fingir que não existe ali um problema. Continuam a fingir que os números não significam nada. Estão cegos. Em negação. Nem sequer tentam explicar a diferença nos números. Apenas insultam quem os menciona.

Se o Zidane (porque foi o jogador que mais gostei de ver jogar) no melhor momento da sua carreira chegasse ao Benfica e acontecesse o que está a acontecer com Weigl nesta altura, eu queria-o fora do Benfica. O MEU AMOR É O BENFICA. Não é o jogador A,  o treinador B ou o presidente C.  É O BENFICA. EU QUERO QUE O BENFICA GANHE.

Por isso não me digam que eu e outros é que somos uns maluquinhos por olharmos para os resultados desta época (e da época passada) com, e sem ele, e preferir o Benfica sem ele. Porque GANHA incomparávelmente mais. Isto é um facto. Não é uma opinião. As opiniões podem dá-las em relação ao motivo de isto acontecer.

E a minha opinião de isto acontecer é o Benfica ter demasiados jogadores frágeis fisicamente e / ou pouco agressivos (fomos a equipa mais driblada da época passada). E o que equilibrava a equipa era jogarmos sempre com 2 jogadores fortes e agressivos no meio-campo (Florentino, Samaris, Fejsa, Gabriel, Taarabt). Ao tirar um destes e ainda meter mais uma andorinha não só deixamos de disfarçar um problema como ainda o agravámos. E depois ainda vem a forma como ele entra na equipa. Como um rei, sem sequer treinar. E quando as coisas começaram a correr mal, o dedo começou logo a ser apontado aos outros.

Acham que agora temos ali alguma equipa? Principalmente depois do que fez o Rui Costa? Eu quando fiz o último post nem sabia que ele tinha ido ver o jogo para a bancada em vez de ir para o banco como é habitual. Isto é de líder? Quando as coisas estavam a correr bem andava de volta do treinador a impingir o seu protegido, rebentando com espirito da equipa, e agora que a época se fo*** manda umas bocas para os outros e vai para a bancada? Fdse. Que desilusão.

P.S. - Já repararam como ninguém toca em Weigl na MDCSDQT (ao contrário do que diziam nos comentários). Um anti-Benfiquista fez um artigo sobre os números de Taarabt, que rapidamente se difundiu nas redes sociais, mas não fez de Weigl com piores números porquê? Em termos jornalisticos até causava mais efeito. Mais discordia, mais cliques, mais comentários, etc. Porque é que existe este esforço em esconder o facto de o Benfica só ter 23% de vitórias com Weigl (arrepio-me sempre que escrevo isto). Deve ser porque querem o nosso bem.

sábado, 6 de fevereiro de 2021

E agora Rui?

Esperaste o dia do fecho do mercado para rebentar com os jogadores. E agora com meia época pela frente vais fazer o quê? Podias ter falado de não nos terem adiado jogos depois do surto que tivemos, podias ter falado do critério disciplinar usado nos nossos jogos, podias ter falado nos penalties que ficam por marcar (hoje foi mais um) e podias ter falado do caso Palhinha. Falaste em alguns destes mas como nota de rodapé. O resto foi para rebentar com os jogadores, que no dia anterior, vindos de umas semanas dificeis, tinham dado tudo para sair vivos de Alvalade. E só não saíram porque o teu protegido voltou a fazer merda aos 92'.


Eu não acredito que não saibas disto. Ou que pelo menos não tenhas mais ou menos a noção destes números. São 23% de vitórias no tempo que ele está em campo. Desde o jogo do Dragão na época passada que o Benfica não tem 2 vitórias seguidas com Weigl a titular. Isto que estão a fazer ao Benfica já não tem qualificação possível.

Na época passada quando chegámos a Janeiro estávamos com AQUELE espirito. Cheios de confiança, a vir de algumas goleadas. Mas de repente a meio da época chega a vedeta e sem treinar foi logo lá para dentro com o mundo Benfiquista em delirio. Basicamente cagámos em cima de todos aqueles que até Janeiro tinham colocado o Benfica na posição onde estava. Em primeiro com apenas 3 pontos perdidos e vindos de um final de época anterior memorável. Depois foi uma questão de tempo para aos poucos o espirito desaparecer.

Nesta época depois da pré-eliminatória da Liga dos Campeões e de o teu protegido ir para o banco o Benfica voltou a ter AQUELE espirito. E o que é tu fizeste Rui? O que é que estavas a dizer ao Jesus depois deste golo? Algo como "este tem de jogar"? É isso que andas por ali a fazer? A impingir o teu fetiche? É que depois disto começou a ser ele o titular, mesmo antes da lesão do Gabriel. E com isto lá se foi AQUELE espirito outra vez e hoje já estamos a 11 pontos do Sporting e com os mesmos pontos do 5º classificado.

