Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rui, eles estão a vir por ti

Eu não sei se é por feitio, se é por estratégia ou por ter rabo preso. O que eu sei é que uma pessoa que está no clube há tantos anos e viu na primeira fila o deteriorar da relação entre adeptos e treinadores / jogadores, entre adeptos e outros adeptos e entre a sociedade portuguesa em geral e o clube, não pode achar que esta política de comer e calar é boa para o Benfica.

Não se pode ver um miúdo a sair do estádio após uma vitória europeia no último minuto e vê-lo dizer aquelas barbaridades sobre o treinador e achar que é normal. Que aquilo veio tudo da cabeça dele. Não veio. Vem de um estádio que sobre o Benfica e os seus profissionais só vê e ouve a visão da MDCSDQT. Somos uma massa associativa que já só está habituada a que se fale mal do Benfica. E estas novas gerações vão viver o Benfica desta forma para sempre. É algo praticamente irreversível e aqueles que se viram em Faro são já um produto acabado de anos de lavagem cerebral feito pela MDCSDQT. 

É que hoje em dia ser do Benfica parece ser um crime em Portugal (elogiar, apoiar ou defender alguém ainda pior). Nos próximos largos anos nenhum Benfiquista por mais sério que seja vai estar num orgão de decisão no desporto português. Por mais inócuo que esse orgão possa parecer. Enquanto isso malta sem qualquer idoneidade e nalguns casos até criminosos vão ocupando esses cargos sempre com o propósito de nos foder. Arbitragens, calenderizações, sorteios, equipas controladas, ambiente mediático em torno da equipa e em torno dos árbitros que se atreverem a tomar qualquer decisão favorável ao Benfica. Vamos ter de lutar contra tudo isto nos próximos largos anos. Vamos começar as próximas épocas sempre a perder.

É assim que treinador e jogadores do Benfica competem em Portugal. Sempre vários níveis de dificuldade acima dos seus adversários e sempre com um ambiente negativo a sua volta. O ano passado o Benfica fez uma das melhores épocas da sua história recente (a que mais fez acreditar os adeptos numa final da Liga dos Campeões) e ainda antes de acabar a época já tinham conseguido rebentar com a imagem do treinador. 

Nesta época só no jornal abola Schmidt foi brindado com mais de 100 artigos de opinião a criticar  substituições, escolhas, não falar português e basicamente ter nascido. Agora imaginem no resto da MDCSDQT. Conseguiram transformar um dos treinadores com maior % de vitórias na história de 120 anos do Benfica num dos treinadores mais odiados. Se calhar mesmo o mais odiado.

As declarações de Rui Costa após o que se viu em Faro são deprimentes. Enquanto o treinador que passou no meio daquela turba sofrendo na pele a fúria daqueles animais teve a coragem de defender os seus jogadores e a sua honra com palavras fortes, Rui Costa, que esteve no recanto de um camarote, precisou de 24 horas para falar e não dizer nada. Não tomar uma posição forte contra aqueles adeptos e garantir sanções é ser conivente. É dizer que no próximo jogo podem fazer o mesmo.

Mas se pensa que se pode esconder atrás de Schmidt está enganado. Eles já estão a começar a vir atrás de ti Rui. E não te vai valer de nada teres sido um ídolo como jogador. O Di Maria também é e já meteram os adeptos a assobia-lo contra o Marselha. Isto está num ponto que nada nem ninguém vai escapar. O objectivo vai ser criar o caos e vai ser conseguido enquanto permitirmos de cabeça baixa que abusem de nós. Enquanto não tivermos um LÍDER.

Sem comentários:

Enviar um comentário