Será assim tão dificil de entender que Weigl é como comida de hospital. Sem sal e que nos deixa deprimidos. Será que é difícil perceber que o grupo o rejeitou desde o inicio? E não digo rejeitar no sentido de deixarem de ser profissionais (senti isso em alguns jogos da época passada mas nesta não). Rejeitar no sentido de não acreditarem que é possível vencer alguma coisa com ele em campo. Perdem a crença. Perdem a confiança. TODOS os jogadores baixaram o rendimento desde que ele voltou a ser titular.

E o que é que vais fazer? Vais mudar todo o plantel no final da época? Sinceramente espero que já nem tenhas a oportunidade disso. Eu disse há um tempo atrás que este gajo ia fazer-vos cair. E vai. Não sei se amanhã, daqui a um mês ou daqui a 3 meses. Sei que não vai demorar muito. Só espero é que os próximos tenham a inteligência de perceber isto para não ser o Benfica a cair noutro buraco como no final dos anos 90.

A Jorge Jesus só peço que acabe com esta palhaçada. Que tire o alemão da equipa de vez. JÁ CHEGA. Eu percebo que não é fácil. São os "patrões", são os adeptos, é a BTV e todos os outros canais a elogiarem 24 sobre 7 este tipo. Mas as vitórias é que dão o carinho e respeito dos adeptos. Apesar de ser um plantel deficiente em algumas posições temos um potencial tremendo. Basta voltar ao tempo do quadro da esquerda.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Do pior que o futebol já viu

Um jogador da própria equipa caído no chão inanimado após um choque com um adversário e este doente a chamar filho da p*** ao árbitro e a pedir penalti sem qualquer preocupação com o seu jogador.

É a este nojo de pessoa que diariamente a MDCSDQT limpa a imagem. Um tipo que agride e cospe em treinadores adversários, insulta tudo e todos e pelos vistos nem o estado de saúde de um dos seus o impede de ser um cretino.

A Nanu as melhoras e que tudo não tenha passado de um susto.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Já só nos falta uma camisola de marca por cima do simbolo

No fórum do serbenfiquista (desculpem ser assim com letras pequeninas porque aquilo não representa os ideais do Benfica) comentei várias vezes no tópico de Weigl a tentar abrir os olhos para a mediocridade que ele é como jogador e o mal que está a fazer ao Benfica. Nunca faltei ao respeito a ninguém ao contrário de alguns para comigo. Infiltrado, burro ou o "Weigl anda a comer-te a mulher" foram alguns dos mimos com que fui presenteado. Nível ao qual eu nunca desci com ninguém. No entanto...

Ser banido do fórum para mim vale do mesmo porque deu para perceber duas coisas. Que muitos não são sequer do Benfica e outros não vão abrir os olhos mesmo que o alemão faça um hat-trick propositado na própria baliza. Foi uma perda de tempo portanto. O problema de ter sido banido é o que isso representa em termos do que é o Benfica e os seus valores. Eu no meu blogue tenho a caixa de comentários completamente aberta. Devo ser dos poucos na blogosfera. Poucos comentários eliminei desde que tenho o blogue (sempre em situações limite). E mesmo no fórum serbenfiquista nunca me dei ao trabalho de denunciar ninguém apesar dos vários insultos com que fui brindado. Mas pelos vistos toquei na ferida. Meti-me com o benfiquismo de Cascais que só aceita no Benfica jogadores com finess impar e inteligência incomparaveis. Jogadores com um status que os tornam imunes a qualquer critica. E como meninos de Cascais usam o "poder" que têm para os seus propositos que neste caso pelos vistos foi silenciar uma voz incomoda.

É este o maior e mais assustador problema do Benfica. Esta mentalidade que está instaurada tanto dentro como fora do clube. O Benfica das vedetas. Dos jogadores da moda. Enquanto Porto e Sporting nos últimos anos colocaram o futebol português à sua maneira, pior do que no apito dourado, o Benfica e os seus adeptos falavam à boca cheia do Benfica europeu sem dar valor a alguns feitos como o inédito Tetra e principalmente a alguns pilares desses titulos. E aos poucos fomos substituindo alguns desses pilares por caricaturas de jogadores. Eliseu, Salvio ou Fejsa (como é que é possível estes 3 terem saído pela porta pequena com um videozito de despedida) por Grimaldos, Zivkovics e Weigls. Luisão por Ferros e Contis, Jimenez ou Mitroglou por Ferreyras, etc. Tudo jogadores com boa imprensa, sem capacidade mental nenhuma e de rendimento 0 ou abaixo disso. Curiosamente foram / são dos mais queridos por esta geração lateral esquerdo do Benfica. Se não rendem é por causa do treinador, da tatica, dos colegas, das condições metereologicas, do estado do terreno, etc.

Neste caso de Weigl parecemos um miudo rico que comprou o brinquedo mais caro da loja. Aquele ao qual mais publicidade se fazia nas televisões. Arrumámos os brinquedos antigos e começámos logo a mostrar o novo. Mas depois percebemos que não nos divertimos muito com ele e que éramos mais felizes com os antigos. Olhamos para os vizinhos e vemos como eles se divertem mais do que nós com brinquedos a quem ninguém fazia publicidade. Mas ainda assim, como um verdadeiro menino de Cascais, continuamos infelizes mas a brincar com ele e a garantir que é o melhor brinquedo do mundo.

Eu ouvi e li coisas no fim deste jogo de bradar aos ceus. "Weigl fez um grande jogo e só falhou no golo sofrido". SÓ? Mas estávamos a ganhar por 2 ou 3 a zero? Mas era um jogo qualquer? Este era O jogo para nós. Aquele em que tinhamos de sobreviver para podermos ser campeões. E aos 92 minutos ele comete um erro daqueles? Num distrital de iniciados um miudo ficava com as orelhas a arder e no Benfica foi SÓ um erro? Mas agora já se banalizam titulos de campeões nacionais por causa da donzela alemã? Foi SÓ um titulo que foi com com o car****? E foi só mesmo neste jogo? E o golo sofrido com o Portimonense? E com o Santa Clara? E com o Porto? E no primeiro do Braga na Taça da Liga? E com o Nacional? Com maior ou menor responsabilidade esteve mal em todos estes golos. Foram SÓ pequenos erros em grandes exibições? Mas eu agora tenho de fazer uma vénia a cada bola que ele corte ou passe certo que faça (como se não fosse o seu trabalho) e ignorar tudo o que de mau faz e a meninice que passeia em campo?

Depois são as barbaridades que se ouvem do Gabriel. Um tipo que esteve parado durante um mês e meio numa equipa que vinha quase toda de covid e que sozinho conseguiu equilibrar o jogo a meio-campo contra a melhor equipa deste campeonato nesse setor e que estava na máxima força e num bom momento de forma. É mesmo não ter noção. Se jogassemos com Weigl no meio iamos ser engolidos de tal maneira que ainda tinha doido mais.

O mesmo com Nuno Tavares. Conseguiram ver todas as falhas do miudo nos 10 minutos que esteve em campo mas não conseguiram ver 80' no mesmo registo do jogador que ele substituiu.

Percebam uma coisa. Principalmente dentro do Benfica. Enquanto andarmos a idolatrar estes jogadores e a mantê-los à espera que alguém venha dar o que quer que seja por eles, ou que por milagre ganhemos algum titulo para dizer que tinham razão, a coisa ainda vai piorar. Ainda por cima se formos despachando os poucos que ainda vão segurarando as pontas. Nós neste momento estamos num ponto que com 2 ou 3 mudanças podemos sair deste buraco. Se mantivermos esta mentalidade e entrarmos no ciclo vicioso de mudança de jogadores e treinadores como o de 1994-2000 vão ser precisos anos para recuperar.

Um dia Luis Filipe Vieira disse que o Benfica já não era governado de fora para dentro. Bons tempos porque o que se vê hoje é só fazer as vontades à MDCSDQT. Atacaram a "cartilha" e acabámos com aquela que era a única defesa do Benfica na comunicação social (enquanto Porto e Sporting têm uma que envolve jornalistas). É passada a imagem de Jorge Mendes como um malvado e já se começa a notar o afastamento (Porto e Sporting aproveitam). Elogiam diariamente Grimaldos e Weigls e criticam Gabrieis e Gilbertos e na BTV fazem exatamente o mesmo. Somos desrespeitados de todas as maneiras e feitios por tudo e todos no futebol português mas não abrimos a boca porque hoje os "diferentes" pelos vistos somos nós.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Uma proeza histórica

No espaço de pouco mais de um ano conseguir foder 2 campeonatos, um deles quase no papo é obra. Estavamos a 2 pontos do Sporting quando entrou na equipa há mês e meio. Hoje já vamos a 9. Em 7 jogos do campeonato 3 vitórias contra Gil Vicente (a jogar com mais um) e Portimonense e Tondela em casa (à rasca). Uma vergonha sem fim o que se passa no Benfica.

Já não há palavras para esta merda. Aos 92' de um jogo que nos pode afastar do titulo deixar um balão do Sporting bater no chão? Das primeiras coisas que se ensina nos escolinhas.

Fez o primeiro jogo da época e ficámos de fora da Champions. Voltou há um mês e meio e já foi a Supertaça, a Taça da Liga e agora o Campeonato. Um mês e meio foi o que bastou para foder uma época depois de ter feito o mesmo o ano passado.

Agora venha de lá esse atirar de culpas ao Gabriel, Taarabt, Pizzi, Darwin, Nuno Tavares, etc. Não tenho dúvidas que o Weiglismo vai continuar forte. Nunca nos melhores sonhos Porto e Sporting pensaram que no espaço de um ano o Benfica chegasse a este ponto.

Dizer também que Soares Dias é um filho da puta. 90 minutos a inclinar o campo com uma dualidade de critérios em faltas e cartões que até mete o mais fanatico lagarto a corar de vergonha. E não esquecer o futebol português que é um esgoto como nunca o tinha sido. A despenalização de Palhinha é das coisas mais escabrosas que já vi em Portugal. Não só a despenalização num lance que é falta e o amarelo é uma questão de critério, como a celeridade do TAD hoje a decidir o recurso do Sporting.